You are on page 1of 51

VASOS DE PRESSO

Objetivo
promover um debate e assim estabelecer uma nova viso para as inspees de acordo com a norma regulamentadora NR-13.

Consideraes Iniciais

O que contempla a NR-13?


Edio Segurana PH (Profissional Habilitado) Suportada por uma ou mais normas de fabricao Como eram feitas Atendimento NR-13 (documentao) Inspeo alm do vaso Arquivo dos documentos

Histrico das inspees


Consideraes Iniciais

Dificuldade da inspeo:

Limpeza Acesso para inspeo Reconstituio da documentao Desenhos - Vasos fabricados ou modificados Dispositivos de segurana sem identificao Tempo para inspeo Vaso com limite da vida til ultrapassado Dimensionamento da firma inspetora

Consideraes Iniciais

Estratgia para resolver o problema


Identificao de todos os vasos Definir prioridades para inspeo Elaborao da documentao Treinamento Coordenao Reparos que constitui risco grave e iminente Reparos programveis

Avaliao dos resultados


Consideraes Iniciais

Fabricao de vasos novos


Responsabilidade do comprador Responsabilidade do fabricante

Assuntos a serem abordados


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Vasos de Presso - Disposies Gerais Enquadramento do Vaso de Presso Documentao Placa de Identificao Dispositivos de Segurana Risco Grave e Iminente Inspees Data-book Discusso de Casos Prticos Concluso

1 - Vaso de Presso - Disposies Gerais

Documentao
A documentao que deve acompanhar os vasos de presso durante toda a sua vida til. Esta documentao compe o histrico do vaso de presso, cobrindo tanto o perodo anterior operao (projeto, fabricao e montagem), quanto o perodo em servio (ocorrncias operacionais, inspeo e manuteno). Este conjunto de informaes necessrio para a determinao os limites operacionais e a vida residual dos vasos de presso.

1 - Vaso de Presso - Disposies Gerais

Instalao do Vaso de Presso


Neste captulo, citado a necessidade de se ter vista os medidores de temperatura, presso e nvel para facilitar a rpida verificao, sendo tambm necessria a presena de rotas de fuga, iluminao e ventilao adequadas, para que haja segurana para os operadores no campo.

1 - Vaso de Presso - Disposies Gerais

Segurana na Operao de Vaso de Presso

A segurana na operao dos vasos de presso tem seu captulo focado no uso de procedimentos escritos e na qualificao dos operadores.

1 - Vaso de Presso - Disposies Gerais

Segurana na Manuteno do Vaso de Presso


O objetivo garantir que qualquer reparo ou servio que venha a ser realizado tenha a sua qualidade garantida. Para tal, necessrio que seja implementado um Projeto de alterao ou reparo, que deve contemplar todos os procedimentos normativos para a execuo do servio.

1 - Vaso de Presso - Disposies Gerais

Inspeo de Segurana do Vaso de Presso


Define que os vasos de presso devem sofrer inspees de segurana inicial, peridicas e extraordinrias. As peridicas tm seu intervalo mximo, definidos em funo do risco de falha com base no produto PV e da classificao do fludo. Esta forma de classificar o risco leva em considerao somente os aspectos relacionados com a conseqncia de uma falha estrutural, o que torna a matriz da NR-13 esttica, isto , os equipamentos apresentaro o mesmo risco durante toda a vida.

1 - Vaso de Presso - Disposies Gerais

DISCUSSO: A NR-13 estabelece para os vasos de presso uma classificao que define os intervalos mximos entre inspees,se for realizada uma inspeo de melhor ou pior qualidade nos perodos determinados pela NR-13, no h um mecanismo na Norma que permite estabelecer diretamente se o risco aps a inspeo est ou no adequado para o vaso operar pelo tempo de campanha previsto. API 581 Inspeo baseada em risco INI Inspeo no intrusiva

2 - Enquadramento do Vaso de Presso

O que a NR-13 considera como Vaso de Presso?


Como enquadr-los? - Grupo potencial de risco - Classe do fluido

2 - Enquadramento do Vaso de Presso

Por exemplo:
Um vaso que opera com vapor a 2 kgf/cm2 de pesso e possui um volume de 2 m3 Vamos verificar se ele um vaso de presso atravs do contas, P x V 8 onde: Fazendo asproduto temos:>P (196,132 KPA) x V - P = KPA (2 m3) = 392,2 sendo que 1 kgf/cm2 = 98,066 KPA - V = m3 Portanto, 392,2 > que 8, logo considerado um Agora vamos verificar o GRUPO vaso de presso! POTENCIAL DE RISCO 1 Kgf/cm2 = 0,098 MPA Ento temos 2 Kgf/cm2 de vapor, que equivalente a 0,196 MPA P (0,196) x V (2 m3) = 0,392

2 - Enquadramento do Vaso de Presso


CLASSIFICAO DO FLUIDO DOS VASOS DE PRESSO 1PARA EFEITO DESTA NR OS VASOS DE PRESSO SO CLASSIFICADOS EM CATEGORIAS SEGUNDO O TIPO DE FLUIDO E O POTENCIAL DE RISCO.
Os fluidos contidos nos vasos de presso so classificados conforme descrito a seguir: CLASSE A: - Fluidos inflamveis - combustvel com temperatura superior ou igual a 200C; - Fluidos txicos com limite de tolerncia igual ou inferior a 20 ppm; - Hidrognio; - Acetileno. CLASSE "B: - Fluidos combustveis com temperatura inferior a 200C; - Fluidos txicos com limite de tolerncia superior a 20 ppm. CLASSE C: - Vapor de gua, gases asfi-xiantes simples ou ar comprimido. CLASSE D": gua ou outros fluidos no enquadrados nas classes A, B ou "C", com

1.1

3 - Documentao
Todo vaso de presso deve possuir, no estabelecimento onde estiver instalado, a seguinte documentao devidamente atualizada: a) Pronturio do Vaso de Presso; b) Registro de Segurana; c) Projeto de Instalao; d) Projetos de Alterao ou Reparo; e) Manual de Operao; f) Certificado de Treinamento dos Operadores; g) Relatrios de Inspeo.

3 - Documentao (Pronturio)

a) Pronturio do Vaso de Presso, a ser fornecido pelo fabricante, contendo as seguintes informaes: - cdigo de projeto e ano de edio; - especificao dos materiais; - procedimentos utilizados na fabricao, montagem e inspeo final e determinao da PMTA; - conjunto de desenhos e demais dados necessrios para o monitoramento da sua vida til; - caractersticas funcionais; - dados dos dispositivos do segurana; - ano de fabricao; - categoria do vaso.

3 - Documentao (Registro de Segurana)

a) todas as ocorrncias importantes capazes de influir nas condies de segurana dos vasos; b) as ocorrncias de inspeo de segurana.

3 - Documentao (Projeto de Instalao)

O "Projeto de Instalao" deve conter pelo menos a planta baixa do estabelecimento, com o posicionamento e a categoria de cada vaso e das instalaes de segurana.

a) dispor de pelo menos duas saldas amplas, permanentemente desobstrudas e dispostas em direes distintas; b) dispor de acesso fcil e seguro para as atividades de manuteno, operao e inspeo, sendo que, para guarda-corpos vazados, os vos devem ter dimenses que impeam a queda de pessoas; c) dispor de ventilao permanente com entradas de ar que no possam ser bloqueadas; d) dispor de iluminao conforme normas oficiais vigentes; e) possuir sistema de iluminao de emergncia.

13.7.4 - Constitui risco grave e iminente o no atendimento s seguintes alneas: - "a", "c", "e" para vasos instalados em ambientes confinados; - a para vasos instalados em ambientes abertos; - "e para vasos instalados em ambientes abertos e que operem noite.

Quando o estabelecimento no puder atender o disposto no item anterior, deve ser elaborado Projeto Alternativo de Instalao com medidas complementares de segurana que permitam a atenuao dos riscos.

3 - Documentao (Manual de Operao)

Todo vaso de presso enquadrado nas categorias I e II deve possuir Manual de Operao de fcil acesso aos operadores. a) procedimentos de partidas e paradas; b) procedimentos e parmetros operacionais de rotina; e) procedimentos para situaes de emergncia; d) procedimentos gerais de segurana, sade e

3 - Documentao (Projetos de Alterao e Reparo)

Projetos de Alterao ou Reparo devem ser concebidos previamente nas seguintes situaes: a) sempre que as condies de projeto forem modificadas; b) sempre que forem realizados reparos que possam comprometer a segurana. Reparos ou alteraes que envolvam as especialidades de eletrecidade, eletrnicas ou qumica devero ser concebidos e assinados por profissionais legalmente habilitados.

3 - Documentao (Certificado de Treinamento)

A operao de unidades que possuam vasos de presso de categoria "I" ou II deve ser efetuada por profissional com Treinamento de Segurana na Operao de Unidades de Processo", sendo que o no atendimento a esta exigncia caracteriza condio de risco grave e iminente. Todo profissional com "Treinamento de Segurana na Operao de Unidades de Processo", deve cumprir estgio prtico, supervisionado, na operao de vasos de presso com as seguintes duraes mnimas: a) 300 (trezentas) horas para vasos de categorias I" ou "II"; b) 100 (cem) horas para vasos de categorias "III", "IV" ou "V"

3 - Documentao (Relatrio)

O Relatrio de inspeo deve conter no mnimo:


a) identificao do vaso de presso; b) fluidos de servios e categoria do vaso de presso; c) tipo do vaso de presso; d) data de inicio e trmino da inspeo; e) tipo de inspeo executada; f) descrio dos exames e testes executados; g) resultado das inspees e intervenes executadas; h) concluses; i) recomendaes e providncias necessrias; j) data prevista para a prxima inspeo; k) nome legvel, assinatura e nmero do registro no conselho profissional do "Profissio-nal Habilitado", nome legvel e assinatura de tcnicos que participaram da inspeo.

Placa de Identificao

5 - Dispositivos de Segurana

As vlvulas de segurana dos vasos de presso devem ser desmontadas, inspecionadas e recalibradas por ocasio do exame interno peridico. Os servios previstos nesse item podero ser realizados pela remoo da vlvula e deslocamento para oficina ou no prprio local de instalao.

5 - Dispositivos de Segurana

Conforme ASME VIII , Boiler & Pressure Vessel Code, Division 1, part UG-126, page 94: Todos os vasos de presso devem ser protegidos por uma vlvula de alvio de presso, que deve garantir que a presso no suba acima de 10% ou 3 psi da presso mxima de trabalho admissvel (PMTA).

6 - Risco Grave e Iminente

O que risco grave e iminente?


A falta de: a) vlvula ou outro dispositivo de segurana com presso de abertura ajustada em valor igual ou inferior a PMTA, instalada diretamente no vaso ou no sistema que o inclui; b) dispositivo de segurana contra bloqueio inadvertido da vlvula quando esta no estiver instalada diretamente no vaso: c) instrumento que indique a presso de operao. d) A operao de qualquer vaso de presso em

7 - Inspeo

Os vasos de presso devem ser submetidos a inspees de segurana inicial, peridico e extraordinria.

7 - Inspeo

A inspeo de segurana peridica, constituda por exame externo, interno e teste hidrosttico, deve obedecer aos seguintes prazos mximos estabelecidos a seguir: a) Para estabelecimentos que no possuam Servio Prprio de Inspeo de Equipamentos.
CATEGORIA DO VASO I II III IV V EXAME EXTERNO 1 ANO 2 ANOS 3 ANOS 4 ANOS 5 ANOS EXAME INTERNO 3 ANOS 4 ANOS 6 ANOS 8 ANOS 10 ANOS TESTE HIDROSTTICO 6 ANOS 8 ANOS 12 ANOS 16 ANOS 20 ANOS

7 - Inspeo

Vasos de presso que no permitam o exame interno ou externo por impossibilidade fsica devem ser alternativamente submetidos a teste hidrosttico.

7 - Inspeo

Teste Hidrosttico
Quando for tecnicamente invivel e mediante anotao no "Registro de Segurana" pelo Profissional Habilitado", o teste hidrosttico pode ser substitudo por outra tcnica de ensaio no-destrutivo ou inspeo que permita obter segurana equivalente.

Considera-se como razes tcnicas que inviabilizam o teste hidrosttico: a) resistncia estrutural da fundao ou da sustentao do vaso incompatvel com o peso da gua que seria usada no teste; b) efeito prejudicial do fluido de teste a elementos internos do vaso; c) impossibilidade tcnica de purga e secagem do sistema; d) existncia de revestimento interno; e) influncia prejudicial do teste sobre defeitos subcrticos.

7 - Inspeo

A inspeo de segurana extraordinria deve ser feita nas seguintes oportunida-des:


a) sempre que o vaso for danificado por acidente ou outra ocorrncia que comprometa sua segurana; b) quando o vaso for submetido a reparo ou alteraes importantes, capazes do alterar sua condio de segurana; c) antes do vaso ser recolocado em funcionamento, quando permanecer inativo por mais de 12 (doze) meses; d) quando houver alterao de local de instalao do vaso.

7 - Inspeo

Ensaios no-destrutivos
-

Inspeo visual

Lquido penetrante -Partculas magnticas fluorescentes -Ultra-som para medio de espessura -Ultra-som para verificao de integridade das soldas

- Ensaios especiais
Anlise metalogrfica por rplica -Ensaios mecnicos em amostra -Correntes Parasitas -Ensaio ris -Emisso Acstica
-

8 - Data-book

8 - Data-Book

Data-Book

1.1 Nome do cliente Identificao do vaso Categoria Classe do fludo Grupo de risco 1.2 Desenho / Croqui / Foto 1.3 Desenho da placa de identificao 1.4 Pronturio 1.5 Relatrio de inspeo 1.6 Projeto de alterao e reparo 1.7 Manual de operao 1.8 Documentao do operador

9 - Discusso de Casos Prticos

10 - Concluso

You might also like