You are on page 1of 25

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR REZENDE E POTRICH FACULDADE MINEIRENSE FAMA CURSO DE FISIOTERAPIA

Acadmica: Ayesa de Brito Cabral Prof. Luciana Guerra

Criada

na Frana, em 1980, pelo fisioterapeuta francs

Philippe E. Souchard, a RPG uma tcnica realizada, exclusivamente, por fisioterapeutas.


A

tcnica considera sistemas musculares e esquelticos um todo e procura tratar de forma

como

individualizada, msculos que so de estruturas diferentes (msculos dinmicos e estticos).

musculatura posterior ou esttica est sempre contrada para a manuteno da postura e pronta para entrar em ao. como um carro em ponto morto: ele no est em movimento, mas est ligado e pode comear a andar em qualquer momento.

os msculos dinmicos que so responsveis pelo movimento ativo entram em estado de relaxamento quando no esto sendo usados. Os msculos estticos em estado patolgico se retraem ou encurtam, manifestando-se pelo aparecimento dos desvios posturais.

Os

desvios posturais podem ter inmeras causas como: maus hbitos posturais ou profissionais; alteraes congnitas ou adquiridas; fatores emocionais... Mas seja qual for a causa, o desvio ser fixado pela retrao das estruturas relacionadas aos msculos estticos, que so agrupados em um conjunto comumente chamado de cadeias musculares.

Podemos

pensar em nosso corpo como um quebra cabeas, em que, se uma pea est fora do lugar, todo o conjunto se desequilibra. Assim quando alguma parte do corpo di ou est muito tensa, todo o conjunto reage para compensar e algumas peas acabam se contraindo, curvando, entortando etc.

Reeducao Postural Global, ou RPG, um mtodo

de fisioterapia que trata das desarmonias do corpo humano levando em considerao as necessidades individuais de cada paciente, j que cada organismo reage de maneira diferente s agresses sofridas.

RPG

um mtodo fisioteraputico de correo trabalha globalmente o paciente,

postural que

utilizando posturas de alongamento, com a finalidade de ir do sintoma causa das leses, levando ao relaxamento das cadeias musculares encurtadas, ao desbloqueio respiratrio e ao reequilbrio do tnus postural.

profissional fisioterapeuta especialista em RPG realiza um trabalho de alongamento, relaxamento muscular e respirao com o intuito de chegar causa do problema para elimin-lo e aliviar definitivamente a dor

tcnica apresenta ainda a vantagem de que a cada sesso os msculos se ampliam e no retornam a posio incorreta quando o tratamento chega ao fim. postura corporal de fundamental importncia. pois uma boa postura significa que o corpo encontra-se em seu perfeito eixo de equilbrio.

Quando

isto no acontece os efeitos podem ser desastrosos tanto para a sade como para a beleza. A m postura associada ao da gravidade provoca srios problemas como escoliose, cifose, lordose e a temvel hrnia de disco, problemas estes que podem ser curados pela RPG na grande maioria dos casos.

As

posturas so feitas juntamente com exerccios respiratrios, no qual o paciente faz 80% do trabalho, seguido da orientao do fisioterapeuta. O tratamento pode durar de 3 meses a 2 anos, com uma sesso semanal de 50/60 minutos.

Ortopdico:

ps planos e cavos, joelho valgo ou varo,

joanetes, escoliose, dor cervical, dor dorsal, etc. - Neurolgico: hrnia de disco e labirintite. - Reumatolgico: artrites, artrose, bursite, tendinite, etc. - Respiratrio: asma, bronquite, etc. - Somticos: stress, distrbios circulatrios e digestivos, etc.

Individualidade Casualidade Globalidade

Simetria Trabalho

lento e progressivo livre e solta

Respirao Evitar

ao mximo o bloqueio respiratrio os limites de cada paciente criteriosa e constante

Respeitar Avaliao

Peitoral

menor

Esternocleidomastoideo Escalenos Intercostais diafragma

Em p contra a parede: para problemas em ombros, pernas, ps e joelhos.

Flexo anterior: para dores lombares e doenas como hrnia de disco.

Em p: para dores lombares e problemas de coluna como escoliose.

No cho de braos abertos: alonga a cadeia de msculos posteriores e ajuda nos problemas de "ombros cados".

Sentada: age sobre os msculos posteriores. Recomendada em casos de escoliose (coluna envergada para um dos lados).

Pernas no ar, braos fechados: para alongar os msculos posteriores da perna e corrigir a posio da cabea.

Pernas no ar, braos abertos: alm de tratar dores na nuca e cifose, trabalha a musculatura dos ombros.

Obrigado...

You might also like