You are on page 1of 13

SUSTENTABILIDADE

O que ?
Sustentabilidade um termo utilizado para definir aes e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das prximas geraes. A sustentabilidade est diretamente relacionada ao desenvolvimento econmico e material limpo.

Aes sustentveis
Explorao dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessrio.

Preservao total de reas verdes no destinadas a explorao econmica.

Aes sustentveis
Aes que visem incentivar a produo e o consumo de alimentos orgnicos, que no agridem a natureza e so benficos sade. Explorao de recursos minerais (petrleo, carvo, minrios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.

Aes sustentveis

Uso de fontes de energia limpas e renovveis (elica, geotrmica e hidrulica) para diminuir o consumo de combustveis fsseis. Essa medida, alm de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluio do ar.

Aes sustentveis
Atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resduos slidos. Gesto sustentvel nas empresas para diminuir o desperdcio de matria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.

Aes sustentveis
Consumo controlado de gua, evitando ao mximo o desperdcio.

Adoo de medidas que visem no poluio dos recursos hdricos, bem como despoluio daqueles que se encontram poludos ou contaminados.

Benefcios
A adoo de aes sustentveis garante, a mdio e longo prazos, um planeta em boas condies para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana.

Isso garante os recursos naturais necessrios para as prximas geraes, possibilita a manuteno dos recursos naturais e garante uma boa qualidade de vida para as futuras geraes.

Empreendimentos sustentveis
Um empreendimento sustentvel deve obedecer a quatro requisitos bsicos de projetos de sustentabilidade ambiental... ...ser ecologicamente correto; ...ser economicamente vivel; ...ser socialmente justo; ...ser culturalmente aceito.

Empreendimentos sustentveis
Para compreendermos melhor os projetos de sustentabilidade ambiental, devemos antes distinguir eficincia ambiental de sustentabilidade...

Empreendimentos sustentveis
H aqui um conjunto de fatores que tornam um empreendimento sustentvel...

Para ele ser ecolgico, tem de ser economicamente vivel;

Para ele ser econmico para a organizao, tem de ser socialmente equitativo; Para ele ser social, tem de ser ecologicamente suportvel.

Dados complementares
Vejamos os setores que mais consomem gua no mundo...

Vejamos os principais usos da gua, no Brasil e no mundo...

Dados complementares

Fonte: Aquastats (Relatrio da FAO-ONU de 2003); World Development Indicators (Relatrio do Banco Mundial, de 2003); Atlas da gua (2005), de Robin Clarke e Jannet King

You might also like