You are on page 1of 56

Prof. Esp.

Nonilton Alves

Interfaces Humano Computador


Introduo Comeou a ganhar fora no inicio da dcada de 80 quando os computadores pessoais tentavam escapar ao uso restrito de especialistas. O seu desenvolvimento tem ganhado espao junto a indstria de software.

Interfaces Humano Computador


Pode ser definida como: Disciplina relativa ao design, avaliao e implementao de sistemas computacionais interativos para uso humano e aos fenmenos que os cercam. No Brasil, recente a preocupao com a rea, sendo inserida a disciplina nas estruturas curriculares para cursos de graduao e Ps-graduao nas reas afins da informtica. Tem se formado comunidades acadmicas e profissionais da indstria a partir de eventos cientficos realizados desde 1998.

Interfaces Humano Computador


Nas ltimas dcadas, tem sido dada cada vez maior a

importncia interface de aplicaes computacionais. A interface de uma aplicao computacional envolve todos os aspectos de um sistema com o qual mantemos contato [Moran, 1981].

Interfaces Humano Computador


Interfaces de usurio tem produzido importantes

estrias de sucesso tais como:


Netscape Amrica Online

Universal Online
Yahoo. Tambm tem gerado intensa competio e disputa por

direitos autorias.

Ex.: Apple e Microsoft com relao a interface grfica do Windows.

Interfaces Humano Computador


Interfaces tem mudado a vida de muitas pessoas: Mdicos esto podendo fazer diagnsticos mais precisos. Crianas expandem horizontes em ambientes de aprendizagem Artistas grficos Explora mais possibilidade criativas. Pilos Tem mais segurana em seus vos.
Entretanto

algumas mudanas so perturbadoras e desastrosas. Usurios lidam com medo, frustrao e falha quando encontram interfaces excessivamente complexas, com terminologia incompreensvel e caticos.

Interfaces Humano Computador


Profissionais envolvidos Designers de software Tem explorado melhores maneiras de organizar informaes graficamente. Desenvolvem linguagens de consulta e facilidades visuais para entrada, busca e sada de informao. Desenvolvedores de hardware Projetam tecnologias que permitem entrada e sada por voz, entrada por gestos, telas de toque, em muito tem aumentado a facilidade de uso dos computadores.

Interfaces Humano Computador


Profissionais envolvidos Desenvolvedores na rea de tecnologia educacional - Criam tutoriais online, material de treinamento e exploram novas abordagens de discusses em grupo, ensino a distancia, apresentaes de vdeo e etc. Designers grficos Esto fortemente envolvidos com o layout visual, seleo de cores e animao. Socilogos, antroplogos, filsofos e administradores esto tratando do impacto organizacional, ansiedade computacional, treinamento, grupos de trabalho distribudos, suporte computacional ao trabalho cooperativo e mudanas sociais em geral.

Interfaces Humano Computador


Quando o conceito de interface surgiu, entendia-se

como hardware e o software com o qual homem e computador podiam se comunicar. A evoluo do conceito levou a incluso dos seguintes aspectos:
Cognitivos Emocionais

Interfaces Humano Computador


Uma primeira definio de interfaces Lugar onde o contato entre duas entidades ocorre. Superfcie de contato que reflete as propriedades fsicas das partes que interagem, as funes a serem executadas e o balano entre poder e controle (Laurel, 1993).
O mundo esta repleto de exemplos de interface:

Maaneta de um porta Torneira Direo do carro.

Interfaces Humano Computador


Evoluo de interfaces e sua conceituao Interface tornou-se tendncia como um importante conceito a ser explorado nos ltimos anos. Sendo largamente atribudo a introduo dos computadores Macintosh da Apple.

Interfaces Humano Computador

Interfaces Humano Computador

Interfaces Humano Computador


Metforas de interface Funcionam como modelos naturais, permitindo usar conhecimento familiar de objetos concretos e experincias para dar estrutura a conceitos mais abstratos. Ex.:

Quando usurio arrasta um documento, acredita-se estar movendo o documento de um lugar para outro. O que ocorre o identificador do documento que mudou.

Atividade 10 minutos.
1. Defina interface humano computador. 2. Que tipo de problema o usurio pode enfrentar com
3.

4. 5. 6. 7.

interfaces mal elaboradas. Interfaces eram entendidas apenas como hardware e software, sua evoluo levou a incluso de quais aspectos? Defina interface. D exemplos de interface Defina metfora de interface. D exemplos de metforas de interface.

Interao Humano Computador


Definio Disciplina preocupada com o design, avaliao e implementao de sistemas computacionais interativos para uso humano e com estudo dos principais fenmenos ao redor deles.

Interao Humano Computador


Interface e interao humano computador So conceitos que no podem ser estabelecidos ou analisados independentemente. Quando nos referirmos a interface sempre estaremos focando a interao. Portanto a preocupao inicial deve ser a de melhorar o modo como as pessoas podem usar o computador para pensar e comunicar, observar e decidir, calcular e simular, discutir e projetar.

Interao Humano Computador


Interface amigvel Empresas produtoras de software tem melhorado os aspecto fsico da interface do usurio proporcionando maiores chances de mercado. Para que estes produtos tornem-se amplamente aceitos e usados precisam ser bem projetados e focados para um publico alvo.

Interao Humano Computador


Desafios da interface Dar conta da rpida evoluo tecnolgica. Oferecer uma boa IHC ao mesmo tempo explorar todo o potencial e funcional de uma nova tecnologia.
Ex.: Sistema operacional de telefones celulares.

Interao Humano Computador


Objetivos da interface Produzir sistemas usveis, seguros e funcionais.

Interao Humano Computador


Princpios de Design Visibilidade e affordances

Visibilidade indica o mapeamento entre aes pretendidas e as aes reais. A falta de visibilidade dificulta utilizao de muitas funes ou equipamentos. Ex.: Falta de sinalizao em Portas que funcionam diferente da maneira convencional. Affordance Refere-se a propriedades percebidas e propriedades reais de um objeto, que deveriam determinar como ele pode ser usado. Usurio sabe o que fazer apenas olhando para o controle no precisando de rtulos ou instrues. Ex.: Cadeira para sentar e tambm pode ser carregada. Vidro proporciona transparncia e aparenta fragilidade.

Interao Humano Computador


Princpios de Design Bom modelo conceitual

Permite prever o efeito das aes. Sem um bom modelo conceitual opera-se sob comando, cegamente sem saber que efeitos esperar, ou o que fazer se as coisas deram erradas. Ex.: Tesoura mesmo que nunca tenhamos visto, sabemos como opera-la.

Interao Humano Computador


Princpios de Design Bom mapeamento

Denota relacionamento entre duas entidades, indicando relacionamento entre controles e seus movimentos e os resultados no mundo. Um bom mapeamento facilmente aprendido e lembrado.

Feedback Retornar ao usurio informao sobre as aes que foram feitas, quais os resultados obtidos.

Ex.: Falhas de feedback mandar imprimir e acabar o papel no meio do trabalho de impresso.

Interao Humano Computador


Usabilidade de Sistemas Computacionais Prope princpios que levem a um aumento da usabilidade, definindo a aceitabilidade de um sistema. Slogans da usabilidade

Sua melhor tentativa no boa o suficiente Usurio esta sempre certo Usurio no esta sempre certo. Usurios no so designers Designers no so usurios Menos mais Help no ajuda

Interao Humano Computador


Usabilidade de Sistemas Computacionais Atributos de usabilidade

Facilidade de aprendizagem Eficincia Facilidade de relembrar Erros (Ao executada no leva a um resultado esperado) Satisfao subjetiva (usurios devem gostar do sistema).

Interao Humano Computador


Heursticas de usabilidade Visibilidade do estado do sistema;

Interface sempre dar feedback do que esta acontecendo no sistema.

Mapeamento entre o sistema e o mundo real; Toda a comunicao do sistema deve ser contextualizada ao usurio. Liberdade e controle ao usurio; Sadas de emergncia retornando ao estado anterior quando estiver perdido ou em situaes inesperadas. Consistncia e padres; Sempre fale a mesma lngua, nunca identifique as mesmas aes com cones ou palavras diferentes. Preveno de erros; Melhor que uma boa mensagem de erros um design que previna erros.

Interao Humano Computador


Heursticas de usabilidade Reconhecer em vez de lembrar;

Permite que a interface oferea ajuda contextual, orientando as aes do usurio, ou seja, que o sistema dialogue com o usurio.

Flexibilidade e eficincia de uso; Sistema precisa ser fcil para usurios leigos e gil para usurios avanados. Design esttico e minimalista; Dilogos do sistema precisam ser simples, direto e naturais, presentes nos momentos que so realmente necessrios. Suporte para o usurio reconhecer, diagnosticar e recuperar

erros; Ajuda e documentao;

Interao Humano Computador


Heursticas de usabilidade Suporte para o usurio reconhecer, diagnosticar e recuperar erros;

Mensagens de erros devem possuir redao simples e clara para no intimidar o usurio, indicando uma sada ou possvel soluo. Deve ser visvel, facilmente acessada e oferecer mecanismos de busca na documentao.

Ajuda e documentao;

Atividade 10 minutos
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Defina interao homem computador. Defina interface amigvel. Quais os objetivos da interfaces? Quais os objetivos do Designer de interfaces? Defina e d exemplo de affordances. Defina bom modelo conceitual. Defina bom mapeamento. Defina feedback. Defina usabilidade em sistemas computacionais. Liste os atributos da usabilidade.

Engenharia Cognitiva
O que cognio o que acontece em nossas cabeas quando fazemos nossas tarefas dirias.

Engenharia Cognitiva
Tenta aplicar o que conhecido da cincia ao design e

construo de mquinas. Suas principais metas so:


Entender os princpios fundamentais da ao humana

que so relevantes a engenharia do design, indo alm dos aspectos ergonmicos. Criar sistemas agradveis e fcil de usar, possibilitando ao usurio uma utilizao prazerosa.

Engenharia Cognitiva
Manipulao Direta Utilizao de sistemas atravs de interface grfica, usando aes manuais em vez de instrues fornecidas via teclado.

Manipulao Indireta

Manipulao Direta

Manipulao direta

Engenharia de Usabilidade
Utilizado para definir o processo de design de sistemas

computacionais que objetivam a facilidade de aprendizado, de uso, e que sejam agradveis para as pessoas.

Engenharia de Usabilidade
O processo de design para usabilidade possui 4 fases: Pr-design

Envolve conhecer caractersticas do usurio, (nvel escolar, idade, experincia no trabalho e uso de computadores). Concretizar um prottipo que segue os princpios de usabilidade e verificar o design com usurios reais, para assegurar ter atingido as metas. Conduo de estudos do produto para novas verses e produtos futuros.

Design inicial e Desenvolvimento iterativo

Ps-design

Engenharia de Usabilidade
Metforas no Design de Interfaces Ajudam a construir modelos mentais sobre o artefato com o qual interagimos.
Atividade

Observe o desktop do seu computador e liste as metforas existentes. Se voc precisa-se construir um modelo de interface para cadastros que metforas voc utilizaria?

Engenharia de Usabilidade
Avaliao de interfaces No deve ser vista como uma fase nica dentro do processo de design e muito menos como uma atividade que deve ser feita no final do processo, deve acontecer durante todo o ciclo de vida do design e seus resultados utilizados para melhorias gradativas da interface.

Engenharia de Usabilidade
Objetivos da avaliao Conhecer o que os usurios querem e os problemas que eles experimentam. Possui trs grandes objetivos:

Avaliar a funcionalidade do sistema Avaliar o efeito da interface junto ao usurio Identificar problemas especficos do sistema.

Engenharia de Usabilidade
Objetivos da avaliao Funcionalidade do sistema

O design do sistema deve permitir ao usurio efetuar a tarefa pretendida e de modo mais fcil e eficiente. Medir a performance do usurio junto ao sistema, ou seja, avaliar a eficincia do sistema na execuo da tarefa pelo usurio.

Impacto do design junto ao usurio Avaliar o quo fcil aprender a usar o sistema. Atitude do usurio em relao ao sistema. Identificar reas do design as quais sobrecarregam o usurio de alguma forma.

Engenharia de Usabilidade
Objetivos da Avaliao Identificar problemas especficos com o design

Identificar aspectos do design que causam resultados inesperados ou confuso entre os usurios. Esta relacionado tanto com a funcionalidade quanto com a usabilidade do design.

Engenharia de Usabilidade
Padres de interface Mostrar sistema com telas padronizadas.

Atividade Complementar
Pesquisar sobre Inspeo de Usabilidade Objetivos da inspeo Mtodos de inspeo Avaliao Heurstica
Valer 30% da nota final da disciplina.

Atividade Avaliativa
Desenvolver prottipos de interface de software para

um sistema de controle de estoque, utilizando os conceitos discutidos em sala de aula. Enviar atividades feitas em sala Valer 70% da nota Entregar at o dia 24/09/2011. nonilton@hotmail.com

Referencias
Rocha, Heloisa Vieira da. Design e avaliao de interfaces humanocomputador/Heloisa viera da Rocha. Maria Cecilia Calani Baranauskas. Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2003. Cybis, Walter Ergonomia e usabilidade : conhecimento, mtodos e aplicaes / Walter Cybis, Adriana Holtz Betiol, Richard Faust. So Paulo : Novatec Editora, 2007. PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software. Editora Makron Books, 1995. SHNEIDERMAN, B. Designing the user interface: strategies for effective human computer interation. 4. Edio. Addison Wesley. 2004. HIX, D.; HARTSON, H. R. Developing user interface: ensuring usability through product and process. John Wiley and Sons, 1993, 329p. Mandel, Theo. The Elements of User Interface Design. John Wiley & Sons, 1997. MINASI, M. Segredos de Projetos de Interface Grfica com o Usurio. So Paulo. Ed. tica. 1994.

You might also like