You are on page 1of 54

Captulo 1 INTRODUO

. Cincia econmica: - Princpios bsicos, objecto e mtodo . Anlise microeconmica e macroeconmica . Inflao . Problema econmico . Mtodos quantitativos em anlise econmica
1

1. Cincia econmica: princpios

bsicos, objecto e mtodo

Origem da Economia como cincia

Tal como comum para outras cincias, tambm em Economia os primeiros estudos efectuados sobre fenmenos de ndole econmica constituram-se como meras anlises parciais e aplicadas e possuam um carcter normativo, preocupando-se sobretudo com o que deve ou devia ser. A Economia constitui-se como cincia posteriormente primeira metade do sc. XVIII, uma vez que s a partir desta altura se apresenta como um corpo de conhecimentos prprio e sistematizado. Adam Smith (1776)
3

Definio de Economia

Economia o estudo de como os indivduos e a


sociedade escolhem o emprego de recursos escassos, que podem ter usos alternativos, de forma a produzir vrios bens e a distribui-los para serem consumidos, agora e no futuro, pelos agentes econmicos.
Bem-estar econmico de um individuo no pode aumentar sem prejudicar o bemestar de outro
4

escassez

Uso recursos de forma eficiente

Mtodo

Fases do mtodo de estudo em Economia:

investigao, ou observao de toda a informao disponvel sobre os factos em anlise, devendo sistematizar-se essa informao; formulao de hipteses com base na observao efectuada e nas leis estabelecidas; teste das hipteses, ou seja, verificao se o fenmeno em estudo tem alguma relao com a teoria particular que foi avanada; integrao dos novos conhecimentos no conjunto de conhecimentos j adquiridos.
5

Dificuldade uma vez que o objecto desta cincia a realidade complexa e varivel das relaes humanas, influenciada por uma multiplicidade de factores.

Economia uma cincia social, que tem inevitavelmente pontos de contacto e at de sobreposio com outras Cincias Sociais.

Psicologia Economia
Sociologia Outras
7

Dois princpios bsicos

Postulado da racionalidade cada agente econmico vai tomar a deciso que mais se adequa com os seus interesses, do ponto de vista econmico, minimizando os dispndios para atingir os seus objectivos.
Postulado do equilbrio as decises individuais dos agentes econmicos, na busca de objectivos prprios, conseguem, igualmente, atingir uma harmonia global, ou seja, o mximo de bem estar para todos.

Necessidades

Necessidade um estado de insatisfao ou de carncia que se manifesta num desejo de dispor de um meio capaz de fazer desaparecer uma sensao desagradvel ou de manter e aumentar uma sensao agradvel.

So virtualmente ilimitadas. No tm parado de aumentar ao longo do tempo.

Necessidades

Necessidades individuais aquelas que dizem respeito ao indivduo quando considerado isoladamente. Necessidades colectivas aquelas que dizem respeito comunidade como um todo e resultam da vida social (educao, segurana, justia).

10

Necessidades
Necessidades de satisfao activa
exigem, para a sua satisfao, uma certa actividade por parte do consumidor exemplo: necessidade de alimentao

Necessidades de satisfao passiva


no exigem, para a sua satisfao, qualquer actividade por parte do consumidor; satisfazem-se pela mera existncia dos bens exemplo: necessidade de defesa do territrio

11

Bens

Bens so todas as coisas materiais ou servios aptos a satisfazerem as necessidades humanas.

Bens econmicos qualquer coisa material ou servio capaz de satisfazer uma necessidade e que exista em quantidade limitada. Custo Oportunidade Bens livres apesar de satisfazerem necessidades, existem em quantidades ilimitadas.

12

Custo de oportunidade:

Cada escolha envolve um custo


Ao produzir um bem sacrifica-se a produo de outro bem alternativo que surge a seguir Este sacrifico (do outro bem) constitui o custo de oportunidade

13

Necessidades de Escolha

A sociedade ter de decidir quais as necessidades que vo ser satisfeitas e quais as que no vo ser

cincia econmica interessam as decises sobre a aplicao de recursos, relativamente escassos, susceptveis de aplicaes alternativas na produo de bens necessrios satisfao de necessidades humanas. Isto , economia interessam as decises relativas produo e distribuio de bens econmicos

Que produzir?

Como produzir?

Quem se destina?

14

Necessidades de Escolha

Mecanismos de escolha do sistema econmico: Economias de Mercado Economias de Direco Central Economias de Tipo Mistas

15

Economias de Mercado (capitalismo)

Os consumidores querem satisfazer o melhor e o mais completamente possvel as suas necessidades, despendendo o menor nmero de recursos As empresas querem o maior lucro possvel

Sistema de preos (mecanismo de coordenao)

16

Economias de Direco Central

Elaborao de um inventrio de necessidades da comunidade Elaborao de um inventrio de recursos da economia

Seleco de necessidades e recursos atravs de planos globais, sectoriais e regionais. (conhecimento preferncias e gostos:
inquritos)

17

Economias Mistas

Comportam um conjunto de sectores:


Sector de subsistncia Sector das pequenas e mdias unidades produtivas Sector das unidades de grande dimenso Sector Pblico Tradicional
18

Recursos

Recursos ou factores produtivos so tudo aquilo que utilizado para a produo de bens.

Existem em quantidades limitadas.

Terra, ou recursos naturais Trabalho Capital

Bens ou recursos intermdios


19

Armadilhas do raciocnio econmico

Hiptese ceteris paribus

a generalidade dos problemas econmicos envolve vrias determinantes, que interagem simultaneamente.

Deste modo, para analisarmos os efeitos de determinada varivel no fenmeno em estudo, devemos manter todas as restantes constantes. Caso contrrio, no sabemos quais as causas que esto na base de determinado efeito.
20

Armadilhas do raciocnio econmico

Falcia da composio consiste em confundir o todo com


a parte, ou seja, o que vlido para o indivduo ou para a parte, igualmente verdade para o todo.

Falcia da ignorncia de causa (post hoc, ergo propter hoc)


consiste em confundir anterioridade com causalidade. Neste sentido, o facto do acontecimento A ter ocorrido antes do acontecimento B, significaria que A seria a causa de B, o que nem sempre se verifica.

21

Armadilhas do raciocnio econmico

Subjectividade apesar de o objectivo do investigador ser sempre o de empregar a mxima objectividade na sua anlise, uma vez que falamos de uma cincia humana, -lhe extraordinariamente difcil deixar de lado todos preconceitos tericos que possui.

22

2. Anlise Microeconmica e

Macroeconmica

23

Microeconomia

Estuda as decises dos agentes econmicos individuais, com o objectivo de entender o que se passa em cada mercado. (Adam Smith) Preocupa-se com o modo como os recursos so aplicados entre os diversos bens e como estes se repartem entre os agentes econmicos. Relativamente a cada mercado interessa-lhe explicar a quantidade transaccionada e o respectivo preo.

24

Macroeconomia

Desenvolve-se, essencialmente, a partir da publicao da obra Teoria do Emprego, do Juro e da Moeda (1936) de J. M. Keynes. Preocupa-se com a explicao dos problemas a nvel da economia como um todo, a nvel agregado: Crescimento econmico; Inflao; Taxas de juro; Desemprego Preocupa-se com o desempenho global da economia
25

Macroeconomia

Objectivos: Nvel elevado e crescimento rpido (PIB) Nvel elevado de emprego e nvel baixo de desemprego Estabilidade nvel preos (inflao)

1. 2.

3.

26

Correntes de pensamento macroeconmico Keynesianos

Numa economia de mercado, no existem mecanismos automticos que assegurem uma trajectria com pleno emprego, estabilidade de preos e uma distribuio mais equitativa do rendimento e da riqueza. Por isso, justifica-se a interveno activa do Estado no sentido de superar as falhas do sistema.

27

Funes do Estado

Promoo da eficincia:
o mercado nem sempre a melhor forma de afectao ptima econmica Existem falhas no funcionamento do mercado: . Imperfeies de concorrncia . Externalidades . Bens Pblicos

28

Funes do Estado

Promoo da equidade:
Garantir que a distribuio do rendimento gerado seja mais ou menos igualitria Mecanismos estatais: . Impostos progressivos . Subsdios . Transferncias . Segurana Social
29

Funes do Estado

Promoo da Estabilidade:
Os mecanismos de mercado podem ser geradores de instabilidade econmica: inflao, desemprego, assimetrias, O Estado pode intervir no sentido de aliviar esses desequilbrios: . Polticas de emprego . Preocupao com contas pblicas, as contas externas e inflao . Correco de desequilbrios regionais e sectoriais

30

Correntes de pensamento macroeconmico Clssicos

Numa economia de mercado, existem mecanismos automticos que tornam a economia inerentemente estvel e asseguram uma trajectria com pleno emprego. Por isso, o Estado deve limitar ao mnimo a sua interveno na economia, preocupando-se, fundamentalmente, em assegurar o livre funcionamento desses mecanismos.

31

3. A inflao

32

Inflao

Definio:

ocorre quando o nvel geral de preos sobe ( uma alta anormal dos preos)

Causas:
Excesso de moeda em circulao Aumento da procura Aumento dos custos de produo Prticas de aambarcamento Inflao importada

33

Inflao

Como medir?

O clculo da inflao efectuado com base em ndices de preos dos quais o ndice de Preos no Consumidor (IPC) o mais importante. O IPC quantifica o preo mdio de um conjunto de bens e servios (designado por cabaz) comprados pelos consumidores.
34

Inflao

A taxa de inflao, tecnicamente, a variao percentual do IPC de um ano para o outro.

35

INFLAO
NDICE DE PREOS NO CONSUMIDOR - IPC

IPC 2005/ 2004 =

Preo do cabaz 2005 Preo do cabaz 2004

TAXA DE INFLAO Taxa de Inflao 2005 = IPC 2005/ 2004 - IPC 2004/ 2003 IPC 2004/ 2003

Inflao homloga; Inflao mdia; Inflao mensal.

36

Inflao

Consequncias:
Depreciao do valor da moeda, a moeda vale menos, pois o poder de compra desce. Poder compra versus salrios

37

Inflao

Consequncias:

O principal impacto redistributivo da inflao ocorre atravs do seu efeito sobre o valor real da riqueza das pessoas. Em geral, a inflao no prevista redistribui a riqueza dos credores para os devedores, ajudando quem deve e prejudicando quem emprestou.

38

Inflao

Bolhas especulativas: crise do subprime

39

Inflao

Valor ptimo?

Aumento suave e previsvel

Politicas anti-inflacionistas?
Curva de Philips Taxas de juro

40

41

42

43

Agosto 2009

Habitao

Restaurantes/ hotis

Alimentao

Transportes
44

45

IHPC

46

4. O Problema Econmico

47

Introduo

S existe problema econmico, quando existe a necessidade de tomar uma deciso, e esta s aparece quando existe escassez e possibilidade de escolha.

48

Custo de oportunidade

Custo de oportunidade valor da melhor alternativa que prescindimos, quando tomamos determinada deciso.

49

No h almoos grtis

Todas as decises tm um custo custo de oportunidade. No possvel ter uma coisa escassa de borla, embora s vezes possa parecer. Determinadas coisas no custam dinheiro, mas isso no significa que no tenham um custo.

50

Escassez e escolha
Necessidades
Bens

Factores de produo

Quantidade ilimitada

Quantidade limitada

Escassez

51

Racionalidade

A racionalidade possui dois elementos:

Optimizao o agente econmico deve tirar partido de uma melhoria em relao aos seus objectivos, sempre que essa alternativa no represente um custo adicional, ou seja, no escolhe uma m soluo quando lhe esto acessveis outras melhores. necessrio ter em conta: - Disponibilidade - Subjectividade na escolha do melhor

52

Racionalidade

Coerncia se entre duas alternativas, o indivduo escolhe uma, ento sempre que estiver sob as mesmas circunstncias, deve manter a sua opo.

53

Interdependncia

em economia, tudo tem a ver com tudo

As trocas fazem com que as decises de cada agente econmico influenciem e sejam influenciadas pelas dos outros. O sistema econmico uma teia complexa de relaes entre os agentes econmicos.

54

You might also like