You are on page 1of 17

BRINQUEDO TERAPUTICO

Prof Flvia Xavier Sade da Criana II

A IMPORTNCIA DO BRINQUEDO E SUA A APLICAO NO HOSPITAL


Brincar a atividade mais importante da vida da criana e crucial para seu desenvolvimento motor, emocional, mental e social. a forma pela qual ela se comunica com o meio em que vive e expressa ativamente seus sentimentos, ansiedades e frustraes.

Por meio do brinquedo, num evento em que sujeito passivo, transforma-se em investigador e controlador ativo, e adquire o domnio da situao utilizando a brincadeira e a fantasia.

Brincando a criana expressa de modo simblico suas fantasias, seus desejos e suas experincias vividas. O modo como a criana brinca um indicativo de como est, de como .

A criana expressa seus conflitos por meio da brincadeira; a forma mais natural de autoterapia que a criana dispe, utilizando o brinquedo para minimizar seus sofrimentos, frustraes e derrotas. Brincar a forma infantil da capacidade humana para lidar com a experincia e dominar a realidade.

A IMPORTNCIA DO BRINQUEDO E SUA A APLICAO NO HOSPITAL


O brinquedo, tem como funo a dramatizao de papis ou de conflitos, conduzindo diminuio da ansiedade por meio da catarse (ou seja, de alvio ou purificao do indivduo). O brinquedo utilizado com essa funo, no nos d somente o diagnstico do conflito que a criana est vivenciando, mas tem tambm uma funo curativa, pois se constitui numa vlvula de escape para seus conflitos. O autor afirma, ainda, que o brinquedo to importante que constitui a base da psicoterapia infantil, a ludoterapia.

BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
... um espao preparado para estimular a criana a brincar possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente ldico. um lugar onde tudo convida a explorar, sentir e experimentar...

OBJETIVOS DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR:


@Preservar a sade emocional das crianas, proporcionando distrao e alegria por meio de oportunidades para brincar, jogar e encontrar parceiros. @Preparar a criana para as situaes novas

@Dar continuidade estimulao de seu desenvolvimento


@Auxiliar na recuperao da criana

@Amenizar o trauma psicolgico da internao por meio da atividade ldica


@Preparar a criana para voltar casa

FUNES DO ENFERMEIRO NA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR:


@Coordenao geral das atividades: compra, catalogao e organizao dos brinquedos com superviso direta sobre sua manuteno e higienizao @Atendimento aos usurios da brinquedoteca @Atendimento as crianas acamadas, em isolamento e que no podem sair do seu quarto. @O enf deve: respeitar as escolhas da criana, interferir nas brincadeiras com sugestes que permitam criana evoluir.

Ludoterapia
uma tcnica psiquitrica usada em crianas com distrbios emocionais, neurticos ou psicticos. Cada sesso pode ser conduzida por um psiquiatra, psiclogo ou enfermeiro especializado, num ambiente muito bem controlado. Sua meta promover a compreenso da criana sobre seu prprio comportamento e sentimento. O terapeuta deve refletir as expresses verbais e no verbais da criana, bem como interpret-las para ela. Normalmente as sesses de ludoterapia so de uma hora e podem continuar por vrios meses.

Brinquedo Teraputico
O brinquedo teraputico pode ser utilizado como uma brincadeira, que simula situaes hospitalares, obedecendo os princpios de ludoterapia, porm com um tema mais dirigido, onde a criana receber explicaes sobre os procedimentos a que deve ser submetida, ou descarregar sua tenso aps os procedimentos, visualizando as situaes e manuseando os instrumentos e suas imitaes.

Brinquedo Teraputico
Brinquedo teraputico dramtico: tem como funo, fazer com que a criana exteriorize acontecimentos que tenha dificuldade em falar, aliviando o estresse e expressando os sentimentos, necessidades e medos. Brinquedo teraputico Instrucional: atravs deste, realizada a explicao do procedimento ao qual a criana ser submetida, facilitando sua compreenso. Brinquedo teraputico capacitador de funes fisiolgicas: tem como funo capacitar a criana para o auto cuidado e prepar-la para sua nova condio de vida.

Brinquedo Teraputico
O brinquedo teraputico proporciona criana hospitalizada a oportunidade de reorganizar a sua vida, seus sentimentos e diminuir a ansiedade, podendo tambm ser utilizado para ajud-la a reconhecer seus sentimentos, assimilar novas situaes, compreender o que se passa no hospital e esclarecer conceitos errneos.

Brinquedo Teraputico
Para a criana hospitalizada o ato de brincar importante porque a brincadeira faz com que ela preserve sua sade emocional. Vrios autores demonstraram em seus trabalhos que a utilizao do brinquedo teraputico um valioso instrumento no preparo de crianas para procedimentos, pois no s lhes permite extravasar seus sentimentos e compreender melhor a situao, como subsidia a equipe para a compreenso das necessidades da criana.

Brinquedo Teraputico
Qualquer enfermeira pode fazer uso do brinquedo, sendo considerada um profissional que tem o conhecimento necessrio e a habilidade de facilitar a brincadeira no hospital. O brinquedo teraputico se encaixa nas intervenes de enfermagem, porque visa facilitar o procedimento. Essas sesses simulam as situaes que essa criana passa ou ir passar durante sua internao, deixando-a livre para manusear o material utilizado nos determinados procedimentos, podendo simular este em bonecos.

Brinquedo Teraputico
Logo e aps o procedimento so fornecidos os materiais hospitalares e os bonecos de dramatizao para que a criana brinque e, muitas vezes, nessa hora que a criana exterioriza sentimentos no verbalizados antes.
Podemos dizer que alm de uma ferramenta de interveno, tambm serve como uma vlvula de escape, ajudando a criana a demonstrar sentimentos, medos e pensamentos muitas vezes errneos, que so fantasiados pelos prprios pais como uma forma de castigo.

Brinquedo Teraputico
A equipe de enfermagem deve reconhecer o quo importante brincar para a criana. Quando no suprida essa necessidade pode ocasionar distrbios comportamentais como: alteraes do sono, irritabilidade, agressividade e a diminuio do desenvolvimento e do crescimento saudvel na criana

Brinquedo Teraputico
O brincar tambm surge com a possibilidade de modificar o cotidiano da internao, podendo produzir uma realidade prpria e singular. A criana pode brincar com o real e o imaginrio, transpondo as barreiras do adoecimento e os limites de tempo e espao.

BOWDEN, Vicky R.; GREENBERG, Cindy S. Procedimentos de enfermagem peditrica. 1.ed. Rio de Janeiro, RJ : Guanabara Koogan, 2005. CARVALHO, Alysson Massote; BEGNIS, Juliana Giosa. Play in pediatric care units: applications and perspectives. Psicol. estud. , Maring, v. 11, n. 1, 2006. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php Acesso em: 13 Sep 2007. CECCIM, R.B. e colaboradores. Criana hospitalizada: ateno integral como escuta vida. Porto Alegre, RS, 1997.Editora da Universidade/UFRGS. CINTRA, Slvia M.P; SILVA, Conceio V. da; RIBEIRO, Circia A. O ensino do brinquedo/ briquedo teraputico nos casos de graduao em enfermagem no estado de So Paulo. Revista Brasileira de Enfermagem REBEn, Volume 59, n4 Jul-Ago,2006. COLLET, Neusa; OLIVEIRA, Beatriz R. G. Enfermagem Peditrica. Goinia, GO. 2002 Editora AB. LINDQUIST, Ivonny. A criana no hospital: terapia pelo brinquedo. So Paulo, SP: Scritta, 1993. MITRE, Rosa Maria de Arajo; GOMES, Romeu. The play promotion in the context of childhood hospitalization as a health procedure. Cinc. sade coletiva, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, 2004 . Disponvel em: <http://www.scielosp.org/scielo.php Acesso em: 13 Sep 2007. WONG, Donna L. Enfermagem peditrica: elementos essenciais a interveno efetiva. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

You might also like