You are on page 1of 23

DIREITO CONSTITUIONAL III Defesa do Estado e das Instituies Democrticas

1. Apontamentos iniciais O Estado Democrtico de Direito est caracterizado pela participao popular nos negcios estatais e pela submisso dos cidados e do prprio Estado s normas jurdicas que regulamentam a conduta social. O cerne normativo que limita a atuao estatal se encontra sob a gide constitucional dos direitos fundamentais.

1. Apontamentos iniciais Deve existir uma atividade estatal constante para a manuteno da democracia e a defesa dos direitos e garantias individuais e coletivos. Essa atividade ora se manifesta preventivamente, ora repressivamente.

1. Apontamentos iniciais Esta atividade est autorizada e denominada na atual Constituio Federal Republicana como Defesa do Estado e das Instituies Democrticas, em seus artigos 136 a 144.

2. Subdiviso: vertentes de atuao a) Exerccio de uma atividade estabilizadora nas situaes de convulso grave (Sistema Jurdico de Legalidade Extraordinria ou Estado de Exceo), decretando-se o Estado de Defesa ou o Estado de Stio; b) Manuteno das Foras Armadas, para a defesa institucional e da ordem pblica; c) Organizao da Segurana Pblica, para a preservao da paz social.

3. Sistema Jurdico de Legalidade Extraordinria 3.1. Noes O equilbrio o elemento que caracteriza a ordem constitucional (EASTON) A democracia o equilbrio mais estvel entre os grupos de poder. A competio entre os distintos grupos sociais s tolervel na medida em que esses mesmos grupos estejam subordinados aos procedimentos constitucionais. (CATLIN)

3. Sistema Jurdico de Legalidade Extraordinria 3.1. Noes A inobservncia dos preceitos democrticos constitucionais poder ser instaurada uma crise constitucional que, se no for devidamente remediada, consequentemente, gerar um colapso no equilbrio constitucional, acarretando num grave risco para as instituies democrticas.

3. Sistema Jurdico de Legalidade Extraordinria 3.1. Noes Para momentos de tormenta institucional e poltica, a Carta constitucional criou uma frmula para o gerenciamento de uma crise institucional com base na concentrao de poderes e atribuies ao Poder Executivo, instaurando-se uma autocracia momentnea com o objetivo de preservar uma democracia eterna (MOTTA:2007, p. 919).

3. Sistema Jurdico de Legalidade Extraordinria 3.1. Noes

Nestes casos, manifesta-se o denominado sistema constitucional das crises, caracterizado pelo conjunto ordenado de normas constitucionais, que, informadas pelos princpios da necessidade e da temporariedade, tem por objeto as situaes de crises e por finalidade a mantena ou o restabelecimento da normalidade constitucional (SANTOS, M. A.)

3. Sistema Jurdico de Legalidade Extraordinria 3.2. Princpios fundamentais Submete-se aos princpios: Necessidade; Temporariedade ou provisoriedade; No-supresso de direitos

3. Sistema Jurdico de Legalidade Extraordinria 3.2. Princpios fundamentais Incidncia dos princpios no sistema de legalidade especial: a) A declarao condicionada ocorrncia de pressuposto ftico; b) Os meios de resposta tem sua executoriedade restrita e vinculada a cada anormalidade em particular e, ainda, ao lugar e tempo;

3. Sistema Jurdico de Legalidade Extraordinria 3.2. Princpios fundamentais Incidncia dos princpios no sistema de legalidade especial: c) O poder de fiscalizao poltica dos atos de exceo de competncia do Legislativo; d) O controle judicial a tempore e a posteriori do Judicirio.

3. Sistema Jurdico de Legalidade Extraordinria 3.3. Estado de Defesa: Consiste na instaurao de uma legalidade extraordinria, em carter temporrio, num local restrito e delimitado, mediante decreto presidencial, aps ouvidos os Conselhos da Repblica e da Defesa Nacional, para preservar a ordem pblica ou a paz social ameaadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes propores.

3. Sistema Jurdico de Legalidade Extraordinria 3.3. Estado de Defesa: Previso legal: Art. 136, caput. Hipteses: Ordem pblica ou paz social ameaada; Instabilidade institucional; Calamidade natural de grandes propores.

3. Sistema Jurdico de Legalidade Extraordinria 3.3. Estado de Defesa: Titularidade ou atribuio para decretao: Presidente da Repblica Pressupostos formais (procedimento): Oitiva no vinculativa dos rgos de consulta: os Conselhos da Repblica e da Defesa Nacional e referendo do Congresso Nacional.

3. Sistema Jurdico de Legalidade Extraordinria 3.3. Estado de Defesa:

Instrumento: Decreto, que dever determinar: A durao; rea abrangida; As medidas coercitivas a vigorarem durante sua vigncia.
Prazo: mximo de 30 dias, prorrogveis uma nica vez, por mais 30 dias.

3. Sistema Jurdico de Legalidade Extraordinria 3.3. Estado de Defesa: reas abrangidas: Locais restritos e determinados Restries de direitos: a) reunio, ainda que exercida no seio das associaes; b) sigilo de correspondncia;

c) sigilo de comunicao telegrfica e telefnica;

3. Sistema Jurdico de Legalidade Extraordinria 3.3. Estado de Defesa: reas abrangidas: Locais restritos e determinados

Restries de direitos: d) garantia expressa no inciso LXI do art. 5, das regras sobre priso. e) Ocupao e uso temporrio de bens e servios pblicos, na hiptese de calamidade pblica, respondendo a Unio pelos danos e custos decorrentes.

3. Sistema Jurdico de Legalidade Extraordinria 3.3. Estado de Defesa: Controle poltico: a posteriori. Aps decretado o estado de defesa, o Presidente da Repblica dever, dentro de 24 horas, submeter o ato com sua justificativa ao Congresso Nacional para sua aprovao ou cessao imediata de seus efeitos. Aprovao do Decreto dever ser por maioria absoluta de ambas as casa, editando seu Decreto Legislativo.

3. Sistema Jurdico de Legalidade Extraordinria 3.3. Estado de Defesa: Fiscalizao poltica sobre as medidas: A Mesa do Congresso Nacional, ouvidos os lderes partidrios, designar comisso composta por cinco de seus membros, para acompanhar e fiscalizar a execuo das medidas referentes ao estado de defesa.

3. Sistema Jurdico de Legalidade Extraordinria 3.3. Estado de Defesa: Atividade parlamentar: Funcionamento permanente do Congresso Nacional at o trmino das medidas coercitivas. O constrangimento do funcionamento das casas legislativas acarreta em crime de responsabilidade.

3. Sistema Jurdico de Legalidade Extraordinria 3.3. Estado de Defesa: Responsabilidade: Cessados a medida e seus efeitos, sero apuradas a responsabilidade por ilcitos cometidos por seus executores ou agentes durante sua vigncia.

3. Sistema Jurdico de Legalidade Extraordinria 3.3. Estado de Defesa: Prestao de contas: Cessado os efeitos, o Presidente da Repblica dever relatar, em mensagem, ao Congresso s Nacional as medidas aplicadas durante a vigncia da situao excepcional. Essa missiva devera conter a justificao das providencias adotadas, indicao das restries aplicadas e a relao nominal dos atingidos pelas mesmas.

You might also like