You are on page 1of 22

EFEITOS DA ANFETAMINA NO ORGANISMO

Por: Dra. Patrcia Mota Granato Fisioterapeuta


CREFITO 2 45203 F

O QUE ANFETAMINA?
As anfetaminas so drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central, isto , fazem o crebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas mais acesas, ligadas com menos sono, eltricas, etc. chamada de rebite principalmente entre os motoristas que precisam dirigir durante vrias horas seguidas sem descanso, a fim de cumprir prazos prdeterminados. Tambm conhecida como bolinha por estudantes que passam noites inteiras estudando, ou por pessoas que costumam fazer regimes de emagrecimento sem o acompanhamento mdico.

O QUE ANFETAMINA?
As anfetaminas so drogas sintticas, fabricadas em laboratrio. No so, portanto, produtos naturais. Existem vrias drogas sintticas que pertencem ao grupo das anfetaminas e como cada uma delas pode ser comercializada sob a forma de remdio, por vrios laboratrios e com diferentes nomes de fantasia. Cocana tambm anfetamina. Outra anfetamina, o extase infelizmente tambm est tendo grande aceitao, principalmente por jovens.

ALGUNS EXEMPLOS DE
ANFETAMINAS

Droga do tipo Anfetamina

Produtos (remdios comerciais) vendidos nas farmcias Dietilpropiona ou Anfepramona Dualid S; Hipofagin S; Inibex S; Moderine Fenproporex Desobesi-M; Lipomax AP; Inobesin Mazindol Dasten; Fagolipo; Absten-Plus; Diazinil; Dobesix Metanfetamina Pervitin* Metilfenidato Ritalina

ANFETAMINAS X ACIDENTES

IMPORTNCIA DO SONO

Atualmente considera-se uma noite bem dormida no aquela em que se passou 6h ou 7h dormindo, mas aquela em que foi aproveitado o sono, ou seja, a qualidade do sono. Saiba por que essencial dormir bem para enfrentar as rotinas estressantes da maioria das pessoas de hoje em dia. Diversos estudos mostram a importncia que uma boa noite de sono tem, mas a maioria das pessoas parece no saber que dormir essencial.

IMPORTNCIA DO SONO
Quem dorme pouco costuma ter menos vigor fsico, envelhecer mais precocemente e est mais sujeito a infeces, obesidade, hipertenso e ao diabetes. Pode ser afetado por conseqncias, como o mau humor, o estresse, pouca concentrao em que faz e irritao. Para uma boa noite de sono necessrio no comer nada pesado antes de dormir. Em um estudo realizado pela Universidade de Stanford nos Estados Unidos, pessoas que no dormiam h 19 horas tiveram sua ateno testada. Elas se saram pior que os participantes que tinham bebido trs doses de usque.

IMPORTNCIA DO SONO

Alguns hormnios importantes so produzidos durante o sono. O hormnio do crescimento que ajuda a manter o tnus muscular, impede o acumulo de gordura e combate a osteoporose um deles. So elaboradas novas clula, que podero se agregar ao fgado, ao pncreas, crebro e corao, fazendo com que eles fossem renovados. Tambm a leptina, hormnio que controla a sensao de saciedade liberado durante o sono, ou seja, quem dorme menos costuma comer mais e engordar mais, pois sente mais fome que as outras pessoas. Dormir pouco tambm contribui para o desenvolvimento da diabetes, pois a falta de sono inibe a produo de insulina, o que faz a taxa de acar no sangue subir e eleva a quantidade de cortisol, o hormnio do estresse. por esse e outros motivos que muito importante ter uma boa noite de sono todos os dias.

EFEITOS NO CREBRO

As anfetaminas agem de uma maneira ampla afetando vrios comportamentos do ser humano. A pessoa sob sua ao tem insnia (isto , fica com menos sono) inapetncia (ou seja, perde o apetite), sente-se cheia de energia e fala mais rpido ficando ligada. Assim, o motorista que toma o rebite para no dormir, o estudante que ingere bolinha para varar a noite estudando, esto na realidade tomando drogas anfetamnicas.

EFEITOS NO CREBRO

A pessoa que toma anfetaminas capaz de executar uma atividade qualquer por mais tempo, sentindo menos cansao. Este s aparece horas mais tarde quando a droga j se foi do organismo; se nova dose tomada as energias voltam embora com menos intensidade. De qualquer maneira as anfetaminas fazem com que um organismo reaja acima de suas capacidades exercendo esforos excessivos, o que logicamente prejudicial para a sade. E o pior que a pessoa ao parar de tomar sente uma grande falta de energia (astenia) ficando bastante deprimida, o que tambm prejudicial, pois no consegue nem realizar as tarefas que normalmente fazia antes do uso dessas drogas.

EFEITO CONDUZINDO
MQUINAS AUMENTA TEMPO DE REAO

EFEITOS NA VISO

As anfetaminas no exercem somente efeitos no crebro. Assim, agem na pupila dos nossos olhos produzindo uma dilatao (o que em medicina se chama midrase); este efeito prejudicial para os motoristas, pois noite ficam mais ofuscados pelos faris dos carros em direo contrria.

EFEITOS NO CORAO
Elas tambm causam um aumento do nmero de batimentos do corao (o que se chama taquicardia).

EFEITOS NA PRESSO ARTERIAL

Elas tambm causam um aumento da presso sangunea. Assim tambm podem haver srios prejuzos sade das pessoas que j tm problemas cardacos ou de presso, que faam uso prolongado dessas drogas sem o acompanhamento mdico, ou ainda que se utilizarem de doses excessivas.

AUMENTO DA PRESSO ARTERIAL


Aumento da P.A. Diminuio da P.A.

EFEITOS TXICOS

Se uma pessoa exagera na dose (toma vrios comprimidos de uma s vez) todos os efeitos anteriormente descritos ficam mais acentuados e podem comear a aparecer comportamentos diferentes do normal: ela fica mais agressiva, irritadia, comea a suspeitar de que outros esto tramando contra ela: o chamado delrio persecutrio. Dependendo do excesso da dose e da sensibilidade da pessoa pode aparecer um verdadeiro estado de parania e at alucinaes. a psicose anfetamnica. Os sinais fsicos ficam tambm muito evidentes: midrase acentuada, pele plida (devido contrao dos vasos sanguneos) e taquicardia.

EFEITOS TXICOS
Essas intoxicaes so graves e a pessoa geralmente precisa ser internada at a desintoxicao completa. s vezes durante a intoxicao a temperatura aumenta muito e isto bastante perigoso pois pode levar a convulses. Finalmente trabalhos recentes em animais de laboratrio mostram que o uso continuado de anfetaminas pode levar degenerao de determinadas clulas do crebro. Este achado indica a possibilidade de o uso crnico de anfetaminas produzir leses irreversveis em pessoas que abusam destas drogas.

VCIO PELA DROGA

Quando uma anfetamina continuamente tomada por uma pessoa, esta comea a perceber com o tempo que a droga faz a cada dia menos efeito; assim, para obter o que deseja, precisa ir tomando a cada dia doses maiores. H at casos que de 1-2 comprimidos a pessoa passou a tomar at 40-60 comprimidos diariamente. Este o fenmeno de tolerncia, ou seja, o organismo acaba por se acostumar ou ficar tolerante droga.

VCIO PELA DROGA

Discute-se at hoje se uma pessoa que vinha tomando anfetamina h tempos e pra de tomar, apresentaria sinais desta interrupo da droga, ou seja, se teria um Sndrome de abstinncia. Ao que se sabe algumas pessoas podem ficar nestas condies em um estado de grande depresso, difcil de ser suportada; entretanto, isto no uma regra geral, isto , no aconteceria com todas as pessoas.

MANTENHA UMA VIDA SAUDVEL


Pratique exerccios fsicos, Controle sua Presso Arterial, Controle sua Glicose, No use drogas, Controle seu peso, Faa alimentao saudvel.

PERGUNTAS?

OBRIGADA

You might also like