You are on page 1of 45

Fenmeno Fsico:

No altera estrutura ntima da matria.


Exemplos: rasgar papel; derreter gelo (qualquer mudana de estado fsico); passagem de corrente eltrica por um fio de cobre; pulverizao de uma rocha; MTODOS DE SEPARAO DE MISTURAS (Ex.: filtrao, decantao, destilao, etc.)

Fenmeno Qumico ou Reao Qumica:


Altera estrutura ntima da matria.
Exemplos: prego que enferruja; leite que se azeda; dissoluo do sonrisal em gua; cozer do ovo; a floresta que se queima, etc.

Fenmeno Nuclear:
So aqueles que ocorrem com modificao do ncleo do tomo.
Exemplo: U235 + 0n1 92 Ba141 + 36Kr92 + 3 0n1 + ENERGIA 56

(Bomba Atmica de Hiroshima Little Boy 06/08/45)

Mtodos de Separao ou Fracionamento de Misturas:


Conjunto de processos FSICOS que visam separar os componentes de uma mistura sem alter-los.

Esquema geral simplificado:

MISTURAS HETEROGNEAS

Mistura Heterognea - Filtrao


Filtrao: A separao se faz atravs de uma superfcie porosa chamada filtro; o componente slido ficar retido sobre a sua superfcie, separando-se assim do lquido que atravessa.

Mistura Heterognea - Filtrao


Filtrao vcuo: A filtrao pode ser acelerada pela rarefao do ar, abaixo do filtro. Nas filtraes sob presso reduzida, usa-se funil com fundo de porcelada porosa (funil de Bchner)

Mistura Heterognea - Decantao


Decantao: Deixa-se a mistura em repouso at que o componente slido tenha-se depositado completamente (sedimentao). Remove-se em seguida, o lquido, entornando-se cuidadosamente o frasco, ou com auxlio de um sifo (sifonao).

Mistura Heterognea - Decantao


Para acelerar a sedimentao do slido, pode-se recorrer centrifugao, como ocorre de rotina na realizao de exames de sangue, e separao dos componentes do leite.

Mistura Heterognea - Decantao


A decantao muito utilizada para separar lquidos imiscveis, ou seja, lquidos que no se misturam. Para isso, coloca-se a mistura a ser separada em um funil de separao (ou funil de decantao ou funil de bromo). Quando a superfcie de separao das camadas lquidas estiver bem ntida, abre-se a torneira e deixa-se escoar o lquido da camada inferior (maior densidade), conforme o desenho:

Mistura Heterognea Dissoluo Fracionada


Dissoluo Fracionada ou Extrao: Trata-se a mistura com um lquido que dissolva apenas um dos componentes. Posteriormente, por filtrao, separa-se o componente no-dissolvido; por evaporao (ou destilao) da soluo, separa-se o componente dissolvido no lquido. Veja o exemplo a seguir:

Mistura Heterognea Sublimao


Sublimao: S pode ser aplicada quando uma das fases sublima com facilidade. empregada na purificao do iodo e do naftaleno.

Mistura Heterognea Flotao


Flotao: Trata-se a mistura com um lquido de densidade intermediria em relao s dos componentes. O componente menos denso que o lquido flutuar, separando-se assim do componente mais denso, que se depositar. O lquido empregado no deve, contudo, dissolver os componentes. Tambm denominado de sedimentao fracionada. Veja o exemplo:

Mistura Heterognea Separao Magntica (Imantao)


Separao magntica: S pode ser usada quando um dos componentes atrado por um im. Veja:

Mistura Heterognea Catao

O que a catao?

Mistura Heterognea Catao


Catao: mtodo artesanal de separao de slidos. Exemplo: atravs da catao, se separa os feijes bons dos ruins, antes de cozinh-los.

MISTURAS HOMOGNEAS

Mistura Homognea Evaporao (Cristalizao)


Evaporao ou Cristalizao: consiste na evaporao do solvente e consequente cristalizao dos sais outrora diludos. Exemplos: salinas.

Mistura Homognea Destilao Simples


Destilao simples: para a separao dos componentes das misturas homogneas slido-lquido, recorre-se comumente a destilao simples. O princpio do processo consiste em aquecer a mistura at a ebulio; com isso o componente lquido separa-se do sistema sob a forma de vapor, que a seguir resfriado, condensando-se, e o lquido recolhido em outro recipiente. Veja:

Qual a diferena entre evaporao e destilao simples??

Mistura Homognea Destilao Fracionada


Destilao fracionada: para a separao dos componentes das misturas homogneas lquido-lquido, recorre-se comumente destilao fracionada. Aquecendo-se a mistura em um balo de destilao, os lquidos destilam-se na ordem crescente de seus pontos de ebulio e podem ser separados. O petrleo separado em suas fraes por destilao fracionada. Veja:

Mistura Homognea Destilao Fracionada


Uma mistura de lcool, acetona e gua (por exemplo), tambm pode ser separada por destilao fracionada. O que diferencia a aparelhagem da destilao simples a adio da coluna de fracionamento.

Eletroforese

Eletroforese
SDS-PAGE

Focalizao isoeltrica

CCD exemplos - CROMATOGRAFIA

Requerimento da amostra::
detectvel no cromatograma solvel na FM estvel luz, oxignio, solvente, no ser voltil

Alguns itens de uma aparelhagem laboratorial que visam separar misturas:

You might also like