You are on page 1of 32

O Novo Colonialismo (ou Imperialismo) (1870-1918)

1850-1870
Europa (sobretudo Inglaterra, no incio): rea central da economia capitalista, produtora de artigos industrializados e consumidora de artigos primrios (matria-prima para as indstrias algodo, minrio de ferro, etc. e gneros alimentcios mais requintados especiarias, caf, acar, ch). Amrica Latina: rea perifrica da economia capitalista, produtora de artigos primrios e consumidora de artigos industrializados. frica e sia: reas externas, com diminuta importncia econmica para o sistema (com exceo da ndia, dominada pela Inglaterra desde 1790 e importante mercado consumidor para os tecidos ingleses).

1870...
frica e sia, de reas externas tornam-se as principais reas perifricas do capitalismo, canalizando os investimentos da rea central. Vastas regies africanas e asiticas tornam-se colnias de estados europeus, em um contexto marcado pelo desenvolvimento da indstria capitalista na Europa, o que d a esse colonialismo um carter especial: os estados capitalistas abrem caminho para as empresas nos territrios conquistados, facilitando sua implantao, sobretudo nos setores de explorao de matrias-primas. Pioneirismo ingls: Grandes conglomerados empresariais (associao de capitais trustes e cartis) levaram a um aumento significativo da produo industrial. O aumento demogrfico foi importante, mas as pssimas condies de vida do assalariado reduziam o poder de compra do mercado interno. As reas perifricas tradicionais davam incio a uma industrializao incipiente (Brasil: Era Mau; Paraguai). Era preciso buscar novos mercados consumidores.

Itlia Espanha

Partilha da frica
Inglaterra/Egito

Frana

Inglaterra

Blgica

Portugal

Alemanha

Partilha da sia

Inglaterra Japo Frana Estados Unidos

Holanda Alemanha

Os investimentos do Centro
Os investimentos imperialistas concentraram-se nas indstrias extrativas, produo de matriasprimas, comunicaes, transportes e energia eltrica. As ferrovias chegaram periferia, onde tambm portos foram construdos e melhorados. Falsa noo de progresso: o capital investido visava a baratear e racionalizar o escoamento dos produtos primrios e a entrada e distribuio dos produtos industrializados.

Mo-de-obra barata

As distncias encurtaram
Canal de Suez: inaugurado em 1869, ligando o Mar Vermelho ao Mar Mediterrneo. Em 1875, a Inglaterra se tornou a principal acionista da CIA Universal do Canal Martimo de Suez. Em 1956, o canal foi nacionalizado pelo Egito. Canal do Panam: canal inter-ocenico construdo com capital americano, iniciado em 1903 e s concludo em 1914.

Construo do Canal do Panam

Imperialismo Formal
Formao de colnias (dominao poltica). : frica e sia (ausncia de estados organizados). Os investimentos do Centro eram dirigidos para setores que possibilitassem retorno econmico e no para reas como Educao, Sade, Saneamento Bsico. Colnias de enraizamento: constitudas por maioria de populao de origem europia, que praticamente ignorava os nativos. Formadas, basicamente, para receber excedentes populacionais direcionados ao trabalho em setores voltados para o mercado externo. Bastante prximas de sua Me-Ptria, pela origem comum de suas populaes. Ex.: Austrlia e Nova Zelndia (Inglaterra). Colnias de enquadramento: minoria dirigente europia imps-se sobre grandes populaes nativas, controlando a administrao, a justia, a polcia. Explorao impiedosa do trabalho nativo. Exemplo: ndia (5 mil funcionrios ingleses controlavam 300 milhes de indianos).

Aborgenes australianos

Colonizador europeu em territrio africano conquistado

Imperialismo Informal
Ausncia de dominao poltica, mas as relaes polticas e diplomticas entre a Periferia e o Centro asseguravam a dependncia econmica. Exemplo: Amrica Latina (Brasil: caf; Argentina: carne refrigerada e congelada; Mxico, Chile, Peru, Venezuela: minerais). Protetorados: colonizadores preservavam os poderes locais oficialmente, mas cooptavam a elite nativa (Brasil). Invisibilidade da dominao. Os protetorados eram implantados onde j existiam estados mais organizados. Exemplos: Egito, Marrocos e Brasil. reas de influncia: regies independentes onde as potncias do centro disputavam concesses econmicas. Exemplo: China. A Inglaterra chegou primeiro na China, buscando mercado para o pio indiano. Aps as Guerras do pio (1839-42; 1857), com a vitria inglesa, vrios portos chineses foram abertos aos ingleses, e a China ainda entregou Hong-Kong Inglaterra.

As Guerras do pio (Inglaterra X China) 1839-1842; 1857

Hong-Kong

Algumas especializaes econmicas


ndia, Ceilo e China: Ch Brasil: Caf Cuba e Indonsia: Acar Egito e ndia: Algodo Argentina e Austrlia: L

Principais potncias europias no incio do sculo XX

Inglaterra

Alemanha

Frana

ustria-Hungria

Rssia

Itlia

Em resumo...
- A Inglaterra, pioneira no processo de industrializao, proclamou-se oficina do mundo, defendendo a liberdade de vender seus produtos em qualquer pas, sem barreiras alfandegrias, bem como o livre acesso s fontes de matrias-primas. - O aumento da mecanizao e da diviso do trabalho nas fbricas permitiu a produo em massa, reduzindo os custos por unidade e incentivando o consumo. - As pequenas e mdias firmas de tipo individual e familiar cederam lugar aos grandes complexos industriais. - A expanso industrial fez aumentar a competio por mais mercados e matrias-primas entre os pases industrializados. Na virada do sculo XIX para o sculo XX, os dois pases mais industrializados da Europa eram:

Inglaterra

Alemanha

Um conflito se arma:

Inglaterra

X
Frana

Alemanha

Disputas de mercado: Inglaterra X Alemanha (estrada de ferro); Frana X Alemanha (crises marroquinas) Revanchismo nacionalista: Frana X Alemanha

You might also like