You are on page 1of 12

BUDISMO

Anderson Cleiton Andria Alves Joicinia Feitosa Shirley Barbosa Eduardo Lopes

Foi criado por Siddhartha Gautama (563-483 a. C. Tambm chamado de Buda. Possui mais de 380 milhes de seguidores. O Buda considerado um guia espiritual e no um deus.

O Budismo no possui uma Teologia formada, no promove adorao a deidades, os ensinamentos de Buda so baseados em sua observao de como as coisas so.

A origem do Budismo est no hindusmo, onde Buda considerado a nona encarnao de Vishnu (deus do hindusmo). Atualmente existem trs principais correntes do Budismo:

Budismo Primordial Budismo Terra Pura Budismo Zen e Tibetano Hoje a corrente que mais se destaca o Budismo Tibetano conhecido tambm como Lamasmo onde Dalai-Lama que quer dizer guru dos oceanos o lder espiritual. Os DalaiLamas so considerados a reencarnaes do prncipe Cherezig o Avalokitesvara, possuidor do ltus branco que representa a compaixo. Atualmente Tenzin Gyatso o 14 Dalai Lama.

Os ensinamentos de Buda se baseiam na doutrina hindusta

do samsara, onde aps a morte o homem est condenado


a reencarnar e agentar os sofrimentos do mundo. Sua vida futura definida pelo que o indivduo realizou na

encarnao passada e isso conhecido como carma.


Buda ensina que a evoluo e o aperfeioamento total do esprito permitem encerrar o ciclo de reencarnaes; esse ensinamento leva o nome de nirvana. A meditao conforme Buda o principal caminho para alcanar o nirvana.

Para seguir a religio budista h que respeitar certos ensinamentos bsicos como evitar fazer o mal, fazer sempre o bem e cultivar a prpria mente. A moral budista baseada nos princpios de preservao da vida e moderao, ou seja, o treino mental foca a moralidade, a concentrao meditativa e a sabedoria.

1.

2.

3.

4.

A primeira nobre verdade que A VIDA CHEIA DE FRUSTRAO E SOFRIMENTO. A segunda nobre verdade que O SOFRIMENTO TEM UMA CAUSA. Sofremos porque temos que lutar constantemente para sobreviver. terceira nobre verdade que a CAUSA DO SOFRIMENTO PODE SER ELIMINADA. A quarta nobre verdade O CAMINHO PARA ELIMINAR A CAUSA DO SOFRIMENTO. O elemento essencial desse caminho a meditao. Meditao prtica da ateno e conscincia, em snscrito shamata e vipashyana.

Viso Correta Inteno Correta Fala Correta tica Correta

Modo de Vida Correto Esforo Correto Ateno Correta Concentrao

Para evitar a manifestao do orgulho e do apego, os monges no tinham nada e mendigavam o alimento, comendo o que lhe dessem. Todos os monges da Ordem de Buda tinham um cdigo de vivncia, que tinha que ser seguido por todos. So os Cinco Preceitos fundamentais, comportamentos morais que at hoje so seguidos pelos Budistas

1 Eu me comprometo a no matar e maltratar os seres vivos, pois eles so reencarnaes do esprito; 2 Eu me comprometo a no tomar nada que no seja dado voluntariamente por outrem; 3 Eu me comprometo a no me entregar aos prazeres proibidos; 4 Eu me comprometo a no dizer nada de falso e a no dizer a verdade em ocasies inoportunas; 5 Eu me comprometo a no me intoxicar com bebidas ou entorpecentes.

Buda (Buddha) (o Desperto)


Dharma (a Lei ou a Doutrina) Samgha (a Comunidade dos Discpulos)

se apoiando nas Trs Jias que o budista alcana a energia e disposio para mudar o que pode ser

modificado, consegue a coragem e a serenidade para


aceitar o que no pode ser alterado, e obtm o discernimento para distinguir uma coisa da outra.

You might also like