You are on page 1of 15

Anlise e Descrio de cargos

Cargos

As pessoas trabalham nas organizaes desempenhando um determinado cargo. Em geral, quando se pretende saber o que uma pessoa faz na organizao, pergunta-se qual o cargo que desempenha. Para a organizao, o cargo constitui a base da aplicao das pessoas nas tarefas organizacionais. Para a pessoa, o cargo constitui uma das maiores fontes de expectativas e de motivao na organizao. Quando as pessoas ingressam na organizao, assim como atravs de toda a sua trajetria profissional, elas sempre so ocupantes de algum cargo.

O que um Cargo?

O cargo uma composio de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa o ocupante que podem ser englobadas em um todo unificado e que figura em certa posio formal do organograma da empresa. Assim, para desempenhar as suas atividades, a pessoa que ocupa um cargo deve ter uma posio definida no organograma.

Cargos

O cargo pode-se analisar numa maneira global onde todas as atividades so executadas por um ocupante e que se situa em uma posio no organograma organizacional. A posio do cargo mo organograma define o nvel de hierarquia do ocupante como a quem reportar e sobre quem exercer autoridade que pode ser localizado num departamento ou diviso.

Desenho de cargos

Constitui na maneira como cada cargo estruturado, h quatro condies bsicas: 1- Qual o contedo do cargo, ou seja, o conjunto de tarefas ou atribuies; 2- Quais so os mtodos e processos de trabalho, (como as tarefas devero ser desempenhadas); 3- A quem o ocupante do cargo deve prestar responsabilidade, quem o seu superior; 4- Quem o ocupante do cargo dever supervisionar ou dirigir autoridade, quem sero os subordinados.

Descrio de cargo

Descrever um cargo significa relacionar desde o que o ocupante faz at o motivo porque faz, a descrio de cargo um retrato simplificado do contedo e das principais responsabilidades do cargo. O formato de uma descrio de cargo inclui o ttulo do cargo, o sumrio das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. A descrio do cargo relaciona de maneira breve as tarefas, deveres e as responsabilidades do cargo.

Anlise de cargos

Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenh-lo adequadamente. A anlise de cargos procura determinar quais os requisitos fsicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impe e as condies em que o trabalho deve ser feito. E tambm se preocupa com as especificaes do cargo em relao ao ocupante que dever preench-lo.

Mtodos
Existem trs mtodos para obteno de dados a respeito dos cargos:

Entrevista, Questionrio, Observao.

Entrevista

Na entrevista existem trs tipos para tal finalidade como a entrevista individual, a entrevista em grupo e a entrevista com o supervisor tendo como objetivo buscar dados a respeito dos cargos e determinar seus deveres e responsabilidades.

Questionrio

A colheita de dados a respeito de um cargo feita atravs de questionrios que so distribudos aos seus ocupantes ou ao seu supervisor. Na prtica segue o mesmo roteiro da entrevista, com a diferena de que preenchido pelo ocupante do cargo, ou pelo supervisor ou tambm em ambos. Tem como vantagem proporcionar um meio eficiente e rpido de coletar informao de um grande nmero de funcionrios, tendo como custo operacional menor do que a entrevista.

Observao

A observao direta daquilo que o ocupante do cargo est fazendo, constitui um outro mtodo de colher informao sobre o cargo aplicvel em cargos simples, rotineiros e repetitivos. comum o mtodo da observao utilizar um questionrio para ser preenchido pelo observador para assegurar a cobertura de todas as informaes necessrias.

Etapas

Os cargos devem ser constantemente descritos, analisados e redefinidos para acompanhar as mudanas na organizao. Os primeiros passos so examinar a estrutura da organizao total e de cada cargo para definir quais as informaes requeridas pela anlise de cargos, Depois selecionar os cargos a serem analisados e ajustar os dados necessrios para anlise, E por ltimo preparar as descries e especificaes de cargos.

Para que serve?


A descrio e anlise de cargos funcionam como mapeamento do trabalho realizado dentro da organizao. Um programa de descrio e anlise de cargos produz subsdios para o recrutamento e seleo das pessoas, para identificao das necessidades de treinamento, elaborao de programas de treinamento, para planejamento da fora de trabalho, avaliao de cargos e critrios de salrios, etc.

Os objetivos so de subsdios a:

Recrutamento (definir o mercado RH para onde dever recrutar dados para a elaborao de anncios de recrutamento); Seleo de pessoas (caractersticas do ocupante do cargo, ou seja, requisitos exigidos); Material para o treinamento (contedo dos programas de treinamento, conhecimentos e habilidades exigidas ao ocupante e atitudes perante o cliente); Base para a avaliao e classificao de cargos (fatores de especificaes para serem utilizados como fatores de avaliao de cargos, definio de faixas salariais, etc.);

Os objetivos so de subsdios a:

Avaliao do desempenho (definio de critrios e padres de desempenho para avaliar os ocupantes, metas e resultados a ser atingindo); Base para programas de higiene e segurana (informaes sobre condies de insalubridade e periculosidade comuns a determinados cargos) Guia para o gerente (informaes sobre o contedo dos cargos e desempenho dos ocupantes).

You might also like