You are on page 1of 13

As novas profisses com as transformaes tecnolgicas

Desemprego estrutural e os novos empregos


A crescente concorrncia internacional tem obrigado as empresas a cortar custos, com o objetivo de obter preos menores e qualidade alta para os produtos. Nessa reestruturao esto sendo eliminados vrios postos de trabalho, tendncia que chamada de desemprego estrutural. Uma das causas desse desemprego a automao de vrios setores, em substituio mo de obra humana. Caixas automticos tomam o lugar dos caixas de banco, fbricas robotizadas dispensam operrios, escritrios informatizados prescindem datilgrafos e contadores. Nos pases ricos, o desemprego tambm causado pelo deslocamento de fbricas para os pases com custo de produo mais baixos.

Linha de montagem da Ford(1940)

Linha de montagem da Ford(2011)

O fim de milhares de empregos, no entanto, acompanhado pela criao de outros pontos de trabalho. Novas oportunidades surgem, por exemplo, na rea de informtica, com o surgimento de um novo tipo de empresa, as de "inteligncia intensiva", que se diferenciam das industrias de capital ou mo de obra intensiva. A IBM, por exemplo, empregava 400 mil pessoas em 1990, mas, desse total, somente 20 mil produziam mquinas. O restante estava envolvido em reas de desenvolvimento de outros computadores - tanto em hardware como em software gerenciamento e marketing. Mas a previso de que esse novo mercado de trabalho dificilmente absorver os excludos, uma vez que os empregos emergentes exigem um alto grau de qualificao profissional. Dessa forma, o desemprego tende a se concentrar nas camadas menos favorecidas, com baixa instruo escolar e pouca qualificao.

Sede da IBM em Armonk(EUA).

Empresa de Telemarketing.

As Transformaes no Contedo do Trabalho e nas Formas de Emprego


A adoo de novos modelos produtivos baseados nos princpios da produo enxuta (lean production), associada difuso das novas tecnologias nos processos produtivos propiciou, por um lado, o aumento da produtividade no trabalho e, por outro, uma intensa substituio do trabalho vivo por trabalho acumulado nos sistemas e equipamentos. Ocasionou tambm um forte deslocamento setorial do trabalho e do emprego, resultando no desaparecimento de postos de trabalho na indstria, ao mesmo tempo em que criou novas oportunidades ocupacionais, sobretudo no setor tercirio.

O perfil desse novo trabalhador passa a exigir novas habilidades, at ento relegadas a segundo plano e at mesmo negadas nas relaes de trabalho anteriores. Acresce que, a esses papis, soma-se ainda a necessidade de lidar com as tecnologias de informao e de comunicao (presentes nos novos equipamentos e instrumentos) que demandam o domnio de cdigos abstratos e novas linguagens. Outras competncias, como raciocnio lgico-abstrato, habilidades scio-comunicativas, responsabilidade, disposio para correr riscos e esprito de liderana, passaram a ser demandadas. A destreza em outras lnguas (como ingls) e linguagens (como informtica) esto se tornando pr-requisito para o ingresso e manuteno em um mercado de trabalho estruturado.

Tendncias para o futuro(?):


- deslocamento das atividades e da mo-de-obra da indstria para os servios, especialmente para os servios de apoio s atividades industriais em funo das terceirizaes; - declnio estvel do emprego industrial tradicional; - crescente interdependncia da fora de trabalho em escala global; - movimento contnuo em direo elevao do perfil de escolaridade do trabalhador. Diante deste quadro, como ser a fbrica do futuro? Imagina-se que, nesse campo, j est rompendo e, ir se romper cada vez mais, com a idia tradicional de fbrica. A arquitetura, que se redesenha, apenas um reflexo de conceitos e de crenas corporativas que devem marcar o terceiro sculo da industrializao.

Os esforos na construo dessa nova viso de fbrica giram em torno de alguns grandes eixos: - funcionrios de todos os nveis hierrquicos desempenham mltiplas tarefas; - comunicao no centro - a informao deve fluir livremente pelo espao de trabalho, essencial para a gesto do conhecimento; - desenvolvimento sustentvel o crescimento ser apoiado em prticas ambientalmente corretas; - obsesso pela qualidade; - importncia da logstica; - foco no cliente.

Os caixas eletrnicos, cada vez mais substitui os caixas convencionais

Escritrios comuns na dcada de 50.

Escritrios comuns atualmente

Grupo:
Gabriel Antnio Custdio Silva-10 Hellen Jssica de Oliveira-15 Laine da Silva Brito-23 Mayara Cristina Rodrigues-28

FIM

You might also like