You are on page 1of 13

ADMINISTRE SEU TEMPO

IAIN MAITLAND Escritor, conferencista e especialista em gerenciamento Voc S. A. Editora NOBEL, 2008

ADMINISTRE SEU TEMPO

1. Administrao do tempo; 2. Como analisar sua carga de trabalho; 3. Como tornar-se organizado; 4. Como delegar com sucesso; 5. Como lidar com os impressos; 6. Como conduzir reunies; 7. Como controlar atividades que

geram

desperdcio de tempo; 8. Como aproveitar ao mximo o tempo livre;

ADMINISTRE SEU TEMPO


1. ADMINISTRAO DO TEMPO

um plano, flexvel, solto e capaz de ajustarse a situaes em constante mudana, de utilizao e controle do tempo. O sucesso na AT identificar as atividades que geram desperdcio de tempo. De forma ideal, a administrao do tempo deve ser uma abordagem harmoniosa, abrangente e no uma mescla de idias estanques, tticas e truques. Jamais espere atingir a perfeio apesar de ser possvel alcanar qualidade superior ou, no mnimo, certas melhorias relevantes.

ADMINISTRE SEU TEMPO


2. COMO ANALISAR SUA CARGA DE TRABALHO

Conhea seus objetivos. Especficos, realistas, realizveis dentro de determinado tempo e mensurveis. Organizar um registro dirio. Estimar a durao do tempo de trabalho. Dividir o tempo. Registrar as atividades. Estimando o seu tempo. Durao do tempo de trabalho. Identificando tarefas de acordo com o tempo. Avaliando as atividades que desperdiam o tempo.

ADMINISTRE SEU TEMPO


3. COMO TORNAR-SE ORGANIZADO

Priorize as tarefas. Atividades urgentes. Atividades importantes. O equilbrio entre urgncia e importncia. Utilize um Plano Dirio.Cartazes na parede. Agendas. Etiquetas adesivas. Como elaborar listas. Na noite anterior. No prprio dia. Na manh seguinte.

ADMINISTRE SEU TEMPO


4. COMO DELEGAR COM SUCESSO

Entenda o que delegao. o processo de transmitir certas tarefas e obrigaes de uma pessoa para outra; em geral, de um superior a um subordinado. Aquele que recebe o poder delegado tem autoridade suficiente para concluir o trabalho de modo satisfatrio, mas aquele que delega fica com a total responsabilidade pelo seu xito e fracasso. Vantagens: aquele que delegou ficar com tempo livre para resoluo de outras atividades mais importantes

ADMINISTRE SEU TEMPO


4. COMO DELEGAR COM SUCESSO

Vantagens: aquele que delegou ficar com tempo livre para resoluo de outras atividades mais importantes e /ou urgentes; Faz tambm que seus subordinados desenvolvam suas capacidades, considerando-os dignos de confiana e profissionalmente maduros, criando tambm maior satisfao no trabalho; Devem ser encontradas novas idias. Isso aumenta o estmulo e traz motivao a equipe;

ADMINISTRE SEU TEMPO


4. COMO DELEGAR COM SUCESSO Desvantagens: Inconvenientes acontecem pelo simples fato das tarefas delegas NO serem desempenhadas com a suficiente dedicao e seriedade; O que se nota que quem delega transmite a tarefa mais no a autoridade, pois est com medo de confiar a tarefa a outro, pois tem medo de ser no mais necessrio, caso a outra pessoa faa melhor e mais rpido; Com freqncia so transmitidas as tarefas mais maantes; As vezes, aquele que transmite as tarefas escolhe os funcionrios errados para executar determinadas atividades entrega o trabalho a quem estiver disponvel, sem se preocupar com o fato de a pessoa estar apta ou no a fazer essas atividades.

ADMINISTRE SEU TEMPO


4. COMO DELEGAR COM SUCESSO

As atividades delegadas: Evite transferir novas tarefas em circunstncia de implementao de novos trabalhos; No delegue atividades pertencentes ao cerne de seu trabalho, como aquelas que envolvam o planejamento ou o desenvolvimento de idias confidenciais. Os assuntos delicados e /ou litigiosos devem ficar com voc. Jamais transferir TODAS as tarefas enfadonhas e banais que voc abomina de verdade quele subordinado que as detesta da mesma forma, e que ir detestar igualmente aquele que as passou para ele.

ADMINISTRE SEU TEMPO


4. COMO DELEGAR COM SUCESSO

O funcionrio que as assumiu:


Voc tem que estar absolutamente certo de que a pessoa qual as atividades foram transmitidas est preparada para a tarefa. Tal pessoa precisa apresentar diversos atributos e uma compreenso dos objetivos do departamento e da empresa. Deve demonstrar tambm habilidades e experincia para realizar o trabalho, bem como autoconfiana e o desejo de faz-lo. Com respeito a administrao do tempo certifique-se de que o funcionrio tem o tempo disponvel. Lembre-se: seu plano no pode funcionar sozinho. No se deve simplesmente descarregar o trabalho em cima de outros que estejam igualmente atarefados.

ADMINISTRE SEU TEMPO


4. COMO DELEGAR COM SUCESSO
Como superar problemas: Transmitir as instrues de modo claro. A pessoa est apta para realizao da tarefa. Diga exatamente que precisa ser feito. Pea que ele verbalize sua compreenso. Certifique-se de que os colegas desse funcionrio tambm saibam o que est ocorrendo, e que concordem com isso; Manter o controle. Delegar tarefas no apenas transmiti-las e esquec-las. Afinal voc ainda tem a responsabilidade geral. Evite essas atitudes: depois a gente v isso, no faa nada sem me consultar. Mas, algo como: mantenha me informado de tempos em tempos, para que eu saiba se preciso ou posso ajud-lo. Manter-se em contato. Apresente a equipe as recomendaes e acordo desde o incio. Recomendaes passadas para o funcionrio sem nenhum acordo anterior, causaro um clima de ressentimento e hostilidade, refletindo-se no trabalho, o qual no ser concludo de maneira satisfatria e muito menos dentro do prazo. Avaliar os resultados. indispensvel que voc e o funcionrio a quem foi transferida a tarefa revejam todo o processo em etapas definidas e por inteiro.

ADMINISTRE SEU TEMPO


5. Como lidar com impressos
O material impresso , hoje em dia, uma parte importante em muitos servios, e caso no seja controlada de maneira cuidadosa pode causar inegveis efeitos negativos na administrao do tempo. Para seu controle, voc deve organizar adequadamente sua rea de trabalho e saber como redigir e ler de modo eficiente. As vezes, at mais sensato utilizar o telefone em vez de escrever. Como organizar seu ambiente de trabalho. Layout. Ambiente de trabalho planejado. (Tcnicos e Engenheiros apliquem o 5 s no local de trabalho!) Organizao. Voc deve empenhar-se em manter sua mesa sempre limpa e arrumada, mantendo a seu lado somente aqueles papis relacionados s tarefas mais importantes. O restante deve ser posicionado em arquivos, lembretes de mesa, etc. Isso possibilita a concentrao exclusiva sobre o trabalho a ser executado. Uma mesa confusa e desorganizada torna mais difcil localizar itens que precisem ser encontrados rapidamente, podendo lev-lo a sentir-se em constante tenso e desgaste, como se estivesse perdendo o controle. Sade e segurana. Seu ambiente de trabalho deve ser seguro e higinico.

ADMINISTRE SEU TEMPO


5. Como lidar com impressos

Como ler de forma eficaz. importante que voc consiga lidar de forma eficiente com os inmeros memorandos, relatrios, carta e outros documentos que vm at sua mesa todos os dias. Sugere-se a seguinte classificao: ao, informaes e disposio. Como redigir com eficincia. Conhea suas metas. Demonstre fatos.Analise o destinatrio. Faa uma seleo. Complete o documento. Como utilizar o telefone. Agrupar as chamadas fazendo-as na mesma oportunidade. Ser rpido. Controle os tempos de espera.

You might also like