You are on page 1of 8

Contexto jurdico econmico da empresa

Classificao das empresas quanto sua forma jurdica Introduo Tarefa Processo Recursos Avaliao Concluso

INTRODUO

A Empresa actual pode ser enquadrada atravs de diversos critrios classificativos. Um dos factores chaves para a classificao das empresas so os seus objectivos. Se o lucro importante, as empresas so geralmente detidas por entidades privadas; as empresas e em geral as organizaes que fornecem bens e servios para beneficio da comunidade local ou nacional pertencem ao sector pblico. Em situao intermdia esto as empresas de economia mista e as cooperativas. Quanto forma jurdica esta classificao divide as empresas de acordo com as suas responsabilidades civis e comerciais e dos seus direitos contratuais ou legais. Este trabalho tem como objectivo levar os alunos a conhecer a classificao das empresas e apreender diferentes conceitos.

TAREFA
Supe que queres criar uma empresa, com mais um scio. Tu e o teu colega (scio) devero tentar saber quais os tipos de empresa que existem e qual a que se adapta ao vosso caso. O trabalho assenta, essencialmente, em pesquisa feita na internet visitando os sites que vos proponho, mas ser apresentado por escrito e oralmente turma.

PROCESSO
Para executares a tua tarefa devers responder s seguintes questes, pesquisando e seleccionando a informao nos sites indicados no item recursos: Com dois scios que tipo de empresa podes formar? Qual o capital dessas empresas? Quais as formalidades de constituio dessas empresas? Qual a responsabilidade dos scios dessas empresas? Qual a firma dessas empresas? Quais os impostos a que essas empresas esto sujeitas?

RECURSOS www.ine.pt www.cfe.iapmei.pt www.dgrn.mj.pt www.ics.pt www.dgci.min-financas.pt www.portaldocidadao.pt/

AVALIAO
A avaliao ser feita nos vrios itens: - Trabalho escrito produzido no processador de texto. - Apresentao oral, com base em slides de sntese. - Ficha de avaliao individual para resposta a algumas questes formuladas. A avaliao do trabalho escrito e da apresentao oral ter em conta os seguintes critrios: Contedo do tema Rigor cientifico Criatividade geral Clareza na apresentao oral A avaliao da ficha de avaliao individual ser feita de acordo com a correco das diferentes respostas. A avaliao final deste trabalho ser a mdia das avaliaes parcelares efectuadas ( numa escala de 0 a 20 Valores).

CONCLUSO

Chegaram ao fim do vosso trabalho e com certeza adquiriram conhecimentos sobre a classificao jurdica da empresa e num esprito de colaborao trocaram experincias e saberes.

Este trabalho foi realizado no mbito da aco de formao A didctica das Cincias Humanas e Sociais numa Perspectiva Interdisciplinar 2005/2006 Cristina Quaresma

You might also like