You are on page 1of 20

A Arte como facilitadora no processo de incluso

Arte fundamental na educao de um pas que se desenvolve. Arte no enfeite. Arte cognio, uma forma diferente da palavra para interpretar o mundo, a realidade, o imaginrio, e contedo. Como contedo, arte representa o melhor trabalho do ser humano. Arte qualidade e exercita nossa habilidade de julgar e de formular significados que excedem nossa capacidade de dizer em palavras.

O fazer artstico est em todos os lugares e situaes relaciona-se intimamente histria da humanidade e suas conquistas, natureza humana e seu simbolismo, herana cultural dos povos e ao despertar individual das pessoas. A arte desponta nas reflexes de muitos pensadores contemporneos, inclusive na rea da educao, e sua importncia, num mundo to dividido entre saber cientfico e saber artstico, vem sendo ressaltada.

A prtica artstica na educao estimula a imaginao e a criatividade, alm de despertar vocaes que podem se desenvolver em direo s reas de criao e expresso. Alm disso, como a arte envolve gosto e prazer, ela predispe ao aprendizado, abrindo a nossa mente para o conhecimento. Por isso, assim como a arte invade todos os campos da vida humana, deve tambm estar presente nas diferentes disciplinas e prticas pedaggicas, despertando a ateno, o interesse e facilitando a memorizao (COSTA, 2002, p. 13).

Atravs da arte o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepo e imaginao, tanto na formas artsticas quanto na ao de apreciar e conhecer as formas. A arte solicita a viso, a escuta e os demais sentidos como porta de entrada para uma compreenso mais significa das questes sociais PCN.

A arte ela dividida em 4 eixos. Artes visuais, musica, teatro e dana.

Artes visuais-O processo de artes visuais divido em duas partes, formas tradicionais (pintura, escultura, desenho, gravura, artefato, desenho industrial) e a modernidade (fotografia, artes plsticas, cinema, televiso, vdeo, computao e performance.

Dana-A ao fsica a primeira forma de aprendizagem da criana, estando motricidade ligada a atividade mental. Atravs da dana o aluno conhece ritmos corporais e externos, explora o espao, inventa seqncia de movimentos e explora a imaginao.

Musica-Composies, improvisaes e interpretaes so os produtos da musica. Atravs da musica os alunos se tornam ouvintes, interpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula.

Teatro - O ato de dramatizar esta potencialmente contido em cada um, como uma necessidade de compreender e representar uma realidade.O teatro uma ao coletiva,o aluno precisa organizar-se em grupo,ampliando as capacidades de ver e ouvir na interao com seus colegas.

INCLUSO O PRIVILGIO DE
CONVIVER COM AS DIFERENAS
MARIA TEREZA EGLER MANTOAN

Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo s escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condies necessrias para uma educao de qualidade para todos. (MEC/SEESP, 2001).

NA ESCOLA INCLUSIVA PROFESSORES E ALUNOS APRENDEM UMA LIO QUE DIFICILMENTE A VIDA ENSINA: RESPEITAR AS DIFERENAS, ESSE O PRIMEIRO PASSO PARA SE CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA.

Termo utilizado pela Prodesp


MULTIPLA CEGUEIRA BAIXA VISO SURDEZ SEVERA OU PROFUNDA SURDEZ LEVE OU MODERADA SURDOCEGUEIRA FISICA PARALISIA CEREBRAL FISICA CADEIRANTE FISICA OUTROS MENTAL AUTISTA CLASSICO SINDROME DE ASPERGER SINDROME DE RETT TRANSTORNO DESEINTEGRATIVO DA INFANCIA ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAO P.S. Sindrome de Dow informada como deficincia mental.

Em qualquer disciplina o professor deve conhecer o aluno, preciso primeiro saber como ser a reao do aluno perante as dificuldades das atividades propostas para depois propor as mesmas.

No importa a necessidade ou a limitao dos alunos, a arte ser capaz de fazer uma transposio da vida real para o imaginrio ou do imaginrio para o real.

O que fazer com os alunos cegos em relao a artes visuais? O cego tem o tato como principal rgo do sentido atravs dele que os alunos podem apreciar as obras artsticas por meio de texturas, devem conhecer as cores.Para desenhar pode ser com giz de cera por cima de uma tela e muitas outras coisas para estimular e facilitar este processo.O aluno cego confia muito no professor ento cabe ao mesmo utilizar todos os termos adequados. Sendo que este aluno participar da musica,teatro e dana tranquilamente.

A incluso se da na prtica do dia a dia, dentro da sala de aula, na relao professor e aluno, fora da escola como por exemplo no museu do quais alguns j esto preparado para atender este pblico. O museu pode ser um espao de conhecimento. Se o que atrai e torna o visitante do museu seu amante a curiosidade, a questo : como estimul-la, acolh-la, dar lugar para o que se manifeste (Fortuna p.10). Este o desafio que se impe aos profissionais ligados rea. Ao levar o cego para o espao do museu tanto o professor, quanto o mediador do museu apresentam uma outra forma de aprender, mas tambm preciso fazer com que o aluno esteja preparado, que ele saiba ler os cdigos presentes nas obras de arte. O professor deve saber envolver, ligar, e contextualizar os temas, ou obras do museu.

Existem museus que foram desenvolvidos matrizes tteis, catlogos e etiquetas em Braille bem como mediaes voltadas para o pblico cego.

Aluno surdo.
O que fazer com o aluno surdo? O professor se torna parte fundamental neste processo, pois o aluno sente a musica por meio da vibrao e atravs da interveno do professor mostrando a letra por meio de libras. Em relao dana e ao teatro cabe ao professor ser o mediador do processo de ensino e aprendizagem.

Porque o aluno gosta da aula de arte? Porque um momento em que todos so iguais,onde o professor estimula seu aluno a investigar,inventar,explorar e, mesmo cometendo erros,ele no ter medo de liberar sua criatividade.O professor deve apresentar a atividade como algo essencial para a criana,e tambm deve ser motivado com o trabalho,no apenas orientando de forma mecnica,mas fazendo a criana sentir sua importncia para que a atividade seja significativa para o aluno

You might also like