You are on page 1of 12

EMPREENDER COLETIVAMENTE

Organizaes Associativas

Empreender Coletivamente
Desenvolver em grupo atividades de produo, compras e vendas de bens ou servios, dividindo as tarefas, os ganhos e prejuzos.
Formas associativas Grupos Organizados Associaes Cooperativas

Empreender Coletivamente

Os Grupos surgem quando h dificuldades em resolver tarefas coletivas. Compartilham finalidades e padres de ao comuns. Trabalham para manter a unio e para a resoluo de problemas. Interdependncia dos indivduos mantm o grupo.

Empreender Coletivamente

Os grupos de trabalho so arranjos voluntrios de pessoas que tem interesse em resolver problemas, dividir tarefas, diminuir despesas, complementar recursos, facilitar a comercializao de produtos e o acesso a novos mercados.

Empreender Coletivamente
Grupo Organizado - a unio de pessoas com interesses e
objetivos comuns, sem fins econmicos(sem registro). -Tem o objetivo de prestar apoio e servios as pessoas do grupo, bem como promover a defesa de seus interesses. -No h limites do nmero de pessoas. -No h formao do capital. -A comercializao dos produtos feita diretamente pelas pessoas com o apoio do Grupo.

Empreender Coletivamente
Associao
- uma unio de pessoas, registrada em cartrio, para fins no economicos. -Tem a finalidade de prestar servios, bem como promover a defesa de seus interesses. -No h limites do nmero de pessoas. -No h formao do capital. -A comercializao dos produtos feita diretamente pelos associados com o apoio e assessoramento da associao. - registrada no Cartrio Civil, Receita Federal, Prefeitura, INSS e Posto Fiscal

Empreender Coletivamente
Cooperativa
-Sociedade simples de fins econmicos. -Tem objetivo de prestar servios , bem como promover a produo, compra e venda comum. -Recomenda-se inicialmente o mnimo de 20 pessoas. -A formao do capital atravs das quotas-partes dos cooperados. -Comercializao dos produtos dos cooperados feita pela cooperativa. -Registro na Junta Comercial Receita Federal, Prefeitura, INSS e Posto Fiscal.

Empreender Coletivamente
VANTAGENS
Reduo dos custos de produo e das despesas com transporte. Maior capacidade de negociao com os fornecedores. Diminuio das perdas e do tempo das atividades operacionais. Uso comum dos equipamentos e ferramentas de trabalho.

Empreender Coletivamente
VANTAGENS

Facilidade de acesso a novos mercados. Melhoria da capacidade tecnologica quando as habilidades e competencias so compartilhadas entre as pessoas do grupo. Facilidade de apoio e assistencia tcnica. Facilidade de padronizao, agregando valor ao produto. Aumento da rentabilidade LUCRO

Empreender Coletivamente
PRINCIPAIS CAUSAS PARA O SUCESSO

Interesses e objetivos comuns. Confiana entre os associados e na coordenao. Comprometimento de todos. Projeto produtivo vivel tecnica e economicamente. Perseverana e otimismo.

Empreender Coletivamente
PRINCIPAIS CAUSAS DO INSUCESSO

Falta de confiana na coordenao e no grupo Falha na diviso de tarefas Falha no compartilhamento de recursos, equipamentos e ferramentas de trabalho Ausncia de cooperao entre os associados

Empreender Coletivamente
FRAGILIDADES

Dificuldades em tratar com pessoas com caractersticas, personalidades e gostos diferentes. Pouca experiencia em atividades e projetos(produtivos) coletivos. Dificuldades em dividir lucros e prejuzos

You might also like