You are on page 1of 59

DISCIPLINA: FISIOPATOLGIA I DOCENTE: VALDIRENE LEO

ALESSANDRA OLIVEIRA
CLAUDINIA MARQUES DJACI GOMES ELISNGELA SOUZA

Chamamos de hepatite toda inflamao no fgado. Com a inflamao, so destrudas clulas do fgado, com diversas consequncias ao organismo.

Fgado normal

Fgado com hepatite

Podem ser causadas por:


Infeces (vrus, bactrias); o lcool; o Medicamentos; o Drogas; o Doenas hereditrias (depsitos anormais de ferro, cobre); o Doenas auto-imunes.
o

So doenas causadas por diferentes agentes etiolgicos, de distribuio universal, que tm em comum o hepatotropismo. Podem ser agrupadas de acordo com a maneira preferencial de transmisso:
Em fecal-oral (vrus A e E); o Parenteral (vrus B,C,D); o Vrus que j foram caracterizados sete tipos de vrus: A, B, C, D, E, G e TT, que tm em comum o hepatotropismo.
o

Os vrus A, B, e C so os responsveis pela grande maioria das formas agudas da infeco; A distribuio das hepatites virais universal, sendo que a magnitude dos diferentes tipos varia de regio para regio;

Tendo grande importncia pelo nmero de indivduos atingidos e pela possibilidade de complicaes das formas agudas e crnicas; Os exames especficos para o diagnstico do tipo de infeco so os exames sorolgicos e os de biologia molecular;

o
o

Doena infecciosa viral;


Causada pelo vrus A (HAV) de RNA ;

o o

famlia Picornaviridae; hepatite infecciosa, hepatite epidmica, ou hepatite de perodo de incubao curto; Perodo de incubao, intervalo entre a exposio efetiva do indivduo suscetvel ao vrus e o incio dos sinais e sintomas clnicos da infeco, varia de 15 a 50 dias (mdia de 30 dias).

A principal via de contgio a fecal-oral:


por contato inter-humano ou por gua e alimentos contaminados.

Disseminao est relacionada s condies:


saneamento bsico; nvel socioeconmico da populao; grau de educao sanitria; condies de higiene da populao.

A transmisso poder ocorrer 15 dias antes dos sintomas at sete dias aps o incio da ictercia.

Nuseas, febre, falta de apetite, fadiga, diarria e ictercia so os sintomas mais comuns que, consoante a reao do organismo, podem manifestar-se durante um ms. A gravidade do quadro clnico est diretamente ligada idade do paciente.
Ictercia : < 10% das crianas com idade inferior a seis anos; 40- 50% daquelas com mais idade e em 70-80% dos adultos; mas pessoas idosas a doena pode tomar formas mais graves.

Mas 90% dos casos de hepatite A aguda so assintomticos.

A doena pode ocorrer de forma espordica ou em surto, e devido a maioria dos casos ocorrer de forma assintomtica. Nos pacientes sintomticos, o perodo de doena se caracteriza pela presena de colria, hipocalia fecal e ictercia. O diagnostico especifico de hepatite A aguda realizado por meio de deteco de anticorpos antiHAV da classe IgM. Em surtos, pode se confirmar a hepatite A tambm por vinculo epidemiolgico.

Trata-se, essencialmente, com repouso, durante a fase aguda, at que os valores das anlises hepticas voltem ao normal e a maioria das pessoas restabelece-se completamente em cinco semanas. A alimentao deve ser equilibrada, rica em protenas e com baixo teor de gorduras. Nos casos em que surjam diarria e vmitos, para evitar a desidratao, devem beber-se muitos lquidos, entre os quais no se inclui o lcool, j que este, mesmo em pequena quantidade, agrava a leso do fgado.

Em termos individuais:

manter hbitos de higiene elementares; lavar-se muito bem as mos; antes de cozinhar ou comer, e deve-se evitar beber gua ou gelo de origem duvidosa.

Em termos coletivos:

melhoria das condies sanitrias e na educao.

A vacina de vrus inativado contra a hepatite A est disponvel nos Centros de Referncia de Imunobiolgicos Especiais (CRIE)/SUS para as seguintes situaes:
pessoas com hepatopatias crnicas, suscetveis hepatite A; receptores de transplantes alognicos ou autlogos, aps transplante de medula ssea; candidatos a receber transplantes autlogos de medula ssea, antes da coleta, e doadores de transplante alognico de medula ssea; doenas que indicam esplenectomia.

A imunizao contra a hepatite A realizada em duas doses, com intervalo mde 30 dias entre elas.

Doena infecciosa viral, contagiosa, causada pelo vrus da hepatite B (HBV), conhecida anteriormente como soro-homloga. O agente etiolgico um vrus DNA, hepatovrus da famlia Hepadnaviridae, podendo apresentar-se como infeco assintomtica ou sintomtica. Em pessoas adultas infectadas com o HBV, 90 a 95% se curam; 5 a 10% permanecem com o vrus por mais de seis meses, evoluindo para a forma crnica da doena.

o
o o

o o

Identificado em 1964, por Blunberg. Famlia Hepadnaviridae; Gnero Hepadnavrus (vrus hepatotrpico de DNA) Possui transcriptase reversa; Genoma constitudo por 3200 nucletidos, em cadeia dupla, uma longa e uma curta, tendo esta ltima um comprimento varivel. Perodo de incubao 45 180 dias (mdia de 60 90 dias);

A partcula vrica infecciosa ou virio do VHB, denominada partcula Dane, revela uma estrutura interna ou core (AgHBc), e um invlucro externo (AgHBe), com um dimetro de 42 nm. Os viries purificados possuem a protena HBc, que se vai agregar, dando origem estrutura interna ou core.

Relaes sexuais desprotegidas

Intervenes odontolgicas e cirrgicas.


Uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas ou outros equipamentos; Transfuso de contaminados; sangue e derivados

Transmisso vertical (me/filho); Aleitamento materno; Acidentes perfuro cortantes.

AGUDA

CRNICA

Prodmica ou pr-ictercia febre, astenia, dores musculares ou articulares e sintomas digestivos. Com evoluo de aproximadamente 4 semanas. Ictercia abrandamento dos sintomas digestivos e do surgimento da ictercia que pode ser de intensidade varivel precedida de colria. Hipocolia e as vezes prurido. Convalescncia Desaparece a ictercia e retorno da sensao de bem estar.

Quando a reao inflamatria do fgado nos casos agudos sintomticos ou assintomticos persiste por mais de seis meses, considerando que a infeco evoluiu para forma crnica. Os sintomas quando presentes so inespecficos, predominando fadiga, mal estar e sintomas digestivos. Aps anos de evoluo pode aparecer cirrose, ictercia, edema, ascite, varizes de esfago e alteraes hematolgicas.

A OMS calculava, em 1992, que mais de um tero da humanidade apresentava marcadores da infeco pelo VHB e que existiriam cerca de 350 milhes de portadores crnicos do vrus, dos quais cerca de 65 milhes faleceriam em consequncia da infeco (Castro, 1999). A distribuio do vrus muito desigual podendo considerar-se trs nveis diferentes de endemia

A confirmao diagnstica feita por exames de sangue, onde so detectados anticorpos ou partculas do vrus da hepatite B. O exame central no diagnstico da hepatite B crnica o chamado antgeno de superfcie do vrus B (HBsAg), que quando reagente (positivo) indica a presena do vrus e possibilidade de transmisso. A quantificao do vrus (HBV-DNA quantitativo, tambm chamado PCR quantitativo), realizada tambm por exame de sangue, usada para confirmao da atividade do vrus e fundamental na definio da necessidade e monitorizao do tratamento; A bipsia heptica (retirada de pequeno fragmento do fgado com uma agulha fina para anlise microscpica) pode ser necessria para avaliar o grau de comprometimento do fgado e a necessidade de tratamento.

A hepatite B, aguda:
tratada com repouso e aconselha-se o doente a no consumir bebidas alcolicas e alimentos ou medicamentos que possam ser txicos para o fgado.

A hepatite crnica B:
o

Necessitam tratamento para evitar a evoluo da doena Os tratamentos podem ser divididos em dois grupos: Interferon e pelo interferon peguilado injetvel por via subcutnea. Formado pelas medicaes de uso oral. Os interferons, tem a vantagem de ser a nica opo com prazo definido de tratamento, geralmente cerca de um ano.

1. 2.

Entretanto, a quantidade de pacientes com resposta ao uso do interferon na hepatite B reduzido, geralmente abaixo de 15-20%. Alm disso, os efeitos adversos restringem o uso do interferon a casos selecionados com maior chance de resposta

Existem dois tipos de vacina da hepatite B, cada uma adsorvida a um adjuvante de hidrxido de alumnio e contendo 20 microgramas por mililitro de antignio de superfcie de hepatite B.

(H-B-Vax. Merck, Sharp e Dohme) preparao inactiva derivada do plasma humano de dadores saudveis que tm antigenemia da hepatite B (Engerix B, Smith, Cline e French) derivado de uma tcnica que recombina DNA para produzir antignio de superfcie da hepatite B em clulas fngicas

vacina contra a hepatite B que pode ser tomada por todas as pessoas, porm, no possui qualquer efeito em quem j est infectado pelo vrus. composta por trs doses que so administradas atravs de injees intramusculares e registra uma eficcia de 95%

Esquema de imunizao para a vacina da hepatite B


Primeira dose
Intervalo de 1 ms ->

Segunda dose
Intervalo de 5 meses ->

Terceira dose

Evitar o contacto com sangue. No partilhar objetos cortantes e perfurantes. Usar sempre preservativo nas relaes sexuais; instrumentos utilizados estivere adequadamente esterilizados (tatuagens, piercings , acupuntura)

Causada pelo vrus da hepatite C (HCV) Identificado em 1989 Famlia: Flaviviridae Gnero: Hepacivirus Genoma de RNA de fita simples

6 gentipos que se dividem em subtipos.


Alta cronicidade;

Perodo de incubao -varia de 15 a 150 dias;


Doena aguda branda (<20%) Infeco crnica 55%-85%

Transmite-se, principalmente, por via sangunea;

Usurios de drogas injetveis Transfuso ou transplante de doador infectado Hemodilise; Acupuntura, piercings, tatuagem, droga inalada, manicures, barbearia, instrumentos cirrgicos; Relacionamento sexual Transmisso vertical; Acidente ocupacional;

Em cerca de 1/3 dos casos no possvel determinar a origem do contagio.

Altamente eficiente: Contaminao da parafernlia, no apenas agulhas e seringas.


4x mais comum do que HIV.

Ocorre apenas de mulheres que so HCV RNA positiva no parto:

mdia de infeco de 6%; mais elevado (17%) se a mulher coinfectada com HIV.

Nenhuma associao com o tipo de parto. Infantes infectados tem bom prognstico:

-hepatite grave raro.

Alcoolismo;

Idade > 40 anos no momento da infeco;


Co-infeco com HIV;

Outros: -sexo masculino; -Co-infeco com hepatite B crnica

Testes sorolgicos: ELISA 1 2 3 ELISA 3 tem sensibilidade e especificidades superiores a 95% (com valor

preditivo positivo superior a 95%);

Deteco do RNA do vrus no sangue:encontrado em 7 a 21 dias aps a infeco. PCR qualitativo o mais sensvel; PCR quantitativo menos sensvel (mas informa uma estimativa da quantidade do vrus circulante); Bipsia -necessria para avaliar o grau de inflamao e fibrose (formao de cicatrizes); Genotipagem- importante na tomada de decises quanto ao tratamento.

No h indicao de tratamento para a infeco aguda; Para a hepatite C crnica drogas antivirais esto disponveis: tratamento pode durar 1 ano ou mais; cerca de 50% dos pacientes eliminam o vrus

Tem como objetivo evitar a progresso da infeco para cirrose e falncia heptica

O tratamento feito com 2 drogas: Ribavarina + interferon peguilado.

Transplante heptico.

Anti HCV e RNA viral positivo.

Biopsia heptica demonstrando fibrose, inflamao e necrose.

Tratamento no realizado em pacientes com: Ingesto habitual de lcool, Utilizao de drogas ilcitas nos ltimos 6 meses, Portadores de hepatocarcinoma.

Fatores preditivos de resposta favorvel: gentipos 2 ou 3; carga viral baixa; sexo feminino; idade <40 anos; baixo grau de fibrose heptica

Preveno primria
Triagem em bancos de sangue e centrais de doao de smen para garantir a distribuio de material biolgico no infectado; cumprimento das prticas de controle de infeco em hospitais, laboratrios, consultrios dentrios, servios de hemodilise. Uso de preservativos;

Uso de luvas ao manusear sangue e derivados;


No compartilhar instrumentos cortantes ou objetos que possam carrear sangue

Preveno secundria

Tratamento dos indivduos infectados, quando indicado; abstinncia ou diminuio do uso de lcool. No exposio a outras substncias hepatotxicas.

Descrito pela primeira vez em 1977.

Necessita do vrus B, para que ocorra infeco. Gnero: Deltavrus. Agente subviral.

Genoma ed RNA circular de fita simples . Envelope lipdico contendo HBsAg

Os modos de transmisso so os mesmos do HBV;


Por relaes sexuais;

Ao compartilhar outros objetos que furam ou cortam;


Da me infectada para o filho;
intervenes odontolgicas e cirrgicas;

AGUDA

SINTOMAS

Dependendo em parte do momento de aquisio do vrus delta, se conjuntamente (co-infeco) com o HBV ou em j portadores crnicos deste vrus (superinfeco).
Co-infeco do vrus D com o vrus B em indivduos normais: ocorre quando o indivduo adquire simultaneamente os vrus B e D.

A hepatite D aguda revela-se aps um perodo de incubao de trs a sete semanas Fadiga, letargia, anorexia, nuseas durante 3 a 7 dias aps o perodo de incubao; depois surgem ictercia, urina escura e fezes claras.

Superinfeco pelo vrus D em portadores (sintomticos ou assintomticos) do vrus B: ocorre quando o indivduo previamente infectado pelo vrus B, que evoluiu para a cronicidade, contaminado pelo vrus D.

O prognstico mais grave, podendo haver dano heptico severo, ocasionando formas fulminantes de hepatite ou evoluo rpida e progressiva para a cirrose.

CRNICA
Pode ocorrer evoluo para a cronicidade em at 79,9% dos casos de superinfeco. Com isso, h agravamento das manifestaes clnicas e dos quadros bioqumico e histolgico.

A infeco crnica delta semelhante s de outras hepatites crnicas. A cirrose mais freqente neste tipo de hepatite do que nos portadores de hepatite B isolada.

Os anticorpos anti-VHD desenvolvem-se tarde, na fase aguda. Na superinfeco, o VHB j se encontra no organismo antes da fase aguda, surgem anticorpos contra o VHD das classes IgM e IgG, sendo que estes ltimos persistem por tempo indefinido O diagnostico ocorre pela sorologia anti-HDV (IgM para infeces agudas ou crnicas ativas e IgG para as crnicas - o anticorpo IgG no protetor); identificao do antgeno HDV no soro ou na bipsia heptica (pela imunohistoqumica) ou por PCR;

o PCR mostra que h replicao (multiplicao) em virtualmente todos os pacientes com vrus D;

Alfa interferon Beta interferon

Como o tratamento pode levar a piora em pacientes cirrticos, mesmo com doena compensada, recomenda-se o transplante heptico. Infelizmente, a recidiva da doena no rgo transplantado alta.

Mesma que a Hepatite B Vacina No compartilhar seringas...

Usar preservativo em todas as relaes sexuais

Descrito pela primeira vez em 1990


Gnero Calicivrus Genoma de RNA de fita simples Mais comum em locais com climas quentes do que temperados .

Caractersticas da infeco pelo HEV

Perodo de incubao 15 60 dias.

ndice de fatalidade: 1 3%, em gestantes 15% a 25%. Gravidade da doena aumenta com a idade; No crnifica.

A hepatite pelo HEV ocorre tanto sob a forma epidmica, como de forma espordica, em reas endmicas de pases em desenvolvimento; A via de transmisso fecal-oral favorece a disseminao da infeco nos pases em desenvolvimento.

A transmisso interpessoal no comum; Em alguns casos os fatores de risco no so identificados.

Os sintomas tpicos, entre os jovens e os adultos, dos 15 aos 40 anos, so:


Ictercia falta de apetite; Nuseas; Vmitos; Febre; dores abdominais; Aumento do volume do fgado; Mal-estar geral.

As crianas, geralmente, no apresentam quaisquer sintomas.

A doena diagnosticada quando se detectam anticorpos IgM anti-VHE, aps anlises bioqumicas s enzimas hepticas. durante o perodo de incubao e no incio da fase aguda que o nmero de vrus no organismo atinge o seu mximo, acontecendo o mesmo com a quantidade que libertada nas fezes; nesta altura possvel encontrar os antgenos virais nas clulas do fgado e concluir, sem sombra de dvida, que a pessoa em causa est infectada.

Os anticorpos contra o VHE (classes IgM e IgG) desenvolvem-se quando os sintomas aparecem, s vezes, mesmo antes da ictercia. Os IgM anti-VHE precedem os IgG anti-VHE por alguns dias, podendo o vrus continuar presente depois do aparecimento dos anticorpos. Os anticorpos da classe IgM desaparecem durante a primeira fase da recuperao, enquanto os da classe IgG persistem por perodos muito mais longos, at 14 anos, servindo de proteco contra infeces subsequentes.

Repouso Dieta
A maioria dos casos evolui para a cura, sendo necessria a hospitalizao dos casos mais graves, os quais so mais freqentes entre gestantes. Quadro clnico assintomtico comum especialmente em crianas. Assim como na hepatite A, admite-se que no existem formas crnicas de hepatite E.

Ainda no existe uma vacina para a doena e, por isso, as medidas de preveno incluem cuidados de higiene redobrados quando se viaja para zonas onde a doena comum; Higiene, ter em ateno o estado da gua da rede pblica, beber sempre gua engarrafada Inclui a melhoria das condies de saneamento bsico e medidas educacionais de higiene.

Nos pacientes co-infectados ocorre acelerao do acometimento heptico, observa-se piores taxas de resposta ao tratamento das hepatites e interaes entre os medicamentos para HIV e o VHC potencialmente graves, alm de ndices maiores de recidiva.

Pacientes com HIV s podem ser tratados se estiverem em bom estado clnico e imunolgico.

Hepatites virais : o Brasil est atento / Ministrio da Sade, Secretaria de Vigilncia em Sade, Departamento de Vigilncia Epidemiolgica. Braslia : Ministrio da Sade, 2005. A, B, C, D, E de hepatites para comunicadores / Ministrio da Sade, Secretaria de Vigilncia em Sade, departamento de Vigilncia Epidemiolgica. Braslia : Ministrio da Sade, 2005. 24 p. (Srie F. Comunicao e Educao em Sade) http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?227 ; http://www.roche.pt/hepatites/hepatitea/diagnostic o.cfm ; http://www.hepcentro.com.br/hepatite_c.htm;

You might also like