You are on page 1of 26

Psicologia da Educao II Seminrio Equipe 03

Alan de Lima (Matemtica) Francisca Rachel (Matemtica) Jehotton Emanuel (Matemtica) Jonas Duarte (Fsica) Jorge Arajo (Matemtica) Mariane de Sousa (Matemtica) Samara de Paula (Matemtica) Tales Sousa (Matemtica)

HENRI PAUL HYANCINTHE WALLON

Biografia
Wallon nasceu em 15/06/1879, em Paris na Frana, neto de Henri-Alexandre Wallon (historiador importante poltico de oposio ao Segundo Imprio e discpulo de Michelet).

Tornando-se conhecido por seu trabalho cientfico sobre Psicologia do Desenvolvimento, com foco principal infncia, e por sua atuao poltica e posicionamento marxista.
Alm de ter ocupado cargos importantes no mundo universitrio francs, desencadeando em liderana de intensa atividade de pesquisa.

Biografia
Filsofo,

formado pela Escola Normal Superior em 1902, e mdico em 1908. Dedicouse ento por 23 anos s crianas com deficincia mental. Lanando nesse perodo seu primeiro trabalho Delrio de Perseguio. O delrio crnico na base da interpretao. Ao servir o exrcito como mdico teve contato com leses cerebrais sofridas por excombatentes, o que o fez rever os dados neurolgicos que havia desenvolvido no atendimento as crianas.

Biografia
Em sua tese de doutorado A criana

Turbulenta, deu-se a partida na produo literria na rea de Psicologia da Criana. Aos 47 anos, foi nomeado diretor da Escola Prtica de Estudos Avanados e criou o Laboratrio de Psicobiologia Peditrica no Centro Nacional de Pesquisa Cientfica. Paralelamente consolidava seu interesse pela Psicologia da Criana e em 1945 publicou o seu ltimo livro As origens do pensamento na criana.

Biografia
Foi tambm um grande poltico do tempo das

duas Guerras Mundiais, o avano ao Fascismo, como tambm as revolues socialistas e s guerra para a libertao na frica. Teve forte destaque como ativista marxista, filiou-se ao partido socialista e depois ao Partido Comunista Francs. Foi secretrio da Educao Nacional e entre 1945 a 1946 presidiu a comisso de reforma educacional, perodo em que props o famoso Plano Langevin-Wallon

Biografia
Henri Wallon faleceu no dia 1 de Dezembro

de 1962 com 83 anos.


Curiosidade
Durante a Segunda Guerra Mundial Wallon foi

perseguido pela Gestapo, a polcia secreta do estado alemo, tendo que viver na clandestinidade. Nesse perodo visitou em 1935 o Brasil.

Posies Tericas
A obra de Wallon perpassada pela idia de

que o processo de aprendizagem dialtico, ou seja, no adequado postular verdades absolutas, mas sim, revitalizar direes e possibilidades. Como conseqncia, h uma crtica s concepes reducionistas. Para Wallon o estudo da pessoa deve ser tanto em relao ao cognitivo quanto ao carter afetivo e motor. A acognio importante, mas no mais que a afetividade ou a motricidade.

Posies Tericas
A influncia do Fator Orgnico e a nfase no Fator Social
Para Wallon, o fator orgnico a primeira condio para desenvolver o pensamento, porm as influncias do meio podem mudar o panorama. O Homem, seria o resultado de influncias sociais e filosficas, uma vez que o psiquismo no considera nenhum outro aspecto do desenvolvimento humano. Por outro lado, Wallon, dizia que as potencialidades dependiam do contexto sciocultural, ou seja, s o desenvolvimento do sistema nervoso era suficiente para desenvolver o cognitivo.

Posies Tericas
Desenvolvimento do Pensamento
Wallon considerava que o desenvolvimento o processo onde o homem sai aps completa imerso social onde no h diferena entre o meio para determinado resultado em que os seu motivos sejam oriundos do ambiente, ou seja desenvolver seria encontrar-se em oposio ao mundo exterior. O desenvolvimento ocorreria por estgios assim como Piaget, mas atravs de processo assistemtico e contnuo, onde a criana oscila entre afetividade e inteligncia. E que seria movido por conflitos, de maneira parecida combinao de acomodao, assimilao e equilbrio.

Posies Tericas
Desenvolvimento do Pensamento
Entretanto, Wallon diferente de Piaget acreditava o processo to delimitado, mas constante, havendo possibilidade de regresso. As aquisies de um estgio so inesquecveis, mas o indivduo pode retornar a atividades de estgios anteriores ao qual pertence. E um estgio no elimina o outro, mas sim os integra, resultando no acmulo de informaes. Essa teoria ainda se confronta ao Behaviorismo, pois enquanto comportamentalista, acredita-se que aprendizagem est se moldando, onde vrios comportamentos so condicionados e depois extintos.

10

Campos Funcionais
A cognio alicerada em quatro categorias de atividades cognitivas, sendo estas chamadas de campos funcionais.
So eles:
Movimento; Afetividade;

Inteligncia
E a pessoa.

11

Campos Funcionais
Movimento
Primeiro dos campos a se desenvolver, serviria, de

acordo com Wallon, de base para os demais. Divide-se em duas categorias.


Movimentos instrumentais: Aes executadas, em busca de resultado imediato, e no diretamente ligados a outro indivduo. Ex. andar, mastigar, etc.. Movimentos expressivos: tm funo comunicativa intrnseca, sendo associado a indivduos ou usados para estruturao do pensamento do movimentador. Ex. Falar, gesticular, sorrir, etc..
Os movimentos eram importantes na estruturao

do pensamento no perodo antes da linguagem.

12

Campos Funcionais
Afetividade
Primeira forma de interao com o meio e a

motivao primeira do movimento. A criana vai respondendo atravs de emoes, diferenciando-se, de si mesma, para o meio, a medida em que o movimento lhe proporciona experincias. o elemento mediador nas relaes sociais iniciais, separando a criana do meio. E as emoes so a base do desenvolvimento do terceiro campo funcional, a Inteligncia.

13

Campos Funcionais
Inteligncia
Para Wallon tem significado especfico, sendo

diretamente relacionada com importantes atividades cognitivas: o Raciocnio simblico e a Linguagem. A medida em que a criana aprende a pensar, o raciocnio simblico e o poder de abstrao tambm so desenvolvidos. E ao mesmo tempo as habilidade lingusticas vo surgindo na criana e potencializando a capacidade de abstrair novos contedos.

14

Campos Funcionais
Pessoa
Para Wallon, o campo funcional que coordena os

demais e responsvel pelo desenvolvimento da conscincia e identidade do Eu. A relao entre os campos no harmoniosa, pois constantemente surgem conflitos entre si. A pessoa, como campo funcional, cumpre papel, integrado e importante, mas no absoluto. A cognio neste campo funcional, desenvolve-se de modo dialtico e em constante processo de tese, anttese e sntese com os outros campos funcionais.

15

Estgios de Desenvolvimento
A teoria de Wallon, assim como Piaget tambm

prope estgios de desenvolvimento, diferindo apenas por no se limitar ao aspecto cognitivo. Alm disso h uma flexibilidade na anlise dos estgio, Wallon no acreditava que eles formassem uma seqncia linear e fixa ou suprimissem o anterior, para ele o posterior vinha para ampliar e reformar os anteriores. O desenvolvimento seria permeado de conflitos internos e externos, e natural que ocorram rupturas, retrocessos e reviravoltas, o que pra Piaget e os comportamentalistas seria improvvel. Os conflitos, mesmo que resultem em retorno ao estgios anteriores so fenmenos geradores de evoluo.

16

Estgios de Desenvolvimento
Os estgios sucedem a medida que momentos afetivos sejam sucedidos por momentos cognitivos. Esses fenmenos afetivos ocorrem em perodos focados na construo do Eu, enquanto os

fenmenos cognitivos construo do real e compreenso do mundo fsico. Este ciclo perdura pela vida toda, j que a emoo sobrepes-se razo quando nos deparamos com o desconhecido. Sendo assim afetividade e cognio se revezam na dominncia dos estgios.

17

Estgios de Desenvolvimento
Estgio impulsivo-emocional
Do nascimento ao primeiro ano de vida, a criana encontra-se nesse estgio. um estgio predominantemente afetivo, onde as emoes so o principal instrumento de interao com o meio, e a relao com o ambiente desenvolve sentimentos intraceptivos e fatores afetivos. O movimento, ainda no est desenvolvido, pois a criana no detm de percia motora, por isso os movimentos so desorientados. Porm a resposta do ambiente aos seus movimentos faz com que a criana passe da desordem gestual para as emoes diferenciadas.

18

Estgios de Desenvolvimento
Estgio sensrio-motor e projetor
Dos trs meses at prximo dos trs anos de vida, a criana passa por esse estgio.
Aqui a inteligncia predomina e o mundo externo prevalece nos fenmenos cognitivos. A inteligncia, tradicionalmente dividida entre:
Inteligncia prtica, obtida pela interao de objetos

com o prprio corpo; Inteligncia discursiva, adquirida pela imitao e apropriao de linguagem.

Os pensamentos se projetam em atos motores,

no campo funcional.

19

Estgios de Desenvolvimento
Estgio do personalismo

Esse estgio se estende dos trs aos seis anos de vida e um perodo crucial para a formao da personalidade e auto-

conscincia da criana. Como conseqncia do carter afirmativo h a crise negativista, onde a criana ope-se repetidamente aos mandos dos adultos. Porm verifica-se, no campo funcional, uma fase de imitao motora e social.

20

Estgios de Desenvolvimento
Estgio categorial
Este estgio geralmente se manifesta entre seis e onze anos de idade e aqui que a criana comea a desenvolver a memria e ateno voluntrias. Tambm se formam as categorias mentais.
A criana adquire a capacidade de compreender que mesmo formas diferentes podem ser a mesma coisa partindo de um conceito.

O poder de abstrao da mente consideravelmente ampliado, por isso nesse estgio que o raciocnio simblico se consolida como ferramenta cognitiva.

21

Estgios de Desenvolvimento
Estgio da adolescncia

A partir dos onze anos, a criana passa por transformaes fsicas e psicolgicas da adolescncia. Este estgio caracterizado

como afetivo, pois o indivduo passa por sries de conflitos internos e externos. Os grandes marcos aqui so a busca pela autoafirmao e o desenvolvimento da sexualidade.

22

Estgios de Desenvolvimento
Os estgios de desenvolvimento no se encerram com a adolescncia de acordo com Wallon, para ele o processo de aprendizagem

sempre implica em um novo estgio a ser experimentado, ou seja o individuo aprende algo que no tem controle e parte para outro, fazendo com que o ciclo jamais se encerre

23

Bibliografia
http://www.wikipdia.com
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendi

zagem/henri-wallon-307886.shtml

24

25

Psicologia da Educao II Seminrio Equipe 03


Alan de Lima (Matemtica) Francisca Rachel (Matemtica) Jehotton Emanuel (Matemtica) Jonas Duarte (Fsica) Jorge Arajo (Matemtica) Mariane (Matemtica) Samara de Paula (Matemtica) Tales Sousa (Matemtica)

HENRI PAUL HYANCINTHE WALLON

26

You might also like