You are on page 1of 28

FAQUI Faculdade de Quirinpolis

Programa do Idoso
Curso: Enfermagem 4 Perodo Docente: Juliane Zanovelli Disciplina: Sade Coletiva Acadmicas: Christian Borges Tizzo dos Santos Maria Helena da Silva Maria Janana Henrique Silva Tamires T. da Silva de Oliveira

IDOSO
uma pessoa de idade avanada. A OMS classifica cronologicamente como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em pases desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em pases em desenvolvimento.

PAISI
Programa de Assistncia Integral Sade do Idoso

O que o PAISI?
O PAISI um Programa de Ateno Integral Sade do Idoso, criado pelo Ministrio da Sade; cuja finalidade primordial recuperar, manter e promover autonomia e a independncia dos indivduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de sade para esse fim, em consonncia com os princpios e diretrizes do Sistema nico de Sade. alvo dessa poltica todo cidado e cidad brasileiros com 60 ou mais anos de idade.

OBJETIVO DO PAISI
Seu objetivo principal, conseguir a manuteno de um estado de sade com a finalidade de atingir um mximo de vida ativa na comunidade junto famlia, com o maior grau possvel de dependncia funcional e autonomia.

DIRETRIZES
Promoo do envelhecimento ativo e saudvel; Manuteno e reabilitao da capacidade funcional; Apoio ao desenvolvimento de cuidados informais.

AES
O PAISI envolve um conjunto de aes voltadas para a promoo, preveno e recuperao da sade e/ou manuteno de uma qualidade de vida. Veja algumas das principais aes:

Formao de centros de convivncia, no exclusivos para idosos; Promoo sade e preveno de doenas, tais como palestras e orientaes de Diabetes e Hipertenso; Aes intersetoriais, parcerias com secretarias de educao, esporte e turismo.

A IMPORTNCIA DO PAISI
O PAISI de extrema importncia, pois necessrio qualificar os servios de Sade para trabalhar com aspectos especficos da sade da pessoa idosa, como por exemplo:
A identificao de situaes de vulnerabilidade social; A realizao de diagnstico precoce de processos demenciais; A avaliao da capacidade funcional e etc.

necessrio garantir acesso a instrumentos diagnsticos adequados, a medicao e a reabilitao funcional da populao idosa, prevenir a perda de capacidade funcional ou reduzir os efeitos negativos de eventos que a ocasionem.

QUALIDADE DE VIDA AO IDOSO


O envelhecimento ativo e saudvel consiste na busca pela qualidade de vida por meio da alimentao adequada e balanceada, prtica regular de exerccios fsicos, convivncia social estimulante, busca de atividades prazerosas e/ou que atenuem o estresse, reduo dos danos decorrentes do consumo de lcool e tabaco e diminuio significativa da automedicao. Um idoso saudvel tem sua autonomia preservada, tanto a independncia fsica, como a psquica.

PERSPECTIVAS
O aumento da longevidade e reduo da mortalidade, nas ltimas dcadas do sculo passado, mudaram o perfil demogrfico do Brasil (60 anos). O Brasil deixou de ser um pas de jovens e o envelhecimento tornou-se questo fundamental para as polticas pblicas.

Os brasileiros com mais de 60 anos representam 8,6% da populao. Esta proporo chegar a 14% em 2025 (32 milhes de idosos).

DADOS POPULACIONAIS

Crescimento relativo da populao, por grupos de idade selecionados Brasil - 1997/2007


65,0 59,9

47,8

49,2

30,4

13,6

0,4 0 a 14 15 a 24 25 a 49 50 a 59 60 ou mais 65 ou mais 80 ou mais

Fonte: IBGE, Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios 1997/2007

ESTATUTO DO IDOSO- LEI FEDERAL N10.741, DE 1 DE OUTUBRO DE 2003

O Estatuto do Idoso aps passar por sete anos em tramitao foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da Repblica, Luiz Incio Lula da Silva, dia 1 de outubro de 2003, e comeou a vigorar, dia 01 de janeiro de 2004 e teve como autor do projeto o senador Paulo Paim (PT/RS).

OBJETIVO DO ESTATUTO DO IDOSO


Promoo da incluso social e garantia dos direitos desses cidados uma vez que esses encontram-se desprotegidos;
Indicao de polticas pblicas devido ao grande nmero de pessoas com mais de 60 anos no Brasil.

PREVIDNCIA SOCIAL
Os Art. 29, 30, 31e 32 garantem benefcios de aposentadoria e penso do Regime Geral da Previdncia Social, o pagamento de parcelas relativos aos benefcios.

CARTEIRA DO IDOSO

Art. 40 do Estatuto do Idoso

At o momento, 423.903 pessoas idosas j tm a posse da Carteira do Idoso, que lhes assegura o trnsito interestadual, em transportes rodovirios, aquavirios e ferrovirios na forma da lei.

POLTICAS E PLANOS SETORIAIS


Poltica Nacional de Sade da Pessoa Idosa (2006); Poltica Nacional de Preveno a Morbi-mortalidade por Acidentes e Violncia (2001); Plano de Ao para o Enfrentamento da Violncia contra a Pessoa Idosa (2004); II Plano de Ao para o Enfrentamento da Violncia contra a Pessoa Idosa (2007); Plano Nacional de Capacitao de Cuidadores de Pessoas Idosas (2008) Plano Nacional de Implementao das ILPIs (em construo)

Conferncia Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa


I Conferncia Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa maio de 2006. Com o objetivo de orientar a construo da RENADI Rede Nacional de Proteo e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Contou com a participao de 800 pessoas de todas as UFs; II Conferncia Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, maro de 2009. Como o objetivo de avaliar a Rede Nacional de Proteo e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.: Avanos e Desafios. Contou com a participao de 900 pessoas de todas as UFs.

Comisso Intersetorial de Proteo e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa


Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Secretaria Especial de Polticas para Mulheres; Secretaria Especial de Promoo da Igualdade Racial; Ministrio da Sade; Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome; Ministrio da Previdncia Social; Ministrio da Educao; Ministrio das Cidades; Ministrio do Esporte; Ministrio da Justia; Ministrio da Cultura; Ministrio do Turismo.

Servio de Acolhimento para Idosos


Acolhimento para pessoas idosas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, independentes e/ou com diversos graus de dependncia. Natureza provisria e excepcionalmente de longa permanncia quando esgotadas as possibilidades de auto-sustento e convvio com os familiares. Perfil do usurio: idosos que no dispem de condies para permanecer com a famlia, Idosos em situao de rua e de abandono, Idosos com vnculos familiares fragilizados ou rompidos. idosos com vivncia de situaes de negligncia familiar, institucional, de autonegligncia, abusos, maus tratos e outras formas de violncia.

Servios de Acolhimento para Idosos


Idosos (as) com vnculo de parentesco ou afinidade casais, irmos, amigos etc. devem ser atendidos na mesma unidade. Preferencialmente, deve ser ofertado aos casais de idosos o compartilhamento do mesmo quarto. Idosos (as) com deficincia podem ser includos (as) nesse servio, de modo a prevenir prticas segregacionistas e o isolamento desse segmento.

Servios de Acolhimento Idosos


Modalidades Institucionais Casa-Lar: unidade residencial de at Repblica: servio de 10 idosos. Deve contar com pessoal acolhimento desenvolvido em habilitado, treinado e supervisionado sistema de autogesto ou copor equipe tcnica capacitada para gesto, sendo o imvel e auxiliar nas atividades dirias. algumas tarifas subsidiadas, Abrigo Institucional (ILPI): unidade institucional destinada ao acolhimento de grupos de at 30 idosos. Deve dispor de equipe preferencialmente capacitada em gerontologia, devendo dispor de acesso equipe especializada em sade, vinculada ao rgo gestor da sade.

quando necessrio. Deve contar com superviso para a gesto coletiva da moradia apoio na construo de regras de convvio, repartio das atividades domsticas cotidianas, gerenciamento de despesas , para o acompanhamento psicossocial dos usurios e eventual encaminhamento a outros servios.

CONSIDERAES FINAIS
Uma pessoa permanece jovem, na medida em que ainda capaz de aprender, adquirir novos hbitos e tolerar contradies; contudo, a organizao das equipes de Sade da Famlia e ateno bsica incluindo a populao idosa em suas aes fundamental; cabendo portanto, gesto municipal da sade, desenvolver aes que objetivem a construo de uma ateno integral sade dos idosos em seu territrio. Seus profissionais devem estar sensibilizados e capacitados a identificar e atender s necessidades de Sade dessa populao.

Nota:
O profissional de enfermagem deve estar capacitado para assegurar da melhor forma a assistncia aos idosos, no sentido de garantir melhor qualidade de vida e os direitos que so assegurados a eles.

O intervalo de tempo entre a juventude e a velhice mais breve do que se imagina. Quem no tem prazer de penetrar no mundo dos idosos no digno da sua juventude. No se enganem, o ser humano morre no quando seu corao deixa de pulsar, mas quando de alguma forma, deixa de se sentir importante. Augusto Cury

No basta para uma grande Nao haver acrescentado novos anos de vida. Nosso objetivo ter que consistir em acrescentar nova vida a esses anos!
John Fitzgerald Kennedy

Idoso quem tem o privilgio de viver a longa vida... Velho quem perdeu a jovialidade. A idade causa a degenerao das clulas... A velhice causa a degenerao do esprito. Voc idoso quando sonha... Voc velho quando apenas dorme. Voc idoso quando ainda aprende... Voc velho quando j nem ensina. Voc idoso quando tem planos... Voc velho quando s tem saudades. Para o idoso o calendrio est repleto de amanhs... Para o velho o calendrio s tem ontem. O idoso tem planos, o velho tem saudades. O idoso curte o que lhe resta na vida, o velho sofre o que aproxima da morte.
(Jorge R. Nascimento)

You might also like