You are on page 1of 10

Unidade VI Escriturao Contbil e Livros Contbeis

Curso: Cincias Contbeis Disciplina: Contabilidade Geral 1 Prof. Artur Freitas

Escriturao Contbil, Livros Contbeis.


Escriturao Contbil o ato de se registrar nos livros da empresa as movimentaes ocorridas em seu patrimnio. Escriturao o conjunto de lanamentos das operaes da empresa em ordem cronolgica. A escriturao contbil efetuada em obedincia ao art. 177 da Lei n 6.404/76, conforme segue: Art. 177. A escriturao da companhia ser mantida em registro permanente, com obedincia aos preceitos da legislao comercial e desta lei e aos princpios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar mtodos ou critrios contbeis uniformes no tempo e registrar as mutaes patrimoniais segundo o regime de competncia. Os procedimentos de escriturao so simples, todavia se no houver uma organizao e controle por parte dos responsveis pela Contabilidade da empresa, as informaes geradas no atingiro os objetivos esperados. A escriturao requer ateno especial do contador em relao veracidade da documentao suporte, e posteriormente, sua organizao. Ao executar os registros deve-se ter em mente as possveis informaes a serem geradas, bem como a correlao entre os fatos que esto sendo registrados e o histrico dos lanamentos. Um sistema de registro devidamente organizado e sustentado por um plano de contas estruturado de acordo com as reas de deciso da empresa representam um passo importante rumo a gerao de informaes contbeis com a qualidade requerida pelos usurios.
2

Livros de Escriturao
Em se tratando especificamente de Sociedade Empresria, todas esto obrigadas a manter Livros de Escriturao e para utiliz-los devem levar em considerao sua forma de constituio, ramo de atividade, forma de tributao, como tambm as particularidades impostas pelos rgos Estaduais ou Municipais onde as mesmas esto instaladas. Segundo sua natureza, os livros de escriturao so classificados em: 1. Obrigatrios; 2. Especiais; 3. Fiscais; e 4. Facultativos. De acordo com o art. 1.179 do novo Cdigo Civil, o empresrio e a sociedade empresria so obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou no, com base na escriturao uniforme de seus livros, em correspondncia com a documentao respectiva, e a levantar anualmente o balano patrimonial.

A correspondncia entre os valores constantes dos livros e a documentao suporte um requisito fundamental da Contabilidade, conforme determina a conveno da Objetividade. A documentao, alm de servir como base para o registro, deve ser organizada a fim de facilitar o trabalho de reviso em caso de auditoria ou outra anlise qualquer. Conforme dispe o art. 1.180 do novo Cdigo Civil, alm dos demais livros exigidos por lei, indispensvel o Dirio, que pode ser substitudo por fichas no caso de escriturao mecanizada ou eletrnica. Pargrafo nico. A adoo de fichas no dispensa o uso de livro apropriado para o lanamento do balano patrimonial. 1. Livros Obrigatrios para as Sociedades Empresrias: a) Exigidos pela legislao comercial (para todos os tipos de sociedade): Livro Razo; e Livro Dirio. b) Especficos para as Sociedades Annimas (Livros Sociais):

os mais importantes so: Livro de Registro de Aes Nominativas; Livro de Transferncia de Aes Nominativas; Livro de Atas das Assembleias Gerais; e Livro de Presena de Acionistas. c) Livros Especiais para a Sociedade Empresria Limitada: Livro de Atas da Administrao; Livro de Atas da Assembleia ou Livro de Atas de Reunio, conforme o caso; Livro de Atas e Pareceres do Conselho Fiscal, caso a sociedade opte por ter Conselho Fiscal. 2. Livros Fiscais: Os mais importantes so: Livro de Apurao do Lucro Real (LALUR); Livro de Apurao do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados); Registro de Entrada de Mercadorias e ou Servios - ICMS; Livro de Registro de Sada de Mercadorias e ou Servios - ICMS; Livro de Registro de Apurao do ICMS; Livro de Inventrio de Estoque de Mercadorias; Livro de Termo de Ocorrncias e Impresso de Documentos Fiscais; Livro de Registros de Empregados ou Fichas conforme o caso;

Livro de Movimentao de Combustveis a ser escriturado diariamente pelo posto revendedor; Livro de Registro de Prestao de Servios; e Livro de Registro de Inspeo de Trabalho. 3. Livros Facultativos: Livro Caixa; e outros de interesse da sociedade. Notas: a) A legislao do Imposto de Renda em vigor tem dispensado a escriturao comercial para empresas optantes pelo Simples ou pela tributao com base no Lucro Presumido, desde que seja escriturado o Livro Caixa que contenha toda a movimentao financeira da empresa, inclusive bancria. Todavia, para fins de controle contbil deve-se observar a legislao vigente; b) No caso de pessoa fsica equiparada pessoa jurdica pela prtica de operaes imobilirias de que tratam os arts. 151 a 153 do RIR (Regulamento do Imposto de Renda), a autenticao do livro para registro permanente de estoque ser efetuada pelo rgo da Secretaria da Receita Federal; (art. 260, 4, Decreto n 3.000/99)
6

c) A pessoa jurdica obrigada a conservar em ordem, enquanto no prescritas eventuais aes que lhes sejam pertinentes, os livros, documentos e papis relativos sua atividade, ou que se refiram a atos ou operaes que modifiquem ou possam vir a modificar sua situao patrimonial; (art. 264, Decreto n 3.000/99) e d) Ocorrendo extravio, deteriorao ou destruio de livros, fichas, documentos ou papis de interesse da escriturao, a pessoa jurdica far publicar, em jornal de grande circulao do local de seu estabelecimento, aviso concernente ao fato e deste dar minuciosa informao, dentro de quarenta e oito horas, ao rgo competente do Registro do Comrcio, remetendo cpia da comunicao ao rgo da Secretaria da Receita Federal de sua jurisdio (art. 264, Decreto n 3.000/99). Dentre os diversos livros de escriturao enunciados neste tpico, nos deteremos na apresentao de maiores detalhes sobre o Livro Dirio e o Razo.

Livro Dirio
Livro de escriturao obrigatrio, onde devem ser lanados, dia-a-dia, diretamente ou por reproduo, as operaes da atividade mercantil que modifiquem ou possam vir a modificar a situao patrimonial da entidade.
7

o Livro Dirio pode ser elaborado em forma de fichas soltas ou formulrio contnuo. O Decreto-lei n 486, de 3 de maro de 1.969, estipula as seguintes normas para a escriturao do dirio: a) o comerciante que empregar escriturao mecanizada poder substituir o dirio e os livros facultativos ou auxiliares por fichas seguidamente numeradas, mecnica ou tipograficamente; b) os livros ou fichas do dirio devero conter termos de abertura e encerramento e ser submetidos autenticao do rgo competente do registro do comrcio; e c) ser admitida a escriturao resumida do dirio, por totais que no excedam o perodo de um ms, relativamente s contas cujas operaes sejam numerosas ou realizadas fora da sede do estabelecimento, desde que utilizados livros auxiliares para registro individual e conservados os documentos que permitam sua perfeita verificao.

o Livro Dirio pode conter diversas outras informaes, porm, algumas - imprescindveis, como destacado a seguir:

CONTA

DATA

HISTRICO

DBITO

CRDITO

Livro Razo
Representa um dos mais importantes instrumentos de registro das operaes da empresa, permitindo a classificao dos fatos de acordo com sua natureza, envolvendo elementos patrimoniais e de resultado. O razo pode ser escriturado em forma de livro, fichas soltas ou formulrio contnuo. A classificao dos fatos contbeis ocorridos feita mediante registro em contas que podem ser agrupadas de acordo com sua natureza em patrimoniais e de resultado e em analticas e sintticas. No que se refere s contas patrimoniais e de resultado, o assunto j foi explanado por ocasio das discusses sobre esttica e dinmica patrimonial.

A classificao em analtica e sinttica importante porque permite visualizar a composio das contas de uma mesma natureza dentro de grupos especficos. Por exemplo: Bancos uma conta sinttica, porque evidencia o montante que a empresa tem de saldo junto aos bancos. Agora, dentro da conta Bancos, existem contas analticas que mostram quanto a empresa possui em cada banco. Como contas analticas podemos ter Banco Alfa S.A., Banco Beta S.A. etc. No existe um modelo-padro obrigatrio para o razo. No entanto, algumas informaes so obrigatrias em sua apresentao, tais como: a) identificao da conta; b) data da operao; c) histrico; d) coluna para lanamentos a dbito; e) coluna para lanamentos a crdito; e f) coluna para o saldo (identificando se "devedor" ou "credor"). Um modelo simplificado de razo pode ser apresentado da seguinte forma:

IDENTIFICAO DATA HISTRICO DBITO CRDITO SALDO D/C


10

FIM

You might also like