You are on page 1of 28

Licitao na modalidade de

PREGO

1. Consideraes iniciais

Conceito:

Prego o procedimento licitatrio institudo pela Lei

Federal n. 10.520/2002, com a finalidade de regulamentar


a aquisio de bens e servios comuns pela Administrao Pblica, qualquer que seja o valor estimado da contratao.

Breve histrico
Modalidade criada pela ANATEL;
Constatao de economias significativas;

Propagao indevida por todos os entes federativos face ausncia de previso legal que regulamenta o prego presencial;
Instituio do Decreto Federal n. 3.555/2000 (vlido apenas no mbito federal), sem que houvesse Lei a ser regulamentada; Instituio da Lei Federal n. 10.520/2002, oriunda da Medida Provisria 2182-18, ampliando a aplicao da modalidade prego a todos os entes federativos.

Peculiaridades
Celeridade

Inverso da fases
Fase recursal nica Critrio de julgamento menor preo Poder ser precedido do sistema de Registro de Preos O prazo entre a publicao do edital e a abertura da sesso pblica dever ser de, no mnimo, de 8 (oito) dias teis

2. Legislao Aplicvel ao Prego


Lei aplicvel a todos os entes federativos (Administrao Direta e Indireta, Poderes Judicirio e Legislativo e Tribunais de Contas) Lei Federal n 10.520/02
Lei subsidiariamente aplicvel a todos os entes federativos Lei Federal 8.666/93 art. 9, da 10.520/02 Decretos aplicveis H necessidade de verificao, a depender do rgo licitante, da legislao aplicvel a cada ente federativo (decretos municipais, estaduais, distritais ou federais). OBS: Cabe destacar que a Lei Federal n. 10.520/202 auto-aplicvel aos casos em que no houver decreto regulamentar.

Participao % valor de compra, segundo as modalidades 2006


Fonte: Comprasnet

0,1%

15%

13%

1% 1% Concorrncia Concorrncia Internacional Convite Tomada de Preos Concurso Dispensa de Licitao Inexigibilidade de Licitao Prego Eletrnico Prego Presencial

14% 41% 15%

3. Quadro procedimental comparativo


PREGO ELETRNICO Chave Eletrnica Anlise da proposta comercial Fase de lances Negociao Declarao da proposta vencedora Fase recursal Envio via fax da documentao habilitatria Adjudicao e homologao PREGO PRESENCIAL Credenciamento Anlise da proposta comercial Fase de lances Negociao Declarao da proposta vencedora Anlise da documentao habilitatria Fase recursal Adjudicao e homologao

4. Principais diferenas
Vlido apenas para o mbito Federal FORMA PRESENCIAL
Decreto Federal n 3.555/00

FORMA ELETRNICA
Decreto Federal n 5.450/05

A disputa ocorre em sesso pblica A disputa ocorre em sesso pblica via cujos participantes comparecem internet por meio eletrnico. pessoalmente com os envelopes. Sesso de lances segue a regra dos Sesso de lances no segue a regra 10%. dos 10%. Todos os licitantes participam. A sesso de lances s termina A sesso de lances termina quando o quando no houver mais participante sistema finaliza no tempo aleatrio de interessado em cobrir a oferta mais at 30 min. baixa.

4. Questes polmicas acerca das regras procedimentais do prego eletrnico


Perodo Randmico - tempo aleatrio de at trinta minutos para o trmino da fase de lances - 7 do artigo 24 do Decreto Federal Comentrios: Possibilidade de finalizao da sesso sem que os licitantes apresentem suas propostas mais baixas.
A questo da manifestao motivada da inteno de interpor recurso ao final da sesso pblica, sendo que os licitantes no possuem acesso a proposta vencedora, tampouco a documentao habilitatria Comentrios: Incompatibilidade da cronolgica da lei. Deve ser preferida a forma eletrnica em detrimento da presencial, 1, do art. 4 - Comentrios: Discricionariedade da Administrao. A dificuldade jurdica e tcnica de solucionar questes decorrentes de desconexo no perodo randmico Comentrios: Alm de inviabilizar o oferecimento do lance decisivo, impossibilita a manifestao da inteno de interposio de recurso.

Contradio acerca da contagem do prazo para interposio de recurso


O prazo para interposio de recurso contra deciso classificatria ou habilitatria de trs dias, entretanto, temos a seguinte questo: A Lei Federal n. 10.520/2002, no inciso XVIII, do art. 4, determina que o prazo para interposio de recurso de trs dias. J o Decreto n. 3.555/2000 do prego presencial em mbito federal, no inciso XVII, do art. 11, determina que o prazo de trs dias teis e O Decreto n. 5.450/2005 do prego eletrnico em mbito federal, no art. 26, determina que o prazo de trs dias. Comentrios: Possibilidade de ampliao do prazo de interposio recursal.

5. Definio de bem e servio comum


Lei 10.520/02 Art. 1 Para aquisio de bens e servios comuns, poder ser adotada a licitao na modalidade de prego, que ser regida por esta Lei. (...) Pargrafo nico. Consideram-se bens e servios comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificaes usuais no mercado. O anexo II, do Decreto Federal 3.555/00 apresenta um rol exemplificativo dos bens e servios considerados comuns.

TCU 817/05
A existncia de bens e servios comuns dever ser avaliada pelo administrador no caso concreto, mediante a existncia de circunstncias objetivas constantes da fase interna do procedimento licitatrio

A utilizao do Prego para obras e servios de engenharia


Decreto Federal n 3.555/00 PREGO PRESENCIAL
Art. 5 A licitao na modalidade de prego no se aplica s contrataes de obras e servios de engenharia, bem como s

locaes imobilirias e alienaes em geral, que sero regidas


pela legislao geral da Administrao Decreto Federal n 5.450/05 PREGO ELETRNICO Art. 6 A licitao na modalidade de prego, na forma eletrnica, no se aplica s contrataes de obras de engenharia, bem como s locaes imobilirias e alienaes em geral

TCU
Acrdo 817/05: 5. Como se v, a Lei n 10.520, de 2002, no exclui
previamente a utilizao do Prego para a contratao de obra e servio de engenharia. O que exclui essas contrataes o art. 5 do Decreto 3.555, de 2000. Todavia, o item 20 do Anexo II desse mesmo Decreto autoriza a utilizao do Prego para a contratao de servios de manuteno de imveis, que pode ser considerado servio de engenharia.

Acrdo 2.272/06:

A Lei n 10.520/02 no exclui previamente a utilizao do Prego para a contratao de servios de engenharia, determinando, to-somente, que o objeto a ser licitado se caracterize como bem ou servio comum. As normas regulamentares que probem a contratao de servios de engenharia pelo Prego carecem de fundamento de validade, visto que no possuem embasamento na Lei n 10.520/02 Outras decises no mesmo sentido: Acrdos 331/2006 e 1.329/2006

TCU 286/07
Representao contratao de obras e servios de engenharia mediante prego eletrnico requerimento cautelar para suspenso da licitao jurisprudncia recente defende a possibilidade da contratao conhecimento improcedncia cincia ao interessado arquivamento. A Lei 10.520/2002 e o Decreto 5.450/2005 amparam a realizao de prego eletrnico para a contratao de servios comuns de engenharia, ou seja, aqueles servios cujos padres de desempenho e qualidade possam ser definidos pelo edital, por meio de especificaes usuais no mercado Comentrios:
(i) Polmico - aplicabilidade da restrio quanto ao servio de engenharia aos demais entes federativos, exceto no mbito federal que h limitao j positivada. (ii) composio entre servios comuns e servios complexos.

6. Impugnao e Pedido de Esclarecimento do Edital do Prego


1.Diferena entre esclarecimento. impugnao e pedido de

Impugnao: tem como objeto alterar o instrumento convocatrio. Previso legal na Lei 8.666/93 e nos decretos do prego. Ausncia de regra na Lei 10.520/02. Pedido de esclarecimento: tem como objeto esclarecer dvida ou complementar informaes acerca do objeto licitado. Ausncia de previso legal (previso apenas em alguns decretos do prego, exemplo o art. 19 do Decreto Federal 5.450/05 3 (trs) dias teis anteriores sesso).

2. Prazo para impugnao e pedido de esclarecimento.

Impugnao:

O inciso 2 do artigo 41, da Lei Federal 8.666/93, o artigo 12 do Decreto Federal 3.555/00, assim como o artigo 18 do Decreto Federal 5.450/20005 so expressos em determinar que o prazo para apresentar impugnao de dois dias teis antes da data fixada para a abertura da sesso pblica.

Forma de contagem do prazo para apresentao da Impugnao


O artigo 110 da Lei Federal 8.666/93, que se aplica subsidiariamente Lei do Prego, determina que na contagem dos prazos estabelecidos nesta Lei, excluirse- o dia do incio e incluir-se- o do vencimento, e considerar-se-o os dias consecutivos, exceto quando for explicitamente disposto em contrrio.
Pargrafo nico. S se iniciam e vencem os prazos referidos neste artigo em dia de expediente no rgo ou na entidade.

Quadro demonstrativo
10/06/08 Hoje Data da abertura da sesso pblica do prego. 09/06/08 Segunda-feira Um dia til antes da data de recebimento das propostas 06/06/08 Sexta-feira Dois dias teis antes da data de recebimento das propostas Segundo dia anterior

Dia do incio

Primeiro dia anterior

No computado Art. 110

computado Art. 110

computado o dia do vencimento Art. 110


PRAZO FATAL PARA PROTOCOLO DA IMPUGNAO

Decreto Federal 3.555/00


Art. 12. (...)

1 Caber ao pregoeiro decidir sobre a petio no prazo de 24 (vinte e quatro) horas. 2 Acolhida a petio contra o ato convocatrio, ser designada nova data para a realizao do certame.

Decreto Federal 5.450/05


Art. 18. (...)

1 Caber ao pregoeiro, auxiliado pelo setor responsvel pela elaborao do edital, decidir sobre a impugnao no prazo de at 24 (vinte e quatro) horas.
2 Acolhida a impugnao contra o ato convocatrio, ser definida e publicada nova data para realizao do certame.

Decreto Federal 5.450/05

Art. 19. Os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatrio devero ser enviados ao pregoeiro, at trs dias teis anteriores data fixada para abertura da sesso pblica, exclusivamente por meio eletrnico via internet, no endereo indicado no edital.

Decreto Federal 5.450/05

Art. 20. Qualquer modificao no edital exige divulgao pelo mesmo instrumento de publicao em que se deu o texto original, reabrindo-se quando, o prazo inicialmente a estabelecido, exceto inquestionavelmente,

alterao no afetar a formulao das propostas.

Procedimento no recebimento de

impugnao

a) Cabe ao pregoeiro decidir no prazo de 24hs.

Se houver vrias impugnaes, a Administrao ter prazos distintos para responder.


Entretanto, se no houver condies de decidir no prazo legal o pregoeiro deve remarcar a sesso pblica do prego.

7. A Polmica Questo do Lance Mnimo


Existem duas correntes juridicamente sustentveis acerca da aceitabilidade, ou no, do lance mnimo.

A primeira delas entende que o Administrador Pblico s pode fazer aquilo que a Lei autoriza e se no houver previso no decreto regulamentar, no h como incluir no edital referida obrigao, exceto se houver previso expressa em decreto. Nesse sentido temos:

Prof. Celso Antnio Bandeira de Mello: O princpio da legalidade, no Brasil, significa que a Administrao nada pode fazer seno o que a lei determina. Ao contrrio dos particulares, os quais podem fazer tudo o que a lei no probe, a Administrao s pode fazer o que a lei antecipadamente autorize. Grifo nosso. (MELLO, Celso Antnio Bandeira de Mello, Curso de Direito Administrativo, 22 Edio, Ed. Malheiros, pg. 102)

Prof. Jos Afonso da Silva: O princpio da legalidade nota essencial do Estado de Direito. , tambm, por conseguinte, um princpio basilar do Estado Democrtico de Direito ... . nesse sentido que se deve entender a assertiva de que o Estado, ou o Poder Pblico, ou os administradores no podem exigir qualquer ao, nem impor qualquer absteno, nem mandar tampouco proibir nada aos administrados, seno em virtude de lei. (Curso de Direito Constitucional Positivo. 18 edio, pgina 423)

Por outro lado, a segunda corrente entende que h a possibilidade de se incluir no edital lance mnimo, com o fundamento na prpria essncia da modalidade prego, que preza pela celeridade do procedimento.
Cabe ponderar que independentemente da corrente seguida, o valor do lance mnimo deve ser razovel e proporcional, sob pena de tornar-se invlido por ferir os Princpios da Razoabilidade e Proporcionalidade.

Por fim, outro aspecto passvel de ser discutido se refere legalidade da exigncia de aplicao de lance mnimo no ltimo lance do licitante. Isso porque, pode um licitante ter interesse em dar lance menor que o ltimo ofertado, contudo no ter condies de faz-lo com a restrio do valor mnimo.

You might also like