You are on page 1of 13

Obesidade

Para a maioria das pessoas o termo "obesidade" significa estar muito acima do peso. Profissionais da sade definem "acima do peso", ou sobrepeso, como o excesso de peso corporal que inclui msculos, ossos, gordura e gua. Obesidade especificamente refere-se ao excesso de quantidade de gordura corporal. Alguma pessoas, como fisiculturistas e outros atletas com muitos msculos, podem estar com sobrepeso sem serem obesos.

Todos ns precisamos de certa quantidade de gordura corporal para armazenar energia, isolamento de calor, absoro de impacto e outras funes. Como regra, mulheres tm mais gordura corporal do que homens. A maioria dos profissionais da sade concorda que homens com mais de 25% de gordura corporal e mulheres com mais de 30% apresentam obesidade.

Por que estamos to gordos ? Num tempo em que as formas esguias e os msculos esculpidos constituem um avassalador padro de beleza, o excesso de peso e a obesidade transformaram-se na grande epidemia do planeta. Nos Estados Unidos, nada menos de 97 milhes de pessoas (35% da populao) esto acima do peso normal. E, destas, 39 milhes (14% da populao) pertencem categoria dos obesos. O problema de forma alguma se restringe aos pases ricos. Com todas as suas carncias, o Brasil vai pelo mesmo caminho: 40% da populao (mais de 65 milhes de pessoas) est com excesso de peso e 10% dos adultos (cerca de 10 milhes) so obesos. A tendncia mais acentuada entre as mulheres (12% a 13%) do que entre os homens (7% a 8%). E, por incrvel que parea, cresce mais rapidamente nos segmentos de menor poder econmico. O inimigo, desta vez, consiste num modelo de comportamento que pode ser resumido em trs palavras: sedentarismo, comilana e stress. Estamos vivendo a era da globalizao de um modo de vida baseado na inatividade corporal frente s telas da TV e do computador, no consumo de alimentos industrializados, cada vez mais gordurosos e aucarados, e num altssimo grau de tenso psicolgica.

A "mcdonaldizao Em ritmo acelerado e escala planetria, as culinrias tradicionais vo sendo atropeladas pelo fast-food. E bilhes de seres humanos esto migrando dos carboidratos para as gorduras.As conseqncias dessa alimentao engordurada podem no ser inocentes. Artrias entupidas e diabetes so apenas algumas das possveis conseqncias do excesso de peso. Mas, independentemente das conseqncias, existe hoje uma unanimidade entre os mdicos para se considerar a prpria obesidade como uma doena. E o que pior: uma doena crnica e incurvel. Como a gordura precisa ser estocada no organismo, todo obeso tem um aumento do nmero de clulas adiposas (obesidade hiperplstica) ou um aumento do peso das clulas adiposas (obesidade hipertrfica) ou uma combinao das duas coisas. Esse um dos fatores que faz com que, uma vez adquirida, a obesidade se torne crnica. O indivduo pode at emagrecer, mas vai ter que se cuidar pelo resto da vida para no engordar de novo. por isso tambm que, a longo prazo, os regimes restritivos no resolvem. Com eles, a pessoa emagrece rapidamente. Mas no consegue suportar, por muito tempo, as restries impostas pelo regime. E volta a engordar. o chamado "efeito sanfona", o massacrante vai-e-vem do ponteiro da balana.

Causas da obesidade Em termos cientficos, a obesidade acontece quando uma pessoa consome mais calorias do que queima. As causas para o desequilbrio entre calorias ingeridas e queimadas podem variar de pessoa para pessoa. Fatores genticos, ambientais e psicolgicos, entre outros, podem causar a obesidade.

Fatores genticos da obesidade Obesidade tende a ocorrer em membros da mesma famlia, o que sugere uma causa gentica. Ainda, familiares tambm compartilham hbitos de dieta e estilo de vida que podem contribuir para a obesidade. Geralmente difcil separar os fatores genticos dos de dieta e estilo de vida. Ainda assim, a cincia mostra que hereditariedade est relacionada com a obesidade. Em um estudo, adultos que foram adotados quando eram crianas mostraram ter peso mais prximo de seus pais biolgicos do que dos pais adotivos. Nesse caso, a herana gentica teve mais influncia no desenvolvimento da obesidade do que o ambiente na famlia adotiva.

Fatores ambientais da obesidade Entretanto, o genes no sentenciam a pessoa a ser obesa pelo resto da vida. O ambiente tambm tem forte influncia como uma das causas da obesidade. Isso inclui hbitos de estilo de vida, como o que a pessoa come e seus hbitos de atividade fsica. Embora voc no possa alterar sua herana gentica, pode mudar seus hbitos alimentares e nveis de atividade fsica. Tente essas tcnicas que tem ajudado as pessoas a perderem peso e no recuperlo:

Fatores psicolgicos da obesidade Fatores psicolgicos tambm podem influenciar os hbitos alimentares. Muitas pessoas comem como resposta a emoes negativas como tristeza, tdio ou raiva. A maioria das pessoas acima do peso no tem mais problemas psicolgicos do que as com o peso correto. Ainda assim, at 10% das pessoas com obesidade moderada, que tentam emagrecer sozinhas ou atravs de programa de perda de peso comercial, tm desordem de compulso alimentar. Essa desordem ainda mais comum em pessoas com obesidade severa.

Outras causas da obesidade Algumas doenas podem causar obesidade ou a tendncia a ganhar peso. Essas incluem hipotireoidismo, sndrome de Cushing, depresso e certos problemas neurolgicos que podem levar a comer demasiadamente. Ainda, medicamentos como esterides e alguns antidepressivos podem causar ganho de peso. Um mdico pode dizer se voc est com uma condio mdica que est causando ganho de peso ou tornando o emagrecimento mais difcil.

O primeiro passo: levantar da poltrona e mexer o corpo O sedentarismo a causa mais importante do excesso de peso e da obesidade. Por esse simples motivo, a atividade fsica tem que ser o primeiro item de qualquer programa realista de tratamento da doena. A pessoa sedentria deve comear reeducando-se em suas atividades cotidianas. Se ela mora em apartamento, por exemplo, pode utilizar as escadas, em vez do elevador. Mesmo isso, porm, deve ser feito gradativamente. A pessoa que mora no stimo andar pode subir apenas um lance de escada no primeiro dia e o restante de elevador. E ir aumentando o esforo, dia aps dia, at conseguir galgar todos os andares. A partir da, abre-se espao para uma atividade fsica sistemtica. Mas preciso que seja uma atividade aerbica (caminhada, esteira, corrida, bicicleta, hidroginstica, natao, remo, dana, ginstica aerbica de baixo impacto etc.), com elevao da freqncia cardaca a at 75% de sua capacidade mxima. Nessas condies, a primeira coisa que o organismo faz lanar mo da glicose, armazenada nos msculos sob a forma de glicognio. Depois de aproximadamente 30 minutos, quando o glicognio se esgota, o organismo comea a queimar gordura como fonte de energia. As dietas restritivas devem ser evitadas. At porque, exatamente pelo fato de serem desbalanceadas, o organismo se defende espontaneamente delas, fazendo com que, aps um perodo de restrio, a pessoa coma muito mais. O que o indivduo precisa, isto sim, buscar uma mudana no estilo de vida, pois os fatores comportamentais desempenham, de longe, o papel mais importante no emagrecimento.

Segure a compulso Faa um dirio alimentar e anote tudo o que voc come. Obedea rigorosamente ao horrio das refeies, comendo com intervalos de 4 a 5 horas. Jamais pule refeies. Quando, fora dos horrios, surgir a vontade de comer, busque uma alternativa (caminhada, exerccios fsicos etc.) que reduza a ansiedade. Antes de cada refeio, planeje o que voc vai comer e prepare cuidadosamente a mesa e o prato. Preste a mxima ateno ao ato de comer. No coma enquanto l ou assiste televiso. Mastigue bem e descanse o garfo entre cada bocada. Isso ajuda a controlar a ansiedade. Mas eficiente tambm porque existem dois mecanismos que promovem a saciedade. Um, de natureza mecnica, atua rapidamente, com o preenchimento do estmago. O outro, mais lento, depende da troca de neurotransmissores no crebro. Comendo devagar, a pessoa d tempo para que esse segundo mecanismo funcione. Jamais faa compras em supermercados de estmago vazio, para no encher o carrinho com guloseimas. No estoque comidas tentadoras (doces, sorvetes, salgadinhos) em casa. Tenha sempre mo opes saudveis. No v a festas de estmago vazio. Se, chegando l, voc no resistir tentao de comer alguma coisa, escolha aquilo de que mais gosta e dispense o resto.

Alm da frmula "atividade fsica + reeducao alimentar + psicoterapia, h uma vasta gama de tratamentos auxiliares, que vo desde a acupuntura at a cirurgia. A acupuntura entra em cena porque o acmulo de gorduras ocorre em determinadas partes do corpo onde existe uma queda do metabolismo muscular. A cirurgia - que no se confunde com a mera lipoaspirao e destina-se a reduzir o volume do estmago - pode ser uma alternativa nos casos de obesidade mrbida, quando o excesso de gordura coloca em srio risco a sade da pessoa. O estmago inervado pelo nervo vago, que o conecta ao hipotlamo. Quando a pessoa fica com o estmago dilatado de tanto comer e o hipotlamo ainda produz uma sensao de fome, mesmo estando perfeitamente alimentada, a pessoa continua comendo, at que o estmago se encha mais. O resultado uma dilatao ainda maior. Em tais casos, esse rgo, que foi drasticamente alterado pelo hbito alimentar, talvez precise ser cirurgicamente refeito. Com o estmago diminudo, o indivduo passa a se satisfazer com menos comida

You might also like