You are on page 1of 516

1.

DIREITO CONSTITUCIONAL
2.1. CONCEITO

Segundo Jorge Miranda o direito constitucional a parcela da ordem jurdica que rege o prprio Estado enquanto comunidade e enquanto poder.

o conjunto de normas que recortam o contexto jurdico correspondente comunidade poltica como um todo e a situam os indivduos e os grupos uns em face dos outros e frente ao Estado-poder e que, ao mesmo tempo, definem a titularidade do poder, os modos de formao e manifestao da vontade poltica, os rgos de que esta carece e os atos em que se concretiza.

2.2. CLASSIFICAO DAS CONSTITUIES

Sistema COFFEE

Contedo: materiais ou formais Origem: outorgadas; promulgadas; cesaritas ou pactuadas Forma: escritas ou costumeiras (no escritas)

Formao: histrica ou dogmtica

Extenso: analticas ou sintticas


Estabilidade: rgidas; semi-rgidas ou flexveis.

1.2.1. CONTEDO

Material: um conjunto de regras materialmente constitucionais - escritas ou costumeiras - que integram o ordenamento jurdico do Estado. Ex. a Constituio Imprio do Brasil de 1824.

Formal: um conjunto de regras jurdicas que estruturam e organizam os rgos supremos do Estado. So formais porque passam por um processo formal: o de constitucionalizao. Esse processo pode ser uma Assemblia Nacional ou uma Conveno Constituinte, ou, ainda, por meios autocrticos (outorga). Ex. a CFRB de 1988.

1.2.2. ORIGEM

Promulgada (democrtica ou popular): originada atravs da participao popular, j que o povo quem elege seus representantes para elabor-la. Ex. a CFRB de 1988. Outorgada (ditatorial): deriva de uma concesso do governante, seja ele rei, ditador, ou um lder carismtico detentor do poder. O povo no participa da elaborao dessas cartas. Ex. a Carta de 1967 (ditadura militar).

Pactuada: bastante difundida na idade mdia, surge atravs de um pacto, pois o poder constituinte est nas mos de mais de um titular. Ex. a Magna Carta Inglesa de 1215. Cesarista: fruto da vontade ditatorial, mas sub-metida a um plebiscito popular, onde o povo apenas concorda com a deciso do ditador. Ex. a Constituio do Chile (Pinochet).

1.2.3. FORMA

Escrita: nela, as normas vm prescritas de modo sistemtico e codificado atravs da grafia. Ex. a CFRB de 1988. No-escrita (costumeira): suas normas no vm disciplinadas de modo nico, sistemtico e codificado num documento solene. Formam-se ao lado dos costumes, praxes, convenes. Ex. a Magna Carta inglesa de 1215.

1.2.4 FORMAO (modo de elaborao)

Dogmtica: sempre escrita, elaborada por um rgo constituinte e sistematiza os dogmas ou idias fundamentais da teoria poltica e do direito. Ex. a Constituio dos EUA de 1787. Histrica (costumeira): resulta da lenta formao histrica, da evoluo da tradio que se cristalizam como normas fundamentais de um determinado Estado. Ex. a Magna Carta Inglesa de 1215.

1.2.5. EXTENSO

Analtica: possui textos longos, detalhistas, minuciosos. Ex. a CRFB de 1988. Sinttica (negativas): compacta. A matria vem disposta de modo resumido. tambm conhecida como constituiogarantia. Ex. a Constituio dos EUA de 1787.

1.2.6. ESTABILIDADE

Rgida: suas normas s podem ser alteradas aps procedimentos bem especficos que dificultam a alterao do texto constitucional. Ex. a CRFB de 1988. Semi-rgida: apresenta uma parte rgida e outra flexvel. Ex. a Constituio do Imprio de 1824.

Flexvel: pode ser alterada do mesmo modo que se altera uma lei ordinria. Ex. a Constituio Inglesa. A constituio brasileira de 1988, portanto, formal, promulgada, escrita, dogmtica, analtica e rigida.

2. PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
2.1. CONCEITO

So diretrizes bsicas que engendram decises polticas imprescindveis configurao do Estado brasileiro, determinando-lhe o modo e a forma de ser.

O ttulo I da Constituio de 1988 estabelece os princpios fundamentais do Estado brasileiro, determinando como forma de governo, a Repblica; como forma de Estado, a Federao; e o presidencialismo, com sistema de governo. Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos:

I - a soberania;

Entendendo-se por poder supremo e independente, no estando limitado por nenhum outro na ordem interna e independente porque na ordem inter-nacional no tem que acatar regras que no sejam voluntariamente aceitas, assim estado soberano aquele que respeita a integridade do territrio, do governo e da populao dos demais Estados da comunidade internacional, desde que esses respeitem, reciprocamente, a integridade do seu territrio, povo e governo.

II - a cidadania;

Representa um status e apresenta-se simultaneamente como objeto e um direito fundamental das pessoas.

III - a dignidade da pessoa humana;

Preceito basilar que impe o reconhecimento de que o valor do indivduo, enquanto ser humano, prevalece sobre os demais.

IV - os valores sociais do trabalho e da livre

iniciativa; atravs do trabalho que o homem garante sua subsistncia e o crescimento do Pas, quanto livre iniciativa, fundamento que busca proteger o empreendedor, o micro, pequeno ou macro empresrio contra prticas ilcitas, abusivas, que tenham por intuito restringir a competitividade do mercado.

V - o pluralismo poltico.

Demonstra a preocupao do legislador constituinte em afirmar-se a ampla e livre participao popular nos destinos polticos do pas. Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. O dispositivo afasta qualquer dvida sobre a titularidade do poder poltico no estado Brasileiro: o povo. Este o titular nico e absoluto do poder poltico.

2.2. FORMAS DE ESTADO

A organizao do Estado pode adotar a forma unitria ou federativa. O Estado unitrio caracteriza-se pela centralizao poltico-administrativa.

O Estado Federal caracteriza-se pela repartio do poder no espao territorial, existindo entes, no seu interior, dotados de autonomia poltica. A Federao aliana de Estados, unidos por uma Constituio onde os Estados perdem sua soberania, preservando, contudo, sua autonomia poltica.

O Estado Federal a Repblica Federativa do Brasil, com personalidade jurdica de direito pblico internacional. A Unio pessoa jurdica de direito pblico interno, com autonomia em relao aos Estados-membros e aos municpios, cabendo-lhe exercer as prerrogativas de soberania do Estado brasileiro. A autonomia dos Estados-membros est caracterizada por trs aspectos: capacidade de auto-organizao e normatizao prpria, auto-governo e autoadministrao.

A auto-organizao corresponde existncia das constituies estaduais representando o exerccio do poder constituinte decorrente. A normatizao prpria significa a existncia de competncias legislativas constitucionalmente reservadas aos Estados. O auto-governo a escolha dos titulares dos poderes executivo e legislativo pelo prprio povo do Estado e a existncia do Poder Judicirio Estadual. Os Estados-membros possuem autonomia administrativa, instituindo e mantendo os seus prprios rgos administrativos.

A Constituio de 1988 inovou ao introduzir o Municpio como ente da Federao conforme se depreende da leitura do artigo 18 do Texto Constitucional que reza a organizao polticoadministrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios todos autnomos, nos termos desta Constituio. Por isso o nosso federalismo chamado de federalismo de terceiro grau ou de terceira dimenso.

A estrutura federativa clusula ptrea, portanto, no pode ser abolida. O Distrito Federal tambm ente federativo, acumulando as competncias dos Estadosmembros e dos municpios. Nas federaes existem duas casas legislativas, o Senado, composto por representados dos estados-membros e a Cmara dos Deputados, composta por representantes do povo.

A Cmara dos Deputados tem a sua representao vinculada ao critrio populacional (proporo). Logo, os estados mais populosos tm mais representantes. Para que os deputados no defendessem apenas os interesses dos seus estados estabeleceu-se nas federaes um rgo assegurador do equilbrio dos interesses federativos.

Da a instituio do Senado onde tm assento os representantes do estados. A representao no senado paritria. Cada estado da federao elege o mesmo nmero (03) de senadores.

2.3. FORMAS DE GOVERNO


Monarquia e Repblica

Maquiavel nas primeiras linhas de O Prncipe descreve todos os Estados que existem e j existiram so e foram sempre repblicas ou monarquias. Hoje em dia est cada vez menos importante a distino entre as formas de governo, posto que ganha mais relevncia a forma de estado, o sistema de governo e o regime poltico.

2.4. SISTEMAS DE GOVERNO

O parlamentarismo, fruto da histria constitucional inglesa, tambm conhecido como sistema dual, pois, ocorre que as funes de gesto estatal esto investidas em pessoas diferentes. Neste sistema, o Monarca ou o Presidente da Repblica exerce a funo de Chefe de Governo, j o Primeiro Ministro exerce a funo de Chefe de Governo.

O presidencialismo deriva do constitucionalismo norte-americano. No sistema presidencialista (monista) no existe separao entre as funes de estado e de Governo. De forma que, tanto na ordem interna, como na ordem externa, a administrao estatal exercida pelo Presidente da Repblica.

2.5. FUNDAMENTOS

Foram mencionados os seguintes fundamentos da Repblica Federativa do Brasil: Soberania (poder poltico supremo e independente). A teoria da Soberania foi desenvolvida pelos tericos do absolutismo, BODIN e HOBBES, e foi conceituado como poder supremo e independente.

A cidadania (no se restringe aos titulares dos direitos polticos), dignidade da pessoa humana (valores fundamentais da pessoa humana que assumem sentido normativoconstitucional), a dignidade humana tem fundamento na lei divina segundo o qual o homem foi feito imagem e semelhana de Deus, porquanto dentre os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa (respeito liberdade e dignidade do trabalhador fundamentos da ordem econmica), pluralismo poltico (liberdade de convico filosfica e poltica e possibilidade de organizao e participao em partidos polticos).

2.6. DEMOCRACIA

Todo poder emana do povo que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente nos termos desta Constituio. Vale dizer, distingue-se titularidade e exerccio do poder. Titular do Poder (POVO). Representantes do povo (deputados federais, estaduais e vereadores). Os Senadores no so representantes do povo, de acordo com o art. 46 so representantes dos Estados.

O povo ainda exerce diretamente a soberania popular atravs do sufrgio universal e pelo voto, direito e secreto, com valor igual para todos e mediante: plebiscito, referendo, iniciativa popular e ao popular. A diferena entre plebiscito e referendo o momento da consulta. No plebiscito a consulta prvia antes do ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, aprovar ou denegar. No referendo primeiro se pratica o ato para s ento submet-lo a apreciao popular. O referendo uma consulta posterior.

A CRFB exige plebiscito para criao de novos Estados (CF, 18, 3), e tambm de novos Municpios (CF 18, 4). A iniciativa popular exercida pela apresentao Cmara de projeto de lei subscrito por, no mnimo, 1% do eleitorado nacional distribudo em pelo menos 05 estados, com no menos de 0,3% (03 dcimos por cento) dos eleitores de cada um deles. Art. 2. So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio.

O dispositivo visa estabelecer uma diviso de carter funcional e orgnico quanto ao exerccio das trs funes estatais: a legislativa, a jurisdicional e a administrativa. Disso decorrem as trs caractersticas fundamentais do poder poltico: unidade, indivisibilidade e indegabilidade.

Art. 3 Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: Nossa doutrina vem considerando esse dispositivo como de natureza programtica, com os efeitos que lhe so peculiares, como se o governo se tivesse 3 metas prprias de sua ao, mas elas tem que se harmonizar com os objetivos fundamentais a indicados. Assim seriam os objetivos fundamentais os vetores da ao do pas chamado Repblica Federativa do Brasil, vale dizer, as aes governamentais desse pas buscam.

I - construir uma sociedade livre, justa e


solidria;

II - garantir o desenvolvimento nacional;


III - erradicar a pobreza e a marginalizao e
reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV - promover o bem de todos, sem

preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao.

Art. 4 A Repblica Federativa do Brasil regese nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios:

I - independncia nacional;

Esse princpio reafirma o da soberania que o Brasil nas suas relaes internacionais, no poder abrir mo de sua independncia, na sua condio de nao soberana

II - prevalncia dos direitos humanos;

No que toca esfera internacional, significa o princpio que o Brasil evitar travar alguma relao jurdica com Estados que desrespeitem os direitos humanos do seu povo ou do povo brasileiro.

III - autodeterminao dos povos; IV - no-interveno;

A autodeterminao dos povos e a no interveno reforam a Segunda aplicao do princpio da independncia nacional, proibindo o Brasil de tomar parte em aes ofensivas soberania de outro Estado, salvo quando encontrar fundamento constitucional para tanto, como, por exemplo, assegurar a prvalncia dos direitos humanos no territrio do Estado.

V - igualdade entre os Estados;

princpio de difcil aplicao prtica, j que so evidentes as diferenas polticas, econmicas das diversas naes.

VI - defesa da paz;
VII - soluo pacfica dos conflitos;

So dois princpios intimamente relacionados, na verdade complementares. O primeiro de acepo mais genrica, e abrange no s aes negativas, de repdio a conflitos armados j deflagrados, mas tambm aes positivas, que objetivam evitar a exploso do conflito. J o segundo princpio, de sentido mais estrito, aplica-se perante conflitos j deflagrados, impondo ao Brasil que auxilie na resoluo das divergncias que o ocasionaram o uso de instrumentos pacficos, a exemplo da arbitragem internacional.

VIII - repdio ao terrorismo e ao racismo;


Repdio mais do que simples rejeio. Digamos, uma rejeio qualificada pela repulsa, por se entender que terrorismo e racismo so modos desumanos de atuao, que merecem ser eliminados da face da terra. Um terrorismo, por ser um modo covarde de agresso de inocentes no mais das vezes, mesmo quando seja por uma causa justa. O racismo por ser forma agravada de discriminao que importa a idia de domnio de uma raa sobre outra.

IX - cooperao entre os povos para o


progresso da humanidade;

Reconhecida em vrios documentos internacionais. Assim, um dos propsitos explcitos da carta da ONU conseguir uma cooperao internacional para resolver os problemas de carter econmico, social, cultural ou humanitrio

X - concesso de asilo poltico.


O asilo poltico compreende dois institutos, inconfundveis, mas conexos: o asilo diplomtico e o asilo territorial. Ambas as formas esto abrangidas aqui, com a diferena de que o asilo diplomtico depende de acordos internacionais, e o asilo territorial instituto de Direito interno.

O Brasil signatrio da Conveno sobre Asilo Diplomtico assinada em Caracas (1954), j ratificado. Consiste ele na acolhida de refugiado poltico em representao diplomtica do Estado asilante. J o asilo territorial consiste no recebimento de estrangeiro no territrio nacional, a seu pedido, sem os requisitos de ingresso, para evitar punio ou perseguio no seu pas de origem por delito de natureza poltica ou ideolgica.

Pargrafo nico. A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes.

3. DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

As declaraes de direitos, no sentido moderno, surgiram no sculo XVIII com as Revolues Americana e Francesa. As constituies escritas tiveram o seu surgimento relacionado s declaraes de direitos. Direitos fundamentais: Gnero que abrange cinco espcies: individuais, coletivos, sociais, nacionais e polticos.

3.1. DISTINO ENTRE DIREITOS E GARANTIAS.

Direitos: Normas que declaram bens, posies e vantagens jurdicas prescritos na norma constitucional. Garantias: Normas assecuratrias, de direito sobre direito, isto , os instrumentos atravs dos quais se assegura o exerccio dos aludidos direitos. Ex. direito a liberdade de crena (direito) proteo aos locais de culto (garantia).

Direitos individuais: Limitaes impostas pela soberania popular aos poderes constitudos, para preservar direitos indispensveis a pessoa humana. So direitos voltados para coibir o arbtrio do Estado.

3.2. RELATIVIDADE

Todo direito fundamental relativo. No existe direito absoluto. Assim, os direitos previstos na Constituio no podem ser utilizados como um escudo protetivo de atividades ilcitas, sob pena de se desrespeitar o Estado de Direito.

Princpio da relatividade ou convivncia das liberdades pblicas. Os direitos fundamentais so limitados pelos demais direitos fundamentais igualmente previstos na Constituio. Ex. o direito a vida no tem carter absoluto, basta lembrar que se pode matar em legitima defesa.

3.3. DESTINATRIOS

Legislador Brasileiros (natos e naturalizados)

Estrangeiros em trnsito no Brasil


Pessoas jurdicas.

3.4. ABRANGNCIA

Trata-se de um rol exemplificativo na medida em que os direitos e garantias expressos na Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte (art. 5, 2).

3.5. APLICABILIDADE

Nos termos do art. 5, 1 dispe que as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata.

3.6. CARACTERSTICAS DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

A universalidade: destinam-se, de modo indiscriminado, a todos os seres humanos.(analisaremos mais profundamente tal princpio adiante);
Intransmissibilidade: os direitos fundamentais no podem ser transferidos a terceiros, seja em carter gratuito ou oneroso.

Imprescritibilidade: o exerccio de boa parte dos direitos fundamentais ocorre s no fato de existirem reconhecidos na ordem jurdica, sendo assim, eles poderiam ser exercidos a qualquer tempo no sendo alcanados pela prescrio.
Historicidade: so histricos como qualquer direito. Nascem, modificam-se e desaparecem.

Irrenunciabilidade: Direitos fundamentais so irrenunciveis. Alguns deles podem at no serem exercidos, mas no se admite que sejam renunciados.
Inalienabilidade: so direitos intransferveis, inegociveis, porque no so de contedo econmicopatrimonial

3.7. TRATADOS INTERNACIONAIS SOBRE DIREITOS HUMANOS.

A partir da EC 45/04 passam a existir duas categorias de tratados sobre direitos humanos:
tratados materialmente constitucionais por fora do 2 do art. 5 CF; e tratados MATERIAL E FORMALMENTE constitucionais equiparados as EMENDAS.

Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais (art. 5, 3).
Federalizao dos crimes contra os Direitos Humanos (art. 109 V-A e 5)

Destarte, a EC 45/04, inovou na ordem jurdica ao prev a competncia da Justia Federal para processar e julgar as causas relativas a direitos humanos. De acordo com o 5 do art. 109, para seja deslocada a competncia da Justia Estadual para a Justia Federal o Procurador-Geral da Repblica poder suscitar perante o STJ, em qualquer fase do inqurito ou processo, incidente de deslocamento de competncia para a Justia Federal. A competncia exclusiva do ProcuradorGeral da Repblica.

3.8. JURISDIO PENAL INTERNACIONAL

O Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso (art. 5, 4). O 4, acrescentado pela EC 45/04, reconhece, expressamente, a jurisdio do TPI, criado a partir do Estatuto de Roma de 1998, aprovado no Brasil pelo Dec. Leg. 112/2002.

O TPI s exercer sua jurisdio de forma complementar princpio da complementariedade preservando-se o sistema jurdico interno na medida em que o TPI s exercer jurisdio em caso de incapacidade ou omisso dos Estados.

4. DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS

Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: A Constituio estabelece o direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade (art. 5, caput).

IGUALDADE ou ISONOMIA: todos so iguais perante a lei. A Constituio probe as distines que no se destinem a atender a uma finalidade juridicamente protegida. Igualdade tratar desigualmente os desiguais.

I - homens e mulheres so iguais em direitos e


obrigaes, nos termos desta Constituio;

A CF pode instituir tratamento diferenciado entre homem e mulher, a lei ordinria no. Ex. aposentadoria com menos tempo de contribuio e menor idade. Igualdade e concurso. Tratamento diferenciado em relao aos deficientes. STF/683 o limite de idade para a inscrio em concurso pblico s se legitima em face do art. 7, XXX, da CF, quando possa ser justificado pela natureza das atribuies do cargo a ser preenchido.

O STF j decidiu que para determinados cargos, desde que previsto em lei, a altura mnima no afronta o princpio da igualdade a fixao de altura mnima na lei = impossibilidade de fixao no edital. legal, para policial militar. Ilegal para escrivo de polcia. PROTEO DA SEGURANA JURDICA: a Constituio assegura a estabilidade das relaes jurdicas, por isso veda a aplicao retroativa da lei para atingir o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada.

XXXVI - a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada; PRINCPIO DA LEGALIDADE: O princpio da legalidade est presente em dois dispositivos da Constituio art. 5, II e art. 37, caput.

II - ningum ser obrigado a fazer ou deixar de


fazer alguma coisa seno em virtude de lei;

Ao dizer no art. 5 que ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. Est estabelecido que nenhuma obrigao pode ser imposta s pessoas sem previso em lei no sentido formal. De um lado representa que o primado da lei cessa o arbtrio; de outro lado, garante o particular contra os desmandos do executivo e do judicirio.

necessrio distinguir o princpio da legalidade em relao ao setor pblico e iniciativa privada. A legalidade para o pblico tem por base a lei e significa que o Administrador Pblico s pode fazer aquilo que a lei permite (art. 37). J em relao iniciativa privada, o primado da legalidade tem por base o contrato, atravs do qual o particular pode fazer tudo que a lei no probe (art. 5, II).

DIREITO VIDA: Implica tanto no direito de no ser privado da vida, isto , direito de no ser morto. Tambm numa vida digna que quer dizer, o direito de no ser torturado, de no receber qualquer tratamento indigno, de no ser submetido a penas de carter perptuo, de trabalhos forados ou cruis ou ainda a pena de morte.

III - ningum ser submetido tortura nem a


tratamento desumano ou degradante;

A Constituio ao vedar a tortura ou quaisquer outras formas de tratamento desumano ou degradante est protegendo a vida, haja vista que proteger o direito vida no se limita a proibir a pena de morte, mas significa, outrossim, proteger uma vida digna.

Vale salientar que nem mesmo o direito a vida absoluto, haja vista que se pode matar em legtima defesa, artigo 25 do CP.
LIBERDADE: encontra desdobramento em vrias disposies do art. 5, como a liberdade de pensamento, religiosa, de culto, de conscincia e de crena, liberdade religiosa, livre-iniciativa (CF 170), liberdade do exerccio de qualquer arte, ofcio ou profisso, liberdade sindical, liberdade de associao.

4.1. LIBERDADES PBLICAS


Liberdade de pensamento (IV e V) Liberdade religiosa (VI a VIII)

Liberdade de expresso (IX)


Liberdade de iniciativa (XIII)

Liberdade de informao (XIV)


Liberdade de locomoo (XV) Liberdade de reunio (XVI) Liberdade de associao (XVII a XXI)

4.1.1. Liberdade de Pensamento


IV - livre a manifestao do pensamento,
sendo vedado o anonimato;
A liberdade de manifestao do pensamento constitui um dos aspectos externos da liberdade de opinio.

A CF o diz no art. 5, IV ora em comentrio e o art. 220 dispe que A manifestao do pensamento, a criao, a expresso e a informao, sob qualquer forma, processo ou veculo no sofrero qualquer restrio, observado o disposto nesta Constituio, sendo vedada toda e qualquer censura de natureza poltica, ideolgica e artstica.

Essa exteriorizao do pensamento pode dar-se entre interlocutores presentes ou ausentes. Todavia a liberdade de manifestao de pensamento tem seus nus, tal como o de o manifestante identificar-se, assumir claramente a autoria do produto do pensamento manifestado, para, sendo o caso responder por eventuais danos a terceiros.

V - assegurado o direito de resposta,

proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem; Manifestao do pensamento palavra (falada ou escrita) dirigida pessoa ou pessoas presentes para expor o que pensa ou ainda atravs de gestos.

Direito imagem consiste no direito de no ver sua imagem exposta ao pblico sem seu consentimento, como tambm de no ter exposta sua imagem de forma distorcida por um processo de montagem. Pessoas que vivem da imagem. Estas por decorrncia de sua profisso esto muito expostas e no gozam de ampla proteo como as pessoas comuns.

Assim, pessoas que esto ligadas ao pblico no podem reclamar um direito imagem com a mesma extenso dos annimos. Entretanto no podem ser fotografados sem seu consentimento em locais privados e flagradas em situaes no das mais adequadas.
Direito de resposta. Ser proporcional ao agravo, vale dizer, utilizando os mesmos meios usados para a ofensa.

4.1.2. Liberdade Religiosa


VI - inviolvel a liberdade de conscincia e de
crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias; prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva;

VII - assegurada, nos termos da lei, a

Temos TRS direitos:


liberdade de conscincia e de crena significa a liberdade de professar qualquer manifestao de f, inclui os seguidores de qualquer religio;

liberdade de culto significa dizer que o culto religioso pode ser processado em qualquer lugar e no necessariamente no templo;
liberdade de organizao religiosa significa que o estado no pode subvencionar nenhuma religio.

O NCC dispe que so pessoas jurdicas de direito privado as organizaes religiosas (art. 44, IV).
motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei;

VIII - ningum ser privado de direitos por

Escusa de Conscincia direito reconhecido a pessoas de se abster de prestar o servio militar obrigatrio, sob o fundamento de que as atividades marciais ferem suas convices filosficas ou religiosas. A prestao alternativa forma alternativa de cumprimento da obrigao. Caso haja recusa do cumprimento aplica-se a pena de privao de direitos perda de direitos polticos.

4.1.3. Liberdade de Expresso


IX - livre a expresso da atividade intelectual,
artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena;

A liberdade de informao jornalstica desempenha uma relevante funo polticosocial, eis que, em seu processo de evoluo histrica, afirmou-se como instrumento realizador do direito da prpria coletividade obteno da informao. A liberdade de imprensa, na medida em que no sofre interferncias governamentais ou restries de carter censrio, constitui expresso positiva do elevado coeficiente democrtico que deve qualificar as formaes sociais genuinamente livres.

4.1.4. Liberdade de Iniciativa


XIII - livre o exerccio de qualquer trabalho,
ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer;

O Estatuto da Advocacia e da OAB, Lei 8906/94 prev que o bacharel em direito precisa se submeter ao exame de ordem. Nesse sentido, o STF a exigncia de qualificao, para concurso pblico no contraria o disposto no inciso XIII do artigo 5 da CF, desde que prevista em lei. (MS 21.733, Min. M. Aurlio)

4.1.5. Liberdade de Informao


XIV - assegurado a todos o acesso
informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional;
A prerrogativa do sigilo da fonte constitui instrumento de preservao da prpria liberdade de informao. Assim, o sigilo da fonte configura meio de concretizao do direito constitucional de informar. (STF, Inq 870, Rel. Min. Celso de Mello, DJ 15/04/96)

4.1.6. Liberdade de Locomoo


XV - livre a locomoo no territrio nacional
em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens; Liberdade de circular, de perambular. Pode ser restringido em caso do individuo cometer crime punido com pena de priso (recluso e deteno), bem como, em relao ao estrangeiro, quando no for dado visto nos termos da lei Estatuto do Estrangeiro.

4.1.7. Liberdade de Reunio


XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem
armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente;

Reunio o agrupamento de pessoas, organizado, mas descontinuo, para intercambio de idias ou tomada de posio comum. A reunio tem o carter da transitoriedade, liberdade de reunio com fins duradouros o direito de associao.

4.1.8. Direito de associao


XVII - plena a liberdade de associao para

fins lcitos, vedada a de carter paramilitar; XVIII - a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funciona-mento;

XIX - as associaes s podero ser

compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trnsito em julgado; se ou a permanecer associado;

XX - ningum poder ser compelido a associar-

XXI - as entidades associativas, quando

expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente; o direito individual de se coligar com outras pessoas, para fins lcitos, estabelecendo uma organizao estvel com direo unificada e dando origem a nova pessoa jurdica. Nenhuma associao poder ser dissolvida, seno em virtude de deciso judicial, transitada em julgado.

4.2. SIGILOS CONSTITUCIONAIS

Inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem (X) Inviolabilidade do domiclio (XI) Inviolabilidade das correspondncias, do sigilo de dados, das comunicaes (XII).

4.2.1. Inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem


X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a
honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao;

A intimidade esta protegida numa serie de direitos individuais como a inviolabilidade do domiclio, o sigilo das correspondncias.
Intimidade e vida privada a faculdade de obstar a intromisso de estranhos na sua vida privada e familiar, assim como de impedir-lhes o acesso a informaes sobre a privacidade de cada um, e tambm impedir que sejam divulgadas informaes sobre esta rea da manifestao existencial do ser humano.

Honra o direito de no ser ofendido ou lesado na sua dignidade ou considerao social. Direito imagem consiste no direito de ningum ver sua imagem exposta ao pblico sem seu consentimento, como tambm de no ter exposta sua imagem de forma distorcida por um processo de montagem.

4.2.2. Inviolabilidade de Domiclio

XI - a casa asilo inviolvel do indivduo,

ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial; O conceito de domiclio de acordo com o STF est no art. 150, 4 do CP.

O conceito de 'casa', para os fins da proteo constitucional reveste-se de carter amplo, pois compreende: a) qualquer compartimento habitado,

b) qualquer aposento ocupado de habitao


coletiva e qualquer compartimento privado onde algum exerce profisso ou atividade. (RE 251.445, Min. Celso de Mello).

A noo de flagrante delito est no art. 302 do CPP. Art. 302. Considera-se em flagrante delito quem:
prprio)

I - est cometendo a infrao penal; (flagrante


II - acaba de comet-la; (flagrante prprio)

III - perseguido, logo aps, pela autoridade,


pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situao que faa presumir ser autor da infrao; (flagrante imprprio)

IV - encontrado, logo depois, com

instrumentos, armas, objetos ou papis que faam presumir ser ele autor da infrao. (flagrante presumido)

Art. 303. Nas infraes permanentes, entende-se o agente em flagrante delito enquanto no cessar a permanncia. Desastre: Evento catastrfico; Acidente de grandes propores. Prestar socorro: necessrio que haja necessidade de socorro, que algum esteja correndo risco.

Durante o dia: De acordo com a jurisprudncia do STF, entende-se por dia o perodo compreendido entre a aurora e o crepsculo (critrio fsico-astronmico).

4.2.3. Sigilo da Correspondncia, das Comunicaes Telegrficas, de Dados e das Comunicaes Telefnicas:
XII - inviolvel o sigilo da correspondncia e
das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal;

A correspondncia, as comunicaes telegrficas, de dados e as comunicaes telefnicas, em regra no podem ser interceptadas. SIGILO DA CORRESPONDNCIA: como regra, o sigilo da correspondncia inviolvel, salvo nas hipteses de decretao de estado de defesa e de stio, que poder ser restringido (arts. 136, 1, I, b e 139, III da CF).

Podemos observar que esse direito no absoluto e poderia, de acordo com circunstncia do caso concreto ser afastado, como por exemplo, na interceptao de uma carta enviada por seqestradores. A suposta prova ilcita convalida-se em razo do exerccio da legtima defesa.

SIGILO DAS COMUNICAES TELEGRFICAS: tambm inviolvel, salvo nas hipteses de decretao de estado de defesa e de stio, que poder ser restringido (arts. 136, 1, I, c e 139, III da CF).

SIGILO BANCRIO E FISCAL: Os sigilos bancrio e fiscal, consagrados como direitos individuais constitucionalmente protegidos, somente podero ser excepcionados por ordem judicial fundamentada ou de comisses parlamentares de inqurito, desde que presentes requisitos razoveis, que demonstrem, em carter restrito e nos estritos limites legais, a necessidade de conhecimento dos dados sigilosos.

A questo sobre a possibilidade de quebra do sigilo bancrio direta-mente por parte do Ministrio Pblico foi posta no Supremo Tribunal Federal, a partir de requisio feita pela Procuradoria Geral da Repblica ao banco do Brasil S/A, que ajuizou mandado de segurana. A maioria dos Ministros do Pretrio Excelso, votou pela possibilidade do Ministrio Pblico requisitar diretamente as informaes s instituies financeiras quando se tratar de envolvimento de dinheiro ou verbas pblicas, com base no poder de requisio e na publicidade dos atos governamentais.

As Comisses Parlamentares de Inqurito, que tero poderes de investigao prprios das autoridades judiciais tambm podero decretar a quebra de sigilo bancrio ou fiscal de seus investigados.

INTERCEPTAO TELEFNICA: a captao e gravao de conversa telefnica, no mesmo momento em que ela se realiza, por terceira pessoa sem o conhecimento de qualquer dos interlocutores. A nossa carta magna abriu uma exceo, qual seja, a possibilidade de violao das comunicaes telefnicas, desde que presentes trs requisitos:

1. Ordem judicial;

2. Para fins de investigao criminal ou instruo processual penal; 3. Nas hipteses e na for que a lei estabelecer

Em relao ao ltimo requisito a Lei n 9296, de 24/7/1996, foi editada para regulamentar o inciso XII, determinando que a interceptao de comunicaes telefnicas, de qualquer natureza, para prova em investigao criminal e em instruo processual penal, depender de ordem do juiz competente da ao principal , sob segredo de justia, aplicando-se , ainda , interceptao do fluxo de comunicaes em sistemas de informtica e telemtica. A citada lei trouxe novos requisitos para a interceptao, so eles:

realizao de interceptao de comunicaes telefnicas quando houver indcios razoveis da autoria ou participao em infrao penal a prova no puder ser feita por outros meios disponveis, consagrando a necessidade da presena do fumus boni iuris, pressuposto exigvel para todas as medidas de carter cautelar. somente ser possvel a autorizao para interceptao quando o fato investigado constituir infrao penal punida com recluso ou de crimes apenados com a pena de deteno desde que sejam conexos com o crime punido a recluso.

Decidiu o STF que A administrao penitenciria pode, excepcionalmente, respeitada a norma do art. 41, pargrafo nico, da Lei n 7.210/84, proceder interceptao da correspondncia remetida pelos sentenciados, pois o sigilo epistolar no pode constituir salvaguarda de prticas ilcitas. (HC 70.814, Min. Celso de Mello)

SIGILO DE DADOS: a LC 105/01 (sigilo bancrio) permite aos agentes fiscais examinar documentos e livros quando houver processo administrativo em curso e tais exames sejam considerados indispensveis, devendo o resultado dos exames ser conservado em sigilo.

4.3. DIREITO DE PROPRIEDADE

Abrange os bens mveis e imveis, materiais e imateriais e sua proteo se estende at depois da morte do indivduo com o direito herana.

4.3.1. Propriedade material

Garantia da Propriedade (XXII)

XXII - garantido o direito de propriedade;


Funo Social da Propriedade (XXIII)

XXIII - a propriedade atender a sua funo


social; Ao estabelecer que a propriedade deve atender sua funo social, a Constituio trouxe um carter publicstico ao direito de propriedade. Isso quer dizer que a propriedade perdeu seu tradicional carter de direito absoluto, exclusivo e perptuo, pois sofre limitaes previstas em normas de direito administrativo e pela prpria Constituio.

O carter absoluto relativizado em decorrncia de limitaes administrativas propriedade. Ex: limitar a altura das construes dos edifcios. O carter exclusivo deixa de existir em razo da requisio independentemente do pagamento de indenizao. O carter perptuo cede em virtude da desapropriao das propriedades improdutivas.

Os requisitos para o atendimento da funo social da propriedade urbana esto no artigo 182 (funo social da propriedade urbana). Regulamentando esse artigo foi editada a Lei 10.257/2001 (Estatuto da Cidade) que estabelece as diretrizes da poltica urbana.

O art. 186 (funo social da propriedade rural) da Constituio Federal dispe acerca dos critrios e dos graus de produtividade a serem estabelecidos em lei, dispe, igualmente, que a lei atender aos seguintes requisitos:

I - aproveitamento racional e adequado;

II - utilizao adequada dos recursos naturais

disponveis e preservao do meio ambiente;

III - observncia das disposies que regulam as


relaes de trabalho;

IV - explorao que favorea o bem-estar dos


proprietrios e dos trabalhadores.

Desapropriao (XXIV) desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituio; Transferncia da propriedade privada para o poder pblico por ato de vontade do estado, ou para ele prprio, ou ainda para entidade de interesse pblico, condicionada a existncia do interesse pblico ou de interesse social.

XXIV - a lei estabelecer o procedimento para

Necessidade pblica: Ocorre quando o bem indispensvel para atender a atividade pblica essencial do estado.
Utilidade pblica: Quando um determinado bem conveniente para o desempenho da atividade estatal. Interesse social: Quando a desapropriao for conveniente para a paz, para o progresso ou para o desenvolvimento da sociedade.

Indenizao: Reparao pela diminuio do patrimnio individual. Sem indenizao no seria desapropriao e sim confisco. Ser paga, em regra, em dinheiro. O pagamento ser em ttulos quando a propriedade no estiver atendendo a sua funo social, arts. 182 e 184 da CRFB.

A CRFB no art. 185, I, prev que a pequena e a mdia propriedade rural no ser desapropriada para fins de reforma agrria. J o art. 185, II, dispe que a propriedade produtiva tambm no ser objeto de desapropriao para fins de reforma agrria. A CRFB, 243 prev hiptese de desapropriao onde no haver pagamento de qualquer indenizao. Trata-se da expropriao de glebas onde se cultivem plantas psicotrpicas.

Requisio (XXV)

XXV - no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano; o ato pelo qual o estado determina a retirada de um bem particular para dele usar como entender, mediante indenizao posterior, se houver danos decorrente da utilizao do bem.

Pequena propriedade rural (XXVI).

XXVI - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento; A CRFB, 191, diz que a pequena propriedade rural aquela de at 50 hectares.

4.3.2. Propriedade imaterial

Direitos autorais (XXVII e XXVIII)

XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, transmissvel aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;

XXVIII - so assegurados, nos termos da


lei:

a) a proteo s participaes individuais em

obras coletivas e reproduo da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas;

b) o direito de fiscalizao do aproveitamento

econmico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intrpretes e s respectivas representaes sindicais e associativas;

Propriedade das marcas: Assegura a explorao exclusiva de marca de indstria e comrcio e a exclusividade do uso do nome empresarial.

Privilgios de inventos (XXIX)


XXIX - a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas;

Direitos do inventor: Privilgio concedido ao inventor de explorar economicamente o seu invento. Busca-se recompensar o esforo do inventor impedindo que outras pessoas se beneficiem gratuitamente do trabalho alheio. Direito de reproduo: Tem contedo econmico e se incorpora ao patrimnio do inventor, a explorao da obra do autor.

Direito Herana (XXX e XXXI)

XXX - garantido o direito de herana;


XXXI - a sucesso de bens de estrangeiros situados no Pas ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do "de cujus";

Herana o patrimnio do falecido, ou seja, o conjunto de direitos e obrigaes que se transmitem aos seus herdeiros. O segundo inciso trata de direito internacional. Defesa do Consumidor (XXXII)
defesa do consumidor;

XXXII - o Estado promover, na forma da lei, a


A defesa do consumidor princpio da atividade econmica (art. 170, V) e regulado pela Lei n 8.078/90.

Direito Informao (XXXIII) pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado;

XXXIII - todos tm direito a receber dos rgos

Qualquer pessoa tem o direito constitucional de ser informado sobre aquilo que no estiver protegido por sigilo profissional ou por motivo de segurana da sociedade e do Estado.
OBSERVAO: Por se tratar de Garantia Constitucional, o inciso XXXIV ser estudado quando tratarmos das garantias constitucionais em espcie.

4.4. PLENITUDE DA TUTELA JURISDICIONAL


XXXV - a lei no excluir da apreciao do Poder

Judicirio leso ou ameaa a direito; Decorre da tripartio dos poderes, de forma que toda leso de direito deve ser levada ao poder judicirio, no podendo o poder legislativo ou o executivo editar atos que no se submetem a apreciao do poder judicirio.

A lei no excluir da apreciao do poder judicirio leso ou ameaa a direito. O ingresso em juzo no est condicionado exausto de esferas administrativas, apenas em relao aos litgios decorrentes de competies esportivas, a Constituio estabelece que o Poder Judicirio somente admitir aes aps esgotarem-se as instncias da Justia Desportiva regulada em lei.

No entanto, existe o prazo mximo de 60 dias para que a Justia Desportiva profira deciso final.

SEGURANA EM MATRIA PROCESSUAL

XXXVI - a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada; Limita a retroao da lei na constituio e no tempo. Garante a inviolabilidade do passado. Direito adquirido: Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou algum por ele, possa exercer, como aqueles cujo comeo do exerccio tenha termo pr-fixo, ou condio pr-estabelecida inaltervel, a arbtrio de outrem.

Ato jurdico perfeito: Reputa-se ato jurdico perfeito o j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuo u. Coisa julgada: Chama-se coisa julgada ou caso julgado a deciso judicial de que j no caiba recurso.

PRINCPIO DO JUIZ NATURAL

XXXVII - no haver juzo ou tribunal de exceo; Tribunal de Exceo: aquele criado especialmente para julgar determinadas pessoas ou certas informaes aps as mesmas terem ocorrido ou se os tribunais regulares, por exemplo, no respeitarem a ampla defesa, o contraditrio ou outras regras que constituem o devido processo legal.

JRI COMPETNCIA PARA JULGAR CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA

XXXVIII - reconhecida a instituio do jri, com a organizao que lhe der a lei, assegurados: a) a plenitude de defesa; b) o sigilo das votaes; c) a soberania dos veredictos; d) a competncia para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida;

A CRFB reconheceu a instituio do jri e definiu os seguintes princpios: a plenitude de defesa, o sigilo das votaes, a soberania dos veredictos, a competncia para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida. No fica excludo o recurso contra as decises, no entanto o Tribunal ao julgar a apelao determinar, se for o caso, que novo julgamento seja realizado pelo jri.

Se o ru possuir prerrogativa de foro concedida pela Constituio, no ser submetido a julgamento pelo jri, predominando o foro especial. Se a pessoa sujeita ao foro especial estiver respondendo ao processo com outros rus, ser realizada a separao dos feitos.

SEGURANA EM MATRIA PENAL

XXXIX - no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal; XL - a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru; DISCRIMINAO XLI - a lei punir qualquer discriminao atenta-tria dos direitos e liberdades fundamentais;

CRIMES IMPRESCRITVEIS

XLII - a prtica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso, nos termos da lei; Os Crimes de racismo esto previsto na Lei 7716/89, no se confundem com a injria qualificada por elementos raciais, prevista no art. 140, 3, CP. XLIV - constitui crime inafianvel e imprescritvel a ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico;

CRIMES HEDIONDOS E ASSEMELHADOS

XLIII - a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem;

So considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal, consumados ou tentados: I - homicdio, quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, ainda que cometido por um s agente, e homicdio qualificado;

II - latrocnio; III - extorso qualificada pela morte; IV - extorso mediante seqestro e na forma qualificada; V - estupro; VI - atentado violento ao pudor (Revogado); VII - epidemia com resultado morte.

VII-B - falsificao, corrupo, adulterao ou alterao de produto destinado a fins teraputicos ou medicinais. Considera-se tambm hediondo o crime de genocdio previsto nos arts. 1o, 2o e 3o da Lei no 2.889, de 1o de outubro de 1956, tentado ou consumado.

PERSONIFICAO DA PENA

XLV - nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido;

INDIVIDUALIZAO DA PENA

XLVI - a lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: a) privao ou restrio da liberdade; b) perda de bens; c) multa; d) prestao social alternativa; e) suspenso ou interdio de direitos;

XLVII - no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de carter perptuo; c) de trabalhos forados; d) de banimento; e) cruis;

DIREITOS DO PRESO

XLVIII - a pena ser cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado; XLIX - assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral; L - s presidirias sero asseguradas condies para que possam permanecer com seus filhos durante o perodo de amamentao;

EXTRADIO

LI - nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei; A extradio, conforme define Hildebrando Accioly, o ato pelo qual um Estado entrega um indivduo, acusado de um delito ou j condenado como criminoso, justia do outro, que o reclama, e que competente para julglo e puni-lo. Ento a regra a seguinte:

O brasileiro nato nunca ser extraditado; O brasileiro naturalizado somente ser extraditado em dois casos: Antes da naturalizao por crime comum; Quando da participao comprovada em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, independente do momento do fato, ou seja, antes ou depois da naturalizao.

A extradio no se confunde com as hipteses de expulso e de deportao. A expulso uma medida tomada pelo estado que consiste em retirar foradamente de seu territrio um estrangeiro que nele entrou ou permanece irregularmente ou, ainda, que praticou atentados ordem jurdica do pas em que se encontra.

O Ministrio da Justia instaurar inqurito paras a expulso do estrangeiro. Caber exclusivamente ao presidente resolver sobre a expulso ou no do estrangeiro. Todavia no se dar a expulso quando o estrangeiro tiver cnjuge brasileiro, do qual no esteja separado ou divorciado, de fato ou de direito, e desde que o casamento tenha sido celebrado h mais de 5 anos; ou ainda se tiver filho brasileiro que, comprovadamente, esteja sob sua guarda e dele dependa economicamente.

J a deportao consiste em devolver o estrangeiro ao exterior, ou seja, a sada compulsria do estrangeiro. No haver expulso e nem deportao de brasileiro. LII - no ser concedida extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio;

PRINCPIO DO JUIZ NATURAL

LIII - ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente; Juiz natural aquele previamente conhecido segundo regras estabelecidas anteriormente infrao penal, investido de garantias que lhe assegure independncia e imparcialidade.

PRINCPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL

LIV - ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; Este princpio tem a sua origem na Magna Carta Inglesa. tambm previsto na Declarao Universal dos Direitos do Homem. Implica a ampla defesa e o contraditrio, que devero ser assegurados aos litigantes em processo judicial ou administrativo e aos acusados em geral.

Por outro lado, tambm possvel apreciar o devido processo legal do ponto de vista substantivo ou material, identificando com a proporcionalidade e a razoabilidade.
PRINCPIO DO CONTRADITRIO E DA AMPLA DEFESA

LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

Ampla defesa: Assegura ao ru condies que possibilitem trazer para o processo todos os elementos tendentes a esclarecer a verdade. Assim o processo no ser uma luta desigual. S estar assegurada quando uma verdade tiver iguais possibilidades de convencimento do magistrado, quer seja ela alegada pelo autor, quer pelo ru. Contraditrio: Esta inserido na ampla defesa. a exteriorizao da prpria defesa. A todo ato produzido caber igual direito da outra parte de opor-lhe ou dar-lhe a verso que lhe convenha, ou ainda de fornecer interpretao jurdica diversa daquela feita pelo autor.

PROIBIO DE PROVAS ILCITAS

LVI - so inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos; Prova ilcita: A posio atual Supremo Tribunal Federal entende que a prova ilcita originria contamina as demais provas dela decorrentes, de acordo com a teoria dos frutos da rvore envenenada.

Contudo como j foi estudado anteriormente, as liberdades pblicas no podem ser utilizadas como um verdadeiro escudo protetivo da prtica de atividades ilcitas. Dessa forma, aqueles que ao praticarem atos ilcitos inobservarem as liberdades pblicas de terceiras pessoas e da prpria sociedade, no podero invocar, posteriormente, a ilicitude de determinadas provas para afastar suas responsabilidades civil e criminal perante o Estado.

Destarte que a doutrina constitucional passou a atenuar a vedao das provas ilcitas, visando corrigir distores a que a rigidez da excluso poderia levar em casos de excepcional gravidade. Esta atenuao prev, com base no princpio da proporcionalidade, hipteses em que as provas ilcitas, em carter excepcional e em casos extremamente graves, podero ser utilizadas, pois nenhuma liberdade pblica absoluta, havendo possibilidade, em caos delicados, em que se percebe que o direito tutelado mais que o direito a intimidade, segredo, liberdade de comunicao, etc.

Exemplificando , poderamos apontar a possibilidade de utilizao de uma gravao realizada pela vtima, sem o conhecimento de um dos interlocutores, que comprovasse a prtica de um crime de extorso, pois o prprio agente do ato criminoso, primeiramente invadiu a esfera de liberdades pblicas da vtima, ao amea-la e coagi-la.

Essa, por sua vez, em legtima defesa de suas liberdades pblicas, obteve uma prova necessria para responsabilizar o agente. Lembrando que o contraditrio nos procedimentos penais no se aplica aos inquritos policiais, pois a fase investigatria preparatria da acusao, inexistindo, ainda, acusado, constituindo, pois, mero procedimento administrativo.

Como exemplo, podemos citar julgado, do STF As provas obtidas por meios ilcitos contaminam as que so exclusivamente delas decorrentes; tornam-se inadmissveis no processo e no podem ensejar a investigao criminal e, com mais razo, a denncia, a instruo e o julgamento (HC 72.588, Min. Maurcio Corra).

Ilicitude da interceptao telefnica - a falta de lei que, nos termos constitucionais, venha a disciplin-la e viabiliz-la - contaminou, no caso, as demais provas, todas oriundas, direta ou indiretamente, das informaes obtidas na escuta (fruits of the Poisonous tree), nas quais se fundou a condenao do paciente. (HC 69.912, Min. Sepl-veda Pertence).

PRINCPIO DA PRESUNO DA INOCNCIA

LVII - ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria; Ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado da sentena penal condenatria. Entende a jurisprudncia que a presuno de inocncia no impede a priso do ru condenado antes do trnsito em julgado da sentena.

No possvel lanar o nome do ru no rol dos culpados, enquanto no transitar em julgado a condenao.
LVIII - o civilmente identificado no ser submetido a identificao criminal, salvo nas hipteses previstas em lei; O civilmente identificado por documento original no ser submetido identificao criminal, exceto quando:

I estiver indiciado ou acusado pela prtica de homicdio doloso, crimes contra o patrimnio praticados mediante violncia ou grave ameaa, crime de receptao qualificada, crimes contra a liberdade sexual ou crime de falsificao de documento pblico; II houver fundada suspeita de falsificao ou adulterao do documento de identidade;

III o estado de conservao ou a distancia temporal da expedio de documento apresentado impossibilite a completa identificao dos caracteres essenciais; IV constar de registros policiais o uso de outros nomes ou diferentes qualificaes; V houver registro de extravio do documento de identidade; VI o indiciado ou acusado no comprovar, em quarenta e oito horas, sua identificao civil.

LIX - ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal; O Cdigo de Processo Penal, no que se refere ao penal, estabelece: Ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal, cabendo ao Ministrio Pblico aditar a queixa, repudi-la e oferecer denncia substitutiva, intervir em todos os termos do processo, fornecer elementos de prova, interpor recurso e, a todo tempo, no caso de negligncia do querelante, retomar a ao como parte principal (art. 29).

Salvo disposio em contrrio, o ofendido, ou seu representante legal, decair no direito de queixa ou de representao, se no o exercer dentro do prazo de 6 (seis) meses, contado do dia em que vier a saber quem o autor do crime, ou, no caso do art. 29, do dia em que se esgotar o prazo para o oferecimento da denncia (art. 38).

O prazo para oferecimento da denncia, estando o ru preso, ser de 5 (cinco) dias, contado da data em que o rgo do Ministrio Pblico receber os autos do inqurito policial, e de 15 (quinze) dias, se o ru estiver solto ou afianado. No ltimo caso, se houver devoluo do inqurito autoridade policial (art. 16), contarse- o prazo da data em que o rgo do Ministrio Pblico receber novamente os autos (art. 46).

LX - a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem; O CPC restringe quando se trata de aes de estado e capacidade das pessoas (divrcio, separao, alimentos), a LC 105/01 sigilo fiscal, a lei 9613/987 lavagem; a lei 9034/95 organizaes criminosas.

LXI - ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei; LXII - a priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada;

vedada a incomunicabilidade do preso, at mesmo na vigncia do estado de defesa (art. 136 da Constituio). LXIII - o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado; O silncio do preso no pode ser interpretado em seu desfavor.

LXIV - o preso tem direito identificao dos responsveis por sua priso ou por seu interrogatrio policial;
LXV - a priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria; LXVI - ningum ser levado priso ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem fiana;

LXVII - no haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel;

GARANTIAS (REMDIOS) CONSTITUCIONAIS DIREITO DE PETIO E DE OBTER CERTIDES

XXXIV - so a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: a) o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder; Vislumbrado na Magna Carta de 1215, o direito de petio, nasceu por meio do right of petition, na Inglaterra, consolidando-se no Bill

of Rights de 1689.

Consistia nesse primeiro momento, no simples direito de o Grande Conselho, depois o parlamento, pedir que o Rei sancionasse as leis. Fortaleceu-se na Constituio Francesa de 1791 ao ampliarem os peticionrios e o objeto da petio.

Segundo Jos Afonso da Silva define-se como o direito que pertence a uma pessoa de invocar a ateno dos poderes pblicos sobre uma questo ou uma situao, que poder ser uma queixa,uma reclamao, e ento aparece como um recurso no-contencioso(no-jurisdicional) formulado perante as autoridades representativas; ou por outro lado, pode ser a manifestao da liberdade de opnio, e revestir-se do carter de uma informao ou de uma aspirao dirigida a certas autoridades.

b) a obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal; Em relao ao direito de obteno de certides, tambm independente de pagamento de taxas, o art. 1 da Lei 9051/95 dispe que as certides para a defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal(a seu carter de garantia constitucional),

requeridas aos rgos da administrao centralizada ou autrquica, s empresas pblicas, s sociedades de economia mista e s fundaes pblicas da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios devero ser expedidas no prazo improrrogvel de quinze dias, contado do registro do pedido no rgo expedidor. Registrado o pedido de certido, no sendo atendido o pedido de forma ilegal ou abuso de poder, o remdio cabvel ser o mandado de segurana utilizado para garantir direito lquido e certo e no o habeas data .

HABEAS CORPUS

LXVIII - conceder-se- "habeas-corpus" sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder;

Habeas Corpus: o instrumento para proteger o direito liberdade de locomoo (ir, vir, ficar e permanecer) previsto no inciso XV. So partes: a) impetrante (legitimidade ativa), pessoa que ingressa com a ao; b) paciente, pessoa em favor de quem impetrada a ordem (o impetrante e o paciente, muitas vezes, so a mesma pessoa, que ingressa com a ao em seu prprio favor);

c) autoridade coatora (legitimidade passiva), pessoa em relao a quem impetrada a ordem, apontada como a responsvel pela coao ilegal. Admite duas espcies: a) Preventivo, quando a pessoa estiver ameaada de ter sua liberdade de locomoo tolhida; b) Liberatrio, quando a pessoa j estiver presa. Em ambos os casos, deve haver ilegalidade ou abuso de poder.

MANDADO DE SEGURANA

LXIX - conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico;

Mandado de Segurana: o meio constitucional posto disposio de toda pessoa fsica ou jurdica, rgo com capacidade processual, ou universalidade reconhecida por lei, para a proteo de direito individual ou coletivo, lquido e certo, no amparado por hbeas corpus ou hbeas data, lesado ou ameaado de leso por ato de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funes que exera.

LXX - o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por: a) partido poltico com representao no Congresso Nacional; b) organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;

So partes legtimas interposio:


a) partido poltico com representao no Congresso Nacional; b) organizao sindical e entidade de classe ou associao, desde que legalmente constituda h pelo menos um ano.

Entende-se que, no caso de organizao sindical, entidade de classe ou associao, a defesa deve ser de um direito do interesse de seus membros. No caso dos partidos polticos, no h esse entendimento restritivo, podendo ultrapassar as fronteiras de seus filiados.

MANDADO DE INJUNO

LXXI - conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania;

O mandado de injuno cabvel sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. Entende o Supremo Tribunal Federal que, se o legislador, notificado sobre a omisso no a suprir, deve-se assegurar, de logo, ao interessado por ela prejudicado, a possibilidade de exercitar o seu pretenso direito por meio de ao comum.

HABEAS DATA

LXXII - conceder-se- "habeas-data": a) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; b) para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;

Habeas Data: garante o acesso, a retificao ou a supresso de um dado pessoal que esteja em arquivo pblico. Tem carter personalssimo vez que apenas o titular dos dados questionados poder impetrlo. O hbeas data somente poder ser intentado, aps a tentativa frustrada de obter os dados perante a prpria entidade (via administrativa). A lei n 9.507/97 regula a matria e o rito processual.

AO POPULAR

LXXIII - qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia;

remdio constitucional destinado invalidao de atos administrativos que sejam ilegais e lesivos ao patrimnio pblico, ou de entidade de que o Estado participe, moralidade, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural. O instituto regulado pela Lei n. 4.717/65.

ASSISTNCIA JURDICA GRATUITA

LXXIV - o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos; Assistncia Judiciria Gratuita: disciplinada pela Lei n 1.060/50, que preceitua o benefcio da assistncia judiciria gratuita aos nacionais ou estrangeiros residentes no pas, que necessitarem recorrer Justia penal, civil, militar ou do trabalho.

E considera necessitado, para os fins legais, todo aquele cuja situao econmica no lhe permita pagar as custas do processo e os honorrios de advogado, sem prejuzo do sustento prprio ou da famlia.

INDENIZAO POR ERRO JUDICIRIO

LXXV - o Estado indenizar o condenado por erro judicirio, assim como o que ficar preso alm do tempo fixado na sentena; Erro Judicirio: cabe indenizao ao preso por erro judicirio. Este direito est disciplinado no Art. 630 do Cdigo de Processo Penal.

GRATUIDADE DE REGISTRO

LXXVI - so gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei: a) o registro civil de nascimento; b) a certido de bito;

Gratuidade dos Atos Necessrios ao Exerccio da Cidadania: So considerados atos necessrios ao exerccio da cidadania: voto, iniciativa popular, participao em plebiscitos e referendos, entre outros. A lei n 9.265/96 estendeu a gratuidade aos casos de capacitao para o exerccio da soberania, por exemplo, o alistamento militar.

PRINCPIO DA RAZOVEL DURAO PROCESSUAL

LXXVIII - a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. (Includo pela EC n.45, de 8.12.2004)

Garantia constitucional que explicita o princpio da razoabilidade no que diz respeito ao tempo de durao do processo, judicial ou administrativo, com vistas a uma tutela judicial efetiva.

DIREITOS SOCIAIS: DIREITOS DOS TRABALHADORES URBANOS E RURAIS.

Art. 6 So direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma da Constituio. A enumerao constitucional no tem carter taxativo.

DIREITOS INDIVIDUAIS DO TRABALHO

Art. 7 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: I - relao de emprego protegida contra despedida arbitrria ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que prever indenizao compensatria, dentre outros direitos;

protegida constitucionalmente a relao de emprego contra despedida arbitrria ou sem justa causa. Todavia, a Constituio deixou a cargo de Lei Complementar a previso de indenizao compensatria, dentre outros direitos. A referida lei complementar ainda no foi editada. O art. 10 do ADCT Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, todavia, prev que, at a edio da Lei Complementar, a indenizao compensatria ser uma multa de 40% sobre o FGTS.

II - seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntrio; O seguro desemprego tem como objetivo prover assistncia financeira temporria ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa, auxiliando os trabalhadores na busca do emprego. As Leis 7998/90; 8019/90; 8900/94 e 10208/01 (domstico) regulam o benefcio.

III - fundo de garantia do tempo de servio; Sistema de depsitos efetuados pelo empregador em conta bancria do empregado, sob a gesto da Caixa Econmica Federal para utilizao do trabalhador em hipteses previstas em lei; Lei 8036/90 regula o dispositivo.

IV - salrio mnimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia com moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, com reajustes peridicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculao para qualquer fim;

A previso do salrio mnimo est disciplinada no direito Constitucional Brasileiro desde 1934. Reajuste peridico: A constncia do fenmeno inflacionrio, que corri qualquer salrio, levou a Constituio em vigor a prever a peridica reviso do salrio mnimo, a fim de preservar-se o poder aquisitivo do trabalhador.

Proibio de vinculaes: A Constituio, porm, probe que o salrio mnimo sirva de valor de referncia. A razo disto impedir que o aumento (ainda que nominal) do salrio mnimo acarrete, automaticamente, o aumento de outras prestaes: preos, aluguis, etc. o STF entende que possvel fixar penso alimentcia em salrio mnimo. V - piso salarial proporcional extenso e complexidade do trabalho;

Piso salarial: Trata-se no fundo de uma projeo do salrio mnimo, tendo em vista a complexidade do trabalho desempenhado por certas categorias profissionais, ou em determinadas atividades. Consiste, pois, num salrio mnimo prprio a tais categorias ou atividades. Alm da fixao de piso salarial atravs de Convenes Coletivas de Trabalho. Os estados podem fixar piso salarial regional de acordo com o que determina a LC 103/00.

VI - irredutibilidade do salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo; Irredutibilidade: O direito anterior no consagrava este princpio, salvo em relao aos magistrados. De fato, at a presente Constituio, a irredutibilidade de vencimentos era um dos predica-mentos da magistratura, apenas. expressa, porm, a norma ao admitir a reduo do salrio em conveno ou acordo coletivo.

VII - garantia de salrio, nunca inferior ao mnimo, para os que percebem remunerao varivel; Mnimo na remunerao varivel: Admitese, a existncia de salrios mistos (parte fixa e outra varivel). A parte fixa no poder ser inferior a um salrio mnimo. Admite-se, outrossim, que o trabalhador perceba salrio inteiramente varivel, entretanto, no poder ser inferior ao salrio mnimo.

VIII - dcimo terceiro salrio com base na remunerao integral ou no valor da aposentadoria; Dcimo terceiro salrio: Tem base na remunerao integral ou no valor da aposentadoria. O 13 salrio estendido aos aposentados e domsticos. IX remunerao do trabalho noturno superior do diurno;

Salrio noturno: Remunerao do trabalho noturno superior do diurno. Possui natureza de indenizao pelo trabalho prestado durante a noite. Isto , em condio desfavorvel a sade. A CLT dispe ainda que a hora noturna equivale a 52 minutos e 30 segundos.

X - proteo do salrio na forma da lei, constituindo crime sua reteno dolosa; Criminalizao da reteno dolosa de salrio: Comanda o legislador que defina como crime (por lei, em respeito ao princpio da legalidade) a reteno dolosa de salrio. XI participao nos lucros, ou resultados, desvinculada da remunerao, e, excepcionalmente, participao na gesto da empresa, conforme definido em lei;

Participao nos lucros: A participao nos lucros um instrumento de integrao do trabalhador na vida e no desenvolvimento da empresa. Por meio de medida provisria que foi editada a regulamentao da matria. Participao na gesto da empresa: outro dos instrumentos para a integrao do trabalhador na vida e no desenvolvimento da empresa. Cautelosamente, todavia, a Constituio a imagina apenas para casos excepcionais, tudo sempre dependendo da regulamentao legal.

XII - salrio-famlia pago em razo do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei; Salrio-famlia: Consiste na espcie de remunerao que pelo seu montante resulta suficiente para cada famlia em concreto, segundo o nmero de seus membros, suas necessidades etc. XIII - durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho;

Durao do trabalho: A durao do trabalho normal no ser superior a 08 horas dirias, nem a 44 horas semanais. Faculta-se a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho. A lei 9601/98 criou o banco de horas. Adicional do servio extraordinrio: Ser superior, no mnimo, em cinqenta por cento do normal. XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociao coletiva;

Trabalho realizado em turnos interruptos de revezamento: A reduo da jornada depende de dois requisitos. Um, que haja revezamento, isto , o turno de trabalho de uma turma de trabalhadores periodicamente muda, sendo esta substituda por outra. Outro, que o turno seja ininterrupto, ou seja, contnuo e sem pausas. XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;

Repouso semanal remunerado: A instituio do repouso remunerado atende a trs funda-mentos diferentes: ao bilogo, pois se destina a eliminar o cansao decorrente do trabalho; ao social, pois enseja o convvio social e familiar e a prtica das atividades recreativas; e ao econmico, pois contribui para aumentar o rendimento do trabalho e conseqentemente aprimorar a produo, enquanto igualmente serve para restringir o desemprego.

XVI - remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cinqenta por cento do normal; A lei permite horas extraordinrias em cinco casos: acordo de prorrogao, sistema de compensao, fora maior, concluso de servios inadiveis e recuperao das horas de paralisao. XVII - gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do que o salrio normal;

Frias remuneradas: Sero acrescidas de, pelo menos, um tero a mais do que o salrio normal. XVIII - licena gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio, com a durao de cento e vinte dias; A CRFB prev a existncia de trs estabilidades temporrias, a saber:

a da gestante da confirmao da gravidez at 5 meses aps o parto. a do Cipeiro (participante da CIPA Comisso interna de Preveno de Acidentes) at um no aps encerrado o mandato. E a do Empregado Sindicalizado at um ano aps encerrado o mandato.

Proteo gestante: A previso para descanso remunerado da gestante, antes e depois do parto, atende a duas finalidades: por um lado, protege o trabalho da mulher, enquanto por outro atende a um elevado objetivo social, qual seja a defesa da famlia e da maternidade. O art. 10, do ADCT prev uma estabilidade temporria para a gestante desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto.

XIX - licena-paternidade, nos termos fixados em lei; Licena-paternidade: O art. 10. 1 do ADCT, fixou a durao da licena-paternidade em cinco dias. XX - proteo do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos especficos, nos termos da lei;

Mercado de trabalho da mulher: A lei 9799/99 insere na CLT normas de acesso da mulher ao mercado de trabalho. XXI - aviso prvio proporcional ao tempo de ser-vio, sendo no mnimo de trinta dias, nos termos da lei; Aviso prvio: Entende-se aqui o prazo que decorre entre a comunicao do desligamento e sua efetivao. O prazo mnimo de trinta dias.

XXII - reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana; Sade, higiene e segurana: Previso de medidas destinadas a resguardar a higidez do trabalhador. Trata-se de objetivo da mais alta relevncia social. XXIII - adicional de remunerao para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei;

Adicionais: No se encontra no direito constitucional anterior regra equivalente, embora a legislao ordinria o previsse em certos casos. A norma se dirige ao legislador, que a dever regulamentar. Ela comanda que um plus seja acrescido remunerao do trabalhador em caso de atividade perigosa (que traga risco para sua vida ou incolumidade fsica), insalubre (para sua sade) ou penosa (anormalmente cansativa ou desgastante).

de se supor, todavia, que a prpria estipulao do salrio j leve em conta esses fatores, o que ter sempre maior alcance do que a fixao poltica pela lei de um adicional.
XXIV - aposentadoria; Aposentadoria: Est regulamentado na lei 8213/91 Plano de Benefcio de Previdncia Social.

XXV - assistncia gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento at 5 (cinco) anos de idade em creches e prescolas;

Assistncia em creches e pr-escolas: assegurado o direito do nascimento at os cinco anos de idade. EC 53/06.

XXVI - reconhecimento das convenes e acordos coletivos de trabalho; Conveno coletiva: o acordo de carter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos da categoria econmica e profissional estipulam condies de trabalho aplicveis, no mbito das respectivas representaes, s relaes individuais de trabalho; Acordo coletivo: a negociao trabalhista firmada entre uma empresa e o sindicato dos empregados.

XXVII - proteo em face da automao, na forma da lei; Proteo em face da automao: Automao em si no um mal. Ao contrrio, hoje a mola do progresso tecnolgico. Cabe ao legislador fixar as regras para a automao, resguardando o mercado e o prprio ambiente de trabalho.

XXVIII - seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa; A proteo que dada ao trabalhador transcende o valor moral ou tico, fixando-se no valor econmico do trabalho.

XXIX - ao, quanto aos crditos resultantes das relaes de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, at o limite de dois anos aps a extino do contrato de trabalho; Prescrio: O dispositivo traz duas prescries uma parcial de 05 anos e outra total de 02 anos. O salrio prestao de trato sucessivo, portanto a prescrio corre ms a ms.

XXX - proibio de diferena de salrios, de exerccio de funes e de critrio de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;
A proibio de diferenas de salrios e de critrios de admisso a aplicao do princpio geral de isonomia, que probe a discriminao, especialmente em razo de sexo e cor.

XXXI - proibio de qualquer discriminao no tocante a salrio e critrios de admisso do trabalhador portador de deficincia; Discriminao por deficincia: Tem-se aqui outra projeo do princpio da igualdade (v.art. 5., caput) que a Constituio teve o cuidado de enunciar. evidente, porm, que no envolve discriminao a recusa de admisso de deficiente para tarefa cuja execuo adequada a deficincia especfica impede ou dificulta sobremaneira.

XXXII - proibio de distino entre trabalho manual, tcnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos;
Igualdade de trabalho e de trabalhadores: O texto em estudo simplesmente reitera, aplicando ao trabalho e ao trabalhador o princpio da igualdade que a Constituio consagra no art. 5. caput. De fato, neste dispositivo j esta a proibio das discriminaes em razo do trabalho.

XXXIII - proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos; Proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos; Qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de 14 anos.

XXXIV - igualdade de direitos entre o trabalhador com vnculo empregatcio permanente e o trabalhador avulso.

Igualdade de direitos entre o trabalhador com vnculo empregatcio permanente e o trabalhador avulso.

DIREITOS DOS EMPREGADOS DOMSTICOS

So assegurados categoria dos trabalhadores domsticos os direitos previstos nos incisos IV, VI, VIII, XV, XVII, XVIII, XIX, XXI e XXIV, bem como a sua integrao previdncia social.

salrio mnimo; irredutibilidade, salvo o disposto em CCT; 13 salrio; repouso semanal remunerado; frias anuais remuneradas; licena gestante; licena a paternidade; aviso prvio; aposentadoria.

DIREITOS COLETIVOS DO TRABALHO


Liberdade de Associao Sindical

A CRFB determina que o Estado no interferir na liberdade sindical, vedando tanto a autorizao como a interferncia do Estado nas Associaes sindicais, ressalva-se entretanto, o registro do sindicato no rgo competente: a DRT Delegacia Regional do Trabalho.

Em relao organizao sindical, consagrou o princpio da unicidade sindical, vale dizer; os sindicatos tero base nica, a qual no pode inferior a um municpio. Assim, temos os sindicatos municipais, estaduais e de mbito nacional. obrigatria a participao dos sindicatos nas negociaes coletivas bem assim, o aposentado tem o direito de votar e de ser votado nos sindicatos.

As normas sobre organizao sindical e aplicam as colnias de pescadores e aos sindicatos rurais, atendidas as condies que a lei estabelecer. A Constituio autoriza os sindicatos cobrarem uma contribuio sindical de seus associados. Essa contribuio s obrigatria para o empregado sindicalizado.

CUIDADO: No se confunde com o imposto sindical, previsto no art. 578 da CLT. Este tem carter tributrio e obrigatrio para todos que pertenam a uma determinada categoria profissional. Art. 8 livre a associao profissional ou sindical, observado o seguinte:
I - a lei no poder exigir autorizao do Estado para a fundao de sindicato, ressalvado o registro no rgo competente, vedadas ao Poder Pblico a interferncia e a interveno na organizao sindical;

II - vedada a criao de mais de uma organizao sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econmica, na mesma base territorial, que ser definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, no podendo ser inferior rea de um Municpio;
III - ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questes judiciais ou administrativas;

IV - a assemblia geral fixar a contribuio que, em se tratando de categoria profissional, ser descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representao sindical respectiva, independentemente da contribuio prevista em lei;
V - ningum ser obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato; VI - obrigatria a participao dos sindicatos nas negociaes coletivas de trabalho;

VII - o aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizaes sindicais; VIII - vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direo ou representao sindical e, se eleito, ainda que suplente, at um ano aps o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei. Pargrafo nico. As disposies deste artigo aplicam-se organizao de sindicatos rurais e de colnias de pescadores, atendidas as condies que a lei estabelecer.

Direito de Greve

A Constituio assegura o direito de greve dando exclusividade aos trabalhadores de decidir sobre a oportunidade de o exercer e os interesses que devam ser defendidos. Compete ao TRT decidir sobre a legalidade da greve.

Em relao aos servios e atividades essenciais, definidos em lei, a Constituio no probe a greve, mas, condiciona o seu exerccio ao atendimento das necessidades inadiveis da comunidade. Assim, os servios ou atividades essenciais tem de continuar em funcionamento. O abuso do direito de greve sujeita os responsveis s penas da lei. Art. 9 assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exerc-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

1 - A lei definir os servios ou atividades essenciais e dispor sobre o atendimento das necessidades inadiveis da comunidade. 2 - Os abusos cometidos sujeitam os responsveis s penas da lei.

Direito de representao

Consiste na participao dos trabalhadores e empregadores nos rgos pblicos em que interesses profissionais ou previdencirios sejam objeto de discusso e deliberao. A CRFB assegura que nas empresas com mais de 200 empregados ser eleito um representante dos empregados com a finalidade exclusiva de promover o entendimento com os empregadores.

Art. 10. assegurada a participao dos trabalha-dores e empregadores nos colegiados dos rgos pblicos em que seus interesses profissionais ou previdencirios sejam objeto de discusso e delibe-rao. Art. 11. Nas empresas de mais de duzentos empregados, assegurada a eleio de um representante destes com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores.

NACIONALIDADE

A nacionalidade o vnculo jurdicopoltico entre um indivduo e um Estado. Espcies de nacionalidade Primria ou originria: resulta do nascimento. Secundria ou adquirida: adquirida por vontade prpria aps o nascimento.

Critrios

Jus soli: territrio; depende de onde nasce. Jus sanguinis: descendncia. No Brasil prevalece o critrio do jus soli com a possvel adoo do jus sanguinis.
Aptrida ou Heimatlos: no possui ptria. Poliptrida: possui mais de uma nacionalidade.

Brasileiros Natos

A Constituio, art. 12, I, considera brasileiros natos: Art. 12. So brasileiros: I - natos: a) os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes no estejam a servio de seu pas;

Jus solis: todos os nascidos na Repblica

Federativa do Brasil, excetuando filhos de pais estrangeiros que estejam no Brasil a servio do seu pas de origem. O conceito de territrio compreende: mar territorial e espao areo correspondentes, navios e aeronaves de guerra brasileiros, aeronaves civis em vo sobre alto mar ou de passagem sobre guas territoriais de outro pas.

b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil;

Jus sanguinis + critrio funcional: os

nascidos no estrangeiro, de pai ou de me brasileiro, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil.

c) os nascidos no estrangeiro,de pai brasileiro ou me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente ou venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira;
(Redao dada pela Emenda

Constitucional de Reviso n54, de20/09/07)

A Emenda constitucional n54/07 acrescentou a possibilidade do registro de nascimento em qualquer repartio pblica competente resolvendo um grave problema dos aptridas. A Segunda parte trata da tambm conhecida nacionalidade potestativa, consiste na declarao unilateral de vontade de conservar a nacionalidade brasileira primria. A aquisio, apesar de provisria, d-se com a fixao da residncia, sendo a opo uma condio confirmativa e formativa de nacionalidade.

O momento da fixao da residncia no pas constitui o fato gerador da nacionalidade, que fica sujeita a uma condio confirmativa, a opo. Ocorre que, pela inexistncia de prazo para essa opo, apesar da aquisio temporria da nacionalidade com a fixao de residncia, seus efeitos ficaro suspensos at que haja a referida condio confirmativa. A opo pode ser feita somente aps a idade de 18 anos, quando se adquire a maioridade civil no Brasil.

Deve ser feita perante a Justia Federal, segundo art. 109, X CF. sendo assim podemos dizer que a aquisio da nacionalidade originria, de forma provisria, se d com a fixao da residncia no Brasil, mas seus efeitos ficam suspensos at que se ultime a referida condio confirmativa a opo - , que ter efeitos retroativos.

Porm, se a fixao da residncia se verificar antes da aquisio da maioridade civil, o menor residente poder imediatamente gozar de todos os direitos inerentes condio de brasileiro nato desde a fixao da residncia, at que sobrevenha a maioridade.
II - naturalizados:

Brasileiro Naturalizado

A nacionalidade secundria ou adquirida resulta de um ato de vontade, em regra, a naturalizao. Permite que o aptrida ou o estrangeiro adquira a nacionalidade brasileira. Em sendo ato de manifestao da soberania, a concesso de naturalizao ato discricionrio e exclusivo do Poder Executivo. A satisfao das condies, exigncias e requisitos legais no asseguram ao estrangeiro o direito naturalizao.

Espcies de Naturalizao

Tcita ou grande naturalizao: A Constituio de 1891 previa serem cidados brasileiros os estrangeiros que, achando-se no Brasil aos 15/11/1889, no declararem, dentro de seis meses depois de entrar em vigor a Constituio, o animo de conservar a nacionalidade de origem. Expressa: Pode ser ordinria ou extraordinria.

II - naturalizados:

a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa apenas residncia por um ano ininterrupto e idoneidade moral;

Naturalizao ordinria: prev que estrangeiros de qualquer nacionalidade, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira. O Estatuto do Estrangeiro a lei que traz os requisitos e regulamenta o processo de naturalizao. O Estatuto do Estrangeiro traz mais dois casos de naturalizao:a radicao precoce e a colao de grau em estabelecimento nacional de ensino superior.

Para os originrios de pases de lngua portuguesa (pases lusfonos), exige-se apenas um ano de residncia fixa no Brasil e idoneidade moral.
b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na Repblica Federativa do Brasil h mais de quinze anos ininterruptos e sem condenao penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

Naturalizao Extraordinria (quinzenria):

Aps quinze anos de permanncia no pas, sem condenao criminal, desde que o estrangeiro requeira a naturalizao. O pedido no poder ser negado pelas autoridades ato vinculado.

Quase Nacionalidade

Ressalve-se a condio do portugus, que, sob a condio de reciprocidade, equiparado quanto a direitos ao brasileiro CF. 12, 1 que reza: Aos portugueses com residncia permanente no Pas, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, sero atribudos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituio.

Compete ao Ministrio da Justia reconhecer a igualdade de direitos entre brasileiros e portugueses nos termos do Decreto 70.391/72 Conveno de igualdade entre Brasileiros e Portugueses. Para exercer os direitos polticos, o portugus dever comprovar, no mnimo, cinco anos de residncia no territrio nacional e fazer o requerimento junto Justia Eleitoral. Quanto extradio, o portugus no pode ser extraditado do Brasil, salvo se o pedido foi formulado pelo Governo Portugus.

Tratamento Diferenciado:

A lei no pode fazer distino entre brasileiros natos e naturalizados (art. 12, 2), as nicas distines, que so feitas pela prpria Constituio Federal, so as seguintes:

Possibilidade de extradio; A propriedade de empresas jornalsticas e de radiodifuso sonora e de sons e imagens privativa de brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos e de empresas constitudas segundo as leis brasileiras. Cargos reservados para os brasileiros natos:

1.

2.

3.
4. 5. 6. 7.

Presidente e Vice-Presidente da Repblica, Presidente da Cmara dos Deputados, Presidente do Senado Federal, Ministro do Supremo Tribunal Federal, Cargos da carreira diplomtica, Oficial das Foras Armadas Ministro da Defesa

Esses cargos esto situados na linha de substituio do Presidente da Repblica ou se relacionam com a defesa nacional. O art. 89, VII, da CRFB reserva a brasileiros natos a participao no Conselho da Repblica.

Perda da Nacionalidade

As hipteses de perda da nacionalidade brasileira so DUAS:

Art. 12, 4 - Ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que: Tiver cancelada sua naturalizao, por sentena judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional;

Neste caso a decretao da perda somente poder ser decretada por sentena judicial. chamada Perda-punio. S se aplica ao brasileiro naturalizado. A ao proposta pelo MPF na Justia Federal e a sentena produz efeitos ex nunc. Perdida a nacionalidade o estrangeiro s poder readquiri-la atravs de Ao Rescisria e no por outro procedimento de naturalizao.

Se adquirir outra nacionalidade. Salvo nos casos: a) de reconhecimento de nacionalidade originria pela lei estrangeira; Assim, no perder a nacionalidade brasileira aquele que tiver reconhecida outra nacionalidade por Estado estrangeiro, originariamente, em virtude do jus sanguinis.

b) de imposio de naturalizao, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condio para permanncia em seu territrio ou para o exerccio de direitos civis. Atinge aqueles por motivo de acesso ao trabalho, fixao de residncia etc praticamente se v obrigado a adquirir outra nacionalidade, mas que na verdade no desejavam perder a nacionalidade brasileira.

Perda-mudana: Aplica-se aos brasileiros natos e naturalizados indistintamente. Perder a nacionalidade aquele que voluntariamente adquire, voluntariamente, outra nacionalidade. A perda da nacionalidade ser decretada por meio de processo administrativo e oficializada mediante Decreto do Presidente da Repblica.

DIREITOS POLTICOS.

So prerrogativas, atributos, faculdades ou poder de interveno dos cidados no Governo de seu pas. um dos desdobramentos do regime democrtico.

CIDADO

o nacional que goza dos direitos polticos. A Lei 4717/65 reza que a prova da cidadania, para ingresso em juzo, ser feita o ttulo de eleitor, ou documento que a ele corresponda.

DIREITO DE SUFRGIO

o direito de eleger (capacidade eleitoral ativa) e de ser eleito (capacidade eleitoral passiva). O sufrgio pode ser universal ou restrito.

SUFRGIO UNIVERSAL

O direito de votar concedido a todos os nacionais, independentemente da fixao de quaisquer condies. A existncia de requisitos de forma (necessidade de alistamento eleitoral) e de fundo (nacionalidade, idade mnima) no retiram o carter universal do sufrgio.

SUFRGIO RESTRITO

O direito de voto restrito aos nacionais que preencham determinadas condies. Poder ser em virtude da capacidade econmica (sufrgio censitrio) ou capacidade intelectual (sufrgio capacitrio). Art. 14. A soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

I - plebiscito;
II - referendo; III - iniciativa popular. 1 - O alistamento eleitoral e o voto so: I - obrigatrios para os maiores de dezoito anos;

II - facultativos para:

a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

2 - No podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o perodo do servio militar obrigatrio, os conscritos.

No Brasil, o sufrgio universal e obrigatrio, para os maiores de dezoito anos, sendo facultativo para os analfabetos, os maiores de setenta anos e para os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos. A aquisio do direito ao sufrgio pressupe o alistamento eleitoral.

ELEGIBILIDADE:

a capacidade eleitoral passiva a possibilidade de ser eleito (aptido de ser votado). Nos termos do artigo 14, pargrafo 3 da Constituio, so condies de elegibilidade, na forma da lei: I a nacionalidade brasileira ou condio de portugus equiparado; II o pleno exerccio dos direitos polticos;

III o alistamento eleitoral;


1.

IV o domiclio eleitoral na circunscrio; V a filiao partidria; VI a idade mnima de:


35 anos para Presidente e VicePresidente da Repblica e Senador; 30 anos para Governador e ViceGovernador de Estado e do DF; 21 anos para Deputado Federal, Estadual ou Distrital, Prefeito, VicePrefeito e juiz de paz; 18 anos para vereador.

2.

3.

4.

INELEGIBILIDADES ABSOLUTAS

So inalistveis os estrangeiros e os conscritos (4). Os inalistveis e os analfabetos no possuem a capacidade eleitoral passiva, portanto esto em situao de inelegibilidade absoluta, so inelegveis para qualquer cargo pblico. Anote-se que os maiores de 16 anos e menores de 18 anos apesar de possurem a capacidade eleitoral ativa, so inelegveis por lhes faltarem a capacidade eleitoral passiva.

INELEGIBILIDADES RELATIVAS

So impedimentos a certos cargos eletivos, em razo de situaes especficas. O indivduo fica impedido em razo de motivos funcionais, de casamento, parentesco ou afinidade, candidato militar ou ainda por influencia do poder econmico ou abuso do poder poltico.

So elas:

Reeleio
Desincompatibilizao Reflexa ou por motivo de parentesco Militares Casos previstos em lei complementar

REELEIO

A partir da Emenda Constitucional 16, (emenda da reeleio), foi admitida a reeleio do Presidente da Repblica, dos Governadores de Estado e do Distrito Federal e dos Prefeitos ou de quem os houver sucedido ou substitudo no curso dos mandatos.

5 O Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substitudo no curso dos mandatos podero ser reeleitos para um nico perodo subseqente. A CF prev que podero candidatar-se reeleio, os chefes do executivo, para um nico perodo subseqente. Veda-se, portanto, um terceiro mandato sucessivo. Assim, incide sobre o candidato uma inelegibilidade relativa por motivos funcionais para o mesmo cargo.

Possibilidade do VICE se candidatar reeleio para um nico perodo subseqente. O art. 14, 5 da CF prev a possibilidade de reeleio para aquele que houver sucedido ou substitudo o Chefe do Poder Executivo no curso dos mandatos, para um nico perodo subseqente. Assim, existe a possibilidade dos vices candidatarem-se ao cargo de chefe do executivo, para o perodo subseqente, independentemente de terem ou no substitudo ou sucedido o Presidente da Repblica, Governador ou Prefeito.

6 - Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos at seis meses antes do pleito. Para coibir fraudes e inconstitucionalidades vedado ao Chefe do Executivo que esteja exercendo seu segundo mandato sucessivo, renunciar antes do termino esse, no intuito de pleitear nova reconduo para o perodo subseqente.

A renncia ser vlida, todavia, no afasta a inelegibilidade relativa. Tambm vedado quele que foi titular de dois mandatos sucessivos na chefia do executivo candidatar-se, no perodo imediatamente subseqente, vice-chefia.

DESINCOMPATIBILIZAO

Para outros cargos. So inelegveis para concorrerem a outros cargos, os chefes do executivo que no renunciarem at seis meses antes do pleito. A CRFB no exige a desincompatibilizao do Chefe do Executivo que pretenda candidatar-se reeleio.

No exige ao titular de mandato eletivo a necessidade de renunciar, ou se afastar temporariamente do cargo, para concorrer a sua reeleio, demonstrando a escolha pela continuidade administrativa. O TSE entendeu que os vices podero candidatar-se a outros cargos preservando os seus mandatos respectivos, desde que, nos seis meses anteriores ao pleito no tenham sucedido ou substitudo o titular.

INELEGIBILIDADE REFLEXA

So inelegveis, no territrio de jurisdio do titular, o cnjuge e os parentes consangneos ou afins, at o segundo grau ou por adoo, do Presidente da Repblica, de Governador de Estado ou Territrio, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substitudo dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se j titular de mandato eletivo e candidato reeleio ( 7).

MILITAR: A CF dispe que o militar alistvel elegvel. 8 - O militar alistvel elegvel, atendidas as seguintes condies:
I - se contar menos de dez anos de servio, dever afastar-se da atividade; II - se contar mais de dez anos de servio, ser agregado pela autoridade superior e, se eleito, passar automaticamente, no ato da diplomao, para a inatividade.

O TSE entende que do registro da candidatura at a diplomao do candidato ou seu regresso s Armadas, o candidato mantido na condio de agregado, ou seja, ser afastado temporariamente, caso conte mais de 10 anos de servio e, se eleito, passar automaticamente, no ato da diplomao, para a inatividade. Ser afastado definitivamente se contar menos de 10 anos.

9 Lei complementar estabelecer outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessao, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exerccio de mandato, considerada vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleies contra a influncia do poder econmico ou o abuso do exerccio de funo, cargo ou emprego na administrao direta ou indireta.

Outros casos de inelegibilidade so estabelecidos em Lei Complementar (Lei Complementar n 64/90 e n 81/94).
10. O mandato eletivo poder ser impugnado ante a Justia Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomao, instruda a ao com provas de abuso do poder econmico, corrupo ou fraude.

11. A ao de impugnao de mandato tramitar em segredo de justia, respondendo o autor, na forma da lei, se temerria ou de manifesta m-f. Privao dos Direitos Polticos vedada a cassao de direitos polticos cuja perda ou suspenso s se dar nos casos de: (CF 15). I - cancelamento da naturalizao por sentena transitada em julgado;

II - incapacidade civil absoluta;


III - condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos IV - recusa de cumprir obrigao a todos imposta ou prestao alternativa, nos termos do art. 5, VIII; V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, 4.

Os casos de perda ocorre nos casos 1. de cancelamento da naturalizao, por sentena transitada em julgado 2. recusa de cumprir obrigao a todos imposta ou prestao alternativa. A suspenso dos direitos polticos ocorre nos casos de 1. incapacidade civil absoluta, 2. condenao criminal com trnsito em julgado, enquanto durarem seus efeitos e 3. improbidade administrativa.

Perda e suspenso possuem os mesmos efeitos, da a perda ou suspenso provocam perdas dos cargos, que no podem ser preenchidos por quem no cidado e tambm dos mandatos eletivos. As pessoas privadas de seus direitos polticos podero recuper-los. Se essa privao for definitiva, perda, bastar o cumprimento das exigncias legais para retomar os direitos polticos. Se a privao for temporria, suspenso, a recuperao se far automaticamente to logo desaparea o seu fundamento ou pelo decurso de prazo.

APLICAO DA LEI QUE ALTERAR O PROCESSO ELEITORAL:

Art. 16. A lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor na data de sua publicao, no se aplicando eleio que ocorra at um ano da data de sua vigncia.

DOS PARTIDOS POLTICOS

Art. 17. livre a criao, fuso, incorporao e extino de partidos polticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrtico, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos: I - carter nacional; II - proibio de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou de subordinao a estes;

III - prestao de contas Justia Eleitoral; IV - funcionamento parlamentar de acordo com a lei. 1 assegurada aos partidos polticos autonomia para definir sua estrutura interna, organizao e funcionamento e para adotar os critrios de escolha e o regime de suas coligaes eleitorais, sem obrigatoriedade de vinculao entre as candidaturas em mbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidria. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 52, de 2006)

2 - Os partidos polticos, aps adquirirem personalidade jurdica, na forma da lei civil, registraro seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.
3 - Os partidos polticos tm direito a recursos do fundo partidrio e acesso gratuito ao rdio e televiso, na forma da lei.

4 - vedada a utilizao pelos partidos polticos de organizao paramilitar.

PODER LEGISLATIVO:
FUNDAMENTO, ATRIBUIES E GARANTIAS DE INDEPENDNCIA. A SEPARAO DOS PODERES

Aristteles: trs funes distintas (elaborar leis, aplic-las e julgar) exercidas por um rgo (soberano).

Montesquieu: trs funes distintas exercidas, cada uma, por um de trs rgos distintos, autnomos e independentes entre si (teoria de freios e contrapesos). A tripartio dos poderes, de Montesquieu, adotada pela maioria dos Estados modernos foi abrandada com a interpenetrao entre os poderes.

O que possibilita que os rgos fiscalizem e controlem os poderes do outro. Assim, cada rgo exerce a sua funo tpica (predominante) e funes atpicas (as funes tpicas dos outros rgos). A Constituio de 1988 adotou a tripartio das funes estatais, de forma que existem trs poderes o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Judicirio.

PODER LEGISLATIVO

O Poder Legislativo tem como funes primordiais legislar e fiscalizar, pois compete ao Congresso Nacional, com o auxlio do Tribunal de Contas a fiscalizao contbil, financeira e oramentria.

No mbito da Unio, o Congresso Nacional, compe-se de duas casas: a Cmara dos Deputados e o Senado Federal. A adoo do bicameralismo se justifica em obedincia a forma federativa de Estado. Cada legislatura ter a durao de 04 (quatro) anos, tanto para o Senado como para a Cmara conforme dispe a Constituio Federal no seu art. 44, pargrafo nico.

A Cmara dos Deputados constitui-se de representantes do Povo eleitos em cada Estado, no Distrito Federal e nos Territrios pelo sistema proporcional. O sistema proporcional possibilita a representao dos partidos proporcionalmente s votaes obtidas pelos partidos polticos ou coligaes partida-rias, ensejando que tambm sejam eleitos candidatos de partidos pequenos.

A Constituio no artigo 45, 1o estabelece que o nmero de Deputados ser determinado por Lei Complementar (A LC 78, de 30.12.93, fixou o nmero em 513 deputados), proporcionalmente populao de cada Estado e do Distrito Federal, observado o mnimo de oito e o mximo de setenta Deputados. Cada territrio (se for criado) eleger quatro Deputados.

O Senado Federal compe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princpio majoritrio, o que quer dizer ser eleito senador aquele que obtiver a maior quantidade e votos (art. 46). No existe segundo turno para senador. Cada Estado e o Distrito Federal elegero trs senadores com mandato de oito anos. A renovao do mandato dos senadores se dar, de quatro em quatro anos, na proporo de 1/3 por 2/3 (Constituio Federal, art. 46, 2).

As Casas do Congresso Nacional so dirigidas pelas respectivas Mesas. Existem as Mesas do Congresso Nacional, da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. A Mesa do Congresso ser composta pelo Presidente do Senado, 1 Vice-Presidente da Cmara, 2 Vice-Presidente do Senado, 1 Secretrio da Cmara, 2 Secretrio do Senado, 3 Secretrio da Cmara e 4 Secretrio do Senado.

No h predominncia de uma Casa sobre a outra. No entanto, os projetos de lei, de iniciativa do Presidente da Repblica, do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justia e dos cidados comeam a tramitar pela Cmara dos Deputados.

A competncia do Congresso Nacional est prevista nos artigos 48 e 49 da Constituio. O artigo 48 traz as competncias legislativas do Congresso Nacional que, devero contar necessariamente com a sano do Presidente da Repblica. A sano presidencial no necessria para as matrias especificadas nos artigos 49, 51 e 52 que tratam respectivamente das competncias exclusivas do Congresso Nacional, da Cmara dos Deputados e do Senado Federal.

Os casos de competncia exclusiva do Congresso Nacional esto previstos no art. 49. Sero tratados to somente no mbito do Poder Legislativo e disciplinados por Decretos Legislativos. No se permite a delegao de competncia. A competncia privativa da Cmara dos Deputados est prevista no art. 51, s a Cmara poder dispor sobre essas matrias, no necessria a sano do Presidente da Repblica.

IMPORTANTE. a Cmara dos Deputados que compete autorizar, por 2/3 (dois teros) de seus membros a abertura de processo de impeachment contra o Presidente da Repblica. A competncia privativa do Senado federal est prevista no art. 52. Vale lembrar que essas competncias privativas no dependem de sano do Presidente da Repblica.

Dentre as competncias privativas do Senado Federal merece destaque a competncia de funcionar como um tribunal poltico para julgar o Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade impeachment, (52, I e II); aprovar (sabatina) os nomes indicados pelo Presidente para ocupar cargos relevantes da Repblica, como, por exemplo, Ministro do STF, Ministro do Tribunal de Contas da Unio (52, III e IV) e o encargo de guardio do endividamento pblico na esfera da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios (V a IX) e a suspenso da execuo de lei declarada inconstitucional pelo STF (52, X).

Art. 44 - O Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. Pargrafo nico - Cada legislatura ter a durao de quatro anos. Art. 45 - A Cmara dos Deputados compe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Territrio e no Distrito Federal.

1 - O nmero total de Deputados, bem como a representao por Estado e pelo Distrito Federal, ser estabelecido por lei complementar, proporcionalmente populao, procedendo-se aos ajustes necessrios, no ano anterior s eleies, para que nenhuma daquelas unidades da Federao tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados. 2 - Cada Territrio eleger quatro Deputados.

Art. 46 - O Senado Federal compe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princpio majoritrio. 1 - Cada Estado e o Distrito Federal elegero trs Senadores, com mandato de oito anos. 2 - A representao de cada Estado e do Distrito Federal ser renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois teros.

3 - Cada Senador ser eleito com dois suplentes. Art. 47 - Salvo disposio constitucional em contrrio, as deliberaes de cada Casa e de suas comisses sero tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros.

SEO II DAS ATRIBUIES DO CONGRESSO NACIONAL

A funo legislativa de competncia da unio,prevista nos arts. 22 e 24, e exercida pelo Congresso Nacional que se compe da Cmara dos deputados e do senado Federal, integradeos, respectivamente, por deputados e senadores o que significa adoo do

bicameralismo.

O que caracteriza tal sistema nem tanto o fato de se Ter duas cmaras, mas o fato de as duas cmaras exercerem funes idnticas. o que chamamos de bicameralismo

paritrio.

Art. 48 - Cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, no exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matrias de competncia da Unio, especialmente sobre:

I - sistema tributrio, arrecadao e distribuio de rendas; II - plano plurianual, diretrizes oramentrias, oramento anual, operaes de crdito, dvida pblica e emisses de curso forado;
III - fixao e modificao do efetivo das Foras Armadas;

IV - planos e programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento; V - limites do territrio nacional, espao areo e martimo e bens do domnio da Unio; VI - incorporao, subdiviso ou desmembramento de reas de Territrios ou Estados, ouvidas as respectivas Assemblias Legislativas; VII - transferncia temporria da sede do Governo Federal; VIII - concesso de anistia;

IX - organizao administrativa, judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica da Unio e dos Territrios e organizao judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica do Distrito Federal; X - criao, transformao e extino de cargos, empregos e funes pblicas, observado o que estabelece o art. 84, VI, b;

XI - criao e extino de Ministrios e rgos da administrao pblica; XII - telecomunicaes e radiodifuso;


XIII - matria financeira, cambial e monetria, instituies financeiras e suas operaes; XIV - moeda, seus limites de emisso, e montante da dvida mobiliria federal.

XV - fixao do subsdio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, observado o que dispem os arts. 39, 4; 150, II; 153, III; e 153, 2, I.
Art. 49 - da competncia exclusiva do Congresso Nacional: I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional;

II - autorizar o Presidente da Repblica a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar;
III - autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica a se ausentarem do Pas, quando a ausncia exceder a quinze dias;

IV - aprovar o estado de defesa e a interveno federal, autorizar o estado de stio, ou suspender qualquer uma dessas medidas;
V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa;

VI - mudar temporariamente sua sede;


VII - fixar idntico subsdio para os Deputados Federais e os Senadores, observado o que dispe os arts. 37, XI, 39, 4, 150, II, 153, III, e 153, 2, I; VIII - fixar o subsdio do Presidente e do VicePresidente da Repblica e dos Ministros de Estado, observado o que dispem os arts. 37, XI, 39, 4, 150, II, 153, III, e 153, 2, I;

IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo;
X - fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, includos os da administrao indireta;

XI - zelar pela preservao de sua competncia legislativa em face da atribuio normativa dos outros Poderes;
XII - apreciar os atos de concesso e renovao de concesso de emissoras de rdio e televiso; XIII - escolher dois teros dos membros do Tribunal de Contas da Unio;

XIV - aprovar iniciativas do Poder Executivo referentes a atividades nucleares; XV - autorizar referendo e convocar plebiscito;
XVI - autorizar, em terras indgenas, a explorao e o aproveitamento de recursos hdricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais;

XVII - aprovar, previamente, a alienao ou concesso de terras pblicas com rea superior a dois mil e quinhentos hectares. Art. 50 - A Cmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas comisses, podero convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de rgos diretamente subordinados Presidncia da Repblica para prestarem, pessoal-mente, informaes sobre assunto previamente determinado, importando em crime de responsabilidade a ausncia sem justificao adequada.

1 - Os Ministros de Estado podero comparecer ao Senado Federal, Cmara dos Deputados, ou a qualquer de suas comisses, por sua iniciativa e mediante entendimentos com a Mesa respectiva, para expor assunto de relevncia de seu Ministrio. 2 - As Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal podero encaminhar pedidos escritos de informao aos Ministros de Estado ou a qualquer das pessoas referidas no caput deste artigo, importando em crime de responsabilidade a recusa, ou o no atendimento, no prazo de trinta dias, bem como a prestao de informaes falsas.

SEO III DA CMARA DOS DEPUTADOS

Art. 51 - Compete privativamente Cmara dos Deputados: I - autorizar, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado;

II - proceder tomada de contas do Presidente da Repblica, quando no apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa; III - elaborar seu regimento interno;

IV - dispor sobre sua organizao, funcionamento, polcia, criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios, e a iniciativa de lei para a fixao da respectiva remunerao, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias; V - eleger membros do Conselho da Repblica, nos termos do art. 89, VII.

SEO IV DO SENADO FEDERAL

Art. 52 - Compete privativamente ao Senado Federal: I - processar e julgar o Presidente e o VicePresidente da Repblica nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles;

II - processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justia e do Conselho Nacional do Ministrio Pblico, o Procurador-Geral da Repblica e o Advogado-Geral da Unio nos crimes de responsabilidade; III - aprovar previamente, por voto secreto, aps argio pblica, a escolha de:

magistrados, nos casos estabelecidos nesta Constituio; Ministros do Tribunal de Contas da Unio indicados pelo Presidente da Repblica; Governador de Territrio; presidente e diretores do Banco Central; Procurador-Geral da Repblica; titulares de outros cargos que a lei determinar

IV - aprovar previamente, por voto secreto, aps argio em sesso secreta, a escolha dos chefes de misso diplomtica de carter permanente; V - autorizar operaes externas de natureza financeira, de interesse da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios;

VI - fixar, por proposta do Presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios;
VII - dispor sobre limites globais e condies para as operaes de crdito externo e interno da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo poder pblico federal;

VIII - dispor sobre limites e condies para a concesso de garantia da Unio em operaes de crdito externo e interno;
IX - estabelecer limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; X - suspender a execuo, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal;

XI - aprovar, por maioria absoluta e por voto secreto, a exonerao, de ofcio, do Procurador-Geral da Repblica antes do trmino de seu mandato;
XII - elaborar seu regimento interno;

XIII - dispor sobre sua organizao, funcionamento, polcia, criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios, e a iniciativa de lei para fixao da respectiva remunerao, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias;

XIV - eleger membros do Conselho da Repblica, nos termos do art. 89, VII. XV avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributrio Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administraes tributrias da Unio, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municpios.

Pargrafo nico - Nos casos previstos nos incisos I e II, funcionar como Presidente o do Supremo Tribunal Federal, limitando-se a condenao, que somente ser proferida por dois teros dos votos do Senado Federal, perda do cargo, com inabilitao, por oito anos, para o exerccio de funo pblica, sem prejuzo das demais sanes judiciais cabveis.

GARANTIS DE INDEPENDNCIA DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES

Imunidade Parlamentar: Os Deputados e Senadores tm a imunidade parlamentar, que sofreu modificaes com a EC 35/01. Foi preservada a imunidade material, (inviolabilidade) pela qual Deputados e Senadores no respondem civil e penalmente por quaisquer das suas opinies, palavras ou votos.

As imunidades parlamentares representam elemento preponderante para a independncia do Poder legislativo. So prerrogativas, em face do direito comum, outorgadas pela Constituio aos membros do Congresso, para que estes possam Ter bom desempenho de suas funes.

Imunidade material: a Constituio prev serem os deputados e senadores inviolveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies, palavras e votos. A imunidade material implica subtrao da responsabilidade penal, civil, disciplinar ou poltica do parlamentar por suas opinies, palavras e votos o que se denomina na doutrina de inviolabilidade parlamentar.

Imunidade formal: o instituto que garante ao parlamentar a impossibilidade de ser ou permanecer preso ou, ainda, a possibilidade de sustao do andamento da ao penal por crimes praticados aps a diplomao. Foi sensivelmente modificada a imunidade formal que tornava imprescindvel a licena da Casa respectiva para processo criminal contra os parlamentares.

A partir da vigncia da referida Emenda, os processos podem ser instaurados sem necessidade de licena, devendo o STF comunicar o recebimento da denncia Casa respectiva que, tratando-se de crime cometido aps a diplomao, por iniciativa de partido poltico nela representado e pelo voto da maioria de seus membros poder, at a deciso final, sustar o andamento da ao, caso em que ficar suspensa a prescrio.

Priso: Os Deputados e Senadores, desde a expedio do diploma, no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel, hiptese na qual os autos sero remetidos dentro de 24 horas Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a priso.

As imunidades dos Deputados e Senadores subsistiro durante o Estado de Stio, s podendo ser suspensas mediante o voto de 2/3 dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional que sejam incompatveis com a execuo da medida. Os Deputados Estaduais podem ter imunidade material e formal, nos mesmos moldes previstos para os parlamentares federais. Os vereadores tero apenas a inviolabilidade (imunidade material) pelas opinies, palavras e votos que emitirem no exerccio do mandato, no mbito do Municpio.

Os parlamentares tm a prerrogativa de foro. Os Deputados Federais e Senadores so processados e julgados perante o STF. Vale a pena salientar que a prerrogativa de foro no da pessoa do deputado ou Senador, mas do cargo no qual ele est investido. Cessado o mandato cessa tambm o foro especial. Segundo o entendimento do STF, que declarou a inconstitucionalidade da lei 10.628/02, dessa forma cessado o exerccio do mandato, deixa de existir a prerrogativa de foro, inclusive para os fatos praticados durante o mandato.

Vale lembrar que as prerrogativas parlamentares protegem exclusivamente um bem pblico, a instituio, e como tais, no so suscetveis de renncia. Art. 53 - Os Deputados e Senadores so inviolveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies, palavras e votos.

1 - Os Deputados e Senadores, desde a expedio do diploma, sero submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. 2 - Desde a expedio do diploma, os membros do Congresso Nacional no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel. Nesse caso, os autos sero remetidos dentro de vinte e quatro horas Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a priso.

3 - Recebida a denncia contra Senador ou Deputado, por crime ocorrido aps a diplomao, o Supremo Tribunal Federal dar cincia Casa respectiva, que, por iniciativa de partido poltico nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poder, at a deciso final, sustar o andamento da ao.
4 - O pedido de sustao ser apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogvel de quarenta e cinco dias do seu recebimento pela Mesa Diretora.

5 - A sustao do processo suspende a prescrio, enquanto durar o mandato. 6 - Os Deputados e Senadores no sero obrigados a testemunhar sobre informaes recebidas ou prestadas em razo do exerccio do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informaes.

7 - A incorporao s Foras Armadas de Deputados e Senadores, embora militares e ainda que em tempo de guerra, depender de prvia licena da Casa respectiva. 8 - As imunidades de Deputados ou Senadores subsistiro durante o estado de stio, s podendo ser suspensas mediante o voto de dois teros dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatveis com a execuo da medida.

Art. 54 - Os Deputados e Senadores no podero: I - desde a expedio do diploma: a) firmar ou manter contrato com pessoa jurdica de direito pblico, autarquia, empresa pblica, sociedade de economia mista ou empresa concessionria de servio pblico, salvo quando o contrato obedecer a clusulas uniformes;

b) aceitar ou exercer cargo, funo ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissveis ad nutum, nas entidades constantes da alnea anterior; II - desde a posse: a) ser proprietrios, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de direito pblico, ou nela exercer funo remunerada;

b) ocupar cargo ou funo de que sejam demissveis ad nutum, nas entidades referidas no inciso I, a; c) patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere o inciso I, a; d) ser titulares de mais de um cargo ou mandato pblico eletivo. Art. 55 - Perder o mandato o Deputado ou Senador:

I - que infringir qualquer das proibies estabelecidas no artigo anterior; II - cujo procedimento for declarado incompatvel com o decoro parlamentar; III - que deixar de comparecer, em cada sesso legislativa, tera parte das sesses ordinrias da Casa a que pertencer, salvo licena ou misso por esta autorizada;

IV - que perder ou tiver suspensos os direitos polticos; V - quando o decretar a Justia Eleitoral, nos casos previstos nesta Constituio;
VI - que sofrer condenao criminal em sentena transitada em julgado.

1 - incompatvel com o decoro parlamentar, alm dos casos definidos no regimento interno, o abuso das prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepo de vantagens indevidas. 2 - Nos casos dos incisos I, II e VI, a perda do mandato ser decidida pela Cmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocao da respectiva Mesa ou de partido poltico representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa.

3 - Nos casos previstos nos incisos III a V, a perda ser declarada pela Mesa da Casa respectiva, de ofcio ou mediante provocao de qualquer de seus membros, ou de partido poltico representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa. 4 - A renncia de parlamentar submetido a processo que vise ou possa levar perda do mandato, nos termos deste artigo, ter seus efeitos suspensos at as deliberaes finais de que tratam os 2 e 3.

Art. 56 - No perder o mandato o Deputado ou Senador: I - investido no cargo de Ministro de Estado, Governador de Territrio, Secretrio de Estado, do Distrito Federal, de Territrio, de Prefeitura de capital ou chefe de misso diplomtica temporria;

II - licenciado pela respectiva Casa por motivo de doena, ou para tratar, sem remunerao, de interes-se particular, desde que, neste caso, o afastamento no ultrapasse cento e vinte dias por sesso legislativa. 1 - O suplente ser convocado nos casos de vaga, de investidura em funes previstas neste artigo ou de licena superior a cento e vinte dias.

2 - Ocorrendo vaga e no havendo suplente, far-se- eleio para preench-la se faltarem mais de quinze meses para o trmino do mandato. 3 - Na hiptese do inciso I, o Deputado ou Senador poder optar pela remunerao do mandato.

PODER EXECUTIVO: FORMA E SISTEMA DE GOVERNO, CHEFIA DE ESTADO E CHEFIA DE GOVERNO:


Atribuies e responsabilidades do presidente da Repblica.

A SEPARAO DOS PODERES

Aristteles: trs funes distintas (elaborar leis, aplic-las e julgar) exercidas por um rgo (soberano). Montesquieu: trs funes distintas exercidas, cada uma, por um de trs rgos distintos, autnomos e independentes entre si (teoria de freios e contrapesos).

A tripartio dos poderes, de Montesquieu, adotada pela maioria dos Estados modernos foi abrandada com a interpenetrao entre os poderes. O que possibilita que os rgos fiscalizem e controlem os poderes do outro. Assim, cada rgo exerce a sua funo tpica (predominante) e funes atpicas (as funes tpicas dos outros rgos). A Constituio de 1988 adotou a tripartio das funes estatais, de forma que existem trs poderes o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Judicirio.

FORMAS DE GOVERNO Monarquia e Repblica

Maquiavel nas primeiras linhas de O Prncipe descreve todos os Estados que existem e j existiram so e foram sempre repblicas ou monarquias. Hoje em dia est cada vez menos importante a distino entre as formas de governo, posto que ganha mais relevncia a forma de estado, o sistema de governo e o regime poltico.

SISTEMAS DE GOVERNO

I- O parlamentarismo, fruto da histria constitucional inglesa, tambm conhecido como sistema dual, pois, ocorre que as funes de gesto estatal esto investidas em pessoas diferentes. Neste sistema, o Monarca ou o Presidente da Repblica exerce a funo de Chefe de Governo, j o Primeiro Ministro exerce a funo de Chefe de Governo.

II- O presidencialismo deriva do constitucionalismo norte-americano. No sistema presidencialista (monista) no existe separao entre as funes de estado e de Governo. De forma que, tanto na ordem interna, como na ordem externa, a administrao estatal exercida pelo Presidente da Repblica.

PODER EXECUTIVO: atribuies e responsabilidades do Presidente. O poder executivo corresponde a duas funes bsicas: a chefia de estado, que significa a representao internacional do pas e a chefia de governo que a representao interna, no mbito poltico e administrativo. No sistema presidencialista, as duas funes esto reunidas no presidente da Repblica. No sistema parlamentarista, a funo de chefe de Estado exercida pelo Presidente ou Monarca, e a de chefe de governo, pelo Primeiro Ministro.

A Constituio de 1988 previu a eleio do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica, em dois turnos, sendo eleito, no primeiro turno, o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos, no computados os em branco e os nulos. A eleio do Presidente da Repblica implica, automaticamente, a do Vice-Presidente com ele registrado. Compete ao Vice-Presidente substituir o Presidente, nos casos de impedimento (licena, doena, ausncias) e suceder-lhe, no caso de vaga.

Ocorrendo impedimento do Presidente e do Vice-Presidente ou vacncia dos respectivos cargos, sero sucessivamente chamados ao exerccio da Presidncia o Presidente da Cmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. Somente o Vice-presidente pode suceder o Presidente.

Ocorrendo a vacncia dos cargos de Presidente e de Vice-Presidente (dupla vacncia), na primeira metade do mandato presidencial sero realizadas eleies diretas, no prazo de 90 dias, aps a abertura da ltima vaga. Se a vacncia ocorrer na segunda metade do mandato presidencial sero realizada eleies indiretas pelo Congresso Nacional, 30 dias depois de aberta a ltima vaga. Os eleitos completaro o mandato dos seus antecessores.

Os Ministros de Estado, no Brasil, so meros auxiliares do Presidente, que pode, livremente, nome-los e demiti-los. O Presidente da Repblica poder cometer crimes de responsabilidade e crimes comuns. Em ambos os casos, somente poder ser processado, aps o juzo de admissibilidade da Cmara, autorizando o processo com o voto de 2/3 de seus membros.

Priso e irresponsabilidade penal relativa: No poder ser preso por infraes penais comuns enquanto no houver sentena condenatria. O Presidente da Repblica, na vigncia do mandato, no poder ser processado civil e criminalmente, por atos estranhos ao exerccio de suas funes, prerrogativa que no pode ser estendida aos governadores de Estado.

Responsabilidade: Crimes de responsabilidade do Presidente da Repblica so infraes poltico administrativas, definidas em lei federal, cometidas no desempenho da funo, que atentam contra a existncia da Unio, o livre exerccio dos poderes do Estado, a segurana interna do pas, a probidade da administrao, a lei oramentria, o exerccio dos direitos polticos, individuais e sociais, o cumprimento das leis e das decises judiciais.

A lei 1079/50 regula os crimes de responsabilidade do Presidente da Repblica, de Ministros do Estado, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, do Procurador Geral da Repblica e outros. Tratando-se de crimes comuns, o processo, aps a autorizao da Cmara, ser instaurado perante o STF, com o recebimento da denncia ou queixa-crime, ficando o Presidente suspenso imediatamente de suas funes.

Nos casos de crime de responsabilidade, recebida a autorizao, o Senado julgar o Presidente da Repblica sob a presidncia do Presidente do STF. O julgamento condenatrio exige 2/3 dos votos do Senado, limitando-se a deciso perda do cargo, com inabilitao por oito anos para o exerccio de funo pblica, sem prejuzo das demais sanes judiciais cabveis.

SEO I DO PRESIDENTE E DO VICEPRESIDENTE DA REPBLICA

Art. 76 - O Poder Executivo exercido pelo Presidente da Repblica, auxiliado pelos Ministros de Estado.

Art. 77 - A eleio do Presidente e do VicePresidente da Repblica realizar-se-, simultaneamente, no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no ltimo domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do trmino do mandato presidencial vigente. 1 - A eleio do Presidente da Repblica importar a do Vice-Presidente com ele registrado.

2 - Ser considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido poltico, obtiver a maioria absoluta de votos, no computados os em branco e os nulos. 3 - Se nenhum candidato alcanar maioria absoluta na primeira votao, far-se- nova eleio em at vinte dias aps a proclamao do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos vlidos.

4 - Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistncia ou impedimento legal de candidato, convocar-se-, dentre os remanescentes, o de maior votao. 5 - Se, na hiptese dos pargrafos anteriores, remanescer, em segundo lugar, mais de um candidato com a mesma votao, qualificar-se- o mais idoso.

Art. 78 - O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica tomaro posse em sesso do Congresso Nacional, prestando o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituio, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a unio, a integridade e a independncia do Brasil. Pargrafo nico - Se, decorridos dez dias da data fixada para a posse, o Presidente ou o Vice-Presidente, salvo motivo de fora maior, no tiver assumido o cargo, este ser declarado vago.

Art. 79 - Substituir o Presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-, no de vaga, o Vice-Presidente. Pargrafo nico - O Vice-Presidente da Repblica, alm de outras atribuies que lhe forem conferidas por lei complementar, auxiliar o Presidente, sempre que por ele convocado para misses especiais.

Art. 80 - Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacncia dos respectivos cargos, sero sucessivamente chamados ao exerccio da Presidncia o Presidente da Cmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. Art. 81 - Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, far-se- eleio noventa dias depois de aberta a ltima vaga.

1 - Ocorrendo a vacncia nos ltimos dois anos do perodo presidencial, a eleio para ambos os cargos ser feita trinta dias depois da ltima vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei. 2 - Em qualquer dos casos, os eleitos devero completar o perodo de seus antecessores.

Art. 82 - O mandato do Presidente da Repblica de quatro anos, e ter incio em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleio. Art. 83 - O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica no podero, sem licena do Congresso Nacional, ausentar-se do Pas por perodo superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo.

DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIES DEMOCRTICAS: SEGURANA PBLICA; ORGANIZAO DA SEGURANA PBLICA.
DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIES DEMCRATICAS

SEGURANA PBLICA

Para Maria sylvia Zanella Di Pietro, adotando um conceito moderno, o poder de polcia a atividade do Estado consistente em limitar o exerccio dos direitos individuais em benefcio do interesse pblico

Assim, podemos distinguir a) polcia administrativa lato senso, b) polcia de segurana, sendo esta dividida em polcia administrativa (preventiva, que no deve confundir se com a idia de poder de polcia lato senso do Estado) e em polcia judiciria. Para fins de estudo para a rea policial somente analisaremos a polcia de segurana e seus tipos:

A polcia administrativa (polcia preventiva, ou ostensiva) atua preventivamente, evitando que o crime acontea na rea do ilcito administrativo. Exemplos: polcias militares dos Estados; A polcia judiciria (polcia de investigao) atua repressivamente, depois de ocorrido o ilcito penal. Exemplo: polcia federal na unio e a polcia civil nos Estados

Aps esta breve anlise sobre o poder de polcia e suas espcies, passemos para o conceito de segurana pblica dada pela Constituio Federal que preceitua que a segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, sem contudo reprimir se abusiva e inconstitucionalmente a livre manifestao do pensamento, por meio dos seguintes rgos :

POLCIAS DA UNIO

Polcia Federal: Instituda por lei como rgo permanente, organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira, destina-se a:

I - apurar infraes penais contra a ordem poltica e social ou em detrimento de bens, servios e interesses da Unio ou de suas entidades autrquicas e empresas pblicas, assim como outras infraes cuja prtica tenha repercusso interestadual ou internacional e exija represso uniforme, segundo se dispuser em lei;

II - prevenir e reprimir o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuzo da ao fazendria e de outros rgos pblicos nas respectivas reas de competncia;
III - exercer as funes de polcia martima, aeroporturia e de fronteiras; IV - exercer, com exclusividade, as funes de polcia judiciria da Unio.

Polcia Rodoviria Federal: rgo permanente, organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais; Polcia Ferroviria Federal: rgo permanente, organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais;

POLCIAS DOS ESTADOS

Polcias Civis: dirigidas por delegados de polcia de carreira, incumbem, ressalvada a competncia da Unio, as funes de polcia judiciria e a apurao de infraes penais, exceto as militares.

Polcias Militares: cabem polcia ostensiva e preservao da ordem pblica; aos corpos de bombeiros militares, alm das atribuies definidas em lei, incumbe a execuo de atividades de defesa civil; Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares: foras auxiliares e reserva do Exrcito, subordinam-se, juntamente com as polcias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios

POLCIAS DOS MUNICPIOS

Organizao e funcionamento dos rgos: por meio de lei, segundo Bullos, corresponde ao policiamento administrativo da Cidade, para a proteo do patrimnio pblico contra a depredao dos demolidores da coisa alheia. Guardas Municipais: Os Municpios podero constituir guardas municipais destinadas proteo de seus bens, servios e instalaes, conforme dispuser a lei;

Remunerao: A remunerao dos servidores policiais integrantes dos rgos relacionados neste artigo ser fixada na forma do 4 do art. 39 (subsdio).

ORDEM SOCIAL: BASE E OBJETIVOS DA ORDEM SOCIAL:


SEGURIDADE SOCIAL; EDUCAO, CULTURA E DESPORTO; CINCIA E TECNOLOGIA; COMUNICAO SOCIAL; MEIO AMBIENTE; FAMLIA, CRIANA, ADOLESCENTE E IDOSO.

DA ORDEM SOCIAL

A base constitucional da ordem social o primado do trabalho, e o objetivo o bem estar e a justia sociais (art. 193)

COMPREENDE: Disposio geral (art. 193); Seguridade social (art. 194 a 204);

Educao, Cultura e Desporto (art. 205 a 217); Cincia e Tecnologia (art. 218 a 219); Comunicao Social (art. 220 a 224); Meio Ambiente (art. 225); Famlia, Criana, Adolescente e Idoso (art. 226 a 230); ndios (art. 231 a 232).

SEGURIDADE SOCIAL (arts. 194 a 204)

CONCEITO: A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. (Alexandre de Moraes)

COMPREENDE:
Sade; Previdncia Social; Assistncia Social.

OBJETIVOS DA SEGURIDADE SOCIAL

Compete ao Poder Pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:
I - universalidade da cobertura e do atendimento;

II - uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; III - seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios; IV - irredutibilidade do valor dos benefcios;

V - eqidade na forma de participao no custeio; VI - diversidade da base de financiamento;


VII - carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados.

SADE:

CONCEITO: A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao, sendo de relevncia pblica as aes e servios de sade, cabendo ao Poder Pblico dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentao, fiscalizao e controle, devendo sua execuo ser feita diretamente ou atravs de terceiros e, tambm, por pessoa fsica ou jurdica de direito privado.

DIRETRIZES E PRECEITOS CONSTITUCIONAIS RELACIONADOS SADE:

As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

Descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo; Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais; Participao da comunidade; Financiamento do sistema nico de sade com recursos do oramento da seguridade social, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, alm de outras fontes. Liberdade na assistncia sade para a iniciativa privada;

Possibilidade de as instituies privadas participarem de forma complementar do SUS, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito pblico ou convnio, tendo preferncia as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos; Vedao destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos; Vedao participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no pas, salvo nos casos previstos em lei.

ATRIBUIES CONSTITUCIONAIS DO SISTEMA NICO DE SADE:


Ao sistema nico de sade compete, alm de outras atribuies, nos termos da lei (Art. 200) I - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substncias de interesse para a sade e participar da produo de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos, hemoderivados e outros insumos;

II - executar as aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica, bem como as de sade do trabalhador;


III - ordenar a formao de recursos humanos na rea de sade;

IV - participar da formulao da poltica e da execuo das aes de saneamento bsico; V - incrementar em sua rea de atuao o desenvolvimento cientfico e tecnolgico;

VI - fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e guas para consumo humano;
VII - participar do controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos;

VIII - colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

PREVIDNCIA SOCIAL (arts. 201 e 202):

CONCEITO: O art. 201 Constituio Federal, com redao dada pela Emenda Constitucional n 20 de 15 de dezembro de 1998, estabelece que a previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial , atendendo aos preceitos de :

I - cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada; II - proteo maternidade, especialmente gestante; III - proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio; IV - salrio-famlia e auxlio-recluso para os dependentes dos segurados de baixa renda; V - penso por morte do segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no 2.

ASSISTNCIA SOCIAL (arts. 203 e 204)

A assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio seguridade social, sendo realizada com recursos do oramento da seguridade social, previstos no art. 195.

alm de outras fontes, e organizada com base na descentralizao poltico administrativa, cabendo a coordenao e as normas gerais esfera federal e a coordenao e a execuo dos respectivos programas s esferas estadual e municipal, bem como as entidades beneficentes e de assistncia social; e na participao da populao, por meio de organizaes representativas, na forma das polticas e no controle das aes em todos os nveis.

Apresenta os seguintes objetivos :

I - a proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia e velhice; II - o amparo s crianas e adolescentes carentes; III - a promoo da integrao ao mercado de trabalho;

IV - a habilitao e reabilitao das pessoas portadoras de deficincia e a promoo de sua integrao vida comunitria;
V - a garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia, conforme dispuser a lei.

DIRETRIZES:
I - descentralizao poltico-administrativa, cabendo a coordenao e as normas gerais esfera federal e a coordenao e a execuo dos respectivos programas s esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistncia social;

II - participao da populao, por meio de organizaes representativas, na formulao das polticas e no controle das aes em todos os nveis. Pargrafo nico. facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a programa de apoio incluso e promoo social at cinco dcimos por cento de sua receita tributria lquida, vedada a aplicao desses recursos no pagamento de despesas com pessoal e encargos sociais; servio da dvida; qualquer outra despesa corrente no vinculada diretamente aos investimentos ou aes apoiados.

EDUCAO (arts. 205 a 214)

A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.

Princpios constitucionais do ensino

Art. 206. O ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios:

I - igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

III - pluralismo de idias e de concepes pedaggicas, e coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino;
IV - gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais; V - valorizao dos profissionais da educao escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso pblico de provas e ttulos, aos das redes pblicas;

VI - gesto democrtica do ensino pblico, na forma da lei; VII - garantia de padro de qualidade.

VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educao escolar pblica, nos termos de lei federal

Pargrafo nico. A lei dispor sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educao bsica e sobre a fixao de prazo para a elaborao ou adequao de seus planos de carreira, no mbito da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

Objetivos constitucionais da educao

competncia do Congresso nacional a edio de lei que estabelea o plano nacional de educao, de durao plurianual, visando articulao e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos nveis e integrao das aes do Poder Pblico que conduzam :

Erradicao do analfabetismo;
Universalizao do atendimento escolar; Melhoria na qualidade de ensino; Formao para o trabalho; Promoo humanstica, cientfica e tecnolgica do pas.

AUTONOMIA DAS UNIVERSIDADES:

Art. 207. As universidades gozam de autonomia didtico-cientfica, administrativa e de gesto financeira e patrimonial, e obedecero ao princpio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso.

1 facultado s universidades admitir professores, tcnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei. 2 O disposto neste artigo aplica-se s instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica A autonomia didtico cientfica conferida as universidades atua como princpio basilar do ensino, garantindo a tais instituies a liberdade de aprender, de ensinar, de pesquisar e de divulgar o pensamento, a arte e o saber, sem quaisquer ingerncias administrativas.

PRECEITOS CONSTITUCIONAIS SOBRE A EDUCAO:

Art. 208. O dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de: I - ensino fundamental, obrigatrio e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele no tiveram acesso na idade prpria;

II - progressiva universalizao do ensino mdio gratuito; III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, preferencialmente na rede regular de ensino; IV - educao infantil, em creche e pr-escola, s crianas at 5 (cinco) anos de idade;

V - acesso aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um;
VI - oferta de ensino noturno regular, adequado s condies do educando; VII - atendimento ao educando, no ensino fundamental, atravs de programas suplementares de material didtico-escolar, transporte, alimentao e assistncia sade.

1 - O acesso ao ensino obrigatrio e gratuito direito pblico subjetivo.


2 - O no-oferecimento do ensino obrigatrio pelo Poder Pblico, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente. 3 - Compete ao Poder Pblico recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsveis, pela freqncia escola.

ORGANIZAO DOS SISTEMAS DE ENSINO:

Art. 211. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios organizaro em regime de colaborao seus sistemas de ensino.

1 A Unio organizar o sistema federal de ensino e o dos Territrios, financiar as instituies de ensino pblicas federais e exercer, em matria educacional, funo redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalizao de oportunidades educacionais e padro mnimo de qualidade do ensino mediante assistncia tcnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios;

2 Os Municpios atuaro prioritariamente no ensino fundamental e na educao infantil.


3 Os Estados e o Distrito Federal atuaro prioritariamente no ensino fundamental e mdio.

4 Na organizao de seus sistemas de ensino, os Estados e os Municpios definiro formas de colaborao, de modo a assegurar a universalizao do ensino obrigatrio.
5 A educao bsica pblica atender prioritariamente ao ensino regular.

PARTICIPAO DA INICIATIVA PRIVADA:

Art. 209. O ensino livre iniciativa privada, atendidas as seguintes condies: I - cumprimento das normas gerais da educao nacional;
II - autorizao e avaliao de qualidade pelo Poder Pblico.

FIXAO DE CONTEDO:

Art. 210. Sero fixados contedos mnimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formao bsica comum e respeito aos valores culturais e artsticos, nacionais e regionais. 1 - O ensino religioso, de matrcula facultativa, constituir disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de ensino fundamental.

2 - O ensino fundamental regular ser ministrado em lngua portuguesa, assegurada s comunidades indgenas tambm a utilizao de suas lnguas maternas e processos prprios de aprendizagem.

APLICAO OBRIGATRIA DE RECURSOS EDUCAO:

A Unio deve aplicar, anualmente, nunca menos de 18%, e os Estados, o DF e os Municpios 25%, no mnimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino.

Para efeito do clculo desses percentuais devese excluir a parcela da arrecadao de impostos transferida pela Unio aos Estados, ao DF e aos Municpios, ou pelos Estados aos respectivos Municpios, ou seja, no considerada receita do governo que a transferir.

PLANO NACIONAL DE EDUCAO:

Art. 214. A lei estabelecer o plano nacional de educao, de durao plurianual, visando articulao e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos nveis e integrao das aes do Poder Pblico que conduzam :

I - erradicao do analfabetismo;
II - universalizao do atendimento escolar;

III - melhoria da qualidade do ensino;


IV - formao para o trabalho;

V - promoo humanstica, cientfica e tecnolgica do Pas.

CULTURA (arts. 215 e 216)

Determina a Constituio Federal que o Estado garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e acesso s fontes da cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais.

1 - O Estado proteger as manifestaes das culturas populares, indgenas e afrobrasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatrio nacional.
2 - A lei dispor sobre a fixao de datas comemorativas de alta significao para os diferentes segmentos tnicos nacionais.

3 A lei estabelecer o Plano Nacional de Cultura, de durao plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do Pas e integrao das aes do poder pblico que conduzem :
I defesa e valorizao do patrimnio cultural brasileiro; II produo, promoo e difuso de bens culturais;

III formao de pessoal qualificado para a gesto da cultura em suas mltiplas dimenses; IV democratizao do acesso aos bens de cultura; V valorizao da diversidade tnica e regional. Constituem patrimnio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referncia identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

I - as formas de expresso;
II - os modos de criar, fazer e viver;

III - as criaes cientficas, artsticas e tecnolgicas; IV - as obras, objetos, documentos, edificaes e demais espaos destinados s manifestaes artstico-culturais;

V - os conjuntos urbanos e stios de valor histrico, paisagstico, artstico, arqueolgico, paleontolgico, ecolgico e cientfico.
Poder Pblico, com a colaborao da comunidade, promover e proteger o patrimnio cultural brasileiro, por meio de inventrios, registros, vigilncia, tombamento e desapropriao, e de outras formas de acautelamento e preservao.

Cabem administrao pblica, na forma da lei, a gesto da documentao governamental e as providncias para franquear sua consulta a quantos dela necessitem. A lei estabelecer incentivos para a produo e o conhecimento de bens e valores culturais. Os danos e ameaas ao patrimnio cultural sero punidos, na forma da lei. Ficam tombados todos os documentos e os stios detentores de reminiscncias histricas dos antigos quilombos.

facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a fundo estadual de fomento cultura at 0,5% de sua receita tributria lquida, para o financiamento de programas e projetos culturais, vedada a aplicao desses recursos no pagamento de:

I - despesas com pessoal e encargos sociais;

II - servio da dvida;
III - qualquer outra despesa corrente no vinculada diretamente aos investimentos ou aes apoiados.

DESPORTO (art. 217)

Determina A Constituio Federal que dever do Estado fomentar prticas desportivas formais e no-formais, como direito de cada um, observados: I - a autonomia das entidades desportivas dirigentes e associaes, quanto a sua organizao e funciona-mento; II - a destinao de recursos pblicos para a promoo prioritria do desporto educacional e, em casos especficos, para a do desporto de alto rendimento;

III - o tratamento diferenciado para o desporto profissional e o no-profissional; IV - a proteo e o incentivo s manifestaes desportivas de criao nacional.
1 - O Poder Judicirio s admitir aes relativas disciplina e s competies desportivas aps esgotarem-se as instncias da justia desportiva, regulada em lei.

2 - A justia desportiva ter o prazo mximo de 60 dias, contados da instaurao do processo, para proferir deciso final.

3 - O Poder Pblico incentivar o lazer, como forma de promoo social.

CINCIA E TECNOLOGIA (arts. 218 e 219)

facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular parcela de sua receita oramentria a entidades pblicas de fomento ao ensino e pesquisa cientfica e tecnolgica. O mercado interno integra o patrimnio nacional e ser incentivado de modo a viabilizar o desenvolvimento cultural e scio-econmico, o bem-estar da populao e a autonomia tecnolgica do Pas, nos termos de lei federal.

COMUNICAO SOCIAL (arts. 220 a 224)

A manifestao do pensamento, a criao, a expresso e a informao, sob qualquer forma, processo ou veculo no sofrero qualquer restrio, observado o disposto nesta Constituio.

Nenhuma lei conter dispositivo que possa constituir embarao plena liberdade de informao jornalstica em qualquer veculo de comunicao social, observado o disposto no art. 5, IV, V, X, XIII e XIV. (liberdade de manifestao de pensamento; direito de resposta; direito privacidade; liberdade de exerccio de trabalho, ofcio ou profisso; e sigilo da fonte). vedada toda e qualquer censura de natureza poltica, ideolgica e artstica.

REGRAS ACERCA DOS MEIOS DE COMUNICAO E PROGRAMAO:

3 - Compete lei federal:

I - regular as diverses e espetculos pblicos, cabendo ao Poder Pblico informar sobre a natureza deles, as faixas etrias a que no se recomendem, locais e horrios em que sua apresentao se mostre inadequada;

II - estabelecer os meios legais que garantam pessoa e famlia a possibilidade de se defenderem de programas ou programaes de rdio e televiso que contrariem o disposto no art. 221, bem como da propaganda de produtos, prticas e servios que possam ser nocivos sade e ao meio ambiente.
4 - A propaganda comercial de tabaco, bebidas alcolicas, agrotxicos, medicamentos e terapias estar sujeita a restries legais, nos termos do inciso II do pargrafo anterior, e conter, sempre que necessrio, advertncia sobre os malefcios decorrentes de seu uso.

5 - Os meios de comunicao social no podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monoplio ou oligoplio.
6 - A publicao de veculo impresso de comunicao independe de licena de autoridade. Art. 221. A produo e a programao das emissoras de rdio e televiso atendero aos seguintes princpios: I - preferncia a finalidades educativas, artsticas, culturais e informativas;

II - promoo da cultura nacional e regional e estmulo produo independente que objetive sua divulgao;
III - regionalizao da produo cultural, artstica e jornalstica, conforme percentuais estabelecidos em lei; IV - respeito aos valores ticos e sociais da pessoa e da famlia.

PARTICIPAO DO CAPITAL ESTRANGEIRO:

Art. 222. A propriedade de empresa jornalstica e de radiodifuso sonora e de sons e imagens privativa de brasileiros natos ou naturalizados h mais de 10 anos, ou de pessoas jurdicas constitudas sob as leis brasileiras e que tenham sede no Pas.

1 Em qualquer caso, pelo menos 70% do capital total e do capital votante das empresas jornalsticas e de radiodifuso sonora e de sons e imagens dever pertencer, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados h mais de 10 anos, que exercero obrigatoriamente a gesto das atividades e estabelecero o contedo da programao. 2 A responsabilidade editorial e as atividades de seleo e direo da programao veiculada so privativas de brasileiros natos ou naturalizados h mais de 10 anos, em qualquer meio de comunicao social.

3 Os meios de comunicao social eletrnica, independentemente da tecnologia utilizada para a prestao do servio, devero observar os princpios enunciados no art. 221, na forma de lei especfica, que tambm garantir a prioridade de profissionais brasileiros na execuo de produes nacionais.
4 Lei disciplinar a participao de capital estrangeiro nas empresas de que trata o 1.

CONTROLE DO LEGISLATIVO E DELEGAO

Art. 222, 5 As alteraes de controle societrio das empresas jornalsticas e de radiodifuso sonora e de sons e imagens sero comunicadas ao Congresso Nacional.

Art. 223. Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concesso, permisso e autorizao para o servio de radiodifuso sonora e de sons e imagens, observado o princpio da complementaridade dos sistemas privado, pblico e estatal.
1 - O Congresso Nacional apreciar o ato no prazo do art. 64, 2 e 4, a contar do recebimento da mensagem.

2 - A no renovao da concesso ou permisso depender de aprovao de, no mnimo, dois quintos do Congresso Nacional, em votao nominal.

MEIO AMBIENTE

Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preservlo para as presentes e futuras geraes.

REGRAS CONSTITUCIONAIS ESPECFICAS SOBRE O MEIO AMBIENTE

1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: I - preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas;

II - preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico;
III - definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo;

IV - exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; V - controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente;

VI - promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade.

2 - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma da lei. 3 - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados.

4 - A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal MatoGrossense e a Zona Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

5 - So indisponveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por aes discriminatrias, necessrias proteo dos ecossistemas naturais.
6 - As usinas que operem com reator nuclear devero ter sua localizao definida em lei federal, sem o que no podero ser instaladas.

FAMLIA, CRIANA, ADOLESCENTE E IDOSO

Segundo a Constituio Federal a famlia a base da sociedade, tem especial proteo do Estado. A constituio garantiu ampla proteo famlia, definindo trs espcies de entidades familiares:

1. 2.

3.

casamento civil e gratuita a celebrao. casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei. Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento.

Entende-se, tambm, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes. Os direitos e deveres referentes sociedade conjugal so exercidos igualmente pelo homem e pela mulher. O casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio, aps prvia separao judicial por mais de um ano nos casos expressos em lei, ou comprovada separao de fato por mais de dois anos.

Regras de regncia das relaes familiares

Cabea do casal: os direitos e deveres referentes sociedade conjugal so exercidos igualmente pelo homem e pela mulher; Dissoluo do casamento: o casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio, aps prvia separao judicial por mais de um ano nos casos expressos em lei, ou comprovada separao de fato por mais de dois anos.

A Constituio Federal de 1988 previu a possibilidade do divrcio direto, sem qualquer limitao de vezes, em norma constitucional auto aplicvel, tendo exigido um nico requisito para sua ocorrncia, o prazo de dois anos de separao de fato, sendo absolutamente desnecessria qualquer imputao de culpa para a efetivao do divrcio;

Planejamento familiar: fundado nos princpios da dignidade da pessoa humana e na paternidade responsvel, o planejamento familiar livre deciso do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e cientficos para o exerccio desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituies oficiais ou privadas;

Adoo: a adoo ser assistida pelo poder pblico, na forma da lei, que estabelecer casos e condies de sua efetivao por parte de estrangeiros;
Filiao: os filhos, havidos ou no da relao do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quais- quer designaes discriminatrias relativas filiao:

Assistncia mtua: os pais tm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores tm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carncia ou enfermidade. Art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.

1 - O Estado promover programas de assistncia integral sade da criana e do adolescente, admitida a participao de entidades no governamentais e obedecendo os seguintes preceitos: I - aplicao de percentual dos recursos pblicos destinados sade na assistncia materno-infantil;

II - criao de programas de preveno e atendimento especializado para os portadores de deficincia fsica, sensorial ou mental, bem como de integrao social do adolescente portador de deficincia, mediante o treinamento para o trabalho e a convivncia, e a facilitao do acesso aos bens e servios coletivos, com a eliminao de preconceitos e obstculos arquitetnicos.
4 - A lei punir severamente o abuso, a violncia e a explorao sexual da criana e do adolescente.

5 - A adoo ser assistida pelo Poder Pblico, na forma da lei, que estabelecer casos e condies de sua efetivao por parte de estrangeiros. 6 - Os filhos, havidos ou no da relao do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao. 7 - No atendimento dos direitos da criana e do adolescente levar-se- em considerao o disposto no art. 204.

You might also like