You are on page 1of 19

Demonstraes Financeiras

FLEURIET

Professor: Roberto Csar

O Modelo Fleuriet
No final da dcada de 70, com o intuito de desenvolver mtodos e sistemas gerenciais apropriados ao ambiente brasileiro, a Fundao Dom Cabral trouxe para o Brasil o Prof. Michel FLEURIET, criando um convnio de parceira com o Centre d'Enseignement Suprieur des Affaires (CESA - Frana). Fleuriet conduziu um grupo de trabalho para desenvolvimento de um mtodo de anlise da dinmica financeira das empresas, mais coerente com a realidade operacional brasileira, cuja abordagem permitiria, segundo o autor, uma tomada rpida de decises com a mudana do enfoque da anlise contbil tradicional, privilegiando uma viso menos esttica da empresa conhecida como Modelo Fleuriet.

O Modelo Fleuriet
O modelo prope uma nova classificao gerencial para as contas de ativo e passivo circulante, segundo sua natureza financeira ou operacional, sendo essa segregao essencial para o processo de avaliao das necessidades de capital de giro. Segundo Fleuriet, certas contas apresentam uma movimentao to lenta quando analisadas isoladamente ou em relao ao conjunto de outras contas que, numa anlise de curto prazo, podem ser consideradas como permanentes ou no cclicas, enquanto outras apresentam um movimento contnuo e cclico, ou mesmo descontnuo e errtico. Para a operacionalizao do modelo Fleuriet torna-se necessrio reclassificar o balano patrimonial:

O Modelo Fleuriet
A partir da reclassificao do balano patrimonial possvel estabelecer as variveis empresariais que compem o modelo Fleuriet, conforme se segue:

Variveis empresariais dinmicas: NCG Necessidade de capital de giro T Tesouraria CDG Capital de giro

Frmula NCG = ACO PCO T = ACF PCF CDG = AC PC

Significado Operacional (cclica) Financeira (errtica) Recursos para giro

Variveis que compem o modelo de Fleuriet.

Com base nos saldos obtidos nos clculos das trs variveis - NCG, CDG e ST - Fleuriet, Kehdy e Blanc (1978), estabelecem um quadro comparativo de quatro situaes possveis a serem vividas pela empresa e, que posteriormente foi aperfeioado por Marques & Braga (1995), conforme se pode visualizar abaixo:

Necessidade de Capital de giro


O conceito de Necessidade de Capital de Giro, segundo Fleuriet, decorre da necessidade de caixa, no momento em que, no ciclo financeiro, as sadas de caixa ocorrem antes das entradas. Recebimento da Venda

Pagamento Perodo de Contas a Pagar

NCG
NCG = ACO PCO

Perodo de Estoque
Compra Venda

Perodo de Contas a Receber

Capital Circulante Lquido


Capital Circulante Lquido (CCL) representa a diferena entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante, tambm denominado Capital de Giro, constituindo-se em uma medida esttica da folga financeira de que a empresa dispe para liquidar seus compromissos de curto prazo.

Clculo do Saldo de Tesouraria


A diferena entre o Ativo Circulante Financeiro (ACF) e Passivo Circulante Financeiro (PCF) denominada de Saldo de Tesouraria (T ou ST). Este saldo representa uma reserva financeira da empresa para fazer frente a eventuais expanses da necessidade de investimento operacional em giro, principalmente aquelas de natureza sazonal. A condio fundamental para que a empresa esteja em equilbrio financeiros que seu saldo de tesouraria seja positivo.

T = ACF PCF
ou ainda pode ser representado pelo valor residual decorrente da diferena entre o Capital de Giro e a Necessidade de Capital de Giro, conforme a expresso abaixo:

T = CDG NCG

Termmetro Financeiro

Essas variveis empresariais permitem uma anlise prospectiva da verdadeira situao econmica-financeira das empresas, inferindo, portanto, a real situao de liquidez das empresas mediante a seguinte relao:

TF = ( |T| / NCG)

Efeito Tesoura
O acompanhamento da evoluo da NCG e do CCL fundamental para a realizao de uma adequada avaliao da sade financeira de uma empresa. comum ocorrer o desempenho desequilibrado destes indicadores, ocasionando assim um crescimento da atividade empresarial acima de sua capacidade de financiamento. Este descompasso decorre da expanso dos negcios com uma elevada aplicao de recursos no capital de giro, ultrapassando o nvel do CCL, que pode simplesmente ser apurado atravs do que denominamos Saldo de Tesouraria. T = CDG NCG

Efeito Tesoura
Quando o Saldo de Tesouraria apurado for menor do que zero (NEGATIVO), significar que a empresa possui dvidas vencveis no curto prazo, contradas normalmente junto a instituies financeiras para financiar suas atividades de capital de giro.
Ocorrendo por sucessivos exerccios um crescimento do NCG superior ao do CCL, dizemos que ela convive com o que se convencionou chamar de "efeito tesoura". medida que as necessidades de giro so financiadas por dvidas de curto prazo, h um aumento na diferena entre o NCG e o CCL. Em uma situao de efeito tesoura, a empresa incapaz de financiar adequadamente seus investimentos operacionais em giro, operando com recursos de maturidade incompatvel com suas efetivas necessidades financeiras. Este comportamento um forte indicativo de que a empresa est trilhando o caminho para sua insolvncia, o que exige dos gestores uma rpida interveno nos prazos operacionais, bem como a renegociao do perfil de vencimento da dvida.

Efeito Tesoura
O efeito tesoura pode ocorrer por vrias razes, destacando-se:
Crescimento elevado do nvel de atividade empresarial (overtrade) ou tendncia do ciclo operacional deficitrio;

Decises de imobilizaes sem que haja recursos prprios ou recursos de longo prazo disponveis;
Desvio de recursos do giro para imobilizaes; Sucessivos prejuzos, levando a empresa a captar recursos de curto prazo para financiar suas atividades; Inflao etc.

Overtrade ou Overtrading
O overtrade ocorre quando constatamos uma situao em que a companhia esteja operando alm de sua capacidade financeira. Nesta situao, ela no possui capital de giro suficiente para financiar suas atividades de curto prazo, de forma que o endividamento passa a ser o caminho para o financiamento dos estoques e das contas a receber, geralmente com vencimento no curto prazo. Desta forma, quando o Ciclo Operacional da empresa segue uma tendncia deficitria, a empresa caminha para uma situao de overtrade. Neste momento, podemos deduzir que a companhia entrou em um estgio pr-falimentar em decorrncia da falta de equilbrio financeiro, em que o volume de atividades bastante superior ao Capital de Giro disponvel. O overtrade no um problema to incomum, j que acontece freqentemente nos empreendimentos em fase de implantao ou em situaes de expanso de atividades nas quais no se tenha realizado um adequado plano de negcios no que diz respeito s previses de fluxo de caixa.

Overtrade ou Overtrading
Outras situaes que sinalizam a entrada da empresa em um nvel de overtrading so os seguintes:

Constantes quedas nos indicadores de liquidez; Crescimento da Necessidade de Capital de Giro; Excesso de Imobilizado em relao ao Circulante, sem uma clara justificativa; Queda acentuada nas vendas; Crescimento acentuado dos estoques em relao ao crescimento das vendas; Crescente aumento do Ciclo Financeiro; Aumento das despesas financeiras; Dificuldades para efetuar o pagamento dos salrios, impostos e despesas fixas; Permanncia de itens obsoletos no ativo imobilizado; e Alto nvel de devoluo de vendas.

Fontes de Financiamento

As principais fontes de financiamento da Necessidade de Capital de Giro so:


Capital Circulante Prprio; Duplicatas descontadas; Cheques descontados; Emprstimos bancrios de curto prazo; Emprstimos e financiamentos bancrios de longo prazo.

Capital de Giro Prprio


O Capital de Giro Prprio (CGP), diferentemente do Capital Circulante Lquido (CCL), representa a capacidade da empresa em financiar seu ciclo operacional com recursos prprios. A diferena entre o valor total dos recursos investidos no Ativo Permanente e Patrimnio Lquido permite identificar o volume de carncia ou folga de Capital de Giro da empresa.
+ Patrimnio lquido . - Ativo Permanente . = Capital de giro prprio

Estudos sobre as variaes do Capital de Giro observam que considerando que a obteno da varivel CDG resulta da subtrao do Ativo Permanente do Patrimnio Lquido e, portanto, podemos afirmar que todas as operaes que impliquem em aumento das contas do Ativo Permanente, bem como as que impliquem diminuio do Patrimnio Lquido, reduzem o CDG. Por outro lado, todas as operaes que acarretam diminuio do Ativo Permanente e/ou aumento do Patrimnio Lquido, aumentam o CDG.

Capital de Giro Prprio

A partir destas consideraes, apresentam um elenco de atividades que atuam diretamente sobre o nvel das variaes descritas. Atividades que enfraquecem o Capital de Giro (CDG): Prejuzos; Aquisio de ativo imobilizado; Aquisio de investimentos; Aplicaes de recursos no ativo diferido; e Distribuio de lucros. Atividades que fortalecem o Capital de Giro (CDG): Lucros; Venda de bens do ativo permanente; Aporte de recursos de scios para aumento de capital;

You might also like