You are on page 1of 21

Parada Crdiorrespiratria

O QUE PARADA CARDIORRESPIRATRIA? PCR interrupo da circulao sangunea que ocorre em consequncia da interrupo sbita e inesperada dos batimentos cardacos ou de presena de batimentos cardacos ineficazes. Aps uma PCR o indivduo perde a conscincia em cerca de 10 a 15 segundos devido parada da circulao cerebral. Caso no haja retorno circulao espontnea e o paciente no seja submetido ressussitao cardiopulmonar, a leso cerebral comea a ocorrer em cerca de 3 minutos e aps 10 minutos de ausncia de circulao as chances de ressussitao so de quase zero.

Fatores que predispem a PCR 6H e 5T


H Hipovolemia Hipxia Hipoglicemia T Tamponamento cardaco Tenso torcica (pneumotrax) Trombose (obstruo pulmonar, IAM) Toxinas Trauma

Hipotermia Hipopotassemia/Hiperpotassemia Hidrognio (acidose por aumento de ons H)

Situaes com maior risco de evoluir para uma PCR


Cardiopatias Hipertenso arterial Diabetes Antecedentes familiares de morte sbita Anxia Afogamento Choque Obstruo das vias areas Broncoespasmo Reao anafiltica

Principais sintomas que precedem uma PCR


Dor torcica Sudorese Palpitaes Tontura Escurecimento visual Perda de conscincia Alteraes neurolgicas

Sinais clnicos de uma PCR


Inconscincia Ausncia de movimentos respiratrios Ausncia de pulso Alterao dos batimentos cardacos (assistolia, fibrilao ventricular, taquicardia ventricular sem pulso)

Na prtica, considera-se o paciente em PCR quando, pela palpao da cartida, no possvel detectar pulsaes efetivas. No h necessidade de proceder a ausculta cardaca para se determinar a PCR.

Reconhecer os sinais que precedem a PCR, bem como identificar as causas provveis, fundamental para o sucesso das manobras de ressussitao cardiopulmonar cerebral (RCPR), pois os danos cerebrais decorrentes da ausncia circulatria ocorrem de forma mais grave aps 4 a 6 minutos de PCR. As chances de reverso do quadro so maiores quando os sinais e sintomas sugestivos da PCR so identificados precocemente ou quando o evento presenciado e as manobras de ressussitao so iniciadas imediatamente.

Atendimento da PCR
Treinamento do pessoal Conhecer a sequncia do atendimento, manter um certo nvel de tranquilidade para poder organizar as manobras de ventilao e circulao artificiais , reunir o material e equipamentos necessrios para este perodo so condies imprescindveis para uma boa equipe de enfermagem, principalmente porque ela que permanece maior tempo em contato com o paciente e, na grande maioria das vezes , quem detecta a PCR. Assim a reciclagem da equipe de enfermagem peridica de extrema necessidade para um bom atendimento nesse momento estressante.

Localizando a rea cardaca

Certo

Errado

Ao mesmo tempo

You might also like