You are on page 1of 29

As Variaes do Patrimnio Lquido

Despesas, Receitas e Resultado.

Prof. Cleidson Rocha

As Variaes do Patrimnio Lquido

Despesas, Receitas e Resultado


As causas principais que fazem variar o Patrimnio Lquido so: O investimento inicial de capital e seus aumentos posteriores ou desinvestimentos (devolues de capital) feitas na entidade; O resultado obtido do confronto entre contas de receitas e despesas dentro do exerccio social ou perodo contbil.

As Variaes do Patrimnio Lquido

Receitas
Entende-se por Receita a entrada de elementos para o ativo, sob a forma de dinheiros ou direitos a receber, correspondentes, normalmente, a venda de mercadorias de produtos ou de prestao de servios. Uma receita tambm pode derivar de juros sobre depsitos bancrios ou ttulos, de aluguis e outras origens. A obteno de uma Receita resulta, pois, num Aumento de Patrimnio Lquido.

As Variaes do Patrimnio Lquido

Despesas
Entende-se, por Despesa, o consumo de bens ou servios, que, direta ou indiretamente, ajuda a produzir uma receita. Diminuindo o Ativo ou aumentando o Passivo, uma Despesa realizada com a finalidade de se obter uma Receita.

As Variaes do Patrimnio Lquido

Resultado
Caso as receitas obtidas superem as despesas incorridas, o Resultado do perodo contbil ser positivo, denominado de lucro, aumentando o Patrimnio Lquido. Se as despesas forem maiores que as receitas, este fato ocasiona um prejuzo que diminuir o Patrimnio Lquido. Uma despesa , portanto, elemento que diminui o resultado (e, consequentemente, o patrimnio lquido), enquanto uma receita elemento que aumenta o resultado (e o patrimnio lquido, por decorrncia).

As Variaes do Patrimnio Lquido

Condies de Anlise
Para que haja condies de anlise e informaes detalhadas dentro de uma empresa, receitas e despesas, constituem apenas os grupos principais, sendo desdobradas em cada classe, em diversas contas componentes, segundo a natureza e o tipo de cada uma delas. Exemplo: Receitas de Servios, de Vendas de Mercadorias, de Comisses, de Juros etc,; Despesas de Aluguel , de Salrios, de Juros, de Tributos etc.

As Variaes do Patrimnio Lquido

Perodo Contbil
Em conformidade com o Princpio da Entidade, o qual presume que a empresa, normalmente, operar indefinidamente, desta forma, o Resultado exato de uma empresa, portanto, somente poder ser apurado no final de sua vida, aps a venda de todo seu Ativo e o pagamento de sua obrigaes para com terceiros. O Resultado do empreendimento ser medido pela diferena entre o Patrimnio Lquido apurado no final de sua vida e o Patrimnio Lquido Inicial, considerados tambm aumentos de capital e distribuies de lucros havidos durante esse perodo.

As Variaes do Patrimnio Lquido


Perodo Contbil Continuao ...
Entretanto, administrao no poder esperar at que a empresa seja liquidada ou encerrada; a informao das vrias operaes deve ser fornecida a intervalos regulares, de tempo de um ano, seis meses, de um ms. Assim, a Contabilidade registra e resume todas as mudanas no Patrimnio Lquido que ocorrem o perodo escolhido e apresenta o resultado obtido. O perodo contbil, espao de tempo escolhido para que a Contabilidade mostre a situao patrimonial e financeira na evoluo dos negcios da empresa, quando de uma ano, tambm denominado de exerccio social. Para finalidades internas, as informaes dos resultados devem ser mostradas ms a ms, a fim de que a administrao acompanhe o desenvolvimento dos negcios. Para fins externos, o perodo depender das exigncias dos usurios externos, mas o tempo mximo legal de um ano.

As Variaes do Patrimnio Lquido


Encerramento das Contas de Receitas e Despesas

Toda empresa necessita fazer a apurao de resultados, para que isto ocorra, no final de cada perodo deve-se proceder ao encerramento das contas de resultado, por meio dos lanamentos de encerramento. O encerramento das contas de receitas realizada pela transferncia (dbito) de seus saldos credores para crdito da conta de Resultado. As contas de despesas so encerradas pela transferncia (crdito) de seus saldos devedores para dbito da conta de Resultado.

As Variaes do Patrimnio Lquido

Distribuio do Resultado
Como vimos, a conta de Resultado recebe, por transferncia, a dbito o valor dos saldos das contas de despesas e a crdito os saldos das contas de receitas. Se o total dos crditos da conta Resultado for superior ao total dos dbitos, teremos um lucro lquido; e se, ao contrrio, o total dos dbitos for superior o total dos crdito, chegaremos a um prejuzo. Ocorrendo Lucro ou Prejuzo, o resultado apurado ser transferido para a conta Lucros ou Prejuzos Acumulados. Aps sua transferncia para a conta Lucros ou Prejuzos Acumulados, o Resultado do Exerccio poder ser distribudo para outras contas do Patrimnio Lquido e do Passivo.

As Variaes do Patrimnio Lquido Demonstrao do Resultado do Exerccio - DRE


Alm da conta Resultado necessrio tambm a Demonstrao do Resultado do Exerccio, onde aparecero detalhadamente, e dentro de critrios de classificao, as contas de Receitas, Despesas e o Lucro ou Prejuzo Acumulados, devendo ser observado, um cabealho composto de nome ou denominao da empresa, nome da demonstrao e perodo coberto. Quanto ao perodo coberto, de se notar que ele difere do Balano, que mostra a data em que este foi levantado, enquanto a demonstrao de resultados apresenta o movimento de certo perodo.

As Variaes do Patrimnio Lquido


Registro de Operaes Decorrentes do Regime de Competncia de Exerccios -> Regime de Competncia de Exerccios

-> Despesas a Pagar e Receitas a Receber


-> Desembolsos que se Transformaro em
Despesas (Regra Geral) - Gasto Antecipados (Despesas do Exerccio Seguinte) - Estoque de Produtos e Outros Materiais - Consumos de Ativo Permanente

-> Passivos que se Transformaro em Receitas


(Regra Geral) - Adiantamento de Receitas

As Variaes do Patrimnio Lquido

Regime de Competncia de Exerccios


Outro princpio contbil de suma importncia o princpio do Regime de Competncia de Exerccios, de acordo com este regime, as Receitas e as Despesas so consideradas em funo do seu fato gerador e no em funo do recebimento da Receita ou pagamento da Despesa. As Receitas de um exerccio so aquelas ganhas nesse perodo, no importando se tenha sido recebidas ou no, enquanto as Despesas de um exerccio so aquelas incorridas nesse perodo, no importando se tenha sido pagas ou no. Difere, pois, do Regime de Caixa, em que so consideradas receitas e despesas do exerccio que efetivamente so recebidas e pagas dentro desse perodo.

As Variaes do Patrimnio Lquido

Regime de Competncia de Exerccios

Receita
A contabilidade considera a receita gerada em determinado exerccio social, no importando seu recebimento; Considera o perodo em que a receita foi ganha, o fato gerador, no o seu recebimento.

Despesa
Importa a despesa consumida, incorrida, em determinado perodo contbil, sendo irrelevante o perodo de pagamento.

As Variaes do Patrimnio Lquido


Regime de Competncia de Exerccios Regime de Caixa
No aceito oficialmente como um regime perfeito; Desenvolvido nas empresas como contabilidade auxiliar; Adaptado ao livro caixa ou outros processos; Valioso instrumento de controle e deciso. Receita
Considera a receita do exerccio aquela efetivamente recebida dentro do exerccio, entrada de dinheiro encaixe.

Despesa
Considera a despesa do exerccio aquela efetivamente paga dentro do exerccio, sada de dinheiro desembolso.

As Variaes do Patrimnio Lquido

Despesas a Pagar e Receitas a Receber


Para efeito de uma apurao mais correta de resultados dentro de um exerccio social, necessrio que, alm dos registros das operaes normais, sejam feitos lanamentos de ajustes, no fim do perodo, para a apropriao das despesas a pagar e receitas a receber.

As Variaes do Patrimnio Lquido


Despesas a Pagar e Receitas a Receber
Uma receita a receber proveniente de um servio que foi prestado, mas ainda no foi faturado ao destinatrio (o fato gerado ocorreu) , mas ainda no recebeu em dinheiro e tampouco foi efetuado qualquer registro contbil, neste caso, debita-se uma conta de Ativo e credita-se uma conta de Receita. (O fato gerador da receita de servio , portanto, a prestao de servio).
O Lanamento: Servios a Faturar (Conta de Ativo) Receita de Servios (Conta de Resultado)

Quando o valor desse servio prestado for faturado no perodo seguinte, o registro ser:
O Lanamento: Clientes ou Duplicatas a Receber (Conta de Ativo) Servios a Faturar (Conta de Ativo)

Outros tipos de receitas podero aparecer nas vrias operaes de ajuste, como, por exemplo: juros sobre depsitos, sobre emprstimos ou sobre investimentos.

As Variaes do Patrimnio Lquido


Despesas a Pagar e Receitas a Receber
Uma despesa a pagar uma despesa que foi incorrida (o fato gerador ocorreu) dentro do perodo contbil, mas ainda no foi paga, nenhum registro contbil foi realizado, neste caso, debita-se uma conta de despesa e credita-se uma conta de Passivo.

O Lanamento: Despesas de Salrios (Conta de Resultado) Salrios a Pagar (Conta de Passivo)

Quando a folha de pagamento for paga no perodo seguinte, o registro ser:


O Lanamento: Salrios a Pagar (Conta de Passivo) Caixa ou Banco (Conta de Ativo)

Outras despesas ser objeto desse tipo de ajuste, tais como as incorridas com aluguis, impostos e taxas, juros e etc.

As Variaes do Patrimnio Lquido


Desembolsos que se Despesas (Regra Geral) Transformaro em

Se um desembolso beneficiar mais de um perodo contbil, dever ser debitado a uma conta de ativo, no ato do pagamento ou da criao da obrigao a pagar. No final de cada perodo beneficiado pelo gasto, transfere-se, do valor da conta do Ativo, por um lanamento de ajuste, a parcela proporcional ao perodo beneficiado para uma conta de Despesa (Resultado).

As Variaes do Patrimnio Lquido


Desembolsos que se Transformaro em Despesas (Regra Geral)
Gastos Antecipados (Despesas do Exerccio Seguinte)

Existem certos ativos oriundos de desembolsos realizados no perodo corrente que beneficiam o exerccio seguinte ou subperodos de tal exerccio. o caso do prmio de seguro pago antecipadamente, usualmente remunerando a seguradora por uma ano de cobertura de seguro. O registro dever ser efetuado da seguinte forma:

O Lanamento: Seguros a Apropriar (Conta de Ativo Circulante) Caixa ou Banco (Conta de Ativo Circulante)

Ao final do perodo contbil dever ser realizado um lanamento de ajuste para apropriao da parcela corresponde ao perodo, neste caso o registro ser:
O Lanamento: Despesas de Seguro (Conta de Despesa - Resultado) Seguros a Apropriar (Conta de Ativo Circulante)

As Variaes do Patrimnio Lquido


Desembolsos que se Transformaro em Despesas (Regra Geral)
Estoque de Produtos e de Outros Materiais Os estoques de produtos e mercadorias que figuram no Ativo de uma empresa transforma-se em despesas quando esses bens forem vendidos, pois so componentes do custo das vendas. Como o Custo dos produtos e das mercadorias vendias CPV e CMV envolvem caracterstica especiais, veremos mais detalhadamente nas prximas aulas. Nos ateremos aos desembolsos efetuados com estoque de outros produtos e ou materiais, como por exemplo estoque de materiais de escritrio. Por serem materiais adquiridos em quantidades suficientes para serem utilizados s vezes em mais de um perodo contbil, so registrados por ocasio das compras em conta de Ativo, tornando-se despesa quando consumidos. O registro por ocasio da compra o seguinte: O Lanamento: Estoque de Material de Escritrio (Conta de Ativo)
Caixa ou Banco (Conta de Ativo)

As Variaes do Patrimnio Lquido


Desembolsos que se Transformaro em Despesas (Regra Geral)
Estoque de Produtos e de Outros Materiais

No ltimo dia do perodo, para se determinar o valor dos materiais consumidos que ser despesa no atual exerccio e o valor dos que permanecem em estoque , para utilizao nos perodos seguintes, a empresa dever fazer um inventrios das existncias fsicas em 31 de dezembro e valoriz-las pelo custo de aquisio (desde que no adote inventrio permanente). Aps isto, far-se- o seguinte lanamento de ajuste: O Lanamento: Despesas com Material de Escritrio (Conta de Despesa - Resultado)
Estoque de Material de Escritrio (Conta de Ativo)

As Variaes do Patrimnio Lquido


Desembolsos que se Transformaro em Despesas (Regra Geral)
Consumo de Ativos Permanentes

Os ativos permanentes (o imvel onde a empresa se instala, os equipamentos, veculos, mveis e utenslios etc.), so adquiridos para servir a empresa em vrios perodos de sua existncia, no sendo objeto normal de compra e venda, necessrios para atingir os fins a que ela se prope, so ativos fixos que no se destinam a venda. Como esses bens iro servir a empresa em vrios exerccios, no correto apropriar como despesa a totalidade de seu valor no momento da aquisio. Todo item de ativo fixo possui um tempo de vida til limitado e estimvel, que servir de base para o rateio da despesa naquele espao de tempo.

As Variaes do Patrimnio Lquido


Desembolsos que se Transformaro em Despesas (Regra Geral)
Estoque de Produtos e de Outros Materiais

A distribuio da despesa por vrios perodos contbeis, do valor do ativo fixo, feita pelo procedimento contbil denominado de depreciao, especificamente dos bens do Ativo Imobilizado. Suponhamos a compra de um equipamento, por R$ 3.000.000, cuja vida til foi estimada em 10 anos. O rateio do custo para ser apropriado como despesa poder ser feito da seguinte forma:
R$ 3.000.000 / 10 = R$ 300.000 por ano ou R$ 25.000 por ms.

As Variaes do Patrimnio Lquido


Desembolsos que se Transformaro em Despesas (Regra Geral)
Estoque de Produtos e de Outros Materiais

A parcela de R$ 300.000 a despesa de depreciao de um ano e dever ser registrado por um lanamento de ajuste, porque, se ela for ignorada, o resultado lquido do perodo estar incorreto. Esse ajuste, bem como o de outras apropriaes, poder ser mensal mesmo quando o exerccio for anual. Sendo representado da seguinte forma:
O Lanamento: Despesa de Depreciao/Equipamentos (Conta de Despesa - Resultado) Depreciao Acumulada/Equipamentos (Conta de Ativo)

Exemplo de como figurar o lanamento no Balano:


Equipamentos (-) Depreciao Acumulada/Equipamentos R$ 3.000.000 R$ 300.000

R$ 2.700.000

As Variaes do Patrimnio Lquido


Desembolsos que se Transformaro em Despesas (Regra Geral)
Estoque de Produtos e de Outros Materiais

Deve-se observar que, quando o saldo da conta Depreciao Acumulada igualar-se ao valor do item do Ativo, objeto da depreciao, o lanamento de ajuste cessar porque j ter sido apropriado ao Resultado o total de seu custo. Assim, desde que o item do Ativo no seja alienado ou baixado e ainda esteja prestando servios a empresa, dever figurar no balano de seguinte forma:
Equipamentos R$ 3.000.000 (-) Depreciao Acumulada/Equipamentos R$ 3.000.000 R$ 0,00

Se elementos do Ativo, sujeitos a depreciao, forem adquiridos durante o perodo contbil, a depreciao dever ser computada para um perodo fracionrio (15 dias por exemplo).

As Variaes do Patrimnio Lquido

Passivos que se Transformaro Receitas (Regra Geral)

em

Ocorre em certas ocasies, o recebimento antecipado de valores por conta de servios a serem executados ou vendas de bens a serem atendidas.

As Variaes do Patrimnio Lquido


Passivos que se Transformaro em Receitas (Regra Geral)
Adiantamento de Receitas

Os adiantamentos de receitas, so representados nos relatrios contbeis atravs do termo adiantamentos de clientes, que representa os recebimentos adiantados que vo gerar um Passivo, por representarem a obrigao de prestao de servio futuro, ou entrega posterior de bens. O procedimento contbil mais correto para o caso o seguinte: Uma empresa recebe antecipadamente para prestar servio futuros. Desde que esse recebimento mais de um perodo contbil ele dever ser creditado em uma conta de Passivo, da seguinte forma:
O Lanamento: Caixa ou Banco (Conta de Ativo) Adiantamento de Clientes (Conta de Passivo)

No fim do perodo, dever ser efetuado um lanamento de ajuste, apropriando-se como receita do exerccio o valor dos servios j prestados.
O Lanamento: Adiantamento de Clientes (Conta de Passivo) Receita de Servios (Conta de Receita - Resultado)

As Variaes do Patrimnio Lquido

You might also like