You are on page 1of 25

AS GUAS OCENICAS

POR: RENATA VIRGLIO E RODOLFO ROCHA PROFESSORES DE GEOGRAFIA

OCEANOS

Enormes massas de gua salgada que cobrem a maior parte da superfcie do planeta (71%). So eles: Pacfico (o mais extenso), Atlntico, ndico, glacial Antrtico e glacial rtico. Todos esto interligados.

De onde vem o sal da gua dos oceanos?

Durante milhes de anos, a chuva tem formado cursos de gua que vm dissolvendo lentamente as rochas nas quais havia sal em abundncia. Esses cursos de gua formavam rios; como todos os rios correm para o mar, este acabou ficando com grande parte do sal encontrado na natureza. O acumulo de gua nos oceanos dissolvem tambm as rochas do fundo do mar ricas em sais minerais.

Os mares
So

determinadas pores do oceano que se encontram mais prximas aos continentes, ou mesmo no interior deles. Existem trs tipos de mares:

Os mares abertos ou costeiros que possuem ampla comunicao com os oceanos. O mar das Antilhas, na Amrica Central um exemplo. Os mares interiores ou continentais, que possuem uma comunicao estreita com o oceano. o caso do mar Mediterrneo e do mar Bltico, ambos situados na Europa. Os mares fechados ou isolados, que no possuem comunicao com os oceanos. O mar Cspio e o mar Aral, ambos na sia so exemplos.

SALINIDADE

SALINIDADE: A QUANTIDADE DE SAIS MINERAIS PRESENTE NA GUA, SEJA ELA DE RIOS, LAGOS OU OCEANOS. A SALINIDADE DA GUA PROVINIENTE DAS ROCHAS DO FUNDO OCENICO, DOS SOLOS E DAS ROCHAS DOS CONTINENTES. A SALINIDADE DA GUA DETERMINADA PRINCIPALMENTE PELA EVAPORAO DAS GUAS.

TEMPERATURA

A TEMPERATURA DAS GUAS DETERMINADA PRINCIPALMENTE POR DOIS FATORES: LATITUDE: AS GUAS OCENICAS SO MAIS QUENTES PRXIMAS AS BAIXAS LATITUDES(PRXIMO A LINHA DO EQUADOR). PROFUNDIDADE: A PROPORO QUE AUMENTA A PROFUNDIDADE, A INTENSIDADE DOS RAIOS SOLARES DIMINUEM E A TEMPERATURA FICA MENOR.

Por que alguns lagos tem gua salgada?

Em certos perodos, ao longo de bilhes de anos de existncia da Terra, o nvel dos oceanos se elevou acima de um ou outro continente, cobrindo pores de terra. Posteriormente, o mar recua, deixando parte de suas guas acumuladas em reas baixas. Formam-se os lagos salgados, que podem tambm ser chamados de mar. o caso do mar Morto e o mar Aral, na sia; e o mar Cspio, entre a Europa e a sia.

Movimento das guas ocenicas

As guas marinhas realizam vrios deslocamentos que contribuem para a transformao das paisagens litorneas da Terra.

O vento que sopra na superfcie dos oceanos leva a gua a realizar movimentos chamados ONDAS. As ondas so maiores em litorais de mar aberto e menores em baas e enseadas.

Ondas

MARS

As mars so movimentos dirios de subida e descida das guas do mar. provocado pela fora de atrao que o Sol e a Lua exercem sobre a Terra. A mar alta ou preamar o nvel mximo que a gua do mar atinge. A mar baixa ou baixa-mar o nvel mnimo que a gua do mar alcana.

Assim como a Terra atrai a Lua, fazendo-a girar ao seu redor, a Lua tambm atrai a Terra, s que de um jeito mais sutil. O puxo gravitacional de nosso satlite tem pouco efeito sobre os continentes, que so slidos, mas afeta consideravelmente a superfcie dos oceanos devido fluidez, com grande liberdade de movimento, da gua. A elevao do nvel das guas do mar denomina-se fluxo ou cheia. O abaixamento do nvel do mar denomina-se refluxo ou vazante.

Correntes martimas da Terra

So pores de gua (de oceanos e mares) que se deslocam em vrias direes, percorrendo determinadas trajetrias. Essas correntes pouco se misturam com as guas por onde passam, mantendo suas caractersticas de cor, temperatura e salinidade.

Correntes quentes: formam-se na zona intertropical, prximo linha do Equador, e movimentam-se em direo s zonas polares.

Correntes frias: formam-se nas zonas polares e movimentam-se em direo regio equatorial.

OCEANOS E MARES: FONTES DE ALIMENTOS

EXISTE UM CICLO DE VIDA QUE COMEA COM OS PLNCTONS QUE SO A BASE DA ALIMENTAO DE PEIXES E OUTROS ANIMAIS MARINHOS. E ONDE TEM FATURA DE PLNCTON EXISTE FARTURA DE PEIXE E ONDE TEM FARTURA DE PEIXES, EXISTEM PESCADORES.

POLUIO DAS GUAS OCENICAS

A POLUIO DAS GUAS DOS OCEANOS SO PROVENIENTES PRINCIPALMENTE DE: ESGOTO DOMSTICO AGROTXICO DAS LAVOURAS DETRITOS INDUSTRIAS LIXO URBANO PETRLEO

You might also like