You are on page 1of 29

INTRODUO ADMINISTRAO FINANCEIRA

DENIS MARCELO DE LIMA MICHEL FERNANDES DOS REIS

ROSEANE GONALVES DE ALMEIDA


SEBASTIO JUNQUEIRA WAGNER S. ROSA

INTRODUO
A administrao financeira corresponde os esforos despendidos com o objetivo da formulao de um esquema que seja adequado maximizao dos retornos dos proprietrios das aes da empresa, ao mesmo tempo em que possa propiciar a manuteno de um certo grau de liquidez.

Liquidez: significa que os recursos que entram no caixa da empresa sero suficientes para pagar seus compromissos.

OBJETIVO
O Maximizar

o valor de mercado do capital dos proprietrios existentes, O Manter a empresa em permanente situao de liquidez. O Obter novos recursos para planos de expanso, com base em estudos de viabilidade econmico-financeira e aos menores custos O Assegurar o necessrio equilbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira,

O QUE FAZ O ADMINISTRADOR FINANCEIRO?


O O principal papel do Administrador O O O

Financeiro o relativo tesouraria da empresa: Gesto do caixa: Cuidar do dinheiro sua entrada e sada preservar o retorno exigido pelos acionistas. Crdito da empresa: Planejamento financeiro Gastos com investimentos Tem um pleno entendimento da Administrao de Caixa da empresa e o Custo ao qual este fluxo est submetido.

O QUE FAZ O CONTROLADOR FINANCEIRO?


O Controladoria responsvel: - contabilidade financeira, - pela contabilidade de custos, - pagamento de impostos e sistemas de O O

informaes gerenciais. Verificar se no existem erros de registros ou desvios de recursos. Fornecer informaes para: Controlar e analisar as despesas pagas; Controlar os valores depositados em bancos; Fornecer dados para elaborao do fluxo de caixa.

DECISES DE ADMINISTRAO FINANCEIRA


QUESTES:
Quais os investimentos, em longo prazo, deveriam ser feitos, ou seja, quais seriam as instalaes, mquinas e equipamentos necessrios para o negcio? 2. Como voc obteria recursos para o financiamento desses ativos: voc convidaria um scio, ou obteria os recursos via emprstimo com uma instituio financeira? 3. Como seria administrado seu fluxo de caixa, ou seja, como voc administraria o recebimento dos clientes e o pagamento de seus fornecedores?
1.

DECISES DE ADMINISTRAO FINANCEIRA


1. CORRESPONDE AO ORAMENTO DE CAPITAL
O o plano de investimentos de longo

prazo da empresa. O O administrador deve identificar as oportunidade de investimentos a serem realizados, cujo retorno financeiro, a gerao de fluxo de caixa positivo, seja superior ao seu custo de aquisio. O O administrador financeiro deve se preocupar com o quanto e quando se espera receber e com a probabilidade de que seja recebido.

DECISES DE ADMINISTRAO FINANCEIRA


2. CORRESPONDE A ESTRUTURA DE CAPITAL OU ESTRUTURA FINANCEIRA

O a composio da estrutura de capital

O O

prprio e capital de terceiros de longo prazo que a empresa utiliza para financiar suas operaes. O administrador financeiro tem duas preocupaes: Quanto deve a empresa tomar emprestado? Quais so as fontes menos dispendiosas de fundos para a empresa? Alm destas questes, o administrador financeiro precisa decidir exatamente como e onde os recursos devem ser captados, e, tambm, a escolha da fonte e do tipo apropriado de recurso que a empresa, por ventura, tomar emprestado.

DECISES DE ADMINISTRAO FINANCEIRA


3. CORRESPONDE AO CAPITAL DE GIRO
O Est relacionado aos ativos de curto

prazo da empresa, tais como estoques, contas a receber, saldos de caixa e bancos etc., bem como aos passivos de curto prazo, tais como pagamento a fornecedores e outros. Envolve uma srie de recebimentos e pagamentos da empresa. O A gesto do capital de giro de uma empresa uma atividade diria que visa assegurar que a empresa tenha recursos suficientes para continuar suas operaes e evitar interrupes muito caras.

DECISES DE ADMINISTRAO FINANCEIRA


ADMINISTRAO DO CAPITAL DE GIRO
O Se o capital de giro est relacionado com as contas

financeiras que giram ou movimentam o dia-a-dia da empresa, podemos concluir que:


Toda empresa que vende a prazo Toda empresa que mantm estoque de matria-prima ou de mercadorias Quando a empresa compra a prazo (matria-prima ou mercadorias) Quando a empresa tem prazos para pagar as despesas (impostos, energia, salrios e outros gastos). Precisa de recursos para financiar seus clientes. Precisa de recursos para financiar estoques.

Significa que os fornecedores financiam parte ou a totalidade do estoque.


Significa que parte ou a totalidade dessas despesas financiada pelos fornecedores de servios.

DECISES DE ADMINISTRAO FINANCEIRA


IMPORTNCIA DA ADMINISTRAO DO CAPITAL DE GIRO
O A gesto do capital de giro um

dos aspectos mais importantes para a sade financeira da empresa. O Quando a empresa no consegue manter um nvel satisfatrio de caixa para honrar seus compromissos por causa do desequilbrio de capital de giro, provavelmente ela poder ser forada a sair do mercado, principalmente se perder os crditos junto a fornecedores e bancos.

DECISES DE ADMINISTRAO FINANCEIRA


CICLO OPERACIONAL
ESTOQUE

O o modo pelo qual um produto se desenvolve:


CONTAS A RECEBER CAIXA

O O PERODO DE ESTOQUE determinado pelo prazo

necessrio para adquirir e vender o estoque. O O PERODO DE CONTAS A RECEBER definido pelo tempo necessrio para cobrar uma venda. O O PERODO DE CONTAS A PAGAR o nmero de dias desde a entrada de uma mercadoria no estoque at o seu pagamento ao fornecedor. O O CICLO DE CAIXA medido pelo nmero de dias passados entre o efetivo pagamento ao fornecedor at o efetivo recebimento pela venda efetuada.

DECISES DE ADMINISTRAO FINANCEIRA


DECISES BSICAS:
O Investimentos

O Financiamento

O Destinao do lucro lquido

ADMINISTRAO DE CAIXA
FLUXO DE CAIXA

O Fluxo de caixa um instrumento de

gesto financeira, que projeta para perodos futuros todas as entradas e as sadas de recursos financeiros da empresa, indicando como ser o saldo de caixa para o perodo projetado.

ADMINISTRAO DE CAIXA
O

O -

FLUXO DE CAIXA Permite ao administrador monitorar a evoluo do equilbrio ou desequilbrio entre a entrada e a sada de dinheiro durante um perodo determinado, possibilitando a adoo antecipada de medidas que possibilitem assegurar a disponibilidade de recursos para o atendimento das necessidades de caixa. Elaborado em perodos, deve compreender um resumo do cronograma das despesas e investimentos, das receitas previstas e pocas de realizaes, dos pagamentos parciais ou totais de obrigaes, bem como de novas obrigaes a contratar. Possibilitando prever: As projees das entradas e sadas de recursos; Os perodos deficitrios e superavitrios da projeo; Os resultados finais por perodos.

CUSTO DE CAPITAL
O Pode ser definido como o custo dos

recursos financeiros prprios e/ou de terceiros utilizados pela empresa em seu ciclo operacional ou empreendimento. O A utilizao de capital de terceiros vantajosa quando seu custo se apresenta inferior taxa de retorno prevista. Porm, ainda existe o risco do endividamento pela eventual falta de lucratividade na operao.

MODALIDADES DE ORGANIZAES DE EMPRESAS


FIRMA INDIVIDUAL

O Propriedade de um nico

indivduo. O O proprietrio tem direito a todo o lucro da empresa, porm tem responsabilidade ilimitada sobre as dvidas da mesma. O A durao da firma individual limitada pela vida do proprietrio e o capital prprio

MODALIDADES DE ORGANIZAES DE EMPRESAS


SOCIEDADE POR QUOTAS
O Tem dois ou mais proprietrio (scios).

O Sociedade geral: Todos scios tem direito

a todo o lucro da empresa e tem responsabilidade ilimitada sobre as dvidas da mesma. O Sociedade limitada: um ou mais scios gerais sero responsveis pela gesto da empresa e tero responsabilidade ilimitada, mas haver um ou mais scios limitados que no tero participao ativa no negcio. Os lucros ou prejuzos da sociedade so repartidos conforme o contrato social.

MODALIDADES DE ORGANIZAES DE EMPRESAS


SOCIEDADE POR AES
O Empresa criada como entidade jurdica O O O

independente, formada por uma ou mais pessoas fsicas ou jurdicas. O capital social dividido em aes de igual valor nominal de livre negociabilidade Envolve a confeco de um documento de incorporao e um estatuto. Forma superior de organizao de empresas, no que diz respeito a levantar recursos e transferir a propriedade de um investidor a outro, Desvantagem: a dupla tributao.

ANLISE VERTICAL E HORIZONTAL


ANLISE VERTICAL

O Facilita a avaliao da estrutura do Ativo e do Passivo

bem como a participao de cada item da Demonstrao de Resultado na formao do lucro ou prejuzo.

ANLISE HORIZONTAL

ANLISE VERTICAL E HORIZONTAL

O Finalidade de evidenciar a evoluo dos itens das

demonstraes contbeis, por meio dos perodos. O Podem ser calculados, tambm, aumentos anuais.

ANLISE POR MEIO DE NDICES

ANLISE VERTICAL E HORIZONTAL

O Consiste em relacionar contas e grupos

de contas para extrair concluses sobre tendncias e situao econmicofinanceira da empresa. O A classificao dos ndices pela empresa pode ser como timo, bom, satisfatrio ou deficiente, ao compar-los com os ndices de outras empresas do mesmo ramo ou porte.

CAPITAL PRPRIO

CAPITAL DE TERCEIRO S

CONCLUSO
O Praticamente tudo que se pensa dentro de uma corporao tem

um impacto financeiro no oramento sendo ento necessrio uma avaliao profunda no diz respeito novos investimentos e seus provveis retornos e custos reais. O Contextos econmicos modernos de concorrncia de mercado exigem das empresas maior eficincia na gesto financeira de seus recursos, no cabendo indecises e improvisaes sobre o que fazer com eles. O Uma boa gesto de recursos financeiros reduz substancialmente a necessidade de capital de giro, proporcionando maiores lucros com a reduo das despesas financeiras. Se os fluxos de caixa so otimizados, obtm-se maior segurana na utilizao do capital de giro. O Um fluxo bem gerenciado com a finalidade de atingir os seus objetivos de maneira adequada. Somente um Fluxo de caixa bem otimizado poder dimensionar com segurana o capital de giro.

REFERNCIAS
O ATKINSON Anthony A. et al.
O O

O
O O

O O

Atlas, 2000. MATARAZZO, Dante C. Anlise Financeira de Balanos. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2003. ROSS, Stephen A; WESTERFIELD, Rondolph W; JAFFE, Jeffrey F. Princpios de administrao financeira. So Paulo: Atlas, 1998. GITMAN, Lauwrence J. Princpios da administrao financeira. So Paulo: Harbra, 2001. SANTOS, Edno Oliveira dos. Administrao financeira da pequena e mdia empresa. So Paulo: Atlas, 2001. ZDANOWICZ, Jos Eduardo. Fluxo de caixa: uma deciso de planejamento e controle financeiro. Porto Alegre: Sandra Luzzata, 1998. LIMA NETTO, R. P. Curso Bsico de Finanas So Paulo:Saraiva, 1978 SANVICENTE, A. Z. Administrao Financeira So Paulo:Atlas, 1987

Contabilidade Gerencial. So Paulo:

You might also like