You are on page 1of 13

Introduo Economia

Conceito de Economia:

Tpico 01

* A economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e servios e distribu-los para seu consumo entre os membros da sociedade. Como indivduos, sofremos com a escassez de tempo e de poder aquisitivo. De posse de maior quantidade de quaisquer das duas coisas, poderamos obter mais bens e servios que desejamos. Como sociedade, sofremos com a escassez de recursos de produo. Recursos de produo so os meios utilizados pelas economias para produzir bens e servios que a sociedade deseja. Os meios de produo e suas respectivas remuneraes so:
Recursos Naturais
Remunerao

Aluguel Salrio Juros Royalties Lucro

Trabalho Capital Tecnologia


Capac.Empresarial

Remunerao

Remunerao

Remunerao

Remunerao

Introduo Economia
Princpios da Economia:

Tpico 01

A economia tem 10 princpios: * Os primeiros quatros princpios tratam de como os agentes econmicos tomam decises. * Do quinto ao stimo princpio trata-se de como os agentes econmicos interagem. * Do oitavo ao dcimo princpio trata-se do funcionamento do mercado como um todo.

Agentes Econmicos
Os agentes econmicos so os responsveis pela atividade econmica. Para a teoria econmica, supe-se que estes agentes so economicamente racionais, ou seja, so coerentes quando tomam decises. Os agentes so: * Famlia : A famlia o agente econmico bsico da sociedade. a detentora dos fatores de produo. Sua funo fornecer estes recursos s empresas, alm de consumir bens e servios. * Empresas : A empresa a unidade de produo bsica. Contrata trabalho e compra fatores com o objetivo de vender bens e servios. * Governo : O governo um agente de muitas funes: Atuao sobre a formao de preos; Complemento da iniciativa privada; Fornecimento de bens e servios pblicos; Compra de bens e servios do setor privado; Estabelecer um marco jurdico-institucional que regula a atividade econmica.

Introduo Economia
Princpios da Economia:

Tpico 01

PRINCPIO 01: As pessoas enfrentam TRADEOFFS. Exemplos de TRADEOFFS: Tempo de Trabalho x Tempo de Lazer; Poupar x Consumir; Gastos com Armas x Gastos Sociais; Eficincia x Eqidade. PRINCPIO 02: O custo de alguma coisa do que voc desiste para obt-la. Custo de Oportunidade : Qualquer coisa de que se tenha de abrir mo para obter algum tem. PRINCPIO 03: Pessoas racionais pensam na margem. Alteraes marginais: pequenos ajustes incrementais a um plano de ao. PRINCPIO 04: Pessoas respondem a incentivos. Como pessoas tomam decises baseadas em custos e benefcios, seu comportamento pode mudar quando esta relao se altera. PRINCPIO 05: O comrcio pode melhorar a situao de todos. O comrcio permite que cada famlia (ou cidade, estado ou pas) possa especializar-se naquilo que fazem melhor, permitindo-lhe desfrutar de uma maior quantidade de bens e servios. PRINCPIO 06: Os mercados so, EM GERAL, uma boa forma de organizar a atividade econmica. Economia de mercado: economia que aloca recursos atravs das decises descentralizadas de muitas empresas e famlias.

Introduo Economia

Tpico 01

PRINCPIO 07: Os governos podem, S VEZES, melhorar os resultados do mercado, pois este no perfeito. As principais imperfeies do mercado so: Falhas de mercado: O mercado fracassa em alocar os recursos de forma eficiente. Externalidade: Impacto das aes de um indivduo sobre o bem estar de outro. Poder de Mercado: Capacidade de um nico agente econmico influenciar os preos de mercado. PRINCPIO 08: O padro de vida de um pas depende de sua capacidade em produzir bens e servios. Produtividade: quantidade de bens e servios produzida em uma unidade de tempo de trabalho. PRINCPIO 09: Os preos sobem quando o governo emite moeda demais. Inflao: Aumento no nvel geral de preos em uma economia. PRINCPIO 10: A sociedade enfrenta um TRADEOFF de curto prazo entre inflao e desemprego. Este TRADEOFF surge porque os preos demoram a ajustar-se. So rgidos no curto prazo.

Introduo Economia
Sculo XVI-XVII-XVIII Mercantilistas Adam Smith 1723 - 1790 Malthus 1766 - 1834 Jean Baptiste Say 1768 - 1832 David Ricardo 1772 - 1823 Stuart Mill 1806 - 1873 Neoclssicos e Marginalistas Marshall 1842 - 1924 Sraffa 1898 - 1983 Keynes 1883 - 1943 Walras 1834 - 1910 Fisiocratas

Tpico 01

BREVE HISTRICO DAS CINCIAS ECONMICAS


Sculo XVIII

Marx 1818 - 1883 Fisher 1867 - 1947

O novo Cambridge

Economia do Desequilbrio

Sntese Neoclssica

Nova Macroeconoia Clssica

Monetarismo

Nova Esquerda

Introduo Economia

Tpico 01

NATUREZA DA INVESTIGAO ECONMICA Em algumas cincias, como Biologia, Qumica e Fsica possvel produzir fenmenos em laboratrio. A economia necessita esperar que o tempo passe para desenvolver observaes que possam corroborar suas teses e hipteses.
A investigao econmica procura testar pela evidncia a estabilidade do comportamento humano, segundo uma hiptese formulada. QUESTO : possvel predizer o comportamento humano? RESPOSTA: Sim, o comportamento individual pode ser difcil de prever, mas o comportamento de uma coletividade mais fcil devido lei dos grandes nmeros pois com um nmero grande de observaes pode-se determinar uma tendncia de aes da maioria das pessoas da coletividade. Uma vez comprovadas pela evidncia as leis que explicam o comportamento humano, elas passam a fazer parte do conjunto de conhecimentos que formam a Teoria Econmica.
ARGUMENTOS DA TEORIA ECONMICA - ANLISE POSITIVA e ANLISE NORMATIVA.

ANLISE POSITIVA : Tratam de como o mundo funciona. Leva em conta apenas evidncias cientficas. Ex.: A legislao trabalhista causa desemprego.
ANLISE NORMATIVA : Tratam de como o mundo deveria funcionar. Leva em conta nossos valores, viso tica, religiosa, ideolgica. Ex.: O governo deveria aumentar o salrio mnimo.

Introduo Economia
Diviso da Economia
A diviso usual da economia a seguinte:

Tpico 01

MICROECONOMIA: a parte da economia que estuda o comportamento das famlias e das empresas e os mercados nas quais operam. Isto , estuda o comportamento dos agentes.

MACROECONOMIA: a parte da economia que estuda o comportamento dos grandes agregados, como consumo, renda, poupana, investimento, taxa de juros, desemprego, balano de pagamento, taxa de cmbio e outros.
DESENVOLVIMENTO ECONMICO: Preocupa-se com a melhoria do padro de vida da coletividade ao longo do tempo. O enfoque tambm mcroeconmico, mas centrado em questes estruturais e de longo prazo. ECONOMIA INTERNACIONAL: Analisa as relaes econmicas entre residentes e no residentes do pas, as quais envolvem transaes com bens e servios e transaes financeiras.

Introduo Economia
Objeto de Estudo da Economia: Escassez

Tpico 01

A ESCASSEZ E OS PROBLEMAS ECONMICOS BSICOS


Necessidades Humanas Ilimitadas

Recursos Produtivos Escassos

O Que e Quanto Produzir?

Problemas Econmicos Bsicos

Como Produzir? Para Quem Produzir? Onde Produzir? Quando Produzir?

Introduo Economia

Tpico 01

O Que e Quanto produzir? Problema econmico resolvido atravs da interao entre consumidores e produtores, interagindo atravs do mercado Como produzir? Problema econmico resolvido pelos produtores atravs da tecnologia, pois neste caso empresas mais avanadas tecnologicamente obtm supremacia sobre as demais. Para quem produzir? Problema distributivo resolvido atravs da renda. Consumiro determinados bens agentes com poder aquisitivo para tal. Quando produzir? Problema ocasionado pela acelerao e desacelerao da economia. Resolvido pela interao entre consumidores e produtores. Onde produzir? Problema econmico resolvido pelo mercado, que leva em conta a disponibilidade dos recursos de produo. Dadas essas condies, uma economia necessita organizar-se a fim de resolver os problemas do que ( e quanto ), como, para quem, quando e como produzir da forma mais eficiente, com o menor desperdcio possvel. Existem duas formas de organizao econmica: descentralizada (economia de mercado) e centralizada (economia planificada). As solues acima apresentadas so de caractersticas das economias de mercado. VANTAGEM ABSOLUTA E VANTAGEM COMPARATIVA VANTAGEM ABSOLUTA: Comparao entre produtores de determinado bem levando em conta sua produtividade.
VANTAGEM COMPARATIVA: Comparao entre produtores de um determinado bem com base em seus custos de oportunidade. CUSTOS DE OPORTUNIDADE: Aquilo que abrimos mo para obter alguma coisa.

Introduo Economia
Bens Econmicos

Tpico 01

Bem econmico tudo aquilo que satisfaz direta ou indiretamente as necessidade dos seres humanos.

Segundo seu Carter

Livres : So ilimitados em quantidade ou muito abundantes e no apropriveis.


Econmicos : So escassos em quantidade, dada sua procura e apropriveis. De Capital : No atendem diretamente as necessidades. De Consumo: Atendem diretamente as necessidades. Dividem-se em: Durveis: Permitem uso prolongado. No-Durveis: Acabam em pouco tempo. Intermedirios: Devem sofrer novas transformaes antes de transformarem-se em bens de consumo ou de capital. Finais: J sofreram as transformaes necessrias para seu uso ou consumo.

Segundo sua Natureza

Segundo sua Funo

Introduo Economia
Fluxo Real e Monetrio
Receita

Tpico 01

Mercado de Bens e Servios


* Empresas Vendem * Famlias Compram

Consumo

Bens e Servios Vendidos

Bens e Servios Comprados

Empresas
* Compram e utilizam fatores de produo
* Produzem bens e servios

Famlias Fluxo Real


* Compram e consomem bens e servios

Fluxo Monetrio

* Fornecem os fatores de produo

Insumos para a produo

Mercado de Fatores de Produo


* Famlias Vendem * Empresas Compram

Terra, Capital, Trabalho, Tecnologia e Capacidade Empresarial.

Salrios, Aluguis, Lucros, Royalties e Juros

Renda

Introduo Economia
Interao dos Agentes Econmicos
Razes de Ser do Sistema de Trocas:

Tpico 01

A) Diversidade das Necessidades Humanas, que conduz organizao do sistema de trocas. B) Diversidade de capacitaes das pessoas e naes, determinadas por heranas culturais ou por vocaes naturais, que conduz a especializao e diviso social do trabalho. O Processo de Interao dos agentes (sistema de trocas) baseado no trinmio DIVISO DO TRABALHO - ESPECIALIZAO - TROCAS Este trinmio produziu pelo menos dois benefcios visveis, decorrentes do princpio das Vantagens Comparativas:

A ) Maior Eficincia;

B ) Ganhos de Escala

A diviso do trabalho e por conseqncia a especializao permitiram a reduo dos custos associados ao tempo de execuo trabalho a ampliaram os benefcios associados qualidade. Assim, as economias alcanaram escalas de produo impensveis nos sculos precedentes. A diviso do trabalho e a especializao tm, como contrapartida, a necessidade da interao dos agentes. Pequeno Esquema da Evoluo do Sistema de Trocas Escambo Mercadorias Moedas Moeda Papel Papel Moeda

Introduo Economia
Sistemas Econmicos
ECONOMIA DE MERCADO ou ECONOMIAS CAPITALISTAS

Tpico 01

DEFINIO : Sistema econmico em que as questes econmicas fundamentais so resolvidas pelo mercado, atravs do sistema de preos. Pode ser uma economia de mercado pura (sistema de concorrncia pura) ou com a interferncia do governo (sistema de economia mista).

So elementos de uma economia capitalista:


1) CAPITAL; 2 ) PROPRIEDADE PRIVADA; 3 ) DIVISO DO TRABALHO; 4 ) MOEDA

ECONOMIAS DE PLANEJAMENTO CENTRAL OU CENTRALIZADAS


DEFINIO: Sistema econmico em que as questes econmicas fundamentais so resolvidas pelos rgos de planejadores centrais e os meios de produo so de propriedade estatal. Simplificando, o planejamento central funciona assim: Primeiro : Faz-se um inventrio das necessidades humanas a serem atendidas. Segundo : Faz-se um inventrio dos recursos e das tcnicas disponveis para a produo. Terceiro : Com base nas disponibilidades, faz-se uma seleo das necessidades prioritrias e fixam-se quantidades a serem produzidas de cada bem, que so chamadas de metas de produo e consumo.

ECONOMIAS MISTAS ou ECONOMIAS SOCIAIS DE MERCADO


DEFINIO : Sistema econmico no qual o mercado e o governo compartem as aes, no que se refere a quem, como, o qu e quanto produzir. Objetivos Finais Economias Mistas: A ) Diminuir as diferenas sociais. Prevalece os princpios da eqidade, no do pleno igualitarismo. B ) Acesso s classes a todos os mercados, embora com diferentes poderes de aquisio C ) Prover todos das necessidades bsicas, anulando a incidncia de pobreza absoluta.

You might also like