You are on page 1of 23

Etapas evolutivas do jornalismo desenvolvido na web

WEBJORNALISMO DE PRIMEIRA GERAO o perodo das primeiras transposies, seja em termos de matria ou de pgina inteira. A atualizao era feita a cada 24 horas (ou mais) e correspondia ao perodo de fechamento dos jornais analgicos. No caso do Jornal O Estado de So Paulo, eram disponibilizados tambm contedos de alguns cadernos semanais.

Caractersticas deste perodo: A rotina de produo de notcias totalmente atrelada ao modelo estabelecido nos jornais impressos. No h preocupao em alterar a forma narrativa do jornalismo. A idia apenas ocupar o espao na internet, sem explorar suas potencialidade.

WEBJORNALISMO DE SEGUNDA GERAO A internet se desenvolve em sua estrutura tcnica e se iniciam os primeiros movimentos no sentido se explorar suas potencialidades. Nesta fase, o jornal impresso utilizado como metfora para a elaborao das interfaces dos produtos.

Caractersticas deste perodo: quando surgem os primeiros links com chamadas para notcias. O e-mail passa a ser utilizado como uma possibilidade de comunicao. Criam-se os fruns de debates. Surgem as sees de ltimas notcias. A elaborao das notcias passa a explorar os recursos do hipertexto.

WEBJORNALISMO DE TERCEIRA GERAO O cenrio comea a mudar a partir do momento em que surgem os produtos jornalsticos criados especificamente para a internet. Um dos primeiros e talvez o principal exemplo resultou na fuso entre a Microsoft e a NBC. Ou seja, uma empresa de informtica e uma empresa jornalstica de televiso, ocorrida em 1996. O site acessvel pelo www.msnbc.com.

www.msnbc.com

www.ultimosegundo.com.br

Caractersticas gerao:

dos

produtos

deste

A idia explorar (e aplicar) as potencialidades da web, caso do uso de recursos multimdia como sons e imagens. Uso acentuado de recursos de interatividade (chats, enquetes, fruns de discusso etc.). Opes para configurao do produto, de acordo com interesse do usurio.

O hipertexto extrapola a idia de levar a algum lugar e se transforma em uma espcie de narrativa diferenciada (falaremos disso mais adiante). Atualizao contnua no apenas na seo ltimas Notcias.

Ainda sobre o webjornalismo de terceira gerao: A linguagem e os gneros jornalsticos na narrativa digital (Concha Edo)

A fragmentao da audincia uma das questes mais importantes que devemos ter em conta quando o assunto compreender as caractersticas, categorias e potencialidades da narrativa digital. Ou seja, no podemos raciocinar somente na perspectiva de emisso e recepo: preciso considerar que, agora, o receptor tambm emite, e mltiplo.

O hipertexto, mais que instaurar uma nova forma de narrativa baseada na maneira como a mente humana funciona, possibilita a diviso, com critrios jornalsticos, de todo um conjunto noticioso e documental. Mais que isso: permite ao prprio leitor escolher como quer acessar os contedos, a trajetria e ordem que quer seguir na matria.

Equivale a dizer que os aspectos funcionais se sobrepem aos estticos, e a necessidade de se encontrar as informaes rapidamente parece ganhar uma relevncia diferenciada nesse ambiente.

Decorrncia disso, uma das principais dificuldades quando o assunto webjornalismo determinar a importncia das informaes. No jornal, isso possvel por meio de ttulos em destaque e fotos abertas, por exemplo; no rdio, por meio da empostao da voz; na televiso, pelo impacto das imagens. E por a em diante.

Concha Edo afirma que existem trs tipos de textos quando o assunto webjornalismo: 1 textos puros 2 textos acompanhados de fotos e grficos 3 textos legenda A esses acrescentaramos: 4 textos acompanhados de udio 5 textos acompanhados de imagens em movimento 6 textos acompanhados de imagens em

Independente disso, e mesmo sabendo que no h consenso quanto a quantidade ideal de textos a serem disponibilizados em uma tela se 25 ou 50% do que usualmente oferecem as matrias convencionais, no caso dos impressos escrever para a web requer menos texto e alguns cuidados adicionais.

1 uma capacidade de sntese muito grande 2 um domnio na mesma proporo da linguagem 2.1 verncula e 2.2 jornalstica 3 ttulos com verbo no tempo presente e na forma ativa j no so to importantes (a informao pode dizer respeito quele momento apenas, pode ser lida em qualquer lugar do planeta etc.) 4 independente disso, quanto mais simples e diretos (sujeito + verbo +

5 Altera-se, tambm, nessa relao, dos elementos de apoio ao ttulo, tais como linhas de apoio: funcionam, antes, como um sumrio que como elemento indutor da informao.

Pontos necessrios (particularmente) linguagem jornalstica na web: 1 correo 2 conciso 3 clareza 4 capacidade de seduo do receptor 5 produo coletiva (porque dela participam diversos co-autores, sejam eles receptores ou no) 6 linguagem mltipla (verbal, noverbal, audiovisual etc.)

E quanto aos gneros jornalsticos? O que se observa, no webjornalismo, a transposio dos gneros usualmente presentes em outras mdias, com algumas peculiaridades, caso das ltimas notcias, que so atualizadas por escritos constantemente, por exemplo, e dos foros de discusso.

Para a prxima aula: Espaos e formatos de notcias para a web.

Para saber mais:

EDO, Concha. El lenguaje y los gneros periodsticos em la narrativa digital. In: BARBOSA, Suzana. Jornalismo digital de terceira gerao. Portugal: Covilha, 2007. Disponvel em: [ http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/barbosa_suzana_jor ] MACHADO, Elias; Palcios, Marcos (orgs). Modelos de jornalismo digital. Salvador: Calandra, 2003.

You might also like