You are on page 1of 23

Redes Metropolitanas e de Longa Distncia sem fio

Almir Fernandes Felipe Montoya Frank H. Tanno Vincius Bezerra


FATEC - Itu Tpicos Avanados de Tecnologia da Informao 1

Introduo

As futuras tecnologias de redes de informao devero prover infraestrutura de acesso de banda larga em diversos contextos. Esse acesso de banda larga dever suportar mobilidade e altas taxas de transmisso a um baixo custo de implementao. Alm disso, essas redes devem oferecer garantias de qualidade aos diferentes tipos de servios multimdia, para que dessa forma as aplicaes possam oferecer qualidade de experincia.

FATEC - Itu

Tpicos Avanados de Tecnologia da Informao

Redes Metropolitanas sem fio

Redes metropolitanas, como o prprio nome indica, so aquelas que esto compreendidas numa rea metropolitana, como as diferentes regies de toda uma cidade. Normalmente redes metropolitanas so constitudas de equipamentos sofisticados, com um custo alto para a sua implementao e manuteno, que compem a infra-estrutura necessria para o trfego de som, vdeo e grficos de alta resoluo.

FATEC - Itu

Tpicos Avanados de Tecnologia da Informao

Redes Metropolitanas sem fio

FATEC - Itu

Tpicos Avanados de Tecnologia da Informao

Redes Metropolitanas sem fio

As redes WMAN (Wireless Metropolitan rea Network) norma IEEE 802.16, que nada mais so que redes metropolitanas (MAN) sem fio. Possuem funcionalidades semelhantes as redes sem fio convencionais. Entretanto, operam em grandes reas de cobertura, com altas taxas de transmisso (tipicamente superiores a 100 Mbit/s), provendo garantias de QoS(Qualidade de Servio)para diferentes tipos de trfego de usurios e suporte a mobilidade com altas velocidades, por exemplo 120 Km/h.
FATEC - Itu Tpicos Avanados de Tecnologia da Informao 5

Introduo

Atualmente, as opes de redes que atendem esses requisitos so as tecnologias sem fio locais, como WiFi (IEEE 802.11), redes metropolitanas WiMAX (IEEE 802.16), sistemas celulares de terceira gerao (3G) e o seu sucessor tecnolgico conhecido como LTE (Long Term Evolution) Dentre essas opes, tanto WiMAX, quanto LTE so considerados precursores das futuras redes de quarta gerao (4G).

FATEC - Itu

Tpicos Avanados de Tecnologia da Informao

Wimax

O termo WiMAX foi criado por um grupo de indstrias conhecido como WiMAX Forum cujo objetivo promover a compatibilidade e interoperabilidade entre equipamentos baseados no padro IEEE 802.16. Este padro similar ao padro Wi-Fi (IEEE 802.11), que j bastante difundido, porm agrega conhecimentos e recursos mais recentes, visando a um melhor desempenho de comunicao. O WiMAX tem potencial para fazer pelo acesso Internet de banda larga o que os telefones celulares fizeram pelo acesso telefnico.

FATEC - Itu

Tpicos Avanados de Tecnologia da Informao

Wimax A conexo WiFi mais rpida consegue transmitir ate 54 megabits por segundo sob boas condies. O WiMAX deve ser capaz de transmitir at 70 megabits por segundo. Mesmo que estes 70 megabits sejam divididos entre dezenas de empresas ou centenas de residncias, ainda assim cada usurio ter taxas de transferncia no mnimo equivalentes s da Internet a cabo. Mas quais as diferenas entre WIFI e WIMAX?

Wimax Da mesma maneira que muitas pessoas desistiram de seus telefones fixos em favor dos celulares, o WiMAX poderia substituir os servios de cabo e DSL, fornecendo acesso universal Internet praticamente em qualquer lugar para onde voc for. Na prtica, o WiMAX funcionaria como o WiFi, mas a velocidades mais altas, em distncias maiores e para um nmero bem maior de usurios. O WiMAX poderia acabar com as reas que hoje no tm acesso Internet de banda larga porque as empresas de telefonia e TV a cabo ainda no levaram os fios necessrios at estes remotos locais.

FATEC - Itu

Tpicos Avanados de Tecnologia da Informao

GRUPO 2

Um sistema WiMAX consiste em duas partes: Uma torre WiMAX, parecida em seu conceito com a torre de telefonia celular - uma nica torre WiMAX pode fornecer cobertura para uma rea muito grande - aproximadamente 50 km2. Um receptor WiMAX - o receptor e a antena poderiam ser uma pequena caixa ou um carto PCMCIA, ou poderiam ser integrados ao laptop como o WiFi o hoje.
FATEC - Itu Tpicos Avanados de Tecnologia da Informao 10

Wimax

Existem duas tecnologias WIMAX: O fixo e o mvel Wimax Fixo: quando a antena de recepo pode ficar dentro de casa, como se fosse o modem externo. Assim, em vez de contratar um Speedy da vida cuja conexo chega pelo telefone, voc pode at abolir a linha e usar o WiMAX. Apenas essa tecnologia est disponvel no Brasil. Wimax Mvel: Voc poder ter acesso Internet em movimento, sem perda de conexo ou instabilidade, como acontece hoje com o seu telefone celular. No haver preocupao sobre recepo de sinal dentro da rea de cobertura das torres de WiMAX.

WIMAX

Exemplo WIMAX Fixo

FATEC - Itu

Tpicos Avanados de Tecnologia da Informao

12

Principais empresas patrocinadoras da tecnologia WIMAX

Intel: Samsung: DELL

FATEC - Itu

Tpicos Avanados de Tecnologia da Informao

13

LTE

A LTE foi desenvolvida pela Third-Generation Partnership Project (3GPP) como uma espcie de evoluo do High-Speed Packet Access (HSPA), a tecnologia GSM que utilizada atualmente como banda larga 3G por empresas como a AT&T. A criao da 3GPP funciona como uma tcnica de modulao, capaz de transmitir 100 Mbps em cada canal e, com isso, possibilitar um desempenho semelhante s conexes de banda larga de hoje, via cabo. Os primeiros usos pblicos da LTE aconteceram nas cidades de Estocolmo e Oslo, em dezembro de 2009, com terminais para os usurios criados pela Samsung. Tambm possvel encontrar redes LTE nos Estados Unidos, fornecidas pela Verizon e pela AT&T.

FATEC - Itu

Tpicos Avanados de Tecnologia da Informao

14

LTE

A nova tecnologia para banda larga mvel em alta velocidade em desenvolvimento, a LTE, ou Long Term Evolution, desponta como sucessor natural para os atuais padres UMTS, j que se trata de uma evoluo natural para os padres 3G atuais, pensado desde o incio para a comunicao mvel.

FATEC - Itu

Tpicos Avanados de Tecnologia da Informao

15

LTE

O resultado a transmisso de dados bidirecional, com velocidades que so de 15 a 100 vezes maiores que as vistas atualmente (teoricamente 100 Mbits por segundo para Download e 50 Mbits por segundo para Upload) . O Long Term Evolution tambm retro compatvel (assim como o GSM foi com o TDMA), o que significa que usurios, servios e aparelhos da nova rede e da antiga podem coexistir sem quaisquer problemas.
FATEC - Itu Tpicos Avanados de Tecnologia da Informao 16

LTE Os primeiros usos pblicos da LTE aconteceram nas cidades de Estocolmo e Oslo, em dezembro de 2009, com terminais para os usurios criados pela Samsung. Tambm possvel encontrar redes LTE nos Estados Unidos, fornecidas pela Verizon e pela AT&T. Atualmente o projeto ganhou uma atualizao e foi rebatizado como LTE Advanced, que parece ser o candidato mais provvel para o que chamaremos um dia de 4G, j que vem ganhando a ateno de grandes operadoras. A principal razo para isso o fato de que a LTE oferece uma transio mais natural da tecnologia em uso atualmente, a GSM, que tem mais de 3 bilhes de usurios espalhados pelo mundo.
FATEC - Itu Tpicos Avanados de Tecnologia da Informao 17

LTE A grande inovao da LTE a velocidade da transmisso de dados atravs da rede sem fio. Quem j estava impressionado com a tecnologia 3G, que permite downloads com transmisso dados numa velocidade de at 14Mbps (megabits por segundo), vai ficar de queixo cado com a LTE. Nos testes da LTE os picos de velocidade chegaram a atingir 170Mbps (megabits por segundo), ou seja, mais de dez vezes o que a tecnologia 3G faz hoje.

FATEC - Itu

Tpicos Avanados de Tecnologia da Informao

18

LTE

Principais empresas patrocinadoras do LTE

Verizon LG

FATEC - Itu

Tpicos Avanados de Tecnologia da Informao

19

Entraves

Principais entraves para o desenvolvimento das redes metropolitanas e sem fio no Brasil
Custo Leilo das faixas de frequncia Resistncia das operadoras

FATEC - Itu

Tpicos Avanados de Tecnologia da Informao

20

Tendncias
Aps todas essas informaes, podemos verificar algumas tendncias que podemos verificar sobre a utilizao das tecnologias WIMAX e LTE WIMAX fixo deve competir com as redes DSL ex: Telefnica WIMAX mvel ainda uma incgnita devido a tendncia de mobilidade parece estar mais atrelado a tecnologia LTE. A tecnologia LTE dever ser a padro para a telefonia mvel. A maioria das empresas dever adot-la como padro devido a sua similaridade com a tecnologia 3G

FATEC - Itu

Tpicos Avanados de Tecnologia da Informao

21

Concluses

As redes metropolitanas e de longa distncia sem fio so hoje uma realidade em vrios pases. No Brasil (como acontece com todas as tecnologias) elas demoram para chegar sendo que atualmente existem algumas reas de testes tanto do Wimax como do LTE mas ainda essas tecnologias no esto disponveis em larga escala. As razes so o custo elevado da implantao, a falta de profissionais qualificados, a demora do leilo das faixas de frequncia.

FATEC - Itu

Tpicos Avanados de Tecnologia da Informao

22

Referncias

http://www.verizonwireless.com/lte/

http://info.abril.com.br/noticias/mercado/custo-alto-trava-avanco-da-telefonia-no-pais15092011-38.shl
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/tecnologia-4g-wimax-e-lte-disputam-titulo-de-bandalarga-do-futuro/ http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/999/12/31/wimax-x-lte-especialistas-apontamcomplementacao-em-vez-de-competicao/ http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutoriallte/Default.asp http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/15989/000695276.pdf?sequence=1 http://www.rederio.br/downloads/pdf/nt00102.pdf http://gmedeiros.net/site/arquivos/lecture/PalestraFLISOL2011.pdf http://www.rederio.br/downloads/pdf/atm.pdf

FATEC - Itu

Tpicos Avanados de Tecnologia da Informao

23

You might also like