You are on page 1of 49

PODER LEGISLATIVO (44 at 75)

No

Brasil, o Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional, que bicameral, ou seja, dividido em duas casas: A CMARA DOS

DEPUTADOS e o SENADO FEDERAL

APENAS NO MBITO DA UNIO QUE O PODER LEGISLATIVO BICAMERAL. NOS DEMAIS ENTES FEDERATIVOS, O PODER LEGISLATIVO UNICAMERAL.

Represente Sistema eleitoral Nmero

CMARA DOS DEPUTADOS POVO PROPORCIONAL Proporcional populao dos Estados e do Distrito Federal (sendo de no mnimo oito e, no mximo, setenta), totalizando 513 Obs.: territrios federais, se existirem, elegem 4 deputados federais 4 anos De 4 em 4 anos

SENADO FEDERAL ESTADOS e o DISTRITO FEDERAL MAJORITRIO 3 Senadores por Estado e Distrito Federal, Totalizando 81 senadores

Mandato Renovao

8 anos De 4 em 4 anos Alternadamente por 1/3 e 2/3 35 anos

Idade mnima Suplentes

21 anos

Os mais votados que no se Eleito com dois suplentes elegerem

DICA:
NO CONFUNDIR LEGISLATURA COM

SESSO LEGISLATIVA.

LEGISLATURA O PERODO DE 4 ANOS EM ATIVIDADES.

QUE O CONGRESSO NACIONAL REALIZA SUAS


SESSO LEGISLATIVA O PERODO EM QUE O

CONGRESSO NACIONAL SE RENE ANUALMENTE, DE 2


DE FEVEREIRO A 17 DE JULHO E DE 1 DE AGOSTO

A 22 DEZEMBRO. ART. 57

ATRIBUIES DO CONGRESSO NACIONAL

COMPETE AO CONGRESSO NACIONAL, com sano do Presidente da Repblica, DISPOR sobre todas as matrias de competncias da Unio, especialmente aquelas relacionadas no art. 48. da CF.

H, contudo, excees a esta regra, que so as atribuies exclusivas do CONGRESSO NACIONAL, da CMARA DOS DEPUTADOS e do SENADO FEDERAL, previstas, respectivamente, nos arts. 49,51 e 52, da CF.

Competncias exclusivas do CN
AS COMPETNCIAS EXCLUSIVAS DO CN:

A) Esto previstas no art. 49, do CF;


B) Sero tratadas por meio de Decreto legislativo, ficando dispensada a sano do Presidente da Repblica para Estas matrias.

Competncias privativas da Cmara dos Deputados


Competncias privativas da cmara dos Deputados: a)Esto previstas no art. 51, da CF;
b) Sero tratadas por meio de RESOLUO, tambm dispensada a sano do Presidente da Repblica para estas matrias.

Competncias privativas do Senado Federal


As competncias privativas do Senado Federal:

a) Esto previstas no art. 52, da CF;


a) Sero tratadas por meio de RESOLUO, tambm dispensada a sano do Presidente da Repblica.

CONVOCAO DE AUTORIDADES art.50, CF


A CD e o SF, ou qualquer de suas Comisses, podero convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de rgos diretamente, pessoalmente, informaes sobre assunto previamente determinado, importando, em CRIME DE RESPONSABILIDADE a ausncia sem justificao adequada.

ORGANIZAO INTERNA DO CONGRESSO NACIONAL


O CN e sua Casas Sero compostos por: Mesas diretoras; Comisses que podero ser permanentes e temporrias; Polcia; Servios Administrativos.

Mesas diretoras
o rgo que dirige os trabalhos no CONGRESSO NACIONAL e em cada uma das Casas Legislativas: Art. 50, pargrafo 2; Art. 55, pargrafo 3; Art. 103, II e III (ADIN -ao direta de inconstitucionalidade E ADC ao declaratria de constitucionalidade); Mesa da CD e mesa do SF Art. 60, pargrafo 3;

A mesa do CN no existe por si s, POIS SE CONSTITUI de membros da CD e do Senado Federal.

Ser presidida pelo Presidente do Senado Federal, e os demais cargos sero exercidos, alternadamente, pelos ocupantes de cargos equivalentes na CMARA DOS DEPUTADOS e SENADO FEDERAL.

COMISSES
Para Jos Afonso da Silva, Comisses: So organismos, compostos de nmero geralmente restrito de membros, encarregados de estudar e examinar as proposies legislativas e apresentar pareceres.

As comisses podem ser:

Comisses Comisses Comisses Comisses

temticas; temporrias ou especiais, parlamentares de inqurito; e representativas.

Comisses Temtica So as comisses organizadas em razo da matria (so comisses permanentes, no desaparecendo entre uma legislatura e outra.) Ex.: A comisso de Constituio e Justia e a Comisso de Assuntos Econmicos. Suas atribuies esto no art. 58, pargrafo 2, da CF.

Comisses temporria ou especiais

So constitudas para examinar determinada matria, extinguindo-se logo que cumprida sua finalidade. Ou com o encerramento da legislatura

OBS. Essas comisses no podem ser prorrogadas de uma legislatura para outra.

Comisses parlamentares de inqurito (CPI)

So comisses que tem a funo de investigar determinado fato, da serem consideradas como uma das formas de inqurito extra-policial. Ex. art. 58, pargrafo 3

Criao

So criadas pela CMARA DOS DEPUTADOS e pelo SENADO FEDERAL em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de 1/3 de seus membros. Art. 58, pargrafo 3

Se forem criadas por ambas as CASAS LEGISLATIVAS, recebem a designao de COMISSO PARLAMENTAR MINSTA DE INQURITO.

ATRIBUIES

Destinam-se a APURAR fato determinado, o que demonstra que as CPIs no tm legitimidade para aplicar penas, mas apenas para investigar um fato devidamente delimitado quando de sua criao.

Prazo

As CPIs devem ser criadas por prazo certo, podendo ser prorrogadas dentro da mesma legislatura. O STF, entende que as CPIs no podero ser prorrogadas de uma legislatura para a outra.

PODERES DAS CPIs

Os membros de uma CPI tero poderes de investigao prprios de autoridades JUDICIRIAS (E NO POLICIAIS) o que inclui poderes para:

Convocar e ouvir o investigado e as testemunhas; Determinar a conduo coercitiva de testemunhas; Requisitar documentos, inclusive de reparties pblicas; Determinar a quebra de sigilo bancrio; sigilo fiscal; sigilo de dados telefnicos;(essas provas devem ser sigilosas e no podem serem utilizadas em outros processos ou investigao) Determinar a priso em flagrante delito.

Atos de reserva exclusiva de jurisdio

Consoante entendimento do STF, determinar os chamados atos de reservas exclusiva de jurisdio PORQUE SO PRIVATIVOS DE OUTORIDADES JUDICIRIAS.

So atos de reserva de jurisdio

A expedio de mandado de priso; A expedio de mandado de Busca e Apreenso domiciliar; A autoridade para interceptao telefnica.

DIFERENA

INTERCEPTAO TELEFNICA diferente de quebra de sigilo de dados telefnicos, pois, neste ltimo caso, trata-se apenas de requisitar a lista de ligaes realizadas pela linha que se quer investigar. A quebra de sigilo de dados telefnicos pode ser determinada pela CPI, ao contrario do que ocorre com a interceptao telefnica,a qual somente poder ser determinada pela autoridade judiciria.

A CPI no pode decretar medidas cautelares de natureza penal e civil

Ex. a indisponibilidade de bens ou a proibio de sada do pas, uma vez que so atos tipicamente jurisdicionais (inserem se no poder de cautela do juiz) O investigado pela CPI tem garantido privilgio contra a autoincriminao, o que lhe d o direito de permanecer em silncio, nos termos do art. 5, LXIII(63), da CF

DECISES DA CPI

Todas as decises praticadas pelos membros da CPI em especial aquelas que envolvem quebra de sigilo devem ser devidamente motivadas, conforme entendimento do STF.

CONCLUSES

As concluses da CPI devero ser encaminhadas ao MINISTRIO PBLICO, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.

Comisses Representativas
Esto previstas no art. 58, pargrafo 4 da CF, que tem a seguinte redao: durante o recesso, haver uma COMISSO representativa do CONGRESSO NACIONAL, eleita por suas casas na ltima sesso ordinria do perodo legislativo, com atribuies definidas no regimento comum, cuja composio reproduzir, quanto possvel, a proporcionalidade da representao partidria.

finalidades

representar o CN durante o recesso parlamentar. Dever ser eleita pelas casas do CN na ltima sesso ordinria do perodo legislativo, sendo que suas atribuies sero definidas no regimento comum

obs

Perodo legislativo: o perodo de funcionamento do CN, em cada semestre. Uma sesso legislativa, portanto, divide-se em dois perodos legislativo). Primeiro perodo 2 de fevereiro at 17 de julho; Segundo perodo 1 de agosto at 22 de dezembro.

IMUNIDADES PARLAMENTARES

So regras previstas do art. 53 ao 56 da CF que estabelecem prerrogativas e vedaes aos parlamentares.


A EC n. 35/01 modificou a redao do art. 53 da CF.

As imunidades tm finalidade democrtica, garantindo a independncia dos parlamentares na sua atuao, como garantia da existncia de um Legislativo livre.

HISTRICO: em Roma os tribunos e edis eram intocveis. modernamente surgem na Inglaterra com o Bill of Rights em 1688. EUA e Frana tambm previram desde suas primeiras Constituies. No Brasil as imunidades foram previstas desde a 1 Constituio.

CONCEITO DE IMUNIDADE : so prerrogativas fundamentais para a independncia do poder legislativo, outorgadas pela Constituio aos membros do Congresso Nacional para o bom desempenho das suas funes.

CLASSIFICAO

CLASSIFICAM-SE EM IMUNIDADE MATERIAL E IMUNIDADE PROCESSUAL.


A IMUNIDADE MATERIAL IMPLICA A IRREPONSABILIDADE CRIMINAL, CIVIL, POLTICA E ADMINISTRATIVA DOS PARLAMENTARES POR SUA OPINIES, PALAVRAS E VOTOS. A IMUNIDADE FORMAL - TRAZ REGRAS ESPECIAIS PARA A PRISO E O PROCESSO DO PARLAMENTARES.

IMUNIDADES MATERIAIS OU INVIOLABILIDADES (art. 53, caput)

a inviolabilidade do parlamentar por suas opinies, palavras e votos no exerccio do cargo, mesmo que fora do recinto parlamentar. Implica na subtrao da responsabilidade penal e civil, excluindo o crime de palavra de modo perptuo, inclusive aps o fim do mandato. Natureza jurdica: controvertida, mas independente da posio, no resultar em nenhuma punio, inclusive civil por perdas e danos.

Pontes de Miranda, Hungria, Jos Afonso: consideram-nas causa excludente de crime (no h antijuridicidade) Damsio: iseno de pena (h crime, mas no h pena) Magalhes Noronha: causa de irresponsabilidade (no h culpabilidade) Frederico Marques: incapacidade penal por razes polticas (causa de incapacidade penal por razes polticas) A imunidade do parlamento e no do congressista, por isso ele no pode a ela renunciar.

IMUNIDADE FORMAL ou PROCESSUAL (PROPRIAMENTE DITA)


Imunidade formal quanto priso: evitava a priso por dvidas primitivamente na Inglaterra. No Brasil atualmente gera impunidade.
Na CF/88 dupla: existe em relao priso e instaurao de processo.

Em relao priso: os congressistas no podem ser presos, salvo flagrante de crime inafianvel.
No caso de flagrante inafianvel, os autos sero remetidos em 24 horas para a Casa resolver sobre a priso, por voto secreto da maioria absoluta (art. 53, 2). Imunidade formal processual: era a impossibilidade de se processar o parlamentar por crime cometido desde a expedio do diploma, sem licena da respectiva casa (redao original do art. 53, 3).

Agora, com a EC/35, a CF dispe que a denncia poder ser recebida, nos crimes cometidos aps a diplomao, mas poder ser sustada a pedido de partido poltico com representao na mesma (art. 53, 3 na redao atual). A Casa ter 45 dias improrrogveis para apreciar o pedido de sustao (53, 4) cuja concesso, suspende a prescrio (art. 53, 5). IMPORTANTE: NO H IMUNIDADE PROCESSUAL EM RELAO A CRIMES COMETIDOS ANTES DA DIPLOMAO

Com relao aos crimes cometidos anteriormente diplomao, o STF deu a interpretao de que podem ser processados os parlamentares normalmente, desde j

(princpio da aplicabilidade imediata das normas constitucionais), sem a possibilidade de sustao,


apenas havendo o foro privilegiado no STF.

Quanto investigao e o inqurito contra o parlamentar, o STF entende ser possvel a instaurao sem autorizao do Parlamento. A imunidade formal no alcana processos cveis, administrativos ou disciplinares, mas mesmo nestes o parlamentar no pode ser preso.

COMPETNCIA

do STF: 102, I, b.
ATUALIDADE DO MANDATO

Terminado o mandato, o processo volta para a instncia competente. A Smula 394 dizendo o contrrio foi revogada.

TRIBUNAIS DE CONTAS

NO INTEGRAM O PORDER LEGISLATIVO, MAS O AUXILIAM NA FISCALIZAO CONTBIL, FINANCEIRA E ORAMENTRIA DA ADMINISTRAO.

PARLAMENTARES ESTADUAIS IMUNIDADE MATERIAL


SO AS MESMAS DOS PARLAMENTARES FEDERAIS (ART. 27, pargrafo 1, CF)

IMUNIDADE PROCESSUAL
SO AS MESMAS DOS DF (Art. 27, pargrafo 1 CF), com as adaptaes necessrias (princpio da simetria). Assim quem julga os deputados estaduais o TJ do respectivo Estado e No o STF.

PARLAMENTARES MUNICIPAIS
IMUNIDADE MATERIAL

So inviolveis por suas opinies, palavras e votos no exerccio do mandato e na circunscrio do Municpio (art. 29, VIII, CF)
IMUNIDADE PROCESSUAL

No lhes foi atribuda imunidade processual.

PROCESSO LEGISLATIVO
O PROCESSO LEGISLATIVO COMPREENDE A ELABORAO DE: (art.59, CF) a) Emendas Constituio: So normas constitucionais, produzidas pelo poder constituinte (derivado reformador)

b) LEIS COMPLEMENTARES c) LEIS ORDINRIAS d) LEIS DELEGADAS e) MEDIDAS PROVISRIAS f) DECRETOS LEGISLATIVOS g) RESOLUES

SO ESPCIES NORMATIVAS PRIMRIAS, SENDO PRODUZIDOS PELO PODER LEGISLATIVO

AS ESPCIES NORMATIVAS PRIMRIAS NO DEVEM SER CONFUNDIDAS COM AS NORMAS REGULAMENTARES OU REGULAMENTOS. EX. DECRETOS, PORTARIAS, RESOLUES DE CARTER ADMINISTRATIVOS, REGIMENTOS, ETC.

Estes so espcies normativas secundrias, fruto do poder regulamentar, prprio da funo EXECUTIVA.

You might also like