You are on page 1of 23

Alegoria da Caverna

Plato

Alegoria da Caverna
A descrio platnica dramtica: o
caminho em direo ao mundo exterior ngreme e rude; o prisioneiro libertado sofre e se lamenta de dores no corpo; a luz do Sol o cega; ele se sente arrancado, puxado para fora por uma fora incompreensvel. Plato narra um parto:

O parto da alma que nasce para a verdade e dada luz. (Chau, Marilena Introduo Histria da Filosofia.)

Significado de algumas metforas:


Caverna corresponde ao mundo sensvel onde vivemos. Exterior da caverna esfera inteligvel. Fogo na caverna reflexo da luz verdadeira ( do Bem e das idias). Prisioneiros todos os que vivem sob o domnio dos sentidos e das opinies.

Sombras projetadas pelo fogo as sensaes produzidas pelos sentidos que produzem as opinies e as conjecturas. As correntes nossos preconceitos e opinies distorcida pelos sentidos e pelo discurso de outras pessoas. Muro a linha divisria entre as coisas sensveis e supra-sensveis. A confiana em nossos sentidos nossas paixes e opinies.

Instrumento que rompe as correntes e nos liberta da priso da caverna o mtodo dialtico de conduzir o pensamento. O prisioneiro que escapa o filsofo, que, no texto, apesar de no ser explcito, uma referncia que Plato faz a seu mestre, Scrates.

As coisas situadas no lado de fora da caverna representao simblica do ser verdadeiro e das Idias. A luz que o filsofo v para fora da caverna a ao do Bem, que ilumina as instncias do mundo inteligvel, assim como o sol ilumina o mundo sensvel.

Ascenso para o alto e a contemplao do mundo superior simboliza o caminho da alma em direo ao mundo inteligvel. O conhecimento do verdadeiro Ser passagem do temporal para o atemporal.

O Retorno Caverna
O Alegoria da Caverna coloca o proceder filosfico como agente libertador da ignorncia e da servido dos sentidos e nos lana a um mundo novo onde a verdade e a compreenso a ordem normal das coisas.

Uma vez que a conscincia se expande, lhe impossvel retornar ao que era. Presenciamos hoje multides de pessoas sem identidade rostos sem face vivendo basicamente em funo da satisfao de seus instintos fundamentais.

As reservas florestais e animais esto desaparecendo na mesma espantosa velocidade com que o consumo tem aumentado. A violncia, a misria, a doena, as catstrofes climticas, a concentrao de renda, as guerras, o desencanto, a desesperana nada mais so do que os companheiros daqueles que decidem e insistem em viver na mediocridade das opinies e do preconceito.

A pergunta que fica, obviamente, : Como possvel que ningum perceba que o mundo est desabando? Plato, de uma certa forma, j nos deu a resposta 2.400 anos atrs.

Para ele, os sofistas eram aqueles que carregavam as marionetes que faziam as sombras na parede. Atravs de uma retrica estrategicamente arquitetada convenciam qualquer um sobre qualquer coisa. Na medida em que no pensamos por ns mesmos, podemos ser facilmente enganados por discursos de outros mais astutos.

Plato, de certa forma, em seu Alegoria da Caverna, predisse uma famosa mxima de Jesus relatada no evangelho de Joo: Conhece a Verdade e Ela vos libertar.

Na medida em que nos libertamos da iluso dos sentidos e elevamos nossa mente nas alturas, passamos a perceber uma outra ordem de realidade (mundo das idias), onde possvel a harmonia, o equilbrio, a beleza e, o que era o grande sonho de Plato, a Justia plena, total e irrestrita.

Neste estado iluminado numa conscincia mais elevada, quando se volta para a caverna, para a mediocridade do mundano, a pessoa se sente perdida, no reconhece mais os valores reinantes neste domnio, no se enquadra nos esquemas, no se veste como eles nem deseja o mesmo que eles. Da o filsofo que retorna caverna ser ridicularizado, como expressa Plato no final do texto.

Alegoria da Caverna e a Educao


importante ter em mente que um dos principais objetivos de Plato ao escrever A Repblica fazer uma crtica severa estrutura de poder em Atenas e, ao mesmo tempo, propor as reformas necessrias para, segundo ele, estabelecer um governo realmente justo e voltado para o bem-estar da maioria.

Na democracia o que importa no a verdade, mas sim o poder de convencimento. Desta forma, homens astutos e de boa oratria enganam facilmente o povo crdulo! (Plato)

Desenvolver um mtodo para afastar a incompetncia e a canalhice dos cargos pblicos e para selecionar e preparar os melhores para governar eis o problema da filosofia poltica que Plato oferece na Repblica.

Portanto, conclui, no haver trmino para os males humanos at que aqueles que esto buscando a reta e verdadeira filosofia recebam o poder soberano nas cidades, ou aqueles que esto no poder nas cidades, por alguma disposio da providncia, se tornem verdadeiros filsofos.

Presas que esto ao ato de possuir objetos no percebem que apenas obedecem a uma ideologia que diz ser o consumo a fonte de toda felicidade. Para manter uma sociedade de consumo desenfreada e ensandecida, as indstrias queimam inimaginveis quantidades de combustveis fsseis que liberam poluentes na biosfera.

Alguns aspectos sobre a formao do filsofo que traduzem a noo geral de educao no Livro VII:
Os chefes de estado no devem ser simples intelectuais e possurem conhecimento apenas por possuir; O conhecimento deve tornar o governante uma pessoa de bom carter e benevolente para sua comunidade;

Um filsofo deve conhecer profundamente todas as cincias para que tenha condies de analisar com perfeio o mundo inteligvel.
Curso Positivo. Filosofia. Livro 02.

You might also like