You are on page 1of 28

ADMINISTRAO DIRETA E INDIRETA AULA DE 31-08-2011

01/05/2012

01/05/2012

A AP encontra-se inserida no Poder Executivo e deve ser encarada sob o ngulo funcional e sob o ngulo organizacional. Aspecto funcional a AP significa o conjunto das atividades do Estado para a consecuo de suas polticas pblicas e produzem bens, servios e utilidades para a populao em geral. Aspecto organizacional a AP representa o conjunto de rgos e entes estatais que produzem os bens, servios e utilidades

01/05/2012

Na prtica da atuao do Executivo ocorre, em geral, um emaranhado de governo e de Administrao, o que evita um governo puramente poltico e uma Administrao puramente burocrtica, ainda que se compreenda o primeiro como dotado de uma funo primordialmente poltica e o segundo com a funo de executar tais polticas e assegurar o bom andamento dos servios

A CF/88 fornece as bases ao Direito Administrativo, e, assim sendo, atuao da Administrao Pblica, traando as diretrizes de um modelo de Administrao.

01/05/2012

Ente poltico Unio Estado da Federao Distrito Federal Municpio

Organizao administrativa Administrao Federal Administrao Estadual Administrao do DF Administrao Municipal

01/05/2012

CC, 40 as pessoas jurdicas so de direito pblico ou de direito privado. CC, 41 Pessoas jurdicas de Direito Pblico interno: A Unio, os Estadosmembros, o DF, os municpios, as autarquias. - Pessoas jurdicas de Direito Privado empresas pblicas, sociedade de economia mista e fundaes pblicas.
01/05/2012

Alm da j referida diviso vertical, que decorre da forma federativa, cada uma dessas administraes, quando necessrio e possvel, distribu-se em AP direta (centralizada) e AP indireta (descentralizada). <Decreto-lei 200/67, art. 4 >.
01/05/2012 7

definio: conjunto dos rgos integrados na estrutura da chefia do Executivo e na estrutura dos rgos auxiliares da chefia do Executivo. Odete A AD federal constitui-se dos servios integrados na estrutura administrativa da Presidncia da Repblica e dos Ministrios.

01/05/2012

Os diversos rgos pblicos que a compem esto vinculados ao princpio da hierarquia, ou seja, esto vinculados chefia do executivo por uma relao da supremacia-subordinao. Ademais, a desconcentrao outro fenmeno comum na estrutura e no funcionamento da AD.
01/05/2012 9

01/05/2012

So unidades de atuao, que englobam um conjunto de pessoas e meios materiais ordenados para realizar uma atribuio predeterminada. Portanto, caracteriza-se por ser parte de um todo, ou seja, unidade integrante uma pessoa jurdica. Suas atribuies ou aptides legais denominam-se competncia. No mbito das suas atividades atua em nome da pessoa jurdica da qual faz parte.

10

01/05/2012

Existe desconcentrao quando atividades so distribudas de um centro para setores perifricos ou de escales superiores para inferiores, dentro de uma mesma entidade ou de uma mesma pessoa jurdica. A distribuio de atividades mediante desconcentrao implica a permanncia de vnculos de hierarquia entre os rgos envolvidos.

11

01/05/2012

A hierarquia ocorre quando h diferena de posio dos rgos no escalonamento estrutural, de tal modo que o rgo superior, nas relaes com o subordinado, exerce uma srie de poderes aos quais o subordinado se sujeita. So as chamadas relaes de supremacia-subordinao. No ordenamento brasileiro, pode-se dizer que a hierarquia o vnculo que ocorre entre rgos da administrao direta ou no interior de cada entidade da administrao indireta.

12

a transferncia de um poder ou atribuio por parte de um rgo ou de uma autoridade, chamada delegante, para outro rgo ou autoridade, denominado delegado (geralmente em nvel hierrquico inferior).
01/05/2012 13

o deslocamento de competncias, de rgos subordinados para rgo superior da hierarquia, encontrando limites na lei.

01/05/2012

14

Compreende entidades dotadas de personalidade jurdica prpria, ou seja, as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista.
Coomprende as entidades dotadas de personalidade jurdica prpria que esto vinculadas s esferas federal, estadual e

01/05/2012

15

01/05/2012

So entes da AI: as autarquias, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e as fundaes pblicas. So sujeitos de direitos e encargos por si prprios, realizando atividades e atos do mundo jurdico em seu prprio nome. So resultados da descentralizao administrativa, portanto, no esto sujeitas ao controle

16

01/05/2012

Possuem personalidade jurdica prpria, distinta da personalidade jurdica do ente poltico ao qual esto vinculadas pela tutela (controle), ou seja, Unio, Estados, DF ou Municpios; No so subordinadas hierarquicamente ao ente poltico que as controla administrativamente, j que esse somente tem sobre elas a superviso ministerial (AD Federal) ou tutela; <vide art. 19 do Dec-lei 200/67>

17

Cada entidade da AI possui uma funo especfica, desde a sua instituio ou criao. Essa a denominada especialidade das pessoas jurdicas da AI.
As entidades da AI somente so criadas (Autarquias) ou tem autorizao para a sua instituio por meio de lei especfica.

01/05/2012

18

Significa a transferncia de poderes de deciso em matrias especficas a entes dotados de personalidade jurdica prpria. Condies para a descentralizao: (i) atribuir personalidade a um ente diverso da entidade matriz; (ii) conferir ao ente poder de deciso em determinada matria; (iii) estabelecer normas sobre o controle administrativo (tutela) <vide Dec-

01/05/2012

19

Art. 5. inc. I, do Dec-lei 200/67 - servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da AP, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada.
01/05/2012

Devem ser criadas por lei especfica art.

20

Possui a natureza de PESSOA JURDICA PBLICA (art. 41, IV do CC). Possui patrimnio e receita prprios. As decises das autarquias expressam-se por atos administrativos e os contratos so regidos por licitao. Seu dirigente normalmente indicado pelo Chefe do Executivo ou por Ministro ou Secretrio.
01/05/2012 21

O regime de pessoal varia, pois alguns entes aderiram ao Regime Jurdico nico (estatutrio) e outros no, nos quais haver servidores estatutrios e/ou celetistas. Podem, outrossim, contratar por meio de contrato inominado. Entretanto, tudo deve sempre ser feito por concurso pblico (art.37, II da CF). A responsabilidade civil das autarquias por danos a terceiros OBJETIVA, assegurado o direito de regresso contra o responsvel no caso de dolo ou culpa (art. 37, pargrafo 6. da CF).
01/05/2012 22

01/05/2012

Art. 5 , IV do Dec-lei 200/67 a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorizao legislativa, para o desenvolvimento de atividades que no exijam execuo por rgos ou entidades de direito pblico, com autonomia administrativa, patrimnio prprio gerido pelos respectivos rgos de direo, e

23

01/05/2012

Art. 5 , II do Dec-lei 200/67 a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio, criada por lei para a explorao de atividade econmica que o governo seja levado a exercer por fora de contingncia ou convenincia administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas

24

Art. 5 , III do Dec-lei 200/67 a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, criada por lei para a explorao de atividade econmica, sob a forma de sociedade annima, cujas aes com direito a voto pertenam, em sua maioria, Unio ou a entidade da Administrao Indireta.
01/05/2012 25

AGNCIAS REGULADORAS
Carlos Ari Sundfeld conceitua regulao da seguinte forma A regulao isso , sim caracterstica de um certo modelo econmico, aquele em que o Estado no assume diretamente o exerccio de atividade empresarial, mas intervm enfaticamente no mercado utilizando instrumentos de autoridade. Assim, a regulao no prpria de certa famlia jurdica, mas sim de uma opo de poltica econmica
01/05/2012 26

AGNCIAS REGULADORAS
Para complementar trs so os tipos de conceitos de regulao, primeira em sentido amplo: toda forma de interveno do Estado na economia, independentemente dos seu instrumentos e fins (abrange interveno direta e indireta); segundo em sentido menos amplo: a interveno do Estado na Economia por outras formas que no a atuao direta na economia, equivalendo, portanto, ao condicionamento, coordenao e disciplina da atividade econmica privada; (nesse sentido, que o mais usado, a regulao
01/05/2012 27

AGNCIAS REGULADORAS
correspondente interveno indireta no domnio econmico, abrangendo estabelecimento de regras de controle); terceiro em sentido restrito, somente o condicionamento normativo da atividade econmica privada (por meio de lei ou outro ato normativo). Denota-se neste contexto que o objetivo da regulao conjugar as vantagens provenientes da capacidade empresarial privada com a realizao de fins de interesse pblico.
01/05/2012 28

You might also like