You are on page 1of 46

Introduo Avaliao da Aptido Fsica

Leonardo de Arruda Delgado

Introduo
O objetivo do presente trabalho discutir como um programa de medidas e avaliao pode assumir um papel de capital importncia no processo de ensino aprendizagem, como e quando empregar tcnicas e instrumentos para medir e avaliar determinadas caractersticas ou habilidades com preciso, resultando em um processo calcado em bases cientficas, dando, desta forma, origem a um trabalho mais credvel.

Conceitos Bsicos
Aptido Fsica

A Aptido Fsica a capacidade de executar tarefas dirias com vigor e vivacidade, sem fadiga excessiva e com ampla energia para apreciar as ocupaes das horas de lazer e para enfrentar emergncias Imprevistas. A Aptido Fsica a capacidade de durar, descontinuar, de resistir ao stress, de persistir em circunstncias difceis onde uma pessoa destreinada desistiria.

Testes
MARINS (1998, 19) define teste como: ...instrumento, procedimento ou tcnica usada para se obter uma informao. J CARNAVAL (1997, 11) diz que ...uma pergunta ou um trabalho especfico utilizado para aferir um conhecimento ou habilidade da pessoa que se mede.... Segundo o dicionrio Aurlio, teste o conjunto de provas que se aplicam a indivduos para se apreciar o seu desenvolvimento mental, aptido e outras, provas que se executam para aferir a eficincia ou os outros efeitos de determinadas substncias.

Protocolo
Um protocolo, qualquer que seja, descreve uma rotina operacional a ser cumprida e traz explicitamente uma questo, uma indagao bsica.

Medidas
... o processo utilizado para coletar as informaes obtidas pelo teste, atribuindo um valor numrico aos resultados... (MARINS1998). FARINATTI & MONTEIRO (2000, 193) ressaltam que para a perfeita aplicao da medida, deve-se conhecer a respostas para trs questes bsicas que so: - O que medir ? - Por que medir ? - Como medir ?

Anlise
So tcnicas que permite visualizar a realidade do trabalho que se desenvolve, criando condies para que se entenda o grupo e situe-se um indivduo dentro deste grupo.
So exemplos de anlises comparaes entre as medidas de um indivduo com as medidas padres e as medidas relativas dele com ele mesmo em ocasies diferentes. CARNAVAL(1997)

Avaliao
um processo pelo qual, utilizando-se as medidas, se pode subjetivamente e objetivamente, exprimir critrios. A avaliao julga o quanto foi eficiente o sistema de trabalho com um indivduo ou com um grupo de indivduos. CARNAVAL (1997, 12) Processo contnuo realizado atravs do julgamento, interpretao e classificao de medidas previamente obtidas. A avaliao abrange um aspecto qualitativo, podendo tomar dimenses de grande ou pequena complexidade em funo de; objetivos propostos, condies de trabalho e seleo de procedimentos. FARINATTI & MONTEIRO (2000, 194)

Tipos de Avaliao
Diagnstica Formativa Somativa

Princpios das Medidas e Avaliaes

A avaliao um processo contnuo e sistemtico; A avaliao funcional; Devem ser conduzidas e supervisionada por profissionais treinados; A avaliao integral e orientadora; Tudo que existe pode ser medido; Nenhum teste ou medida perfeito; No h teste que substitua o julgamento profissional; Deve sempre existir a reavaliao Deve-se utilizar testes os mais vlidos, fidedignos e objetivos possveis.

Tcnicas de Avaliao

Observao: uma tcnica que permite ao profissional conseguir informaes sobre atitudes, hbitos de estudo, ajustamento social, qualidade de liderana, habilidades fsicas e etc.
Inquirio: procurar informaes sobre; indagar; investigar; pesquisar sobre; fazer perguntas a

Testagem: conjunto de provas que se aplicam aos indivduos para se apreciar o seu desenvolvimento mental, aptido e outras

Observao
Entre os instrumentos de observao, os mais utilizados na Educao Fsica so: Anedotrio, Lista de checagem, Escala de classificao.

Inquirio
Entre os instrumentos de inquirio podem ser citados: Questionrio; Entrevista; e Sociograma.

Testagem
De uma maneira geral os testes podem ser divididos em dois tipos: Testes de escolaridade (no sero tratados aqui por no constiturem o propsito deste estudo) e Testes padronizados.

Geralmente os testes padronizados so organizados em baterias de testes e comercialmente distribudos. Dentre os testes padronizados encontram-se os de inteligncia, os vocacionais, os de personalidade e os de aptido, onde esto includos os antropomtricos, os fsicos e motores e os cardiorrespiratrios.

Planejamento e Administrao da Avaliao


Sendo a avaliao um processo que pressupe a aplicao de testes, a coleta dos resultados e o seu tratamento e interpretao analtica, em etapas peridicas, necessria uma absoluta segurana de atuao durante todo o processo, mantendo-se rgidas diretrizes, passveis de serem expresso fiel dos indicadores que nortearo a interpretao dos resultados, para que possam orientar o processo de utilizao, seja num contexto formativo-educativo, seja num de manuteno, recuperao ou de reeducao.

Fase de Preparao
Esta visa responder as seguintes perguntas: Avaliar o que? Quem avaliar? Com que avaliar? Para que? Quando e onde avaliar? Como? Quais os critrios de avaliao?

Avaliar o que?

Variveis Mdicas: histrico mdico, presso arterial, freqncia cardaca, temperatura, nveis de lipdios sanguneos, glicose e etc Variveis Antropomtricas: composio corporal, somatotipo, proporcionalidade, estado nutricional, crescimento e desenvolvimento Variveis Metablicas: sistema energtico aerbico, anaerbico ltico e altico Variveis Neuromusculares: fora, potncia, RML, e flexibilidade Variveis Psicomotrizes: velocidade, coordenao, ritmo, agilidade, equilbrio, descontrao. Variveis Tcnicas: biomecnica do movimento, eficincia tcnica Variveis Psquicas: ansiedade, motivao, inteligncia, personalidade

Avaliar quem ?
Criana, Jovem, Adulto, Idoso? Uma pessoa ativa, sedentria, atleta? Um paciente em recuperao de uma patologia? Um portador de necessidades especiais?

Avaliar com o que ?


Entre os principais equipamentos utilizados na avaliao podemos citar: Esfignomanmetro e Estetoscpio, Balana, Estadimetro, Fita Mtrica, Paqumetro e Compasso de Dobras Cutneas, Colchonete, Banco de Wells, Cronmetro, Freqencmetro, Ergmetro (Campo, Banco, Bicicleta Ergomtrica e Esteira Rolante), Maquina de Lactato, Bioimpedncia e etc..

Avaliar para que?


Dentre os diversos tipos objetivos da avaliao da aptido fsica, podemos citar:

Obter informaes quanto ao estado inicial do indivduo ao iniciar um programa de treinamento e ou condicionamento; Determinar e acompanha o progresso do indivduo; Classificar e selecionar os indivduos; Impedir que a atividade fsica seja um fator de agresso; Motivar no sentido de melhorar sua performance; Manter padres de performances e servir como feedback durante o processo de treinamento; Experincia indivduo/profissional e diretrizes para pesquisa;

Quando e Onde Avaliar ?


Este aspecto relaciona-se questo espaotemporal como:

Quais as condies que sero encontradas no local da avaliao? De que instalaes e equipamentos se dispem? Adequam-se realidade de nosso avaliado? Quando ser efetuada: dia, hora? Quanto tempo encontra-se disponvel para um procedimento de avaliao?

Como Avaliar ?
Selecione Testes e Medidas Conhea os bem uma grande variedade de Testes e Medidas; Prepare dispositivos de coleta, tratamento e armazenamento de dados; Relacione os dados com padres aceitos internacionalmente e depois com os do aluno; Emita o seu lado sobre essa medidas

Consideraes Especiais para Seleo e Apurao de Testes

Avaliao funcional deve levar em conta, fatores como custo, tempo disponvel e operacionalidade, durante a fase de anlise para elaborao da bateria de testes; O exame clnico antecedendo o processo de avaliao funcional e exames complementares se for o caso; Cuidado especial deve ser adotado quanto definio das normas a serem utilizadas na interpretao dos resultados. Para acompanhamento do trabalho prescrito, se faz necessrio a realizao de reavaliaes peridicas a cada 3 ou 4 meses.

Critrios para Seleo de Testes

Validade: quo bem um teste mede o que se quer medir. Diz-se que um teste vlido quando o mesmo mede o objetivo proposto. Confiabilidade e Fidedignidade: grau de consistncia dos resultados de um teste em diferentes testagens, utilizando-se sempre os mesmos sujeitos. Objetividade: grau de concordncia dos resultados de um teste entre os testadores. Depende da tcnica e habilidade dos avaliadores para reproduzirem resultados idnticos.

Preciso das Medidas


Existem dois tipos de erros comuns: Erro de Medida e Erro Sistemtico. Erro de Medida: nos erros de medidas encontram-se inseridos: Erro de Equipamentos Erro do Medidor Erro Administrativo Erro Sistemtico: como erro sistemtico pode-se citar as diferenas biolgicas que podem causa diferenas nas medidas.

Fase de Aplicao dos Testes


Fatores que iro influenciar a aplicao dos testes: N de Avaliados e Avaliadores; Necessidades ou no de demonstrao; Tempo de durao dos testes; Forma de coleta de dados; Ordem fisiolgica dos testes.

Estrutura da Avaliao Funcional em Academias


Avaliao clnica ou mdica; Anamnese; Antropometria e avaliao da composio corporal; Anlise postural; Avaliao das capacidades neuromusculares: flexibilidade, fora e RML. Avaliao das capacidades metablicas: resistncia aerbica e anaerbica.

Intervalo Eu volto j

Avaliao do Risco Coronariano

Anlise do Risco Coronariano


As doenas do aparelho circulatrio esto em primeiro lugar entre as causas de morte no Brasil, mais de 1 milho de pessoas so internadas anualmente no pas, afastadas de suas famlias e de suas profisses. Dentro do grupo das doenas circulatrias, o infarto do miocrdio e as doenas crebrovasculares so aquelas com maiores ndices de mortalidade. (Dados do Programa Sade da Famlia)

Fatores de Risco em Adultos


Fatores de Risco No Influenciveis; Fatores de Risco Influenciveis; Fator de Risco Primrio: corresponde ao que o fator sozinho pode causar de dano ao rgo correspondente; Fator de Risco Secundrio: corresponde ao que o fator em combinao com outro pode causar de doena ao rgo.

Fatores de Risco No Influenciveis


Histrico Familiar Idade Avanada Sexo Masculino Personalidade de Risco Raa

Fatores de Risco Primrios

Tabagismo Colesterol Total Alto LDL Alto HDL Baixo Hipertenso Condicionamento Aerbico Baixo Inatividade Fsica Diabetes

Fatores de Risco Secundrio


Obesidade Colesterol de Muito Baixa Densidade VLDL Alto Incapacidade de lidar com o estresse e tenso Dieta Alta em Gordura Fibrinognio Alto

Tabagismo
Percentual Estatstica de Mortalidade de Fumantes em Relao a No-fumantes <10 Cigarros por dia 26% 10-19 Cigarros por dia 86% 20-30 Cigarros por dia 116% >40 Cigarros por dia 142%

Nvel de Colesterol Total


Idade 20-29 Objetivo < 180 mg/dl Risco moderado 200-220 mg/dl Alto risco >220 mg/dl

30-39

< 200 mg/dl

200-240 mg/dl

> 240 mg/dl

> 40

< 200 mg/dl

240-260 mg/dl

> 260 mg/dl

Nveis de HDL
Prognstico Frao de favorvel colesterol (mg/dl) Risco padro (mg/dl) Indicador de risco (mg/dl)

Homens Mulheres

> 55 > 65

35-55 45-65

< 35 < 45

Nveis de LDL e Triglicrides


LDL (mg/dl) Valores idias Valores limites Valores de interveno Triglicrides (mg/dl)

<150 150-180 >180

<100 150-200 >200

Hipertenso
PA 140/90 mmHg
Variao da PA mmHg
<130 130-139 140-159 160-179 >179 <85 85-89 90-99 100-109 >109

Categorias

Presso Sistlica (PAS)


Normal Normal Limtrofe Hipertenso Leve (Estgio 1) Hipertenso Moderada (Estgio 2) Hipertenso Grave (Estgio 3)

Presso Diastlica (PAD)


Normal Normal Limtrofe Hipertenso Leve (Estgio 1) Hipertenso Moderada (Estgio 2) Hipertenso Grave

Condicionamento Cardiorrespiratrio
Mulheres em ml/Kg.min
Idade Muito Fraca Fraca Regular Boa Excelente

20-29

< 24

24-30

31-37

38-48

>48

30-39 40-49 50-59 60-69

< 20 < 17 < 15 < 13

20-27 17-23 15-20 13-17

28-33 24-30 21-27 18-23

34-44 31-41 28-37 24-34

>44 >41 >37 >34

Condicionamento Cardiorrespiratrio
Homens em ml/Kg.min
F. Etria
Muito Fraca

Fraca

Regular

Boa

Excelente

20-29 30-39

< 25 < 23

25-33 23-30

34-42 31-38

43-52 39-48

>52 >48

40-49 50-59 60-69

< 20 < 18 < 16

20-26 18-24 16-22

27-35 25-33 23-30

36-44 34-42 31-40

>44 >42 >40

Percentual de Gordura Corporal


CLASSIFICAO Risco a Abaixo da Mdia Na Mdia Acima da Mdia Risco b HOMENS < 4% 5 a 8% 9 a 16% 17 a 24% > 25% MULHERES 8% 9 a 14% 15 a 22% 23 a 29% 30%

a Risco de doenas e desordens associadas desnutrio. b Risco de doenas associadas obesidade.

IMC
IMC= MCT/(Estatura)
Classificao de Obesidade Baixo Peso Normal Sobrepeso I Obesidade Obesidade Mrbida II III IMC(kg/m) < 18,5 18,5-24,9 25,0-29,9 30,0-34,9 35,0-39,9 > ou = 40,0

RCQ
Relao entre Cintura e Quadril
Sexo

Risco Estimado
Idade 20-29 30-39 Baixo <0,83 <0,84 Moderado 0,83-0,88 0,84-0,91 Alto 0,89-0,94 0,92-0,96 Muito Alto >0,94 >0,96

Homens

40-49
50-59 60-69

<0,88
<0,90 <0,91

0,88-0,95
0,90-0,96 0,91-0,98

0,96-1,00
0,97-1,02 0,99-1,03

>1,00
>1,02 >1,03

20-29
30-39 Mulheres 40-49 50-59

<0,71
<0,72 <0,73 <0,74

0,71-0,77
0,72-0,78 0,73-0,79 0,74-0,81

0,78-0,82
0,79-0,84 0,80-0,87 0,82-0,88

>0,82
>0,84 >0,87 >0,88

60-69

<0,75

0,76-0,83

0,84-0,90

>0,90

Fatores de Risco em Crianas


De acordo com McARDLE (1992, 462) os fatores de risco para meninos e meninas ativos e aparentemente sadios com sete a 12 anos de idade so: Obesidade (>20% de gordura corporal total); Baixa Capacidade Aerbica (< 31ml/kg min) Nveis de Colesterol Total (> 200 mg/dl) e Triglicerdios (> 100mg/dl) Histrico familiar de DCC

ANAMNESE

Coletar Dados de Identificao: nome endereo etc. Objetivos do entrevistado: aptido fsica, sade e etc. Se pratica alguma atividade fsica: Dados clnicos relevantes prtica de atividade fsica: Quais os hbitos do aluno: tais como horas de sono, se fumante, alimentao e etc. Consideraes finais: aspectos no indagados durante a avaliao.

Obrigado e at o Prximo Mdulo

You might also like