You are on page 1of 12

QUESTES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

Professora Tas Flores

(FCC-2010) A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios, aps divulgao dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei, far-se-o por lei a) estadual, dentro do perodo determinado por lei complementar federal, e dependero de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos. b) complementar federal, e dependero de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos. c) estadual, dentro do perodo determinado por lei ordinria, e dependero de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos. d) estadual, dentro do perodo determinado por lei complementar federal, e dependero de consulta prvia, mediante referendo, s populaes dos Municpios envolvidos. e) complementar federal, e dependero de consulta prvia, mediante referendo, s populaes dos Municpios envolvidos.

(FCC-2009) uma caracterstica do Estado Federal brasileiro a a) delegao de competncia remanescente Unio. b) autonomia dos Municpios. c) centralizao poltico-administrativa das unidades federadas. d) autonomia dos Territrios. e) soberania dos Estados-Membros e do Distrito Federal.

(FCC-2009) Compete Unio a) organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, os servios pblicos de interesse local, includo o de transporte coletivo. b) explorar diretamente, ou mediante concesso, os servios locais de gs canalizado, na forma da lei. c) explorar, diretamente ou mediante autorizao, concesso ou permisso, os servios de telecomunicaes. d) instituir regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies para integrar a organizao, o planejamento e a execuo de funes pblicas de interesse comum. e) suplementar a legislao estadual e municipal, no que couber.

(FCC-2010) Dentre outras NO considerada competncia privativa da Unio, de regra, legislar sobre a) direito martimo, comercial e processual. b) direito eleitoral, agrrio e espacial. c) sistema estatstico, cartogrfico e de geologia nacionais. d) direito financeiro, econmico e tributrio. e) sistemas de consrcios e sorteios e de poupana.

(FCC-2010) De acordo com a Constituio Federal, os Territrios a) gozam de autonomia poltica, uma vez que elegem seu prprio governador. b) integram a organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil, juntamente com a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos nos termos da Constituio. c) podem integrar a Unio ou os Estados, conforme dispuser a lei complementar que os criar. d) gozam de autonomia organizacional, uma vez que lhes cabe instituir sua prpria lei orgnica. e) podem ser subdivididos em Municpios.

(FCC-2010) A propsito do modelo de repartio de competncias adotado na Constituio Federal, pode-se afirmar que a) ao Distrito Federal no foi assegurado o exerccio de competncias legislativas em regime de concorrncia com a Unio. b) aos Estados foram asseguradas apenas competncias residuais. c) as competncias materiais so sempre de exerccio concorrente por todos os entes federativos. d) todas as competncias privativas legislativas da Unio Federal podem ser exercidas pelos Estados naquilo que for necessrio para atender a suas peculiaridades, mas no pelos Municpios. e) entre as competncias legislativas dos Municpios se inclui a de suplementar a legislao federal e a estadual, no que couber.

(FCC-2010) No mbito da legislao concorrente, conforme a estrutura federativa brasileira, a) so reservadas aos Municpios as competncias que no lhes sejam vedadas pela Constituio, ditas competncias remanescentes. b) inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercero a competncia legislativa plena para atender a suas peculiaridades. c) compete aos Estados legislar sobre assuntos de interesse local. d) compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrrio, martimo, aeronutico, espacial e do trabalho. e) a competncia da Unio para legislar sobre normas gerais exclui a competncia suplementar dos Estados e dos Municpios.

Sobre a federao brasileira, correto afirmar que a) os entes federados no podem recusar f aos documentos pblicos. b) as trs categorias de entes que compem a organizao polticoadministrativa da Repblica Federativa do Brasil so: a Unio, os Estados e os Municpios. c) os Territrios Federais integram a Unio, e sua criao, transformao em Estado ou reintegrao ao Estado de origem sero reguladas em lei ordinria. d) os Estados podem incorporar-se entre si, subdividirse ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territrios Federais, mediante aprovao da populao diretamente interessada, atravs de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei ordinria. e) a criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios, far-se-o por lei estadual, a qualquer tempo, e dependero de consulta prvia s populaes dos Municpios envolvidos, aps divulgao dos Estudos de Viabilidade Municipal.

Dentre outras, NO competncia concorrente da Unio, Estados e Distrito Federal, de regra, legislar sobre a) proteo ao patrimnio histrico, cultural, artstico, turstico e paisagstico. b) regime dos portos, navegao lacustre, fluvial, martima, area e aeroespacial. c) criao, funcionamento e processo do juizado de pequenas causas. d) educao, cultura, ensino, desporto, defesa do solo e dos recursos naturais. e) previdncia social, proteo e defesa da sade, caa, pesca e fauna.

Segundo a Constituio Federal, a Repblica Federativa do Brasil formada (A) pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal. (B) pelos cidados dos quais emana o poder exercido por meio de representantes eleitos. (C) pelo conjunto de cidados aos quais so garantidos os direitos fundamentais. (D) pela unio dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. (E) pela integrao econmica, poltica e social de todos os Estados.

You might also like