You are on page 1of 19

INTRODUO A ATENO FARMACUTICA

Profa. Ms Ligiane Silva Fag-2007

Contexto da prtica farmacutica no Brasil


Avano cientfico e tecnolgico; Deficincias na formao; Crise de identidade profissional do farmacutico falta de reconhecimento social e sua pouca insero na equipe multiprofissional de sade; Dissociao entre os interesses econmicos e os interesses da sade coletiva.

Princpios da Ateno Farmacutica

Evoluo do conceito a ateno que dado ao paciente requer e recebe com garantias de um uso seguro e racional de medicamentos MIKEAL, 1975.

Em 1980, Brodie sugeriu que a AF devia incluir a determinao da necessidade de um medicamento para um dado indivduo e a proviso no s do medicamento requerido mas tambm de um mecanismo de ida e volta como uma forma de facilitar a continuidade da ateno.

Ateno Farmacutica

Foi definida pela primeira vez por Hepler e Strand (1990) como a proviso responsvel do tratamento farmacolgico com o propsito de alcanar resultados concretos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes. Posteriormente, a OMS estendeu o beneficio da AF para toda a comunidade e ainda reconheceu o farmacutico como um dispensador de ateno sade, que pode participar ativamente na preveno de enfermidades e na promoo da sade, junto com outros membros da equipe de sade (OMS. 1993).

Ateno Farmacutica

Assistncia Farmacutica se refere a todas as atividades relacionadas aos medicamentos, destinadas a apoiar as aes de sade demandadas por uma comunidade (Port. 3916/98 MS).

Ateno Farmacutica uma prtica profissional em que o paciente o principal beneficirio das suas aes, sendo ela um conjunto de atitudes, compromissos, valores ticos e responsabilidades na prestao da farmacoterapia, que pode contribuir para a reduo do surgimento de Reaes Adversas a Medicamentos - RAM e melhorar a qualidade de vida de cada paciente (CICCIA & PERETA, 2000).

Ateno Farmacutica
um modelo de prtica farmacutica, desenvolvida no contexto da Assistncia Farmacutica.

Compreende atitudes, valores ticos, comportamentos, habilidades, compromissos e co-responsabilidade na preveno de doenas, promoo e recuperao da sade, de forma integrada equipe de sade. a interao direta do farmacutico com o usurio farmacoterapia racional e a obteno de resultados definitivos e mensurveis, voltados para a qualidade de vida. (OPAS Consenso Fortaleza 2001)

Objetivos da Ateno Farmacutica

Assumir o papel do informante uso correto de medicamentos; Adequar o nvel de comunicao; Valorizar a importncia do conhecimento dos p.a dos medicamentos dispensados; Identificar os medicamentos que possam provocar reaes adversas e enfermidades.

Objetivos da Ateno Farmacutica

Instrumentalizar procedimentos adequados construo perfil farmacoteraputico; Avaliar os riscos a que os pacientes esto expostos como conseqncia da interao medicamentosa ; Criar atividades de educao sanitria; Determinar os fatores determinantes do insucesso de um tratamento medicamentoso.

Resultados

Melhorar a Qualidade de vida


Cura da doena do paciente; Eliminao ou reduo de uma sintomatologia de um paciente; Segurando ou diminuindo o progresso de uma doena; Preveno de uma doena ou de uma sintomatologia

Estes resultados implicam..

em trs funes principais:


1.

Identificar problemas potenciais ou atuais relacionados a medicamentos; Resolver problemas atuais com medicamentos; Prevenir problemas potenciais relacionados a medicamentos.

2.

3.

Os Problemas Relacionados a Medicamentos (PRM) mais comuns:


Indicao sem tratamento; Seleo inadequada; Dosagem subteraputica; Fracasso no recebimento;

Os Problemas Relacionados a Medicamentos (PRM) mais comuns:


Sobre-dosagem; Reaes Adversas a Medicamentos (RAM); Interao medicamentosa; Medicamento sem indicao.

Responsabilidade

Relao paciente/farmacutico confiana mtua

Paciente

Pleno consentimento Adeso Variao biolgica Cumprimentos das recomendaes Mudanas dos hbitos de vida tica e lealdade Sigilo

Farmacutico

O Paciente como o Foco

Tarefas administrativas
Delegar Informatizar

Atividades clnicas
Desenvolver aptido

Desenvolvendo Habilidades e Conhecimentos


Conhecimento das doenas Conhecimento da farmacoterapia Conhecimento da terapia no medicamentosa Conhecimento das Anlises Clnicas

Desenvolvendo Habilidades e Conhecimentos


Habilidades de comunicao Habilidades em monitorizao de pacientes Habilidades em avaliao fsica Habilidades em informao sobre medicamentos Habilidades em planejamento teraputico

reas de Atuao da Ateno Farmacutica


Assistncia Ambulatorial Farmcia Pblica Farmcia Hospitalar Tratamento Intensivo Geriatria

reas de Atuao da Ateno Farmacutica


Medicina Interna e subespecialidades Nutrio Pediatria Farmacocintica Home care (residncia)

Componentes da prtica profissional para o exerccio da AF 1. Educao em sade (incluindo promoo do uso
racional de medicamentos); 2. Orientao farmacutica; 3. Dispensao; 4. Atendimento Farmacutico; 5. Acompanhamento/seguimento farmacoteraputico; 6. Registro sistemtico das atividades, mensurao e avaliao dos resultados.

You might also like