You are on page 1of 56

Sumrio

1. INTRODUO

2.
3. 4. 5.

OBJETIVO
REVISOBIBLIOGRFICA METODOLOGIA APLICADA RESPONSABILIDADES

6. A NATUREZA INTERATIVA DO PROCESSO ORGANIZACIONAL 7. CONCEITO MODERNO DE ADMINISTRAO DAS CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO 8. SISTEMA DE CONTROLE PARA ADMINISTRAO DAS CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO

Sumrio
9. PROPOSTA DE ESTRUTURA DO SIGESCOMAT SISTEMA DE GESTO DAS CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO
9.1. PROGRAMA DAS CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO PCMAT 9.2. PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCO PGR 9.3. PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS PPRA

9.4. ANLISE E AVALIAO ERGONMICA DOS POSTOS DE TRABALHO


9.5. DETERMINAO DO PERFIL PROFISSIOGRFICO PREVIDENCIRIO PPP

Sumrio
9.6. PROGRAMA DE IDENTIFICAO E AVALIAO DAS CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO 9.7. PLANOS ESTRATGICOS 10. CONCLUSO 11.REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 12.ANEXOS.

Sistema de Gesto das Condies e Meio Ambiente de Trabalho


RESUMO

O presente estudo tem por objetivo apresentar um modelo de Gesto SIGESCOMAT para servir de base aos profissionais da rea de Segurana do Trabalho e aos Empresrios que valorizam as Condies e Meio Ambiente de Trabalho como padro tico.

A concepo deste modelo abrange os diversos tipos de Empresas; porm cada Empresa, dentro de suas atividades e particularidades, implementar o que julgar necessrio para a sua organizao.

Sistema de Gesto das Condies e Meio Ambiente de Trabalho


Atravs de um Sistema de Gesto, consegue-se uma objetividade e um resultado melhor ao Trabalhador e a Empresa, alm de demonstrar que as prticas gerenciais voltadas para o sucesso da organizao devem agregar sua Poltica, ferramentas como forma de organizao e disciplina para o gerenciamento das Condies e Meio Ambiente do Trabalho.

Introduo
A importncia das Condies e Meio Ambiente do Trabalho, vem sendo motivo de preocupao constante dos Empresrios, Funcionrios, Sindicato e do Ministrio do Trabalho e Emprego. A sociedade brasileira ainda convive com um alto ndice de mortalidade e morbidade por acidentados do trabalho e doenas decorrentes do trabalho. Este problema tem trazido danos irreparveis integridade dos trabalhadores e gerado custos sociais elevados para o Estado e a sociedade.

Introduo
Na atual conjuntura, inaceitvel que um Profissional de Engenharia de Segurana do Trabalho no tenha um Plano Diretor a ser seguido. A responsabilidade cvel e penal atribuda a este Profissional grande, alm da responsabilidade tica para com os demais profissionais que lhes confia a proteo. Nossa proposta neste trabalho baseia-se no princpio da PrAtividade, na melhoria contnua dos locais de Trabalho e no atendimento das Exigncias Legais. Portanto sugerimos a implantao do SIGESCOMAT Sistema de Gesto das Condies e Meio Ambiente de Trabalho, sigla criada pelo Msc Eng. Celso Atienza. Entendemos que este modelo seja eficaz para que se consiga o comprometimento e a conscientizao dos nveis de Superviso dentro e fora de uma empresa, quanto as medidas de proteo relativas s Condies e Meio Ambiente de Trabalho.

Objetivo
Apresentar um Sistema de Gesto das Condies de Meio Ambiente de Trabalho - SIGESCOMAT , que possa servir de modelo para ser implantado nas Empresas e com isso reduzir, sistematicamente, os nveis de acidentes, estabelecer indicadores de desempenho para que gerentes e supervisores possam atuar de forma pr-ativa, determinar as responsabilidades em todos os nveis hierrquicos nas questes relacionadas preveno de acidentes, de forma a aumentar a credibilidade e a confiana de todos os colaboradores, clientes, fornecedores e rgos pblicos.Atravs de um Sistema de Gesto, consegue-se uma objetividade e um resultado melhor ao Trabalhador e a Empresa.

Reviso Bibliogrfica
3.1. Revendo Conceitos

A preveno de acidentes do trabalho e doenas profissionais , tem se tornado desde meados do sculo XX, uma questo prioritria para se manter um elevado nvel de competitividade nas empresas. O xito de uma empresa depende cada vez mais do envolvimento dos seus trabalhadores na busca incessante de Segurana, Qualidade, Prazo e Custo proporcionando com isto mxima rentabilidade. A estes fatores devemos acrescentar outros, orientados a motivao dos funcionrios, os quais devem fazer parte de um processo de melhoria contnua da Organizao em seus locais de trabalho.

Reviso Bibliogrfica
Na busca permanente da competitividade, os acidentes representam um fator indesejvel, quer seja pelo ponto de vista social , quer seja pelo lado econmico . Existe um estudo elaborado pelo Eng. Chiara, ex-presidente da ABPA (ASSOCIAO BRASILEIRA PARA PREVENO DE ACIDENTES ), demonstrando que o custo com o empregado afastado por acidente, pode chegar a US$ 480,00 por dia. Se considerarmos que todos os acidentes podem ser evitados, podemos ento, deixar de gastar em acidentes investindo em PREVENO. Como sabemos, a preveno envolve pensar, analisar e planejar os processos, a fim de, determinar onde ocorrem as falhas, e estabelecer medidas necessrias para impedir que o evento acontea.

Reviso Bibliogrfica
Estudiosos, sustentam que 80% dos acidentes tm causas sobre as quais somente a administrao teria como interferir. Definindo como acidente, um evento no desejado que resulta em dano a pessoa, dano a propriedade ou perda no processo. Nesta linha ,a segurana definida como controle de perdas acidentais. As causas bsicas (Erros Operacionais) so as origens das condies e prticas abaixo do padro. Entretanto, elas no so o comeo da seqncia de causa e efeito. O que comea a seqncia, terminando em perda, a falta de controle. Controle uma das quatro funes essenciais da administrao: planejar ,organizar, dirigir, controlar.

Reviso Bibliogrfica
Existem trs razes para a falta de controle: a) Falha de planejamento adequado ou inexistente do mesmo ; b) Padres inadequados do programa ; c) Cumprimento inadequado dos padres. Os lderes em administrao escreveram milhares de artigos atravs dos anos, acerca da natureza complexa das falhas e dos problemas, que ocasionam perdas no mundo dos negcios. Uma combinao de fatores ou causas ocorrem ao mesmo tempo sob circunstncias precisas para provocarem estes eventos indesejveis. Raramente, ou nunca, um problema administrativo produto de uma s causa, incluindo aqueles relacionados com a segurana, produo ou qualidade. Em resumo, a prtica tem nos levado a aceitar as seguintes concluses:

Reviso Bibliogrfica
a) Os incidentes que deterioram nossos negcios so causados, no so produtos do acaso. b) As causas da perda podem ser determinadas e controladas.

Resumindo, podemos entender melhor as causas dos eventos indesejveis considerando os quatro grandes elementos ou subsistemas que, dentro das operaes gerais de negcio, constituem as suas fontes : PESSOA, EQUIPAMENTO, MATERIAIS E MEIO AMBIENTE.

Reviso Bibliogrfica
Finalizando, o Conceito a ser aplicado s Condies e Meio Ambiente de Trabalho, no poder ser isolado das demais atividades da Organizao, e nem to pouco s voltado para o lado comportamental. Devemos buscar um modelo hbrido, envolvendo a responsabilidade da administrao e a vontade pessoal dos funcionrios, no objetivo maior de se conseguir atingir as metas de reduo de acidentes e, melhoria contnua das condies nos locais de trabalho.

Reviso Bibliogrfica
3.2. Sistema Integrado de Gesto das Condies e Meio Ambiente de Trabalho No contexto atual, as empresas devem rever seus princpios e conceitos de administrao, indo fundo no sistema de delegao de poderes e formas de comunicao entre diferentes nveis hierrquicos, estabelecendo, dentro do possvel, a orientao do Guia para Sistemas de Gesto das condies e Meio Ambiente de Trabalho, que est fundamentada na Norma Britnica BS 8800, preparada pelo Occupational Health and Safety Management Standart Policy Committee. Este Guia serviu de base para a elaborao da OHSAS 18000 , 18001 e 18002, similar s sries ISO 9000 e ISO 14000.

Reviso Bibliogrfica
Esta norma procura melhorar o desempenho das organizaes nas reas relativas s Condies e Meio Ambiente de Trabalho, atravs da orientao de como a Gesto deve ser Integrada ao gerenciamento de outros aspectos de desempenho do negcio.

A meta final fazer da preveno de acidentes e doenas profissionais parte integrante da cultura organizacional , a fim de :
- reconhecer, avaliar e controlar os riscos para os funcionrios e terceiros; - melhorar o desempenho dos negcios ; e - auxiliar a organizao a estabelecer uma imagem responsvel perante seus clientes, o mercado e seus fornecedores.

Reviso Bibliogrfica
Estar em conformidade com esta Norma no confere imunidade s organizaes em relao as suas obrigaes legais. Atravs do modelo do SIGESCOMAT Sistema de Gesto das Condies e Meio Ambiente de Trabalho que estaremos propondo ao longo deste trabalho, podemos: 3.2.1. estabelecer no Plano Empresarial uma Poltica da sua Direo quanto s Condies e Meio Ambiente de Trabalho ( POLICMAT ); 3.2.2. desenvolver a necessria motivao aos funcionrios, numa permanente mudana de comportamento e formao de CULTURA DE ENGENHARIA DE SEGURANA DO TRABALHO;

Reviso Bibliogrfica
3.2.1. estabelecer objetivos e metas, em consenso com todas as demais reas envolvidas;
3.2.2. buscar o atendimento de metas estabelecidas e sua permanente reviso ( atravs por exemplo de mtodos da qualidade PDCA Plan, Do, Check, Act); 3.2.2.1. Planejamento ( Plan ): estabelecimento dos objetivos e dos processos; 3.2.2.2. 3.2.2.3. Execuo ( Do ): Implementao dos processos; Verificao (Check): Monitoramento;

Ao (Act): Tomada de aes ( melhoria contnua );

Reviso Bibliogrfica

3.2.1. estabelecer mecanismos para se disponibilizar recurso adequados e necessrios concretizao das metas;

3.2.2. promover a educao e o treinamento necessrios e apropriados dos funcionrios, para viabilizar o atendimento da metas.

Metodologia Aplicada
O SIGESCOMAT um modelo que define o Sistema de Gesto e as metas a serem cumpridas atravs de um planejamento sistemtico, dentro de uma ordem cronolgica pr estabelecida, para promover a melhoria contnua nos locais e ambiente de trabalho

Responsabilidades
5.1. Engenharia de Segurana: Elaborar e Executar o Programa de Gesto, assessorar, apoiar, monitorar e medir a performance e o grau de envolvimento das reas atravs das ferramentas propostas neste programa, manter infra-estrutura necessria para aplicao do SIGESCOMAT, computar e divulgar, mensalmente, os ndices de desempenho do Programa para os departamentos. 5.2. Empregador: Assegurar a implementao do SIGESCOMAT, em todos os nveis da empresa, garantindo, tambm, a disponibilidade dos recursos necessrios. 5.3. Gerentes/ Supervisores: Implantar o Programa em todas as suas etapas, utilizando as ferramentas, garantir a participao dos funcionrios e terceiros, manter o nvel de motivao necessrio para o bom desempenho do Programa.

Responsabilidades
5.1. Funcionrios: Participar de todas as ferramentas descritas neste Programa, pr em prtica todas as aes prevencionistas disponveis na Empresa, ser um agente multiplicador da Segurana dentro e fora da Empresa.

5.2. Prestadores de Servios: Participar das ferramentas definidas, por em prtica todas as aes preventivas disponveis na Empresa, ser agente multiplicador da Segurana, seguir todas as normas e procedimentos utilizados na Empresa.

A NATUREZA INTERATIVA DO

PROCESSO ORGANIZACIONAL
6.1. Fluxo Organizacional
Inicialmente devemos uniformizar nossos conceitos sobre a natureza do processo organizacional e as suas diferentes formas de interao.
Planejar - Os administradores usam lgica e mtodos para pensar em objetivos e aes.

Se pararmos para refletir, concluiremos que quando ocorre um acidente grave, envolvendo vtimas, todo o setor deixa de trabalhar para prestar socorro ao acidentado e aps o acidente, ficar comentando o que ocorreu. Sero necessrias vrias reunies para se apurar as causas do acidentes e suas responsabilidades. Ento, concluiremos que a pressa para realizar o servio sem planejamento de nada adiantou, pelo contrrio ir causar mais atraso no cronograma. No existe trabalho to urgente ou importante que no possa ser planejado e executado com segurana.

A NATUREZA INTERATIVA DO PROCESSO ORGANIZACIONAL


Organizar - Os administradores organizam e distribuem trabalho, autoridade e recursos para alcanar com eficincia os objetivos da organizao. Liderar - Os administradores dirigem, influenciam e estimulam os empregados a realizarem tarefas essenciais. Desde a Teoria Z de William Ouchi, passando pela As Artes Gerenciais Japonesas de Athos e Pascale, e a Economia Japonesa de G.C. Allen, o mundo ficou literalmente aturdido ao conhecer mais de perto o segredo do sucesso japons. Depois de revelado esse segredo, muitos ocidentais ficaram imaginando que o sucesso empresarial seria um privilegio dos japoneses. Esse segredo na verdade era o trabalho em equipe, a valorizao do empregado, o reconhecimento das obrigaes da empresa para com a sociedade, o envolvimento familiar na empresa e uma ateno muito grande ao cliente e a qualidade do produto.

A NATUREZA INTERATIVA DO PROCESSO ORGANIZACIONAL


Os verdadeiros lderes conseguem fazer com que seus liderados alcancem metas acima do esperado, quando eles realizam suas tarefas motivados e reconhecidos. Os funcionrios sendo tratados com respeito, reconhecimento e incentivados permanentemente, estabelecem um elo de confiana que extrapola a relao chefe subordinado. Analisando o sucesso de algumas empresas, observamos como ponto comum nos funcionrios, a satisfao pelo trabalho e pelo sucesso da empresa.

Essas empresas tem uma grande preocupao em manter a auto-estima dos funcionrios sempre elevada e dedicam tempo e dinheiro investindo na qualidade de vida de seus colaboradores, numa relao de confiana mtua.

A NATUREZA INTERATIVA DO PROCESSO ORGANIZACIONAL


Conseguir que se trabalhe com paixo, no est no contrato de trabalho de ningum. E no h dinheiro que remunere a paixo do funcionrio pelo seu trabalho.
Muitas vezes as empresas, atravs de lderes despreparados, deixam escapar o que h de melhor nas pessoas, que a vontade em fazer as coisas acontecerem da forma mais satisfatria para a empresa e para sua realizao pessoal. Na grande maioria dos casos, acaba perdendo seu melhor talento humano. As vezes a soluo no est em trocar os funcionrios, mas sim trocar seus lderes!

A NATUREZA INTERATIVA DO PROCESSO ORGANIZACIONAL


Controlar - Os administradores certificam-se de que a organizao est seguindo no rumo de seus objetivos. Esta uma das importantes funes na administrao deste novo milnio. Costuma-se dizer que nenhum acidente comea grande. Assim como, nenhum naufrgio ocorre de uma s vez. Ele comea com pequenos furos, que no sendo controlados e acabam afundando a embarcao.

6.1. PAPIS DO ADMINISTRADOR

Segundo Henry Mintzberg da Harvard Business Review o papel do administrador atravs da autoridade formal e status que o cargo lhe confere, e que atravs dele se pode obter melhores resultados na produo aliados a um estilo de liderana participativa:

A NATUREZA INTERATIVA DO PROCESSO ORGANIZACIONAL


6.2.1. PAPIS INTERPESSOAIS O lder representa para os funcionrios um smbolo, muitas vezes como o espelho do que gostaria de ser. O seu exemplo servir para muitas mudanas de comportamento. Este lder deve se imaginar como um homem de ligao para a imagem da empresa a ser construda.

6.2.2. PAPIS INFORMACIONAIS O lder deve funcionar como um coletor, algum que recebe e passa adiante com confiana e credibilidade , um disseminador e tambm no pode deixar de ser um porta-voz, afinal ele a EMPRESA.
6.2.3. PAPIS DECISRIOS O lder deve funcionar como um solucionador de problemas, avaliando as possibilidades de alocar os recursos e atuar sempre como negociador.

A NATUREZA INTERATIVA DO PROCESSO ORGANIZACIONAL


A teoria de Mintzberg contraria a teoria de Taylor que pensava que a melhor forma de aumentar a produo era melhorar as tcnicas ou mtodos empregados pelos operrios, considerando as pessoas como mquinas que deveriam ser manipuladas por seus lderes. Em resumo a teoria de Taylor enfatiza que a administrao deveria ser separada de problemas humanos e de emoes. O resultado que as pessoas ou operrios precisam ajustar-se administrao e no esta s pessoas.

CONCEITO MODERNO DE ADMINISTRAO DAS CONDIES E MEIO AMBIENTE DE

TRABALHO
Segundo Coutinho de Souza , os acidentes que deterioram nossos negcios e muitas vezes causam leses aos nossos colaboradores, no so obra do acaso. Tem causas que devem ser identificadas, analisadas e eliminadas.
De acordo com o ILCI - International Loss Control Institute (Instituto Internacional de Controle de Perdas) os acidentes so ocasionados pelo contato com uma determinada fonte de energia ou substncia acima da capacidade limite do corpo humano ou estrutura e que pode ser :

CONCEITO MODERNO DE ADMINISTRAO DAS CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO


Energia Mecnica - que gera leses resultantes de impacto de objetos mveis e objetos que caem; e do impacto do corpo em movimento contra estruturas relativamente imveis como, por exemplo quedas. Podemos dizer que neste grupo se encontram a maioria das leses, que so : fraturas, distenses, luxaes, entorses, esmagamentos, e outros;
Energia Trmica - Neste grupo, as leses caractersticas so queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus e sua conseqncia inflamao , coagulao, queimaduras e queimao em todos os nveis do corpo humano. Energia Eltrica - O contato com a energia eltrica, pode levar a interferncia com a funo neuro-muscular e de coagulao, e queimadura em todos os nveis do corpo humano.

CONCEITO MODERNO DE ADMINISTRAO DAS CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO


Radiao Ionizante - Normalmente os acidentes envolvendo a radiao ionizante pode ocasionar na pessoa, desorganizao dos componentes e funes celulares e sub-celulares. O resultado especfico depende do lugar e da forma como a radiao dissipada. Energia Qumica - este tipo de energia inclui leses devido a queimaduras decorrentes de reao dos produtos qumicos com o corpo humano. Algumas reaes so destruio imediata do tecido, como nos casos de contato com cidos concentrados. Com estes conceitos podemos ento definir os acidentes como sendo, um evento no desejado que resulta em dano a pessoa, dano a propriedade ou perda no processo, a partir do contato com uma determinada fonte de energia ou substncia acima do limite do corpo humano ou da estrutura

CONCEITO MODERNO DE ADMINISTRAO DAS CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO


O resultado de um acidente a PERDA. Seja esta perda um dano a pessoa, a propriedade ou ao processo de trabalho. As redues de lucro e interrupes do trabalho devem ser consideradas no atual contexto econmico, como perdas importantes. De um modo geral podemos dizer que as PERDAS decorrentes dos acidentes so irreversveis e neste contexto devemos conhecer com profundidade suas causas, para podermos estabelecer as medidas de controle necessrias para se evitar sua repetio.

Um dos conceitos atualmente utilizados para se conhecer as causas dos acidentes o Modelo de Casualidade, que fixa o
seguintes nveis para a ocorrncia do acidente:

CONCEITO MODERNO DE ADMINISTRAO DAS CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO


Causas Imediatas - As Causas Imediatas de acidentes so as circunstncias que precedem imediatamente o contato para a sua ocorrncia. Elas usualmente podem ser vistas ou sentidas, so bastantes evidentes. Freqentemente so os sintomas que podem permitir a ocorrncia de um acidente e as circunstncias que podem permitir a ocorrncia de um acidente. Muitos profissionais tem empregado os termos atos abaixo do padro e condies abaixo do padro , que so os erros operacionais ou desrespeito s normas. Na verdade, esta linha de pensamento tem vantagens distintas, como por exemplo, relaciona os indicadores que estabelecem um padro, uma base para medio , avaliao e correo, e amplia o escopo de interesse de controle de acidentes para controle de perdas, incluindo a melhoria contnua dos locais de Trabalho, seus investimentos e o controle de custos.

CONCEITO MODERNO DE ADMINISTRAO DAS CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO


Atravs de aplicao de sistema de observao de tarefas como, anlise crtica de tarefas (ACT), anlise preliminar de riscos (APR), inspees formais / informais ou auditorias, e analisando-se as estatsticas de acidentes, tem sido demonstrado , repetidamente, que existe uma condio das normas de Trabalho que se modificada evitaria o acidente.

Um grande nmero de condies de trabalho envolvem um projeto ergonmico deficiente de mquinas, equipamentos e riscos ambientais no controlados.
essencial considerar somente como causas imediatas ou sintomas e fazer um trabalho de diagnstico de doenas que se manifestam atravs destes sintomas. Se voc trata somente os sintomas, eles ocorrero outras vezes. importante responder as perguntas :

CONCEITO MODERNO DE ADMINISTRAO DAS CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO


... porque ocorreu este evento? ... porque existiu esta condio? ... que falha no sistema de superviso / administrao permitiram esta ocorrncia? Se formos incisivos , as perguntas apontaro o caminho para um controle mais efetivo.

Causas Bsicas - Causas bsicas so causas reais por detrs dos sintomas; as razes porque as condies de trabalho so erradas ; fatores que quando identificados permitem uma administrao de controle significativa. A anlise e interpretao corretas das causas bsicas ajudam a explicar o porqu da falha.

CONCEITO MODERNO DE ADMINISTRAO DAS CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO


Do mesmo modo, o operador de um equipamento que requer um manuseio preciso e especializado no operar eficiente e seguramente sem a chance de desenvolver esta habilidade atravs da prtica. Por outro lado, pouco provvel que uma pessoa a quem nunca foi dito a importncia de sua tarefa para o contexto geral da empresa, se motive a sentir orgulho pelo seu trabalho. 7.1. EXEMPLOS DE FATORES DE TRABALHO COMO CAUSA BSICA: Superviso As causas bsicas so as origens da falta de Planejamento. Entretanto, elas no so o comeo da seqncia de causa e efeito. O que comea a seqncia, terminando em perda, a falta de controle gerencial e um sistema de fiscalizao .

CONCEITO MODERNO DE ADMINISTRAO DAS CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO


7.1. CAUSAS ADMINISTRATIVAS

As causas administrativas como fator contribuinte para a ocorrncia dos acidentes, normalmente atribuda a FALTA DE CONTROLE que uma tarefa que cabe somente aos prepostos da empresa, aqueles lderes responsveis pelas Polticas e Programas de Ao das empresas ou supervisores, a quem so delegadas as responsabilidades para desenvolver a produo e detectar e corrigir seus erros.
Quando a funo CONTROLE deixa de existir, podemos esperar o pior em termos de resultados ou de custos. O controle uma das quatro funes essenciais da administrao. PLANEJAR; ORGANIZAR; LIDERAR E CONTROLAR. Estas funes correspondem ao trabalho administrador, sem importar sua hierarquia. de qualquer

CONCEITO MODERNO DE ADMINISTRAO DAS CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO


Existem trs razes comuns para a falta de controle: 1) Inexistncia de um Programa de trabalho, 2) Inexistncia de Ordem de Servio relativa as Condies e Meio Ambiente de Trabalho.

3) Descumprimento das Normas Internas de Engenharia de Segurana do Trabalho.


7.1. EXEMPLOS DE CONTROLE EXERCIDOS PELA ADMINISTRAO. Muitos lderes, e dentro desta categoria os supervisores, temse perguntado como podem atuar de forma mais direta e concreta na obteno dos resultados desejados pela administrao.

CONCEITO MODERNO DE ADMINISTRAO DAS CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO


A experincia tem nos mostrado os seguintes pontos de relevncia para obteno dos resultados de antecipao e preveno dos acidentes / perdas desejados: Cada membro da administrao, e a estamos nos referindo a todos aqueles que desempenham uma funo de liderana na empresa, dever assegurar que todo trabalhador estar sujeito a uma reviso completa de todos os regulamentos e procedimentos relacionados com o seu trabalho. A Administrao deve estabelecer que se pratique anualmente uma reviso completa de todas as regras/ procedimentos com cada trabalhador e sero adotadas todas as medidas necessrias para garantir o cumprimento dessas regras/ procedimentos. Dever ser assumido como compromisso das lideranas, que prtica ou condio abaixo do padro, relatada por um trabalhador seja registrada de imediato e sejam para aes de correo, estabelecidos prazos e responsveis.

CONCEITO MODERNO DE ADMINISTRAO DAS CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO


A todos os trabalhadores deve ser garantido que: Recebam as Ordens de Servios relativas s Condies e Meio Ambiente de Trabalho adequadas, sendo informado dos riscos e suas formas de preveno; Possa participar de pelo menos uma reunio semanal segurana Seja estimulado a prtica da Ordem e Limpeza. Este item deve se tornar um Programa permanente.

Em resumo, as vias crticas para melhorar o controle das perdas provenientes dos acidentes so diagnosticar e identificar todos os pontos fracos, observando as fases que antecedem as perdas:

CONCEITO MODERNO DE ADMINISTRAO DAS CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO


- PR CONTATO - Causas Administrativa ; Causas Bsicas e Causas Imediatas; - CONTATO - Energia que gera o Acidente ou Incidente; - PS CONTATO - As medidas que adotaremos para minimizar as perdas. A Administrao deve estabelecer para cada uma das fases ou etapas as medidas de controle ANTES que o fato efetivamente ocorra. No devemos esperar que o evento acontea para procurar respostas, devemos nos antecipar e estabelecer perguntas de como podemos prevenir ou minimizar as perdas. Deve ser includo tudo o que podemos fazer ou desenvolver e por em prtica um Programa, com prazos e responsveis, para evitar riscos, prevenir efetivamente que ocorram as perdas e planejar aes para minimiz-las, caso ocorram.

SISTEMA DE CONTROLE PARA ADMINISTRAO DAS CONDIES E MEIO

AMBIENTE DE TRABALHO
Qualquer programa para se tornar efetivo, deve manter indicadores que mostrem a evoluo e o estgio em que se encontram. Os controles, que podem ser estabelecidas atravs de vrias metodologias, devem recair sobre todo o Programa e em especial nos seguintes elementos: Administrao e Organizao - medir o envolvimento e comprometimento de todo corpo gerencial e operacional. Formao, Informao e Treinamento - criar meios para a transformao. Inspees informais e Formais Planejadas instituir a implantao do check list nas atividades e operaes.

SISTEMA DE CONTROLE PARA ADMINISTRAO DAS CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO


Investigao de Acidentes/ Incidentes - encontrar as causas que podem inibir a ocorrncia de fatos semelhantes.
Anlise de Acidentes e Incidentes - determinar medidas para aperfeioar o Programa das Condies e Meio Ambiente de Trabalho. Controle de Emergncias - estar preparado para minimizar as perdas. Normas Procedimentos Internos e da Empresa - garantir o cumprimento da legislao e do PCMAT. Equipamentos de Proteo Individual minimizar leses decorrentes de Acidentes. Anlise de Riscos / Controle de Perdas reconhecer, avaliar e controlar os riscos.

SISTEMA DE CONTROLE PARA ADMINISTRAO DAS CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO

Permisso / Planejamento para o Trabalho elaborao de Ordem de Servio relativo s Condies e Meio Ambiente de Trabalho.

Auditorias Internas e Externas - avaliar e corrigir o modelo de gerenciamento.

PROPOSTA DE ESTRUTURA DO SIGESCOMAT -SISTEMA DE GESTO DAS CONDIES DO

MEIO AMBIENTE DE TRABALHO


9.1. - PCMAT Programa das Condies e Meio Ambiente de Trabalho

Cronograma de barras das atividades e operaes dos locais de trabalho; Descrio das atividades e operaes das frentes de servios e locais de trabalho; Identificao das Condies e Meio Ambiente de Trabalho;

Determinao dos principais riscos nas atividades e operaes; Medidas de proteo para o controle dos riscos nas atividades e operaes; Elaborao de Ordem de Servio relativa s Condies e Meio Ambiente de Trabalho.

PROPOSTA DE ESTRUTURA DO SIGESCOMAT -SISTEMA DE GESTO DAS CONDIES DO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO
9.2. Programa de Gerenciamento de Risco PGR

Anlise Preliminar de Risco APR Anlise de rvore de Falhas AAF Anlise do Modo de Falhas e Efeitos AMFE Tcnicas de Incidentes Crticos TIC Programa de Conservao Auditiva PCA

PROPOSTA DE ESTRUTURA DO SIGESCOMAT -SISTEMA DE GESTO DAS CONDIES DO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO
9.3. Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA

Reconhecimento dos riscos ambientais da Empresa por departamento / setor de atividade


Avaliao dos riscos ambientais Controle dos riscos ambientais agentes fsicos agentes qumicos agentes biolgicos Gerenciamento e controle dos resduos slidos Programa de Proteo Respiratria PPR Programa de Conservao Auditiva PCA

PROPOSTA DE ESTRUTURA DO SIGESCOMAT -SISTEMA DE GESTO DAS CONDIES DO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO
9.4. 9.5. PPP LTCAT Anlise e Avaliao Ergonmica dos Postos de Trabalho Determinao do Perfil Profissiogrfico Previdencirio Laudo Tcnico das Condies e Ambientes de Trabalho

9.6. Programa de Identificao e Avaliao das Condies e Ambientes de Trabalho Laudo de Avaliaes das Instalaes Eltricas Organizao do Arranjo Fsico da Planta

Mapeamento dos Riscos Profissionais nos Locais de Trabalho por Setor de Atividade -

PROPOSTA DE ESTRUTURA DO SIGESCOMAT -SISTEMA DE GESTO DAS CONDIES DO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO
Determinao do Custo Benefcio Projetos dos Dispositivos de Proteo das Mquinas Programa de Preveno dos Riscos nas Prensas PPRPS

Programa de Proteo das Mquinas PPM


Laudo de Avaliao das Instalaes de Caldeiras Relatrio de Impacto das Condies de Trabalho 9.7. Planos Estratgicos

Plano de Segurana Plano de Emergncia e Catstrofes Plano de Contingncia

Concluso
Podemos concluir que as Diretrizes voltadas para as Condies e Ambientes nos Locais de Trabalho devem estabelecer, atravs de documentos e elaborao de procedimentos, especificao de regras e normas, a garantia do cumprimento da legislao e o estabelecimento das melhores prticas de trabalho, com o objetivo de promover:
Mxima segurana dos funcionrios e prestadores de servio. Ampla proteo ao Meio Ambiente Preveno dos danos s instalaes

Concluso
Os procedimentos a serem implementados devem incluir a metodologia e o critrio de execuo para a verificao do nvel de exigncia requerida, assim como os treinamentos das lideranas para a suas implementaes.
Tambm deve haver a preocupao em estabelecer e manter registros que evidenciem o cumprimento das exigncias requeridas. As Diretrizes de Segurana devem ser consideradas para a elaborao de qualquer procedimento.

Concluso
PREVENO Deve se considerar que os acidentes tm causas que podem ser identificadas, analisadas e eliminadas. A segurana deve ser tratada com o mesmo rigor com que se administra os demais aspectos da empresa.
Devem ser estabelecidos e mantidos registros que evidenciem que o comportamento dos funcionrios de antecipao, prevenindo a ocorrncia de acidentes. CONSCIENTIZAO, FORMAO E TREINAMENTO Os lderes das reas da empresa devem estar preparados, para atingir um bom nvel de segurana. Devem ser estabelecidos e mantidos registros que evidenciem que os treinamentos foram adequados e suficientes para o atendimento das exigncias legais e tcnicas.

Concluso
RESPONSABILIDADE - responsabilidade da Empresa fazer com que cada funcionrio aplique seus conhecimentos pessoais e profissionais para melhorar e aperfeioar as prticas de protees relativas s Condies e Meio Ambiente de Trabalho.
CONTROLE DAS EMERGNCIAS Devem ser estabelecidos, documentados e mantidos procedimentos, para controlar uma possvel emergncia. Os procedimentos devem ser do conhecimento de todos os funcionrios; e estes devem ser treinados .

Concluso
FATOR DE VALORIZAO Devem ser estabelecidos e mantidos registros que evidenciem o cumprimento dos Procedimentos e Programas das Condies e Meio Ambiente de Trabalho.
Finalizamos reafirmando o ponto de vista que a Proteo s Condies e Meio Ambiente de Trabalho tambm uma tarefa da administrao da empresa que deve perseguir com determinao este objetivo com a certeza de alcanar no somente melhores resultados, mas tambm a excelncia empresarial; por isso a importncia da implantao do SIGESCOMAT Sistema de Gesto das Condies e Meio Ambiente de Trabalho que dar as diretrizes para alcanar os resultados desejados.

You might also like