You are on page 1of 105

DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA GRUPO ENTRE FOLHAS / PLANTAS MEDICINAIS

Facilitador Divaldo Loureiro Guimares - Kalel

O Universo no tem preferncias Todas as coisas lhe so iguais. Assim, o sbio no conhece preferncias, Como os homens as conhecem O Universo como o fole de uma forja, Que, embora vazio, fornece fora, E tanto mais alimenta a chama quanto mais o acionamos. E tanto mais falamos no Universo, Menos o compreendemos. O melhor auscult-lo em silncio.

AURICULOTERAPIA

AURICULOTERAPIA

MECANISMO DE AO DA ACUPUNTURA
O Acuponto O ponto de acupuntura constitui o ponto de partida nos efeitos acupunturais; O Efeito da Analgesia Estes estmulos provocam sensao de: dor, adormecimento,sensao de peso, queimao etc.; conhecido como despertar o QI

TEORIA NEURO-HUMORAL
Descobertas mais recentes no campo da pesquisa cientfica sobre acupuntura e auriculoterapia mostram evidncias do envolvimento neuro-humoral e neural no mecanismo de ao da analgesia pela acupuntura somtica e auricular. As substncias bem conhecidas do mecanismo so as endorfinas, encefalinas, serotonina, histamina, prostaglandina, entre outras.

EFEITO INIBIDO O efeito analgsico da acupuntura pode ser inibido ao se injetar soluo anestsica clssica no acuponto antes da picada da agulha, embora o bloqueio vascular sanguneo no iniba a ao analgsica.

As fibras sensitivas que transportam os impulsos nervosos da sensao acupuntural pertencem aos grupos I, II Estas fibras chegam at a medula espinhal.

A teoria da Endorfinas, explica em parte a ao da analgesia acupuntural, e afirma que: o estmulo nociceptivo no acuponto induz a liberao de endorfinas e encefalinas aos nveis medular e central. Estes neuro-hormnios fixam-se nos receptores opiceos e impedem a conduo dos impulsos dolorosos.

O tempo que se leva para produzir a analgesia pela acupuntura e efeitos gerais e comportamental varia de 15 a 20 minutos,

FISIOLOGIA PELA MTC (ZNG FU)


A MTC considera e distingue dois grupos de vsceras, o chamado Zng e Fu. Os Zng constituem os rgo yin ou orgos tesouro, enquanto que os Fu so os rgos yang. Ambos, Zng e Fu esto ligados por canais secundrios e acoplados (Lo) respectivos. Os rgos yang ou Fu so: intestino grosso, estmago, intestino delgado, bexiga, triplo aquecedor e vescula biliar. Os Zng so: figado, corao, rim, bao-pncreas, pulmo e circulao-sexualidade.

FUNES: Corao (Xin) O corao controla o sistema circulatrio: sangue, vasos sanguneos, a motricidade (atravs do SNC e Perifrico), a gustao, formato e cor da lngua. Influi nas atividades cerebais: sono, viglia, pensamentos, sensaes. O corao constitui a sede da psiqu e da conscincia (Shn). Funo acoplada: intestino delgado. Elemento: fogo Figado (Gn) Trata-se de um rgo yin com polifunes: antitxicas, hematolgicas, glandular, controle de atividade muscular, digestiva, imune, controle da viso (armazm de vitaminas), sntese protica e lipdios, sexualidade (gnadas, menstruao, ereo peniana). Funo acoplada: vescula biliar. Elemento: madeira

Vescula Biliar (Da n) Acumula, reabsorve e secreta a bile, complementa a funo heptica. Elemento: madeira Bao (P) A noo de bao abrange os rgo bao mais pncreas, para a MTC, com funo: linftica, digestiva, hematolgica, controle muscular e das glndulas salivares. Funo acoplada: estomgo. Elemento: terra Estmago (wi) Tem funo digestiva. Funo acoplada: bao-pncrea (terra)

Intestino Delgado (Xia o chang) Xia o (= pequeno) parte componente do tubo digestivo (chang), tem funo digestiva e de equilibrio hdrico. Funo acoplada: corao (fogo) Intestino Grosso (Da-Chang) Absoro de gua, eliminao de substncias, contm o apndice, de funo linfoide. Funo acoplada: pulmo. Elemento: metal Bexiga (Pnguang) Armazena e elimina a urina. Funo complementar do rim. Elemento: gua

Rim (Shn) O conceito de funo renal, para a MTC, abrange funo urinria, crtico-adrenal, gonadal e controle da funo cardiovascular. Distinguem-se dois rins: o rim yin ou rim gua, e o rim yang ou rim fogo (circulao-sexualidade = funo gondica e vascular).Controla o metabolismo sseo, dentrio, do ouvido, das glandulas salivares e endcrinoas. Funo acoplada: bexiga. Elemento: gua Circulao-sexualidade (Mng-mn), ou tambm, Xin bo Porta da vida ou destino. Refere-se s gnadas, genitlia, sexualidade e funo vascular (Xn bo= pericrdio) Funo complementar: triplo aquecedeor. Elemento: fogo

Pulmo (Fi) Tem funo respiratria, assimila a energia vital e a distribui (Q Fi). Controla a nutrio metablica e energtica da pele. Funo complementar: intestino grosso. Elemento: metal

Triplo Aquecedor (S n-ji o) O termo S n ji o significa o que divide em trs partes; trs usinas de energia Superior corresponde funo cardiopulmonar T.A. Mdio corresponde funo digestiva T.A. Inferior corresponde funo geniturinria Funo acoplada : circulao-sexualidade. Elemento: fogo As funes Yin (Zng) se inter-relacionam de acordo com o arranjo no pentagrama dos cinco elementos. Idem para as funes Yang (Fu). importante salientar que as funes Yin e Yang se conectam com o sistema energtico do corpo.
T.A.

CANAIS ENERGTICOS E O MICROSSISTEMA AURCULAR

A MTC considera o pavilho auricular um microssistema conectado aos canais principais, colaterais (=jnglo) e aos rgos internos (=Zang Fu). A extremidade ceflica onde se inclui a orelha, segundo Ni Jng, recebe irrigao sangunea (Xu) e energticas (Q) dos doze canais principais e de seus 365 colaterais. Diretamente, os meridianos Yang atingem a orelha (intestino grosso e delgado, estmago, Triplo aquecedor, vescula biliar, bexiga). Os canais Yin chegam ao nvel auricular indiretamente, atravs de ramos.

Lateralidade e Dominncia - quanto polaridade a orelha direita yang enquanto que a esquerda yin. A lateralidade cruzada se justifica, pois o hemisfrio cerebral esquerdo yin e o direito Yang. O indivduo destro tem lateralidade predominante esquerda cerebral, ou Yin, de comando energtico e neurofisiolgico sobre o lado direito corporal: e a orelha direita tem polaridade Yang. A pessoa com predomnio do hemisfrio cerebral direito ou Yang tem controle energtico e neurofisiolgico sobre a hemilateralidade esquerda corporal e auricular (Yin).

Portanto, em 80% dos pacientes a orelha direita tem dinmica sobre a esquerda (promove ao inibitria ou contradominante sobre a orelha direita). A verificao do reflexo auricular mostra qual a orelha dominada e qual a dominate. Aps tal constatao, a orelha dominante recebe o principal estmulo nos pontos auriculares. Outro modo segue a classificao tipolgica YIN-YANG. Individuo tipo YIN = lateralidade auricular esquerda e YANG = lateralidade auricular direita.

Micromeridianos So considerados como micromeridianos os meridianos da acupuntura em miniatura distribudos num determinado microssistema. O microssistema auricular representa a projeo de todo o organismo; em consequncia, contm os micromeridianos auriculares, portanto, cada acuponto somtico se encontra na orelha como microponto auricular.

Microssistema e Anatomia Auricular

SEMIOLOGIA DO MICROSSISTEMA AURICULAR


Etapas do Diagnstico A primeira etapa semitica do microssistema auricular consiste na anamnese ou interrogatrio do paciente. A prxima etapa exame fsico, fase caracterizada pela inspeo auricular. As manobras de inspeo seguem as seguintes condies:

Posio paciente/profissional O paciente deve ficar na posio de decbito dorsal, confortvel com a cabea inclinada a 135 em relao ao longo eixo do corpo, a fim de que se obtenha amplo campo de viso para inspeo do pavilho da orelha. O profissional deve ficar prximo e ao lado da regio ceflica do paciente para facilitar as manobras de manuseio das aurculas. A mesa auxiliar tendo disposio os instrumentos, aparelhos e materiais para a auriculoterapia pode se situar atrs do div clnico e imediatamente ao lado do profissional, para fcil acesso da mesa ao paciente e viceversa.

Foco de luz Aluminosidade natural ou foco indireto sobre o pavilho auditivo fica a tal distncia que impea o aquecimento da pele do paciente e no altere a colorao cutnea auricular.

Manobras de Diagnstico Basicamente a semitica da acupuntura chinesa tradicional utiliza-se dos seguintes recursos diagnsticos: da MTC: anlise das alteraes dermatolgicas na aurcula indicativas de desequilibrio energtico nos meridianos rgos internos (Zang Fu). Tcnica denominada de Zang Fu Xiang Lio Fa. Mtodo dos cinco elementos ou anlise auricular atravs da aplicao dos cinco elementos. A MTC denomina de Wu Xing E r Zhen Lio Fa. Mtodo Bi Zhenpara seleo de acupontos que abrange os princpios anteriores, as entidades viscerais e a avaliao clnica do paciente e de seu modo reacional frente ao tratamento. A escola brasileira de auriculoterapia adota os mtodos discutidos acima, alm dos recursos da auriculoterapia de Nogier.
Mtodo

Inspeo visual O primeiro contato com aurcula do paciente para fins de diagnose deve ser o visual. A anlise visual da orelha fornece uma srie de informaes: - Correspondncias Anatmicas Auriculares Irregularidades anatmicas do pavilho evidnciam alteraes e/ou disfunes orgnicas, por exemplo: A insuficincia renal congnita (rim yin insuficiente) est associada baixa implantao da orelha, como tambm os sinais auriculares. Defeitos anatmicos na rea auricular indicam alterao funcional lesional ou energtico na rea ou rgo em correspondncia somatotpica. Exemplo: alteraes anatmicas na regio do ante-hlix correspondente coluna vertebral indicam desvios de coluna, ostefitos etc...

- Colorao da orelha As alteraes da colorao do pavilho auricular so indicativas de distrbios funcionais, e podemos encontrar as caractersticas de um gradiente de discromias auriculares tais como:
palidez

= rim insuficiente eritose = corao, hipertenso verde = fgado cinza = pulmo amarelada = bao azulada = fgado ou algia

Inspeo de palpao Aps a observao das leses bsicas no microssistema auricular a prxima fase a inspeo pela palpao direta e/ou indireta propriamente dita. Enfatiza-se que a orelha deve ser manuseada o mnimo possivel, a fim de no se alterar a colorao e a resistncia eltrica dos pontos auriculares.

Determinao dos Pontos Auriculares Hiperlgicos Durante a manobra diagnstico feita pela palpao digital direta procura-se investigar o ponto mais doloroso e a identificao da rea auricular, deve-se perceber a textura, temperatura, aparecimento de leses bsicas, dados que posteriormente sero comparados cartografia dos pontos auriculares para se reconhec-los. A fase de palpao puntiforme e a direta so de grande importncia na determinao do ponto hiperlgico e pode ser feita com o auxlio de instrumentos de ponta romba: estilete de madeira, palito de fsforo ou ento o cabo da agulha filiforme de acupuntura, brunidor de amlgama, tampa de caneta BIC ou ainda com puntoscpio eltrico (caneta detectora de acupontos)

O paciente pode manifestar dor palpao puntiforme em determinado ponto em correspondncia somatotpica. O recurso da pesquisa do ponto lgico auricular valioso tanto para fins de diagnstico como teraputicos, haja vista o ponto lgico ser o principal acuponto a receber o estmulo. Segundo o Dr. Nogier a presso exercida sobre o ponto auricular no deve exceder a 250 g/mm2

TCNICA DE ESTMULOS NOS ACUPONTOS AURICULARES


Estmulo pelas agulhas de acupuntura O acuponto uma estrutura anatmica funcional apropriada para receber estmulos, o ponto de partida do mecanismo de ao da acupuntura. O principal tipo de estmulo se faz atravs das agulhas de acupuntura: filiformes e semipermanentes.

Agulhas Filiformes e Semipermanentes Existem muitos tipos de agulhas: inox, prata, ouro, cobre etc. As mais usadas so as de inox; pode-se optar pela prata para sedar dores, hiperfuno orgnica; e pela de ouro para tonificar um rgo hipoativo, ou para estimular determinada atividade fisiolgica. Ainda pode-se substituir a agulha de ouro pela de cobre, pois o metal Cu tonifica a funomeridiano. O tamanho das agulhas varivel. Para uso auricular so indicadas as agulhas mais finas (0,25) e curtas. Aps a observao feita por meio de lupa eletrnica, conclumos que as melhores so as agulhas chinesas, pois o acabamento da ponta ativa de boa qualidade. Atualmente as agulhas nacionais so tecnicamente satisfatrias.

Angulao de puntura Varia de acordo com a regio a ser picada pela agulha. Na aurcula, a insero perpendicular ou de 90 mais utilizada. A insero horizontal da agulha preconizada para transfixao subcutnea de pontos. exemplo: picar ponto mandbula horizontal at atingir o ponto maxila. Mtodo de insero da agulha filiforme A puntura deve ser feita de modo rpido, preciso e nico, pela insero bidigital, apoiando o polegar na rea prxima ao ponto requerido ou bimanual: segura-se a agulha com uma das mos sobre o ponto e com a outra aplica-se o indicador num toque nico e certo para realizar a insero da agulha no tecido. A profundidade varia de acordo com a estrutura da regio a ser punturada. No hlix, por ser mais delgado, a insero mais superficial; no lbulo tragus e antitragus a insero pode ser mais profunda, como , em geral, nos casos agudos e mais superficial nos crnicos.

Agulhas individuais As agulhas so obtidas em cartelas de dez unidades, previamente estreis, que o paciente pode optar por adquirir para uso individual. Assepsia do pavilho da orelha Pode-se usar preferncialmente o ter ou lcool para assepsia do local antes da puntura do ponto. Cuidado! Evitar manipulao aurcular excessiva, ou seja, aps feito o diagnstico pelo microssistema auricular.

Estmulo tcnico ou moxabusto Outra tcnica de estmulo dos A. As a moxa ou o aquecimento dos acupontos no pavilho dentro da tolerncia ao calor da pele do paciente. Pode ser realizado com uso de: incenso de vareta fina; flambagem de um calcador de amlgama; moxador eltrico. Tempo de estmulo: fazer de trs a cinco aplicaes sobre o ponto Indicaes: artralgia pioradas pelo inverno, frio, umidade, nevralgia do trigmeo, neurites.

Estmulo pelas esferas metlicas Esta tcnica consiste em estimular o A.A. atravs de pequenas esferas de prata ou ouro de 3mm de dimetro fixadas na fita adesiva. As de prata tm a funo de sedar e as de ouro estimular ou tonificar. Indicao: no tratamento peditrico, apenas o estmulo nociceptivo mais fraco suficiente, contra-indica-se a agulha filiforme em criana at sete anos. Tempo de estmulo: a esfera adesiva, aps fixada no acuponto, deve ser mantida durante trs a dez dias.

Estmulo pela tcnica da massagem auricular A massagem consiste em dois tipos: 1.automassagem - o paciente massageia a si prprio 2.heteromassagem - aplicao da massagem com as mos do terapeuta sobre o paciente A massagem auricular pode ser feita atravs de manobras diretas e indiretas. Realiza-se atravs de instrumentos rombos como o brumidor, calcador etc., como movimentos rotatrios, circulares sobre o acuponto da orelha. Indicao: crianas, adultos para manuteno de sade, mialgia, urgncias: lipotemia, nuseas etc.

Massagem auricular bidigital: Pode ser pela auto heteromassagem Ex.: massagem no lbulo para tratamento de epilepsia infantil. O profissional pode recomendar ao paciente para fazer massagem auricular no lbulo da orelha; assim sendo, a me pode massegear o pavilho auricular da criana, em casa. A massagem bidigital realizada pelo dedo indicador e o polegar, o segundo massageia circularmente a face externa do pavilho e o primeiro a interna.

A simples massagem auricular dos pontos Shen Men mais a cavidade bucal e odontalgia sedam o paciente e desensibilizam a rea bucodental, permitindo a instrumentao odontolgica.

Sentido de orientao da massagem auricular - Tonificao: sentido horrio da massagem circular na orelha ou no ponto da aurcula, durante cinco minutos - Sedao: sentido anti-horrio da massagem circular na orelha, durante dez a quinze minutos, em caso agudo, vrias vezes por dia.

Cromopuntura Consiste no estmulo aplicado atravs da utilizao da energia luminosa (cromo=cor) dirigida no ponto auricular. Obedece a metodologia da teoria dos cinco elementos e as cores a saber: Para estimular R e B = infra-vermelho E e Bp = amarela F e Vb = verde e azul P e IG = branca C e ID = vermelha Cs e Ta= vermelha

Para sedar R e B = amarela E e Bp= verde ou azul F e Vb= branca P e IG= vermelha C e ID=infra-vermelho Cs e Ta=infra-vermelho O dispositivo luminoso mais apropriado para a cromopuntura o fotopolimerizador (luz halgena) de fibra tica e ponteira fina. Vantagem: no aquece a orelha, eficaz, indolor, no provoca efeitos colaterais, desde que selecionada a cor exata. Indicao: pacientes hipersensveis e que tm medo das agulhas, crianas.

2. Escola Chinesa (Pequim - AMTC) DEFINIO Quaisquer alteraes ou desequilbrios orgnicos, ou mesmo leses, fraturas etc, refletem-se em zonas correspondentes no pavilho auricular. Por conseguinte, na ocorrncia destes, comum se notar, respectivamente na orelha, o aparecimento de manchas, erupes, dor ou algum outro tipo de anormalidade. a estes sintomas correspondentes, que a auriculoterapia atribui o nome do ponto. Assim , por meio de aplicaes de agulhas nos pontos e da estimulao destes, prescreve-se um tratamento que dever prosseguir at a obteno de uma cura completa ou, pelo menos, de um alvio profundo de tais sintomas. A disposio dos pontos no pavilho assemelha-se posio de um feto no tero materno. ao se achar prximo do nascimento. Portanto, de modo anlogo distribuio dos rgos no feto d-se a localizao dos pontos correspondentes na orelha .

Acredita-se que tais pontos auriculares sejam ramificaes dos seis meridianos principais Yang (intestino delgado, intestino grosso, estmago, vescula biliar, triplo aquecedor). Contudo admissvel tambm a afirmao de que a inervao do pavilho auricular feita pelas ramificaes dos nervos cranianos (nervo trigmio-V, nervo facial-VII, nervo glossofaringeo-IX e nervo vago-X p.c.), dos nervos auriculotemporais (ramo do nervo trigmio) e dos nervos occiptal maior e menor. Portanto, pode-se dizer que os pontos do pavilho auricular, alm de terem uma ao energtica, atuam por um mecanismo reflexo que, atravs de estmulo direto ou indireto sobre os pontos, produz uma resposta a nvel de sistema nervoso central, mais especificamente no hipotlamo, o qual age sobre os rgos correspondentes.

LOCALIZAO E APLICAO CLNICA Existem mais de 200 pontos, todos efetivos e necessrios ao tratamento e cura de inmeras enfermidades. Destes, apenas 128 sero aqui enfatizados por serem considerados essenciais sob o prisma da auriculoterapia. 1. Ponto 0 Situado na raiz da hlice ao meio da orelha. Usado para doenas psicossomticas.

2.Diafragma Situado no incio da raiz da hlice. Usado para espasmo do diafragma e estmago, gastroenterite, tabagismo. 3. nus (segmento inferior reto) Usado para constipao, leucorria, hemorridas, prurido e fissura anal. 4. Uretra Situado no segmento anterior da hlice. Usado para disria, clculo em uretra, infeco em vias urinrias, prurido vulvar. 5. Genitlia Externa Usado para impotncia, orquite, disria, ejaculao noturna, erupes dos testculos.

6. Hemorrida Situado na hlice, na borda da fossa triangular. Usado para hemorrida e fissura anal. 7. Ponto de Auricula Situado no ponto mais alto da orelha, a hlice, na ruga formada quando se dobra a orelha contra o trago. Usado para hipertenso (sangramento de 3 a 5 gotas) e como antiinflamatrio. 8. Amgdala 1 Situado na hlice, posteriormente ao ponta da aurcula. Usado para amigdalite, faringite.

9.Fgado 1 Situado acima do tubrculo auricular de Darwin. Usado para hepatite crnica. 10. Fgado 2 Situado logo abaixo do tubrculo auricular de Darwin.Usado para hepatite crnica. 11. Hlice 1 Abaixo do tubrculo auricular, no meio da borda inferior do lbulo, linha curva dividida em 5 segmentos iguais, os quais so conhecidos como hlice 1,2,3,4,5 e 6 , respectivamente. Usado para amigdalite, faringite. 12. Hlice 2 13. Amgdala 2 Situado na hlice, perto do ponto do ombro. Usado pra amigdalite, faringite.

14. Hlice 3 15. Hlice 4 16. Amgdala 3 Situado no fim da hlice, usado para amigdalite, faringite. 17. Timo Usado para disfuno do timo. 18. Ouvido Interno Usado para otites, surdez, zumbidos, perda do sentido de equilbrio, audio deficiente.

19. Hlice 5 Uso descrito. 20. Hlice 6 Situado no meio da borda inferior do lbulo. Uso descrito. 21. Amgdala 4 Situado acima da hlice 6. Uso descrito. 22. rea Especfica para Tumor Linha curva conectando: Hlice 4 e Hlice 6. Usado para efeito analgsico no tratamento de tumores). 23. rea da Face e Malar rea estreita ovalada entre o ponto do olho e o do ouvido interno. Usado para paralisia facial, espasmo facial, nevralgia do trigmio, paratidite.

24. Olho Situado no centro do lbulo da orelha. Usado para doenas dos olhos. 25. Lngua Situado acima do ponto do olho no lbulo. Usado para glossite. 26. Palato Superior Situado no lbulo posterior e inferior do ponto lngua. Usado para dores de dente, rigidez de articulao, temporomandibular, linfadenite submandibular, anestesia para extrao dentria. 27. Palato Inferior Situado no lbulo anterior e superior do ponto da lngua. Uso descrito no palato superior.

28. Anestesia Dentria Usado para extrao e dor de dente. 29. Neurastenia Usado para neurastenia e como ansioltico. 30. Maxilar Usado para anestesia, dor dos dentes superiores e nevralgia do trigmio. 31. Mandbula Usado para nevralgia do trigmio e dor de dente. 32. Parietal Situado abaixo do ponto occipital. Usado para cefalia e vertigem.

33. Frontal Situado anterior e inferiormente ao antitrago. Usado para as doenas psicossomticas e neurognicas, cefalia frontal, rinites. 34. Temporal Situado entre o frontal e o occipital. Usado para enxaqueca, cefalia, temporal, vertigem. 35. Occipital Situado abaixo da juno do antitrago com a ante-hlice, abaixo do ponto do cerebelo. Usado para enfermidade do sistema nervoso na sua fase aguda (convulses, tremores, rigidez na nuca), desmaios e meningites. Previne as tonturas, vmitos e alteraes que geralmente ocorrem nas viagens, alturas, etc. antiinflamatrio, acalma dores nervosas, tosse, asma e pruridos.

36. Dente e Laringite Situado posterior e superiormente ao ponto occipital. Usado para dor de dente, gengivite, amigdalite, laringite, faringite. 37. Dor de Dente Situado na parede interna do antitrago na altura do ponto occipital. Usado para dor dentria. 38. Hipfise Situado no fundo da parede interna do antitrago. Usado para regulao da funo da hipfise, acromegalia, diabete inspido, choque emergente, distrbios de funes sexuais, distrbios do sistema endcrino. 39. Tronco Cerebral Situado na borda da poro inferior do antitrago, perto do pescoo. Usado para leso vascular de crebro, hemiplegia, convulso.

40. Ponto Cerebral Situado entre o ponto de asma e tronco cerebral. Usado para regulao da funo do crtex cerebral, doenas do sistema nervoso, digestivo, endcrino, geniturinrio, tem ao hemosttica para as doenas hemorrgicas. 41. Partida Situado medialmente ao ponto da asma. Usado para parotidite, obstruo do ducto partideo, prurido. 42. Asma Situado medialmente ao ponto da asma. Usado para tosse, asma, prurido e controle da funo respiratria.

43. Subcrtex Situado anteriormente parede interna do antitrago. Usado para regulao de funo do crtex cerebral, insnia, sonolncia, distrbios do sistema psiconervoso, tem funo antiinflamatria, analgsica, antialrgica. 44. Ovrio Situado anterior e inferiormente parede interna do antitrago, ao lado do subcrtex. Usado para menstruaes anormais, dismenorria, esterilidade, disfuno ovariana. 45. Testculo Situado superiormente parede interna do antitrago. Usado para distrbios das funes sexuais, orquite, eczema de escroto.

46. Olho 2 Situado na borda externa posterior e inferior incisura intertrgica. Usado para astigmatismo e vrias doenas dos olhos. 47. Olho 1 Situado na borda externa anterior e inferiormente incisura intertrgica. Usado para glaucoma e atrofia de nervo ptico. 48. Ponto de Levantar a Presso Arterial Situado na face externa da depresso intertrgica entre olho 1 e olho 2. Usado para hipotenso e choque.

49. Endcrino (glndulas de secreo interna) Situado no fundo da depresso intertrgica. Usado para disfunes das glndulas endcrinas, promoo de absoro, excreo e metabolismo, como antialrgico, antireumtico, e para distrbios digestivos, circulatrios, em ginecologia e obstetrcia e em doenas da pele. 50. Hipertenso Situado abaixo do ponto da fome. Usado para hipertenso. 51. Adrenal (supra-renal) Situado no tubrculo inferior do bordo do trago. Usado para controle da secreo de adrenalina e adrenocortecosteride, antiinflamatrio, antialrgico, antichoque, anti-reumtico, para circulao sangunea, perifrica, febre, doenas de pele.

52. Ponto da Fome Situado abaixo do nariz externo. Usado para moderao do apetite e sensao de fome exagerada, diabete mellitus. 53. Nariz Externo Situado no ponto mdio anterior cartilagem do trago. Usado para doenas de nariz e rinite. 54. Ponto de Sede Situado superiormente ao nariz externo . Usado para moderao da sede , diabete mellitus e diabete inspida. 55. Laringe e Faringe Situado na face interna do trago na poro superior. Usado para faringite aguda e crnica, amigdalite, laringite e dor de garganta.

56. Trago Situado no tubrculo superior da borda do trago. Usado na intoxicao alimentar, como antiinflamatrio e analgsico. 57. Ponto Cardaco Situado na borda posterior e inferior do ouvido externo. Usado para taquicardia e arritimias. 58. Ouvido Externo Situado na cavidade anterior incisura supratrgica. Usado para m audio, Tinnitus. 59. Boca Situado entre o incio da raiz da hlice e a abertura do meato externo. Usado para lcera de cavidade oral, rigidez de juno temporomandibular.

60. Esfago Situado abaixo do incio da raiz da hlice, na linha vertical ao ponto do diafragma. Usado para obstruo funcional do esfago e disfalgia histrica. 61. Crdia Situado na mdia da cavidade da concha abaixo da raiz da hlice. Usado para espasmo do crdia, hrnia de hiato, regurgitao, eructao. 62. Estmago Situado anteriormente e no incio da raiz da hlice, no local onde esta raiz ainda no aparece.Usado para distrbios digestivos, m digesto, gastrite, insnia, lcera pptica, distenso gstrica funcional e dor de estmago.

63. Duodeno Situado acima da raiz da hlice, ao lado da raiz da hlice, na linha mdia da cavidade da concha. Usado para lcera duodenal, distrbios digestivos. 64. Intestino Delgado Situado acima da raiz da hlice, anteriormente ao ponto do duodeno. Usado para gastrite aguda, enterite, distenso intestinal, intoxicao alimentar, colite intestinal, distrbios cardacos, palpitao e taquicardia. 65. Apndice Situado acima da raiz da hlice, anteriormente ao ponto do intestino delgado. Usado para apendicite aguda ou crnica.

66. Intestino Grosso Situado acima da raiz da hlice, anteriormente ao ponto apndice. Usado para enterite, disenteria, diarria, constipao, hemorridas, distrbios respiratrios. 67. Prstata Situado medial e superiormente bexiga. Usado para prostatite, infeco do trato urinrio, hematria, ejaculao precoce, espermatorria. 68. Bexiga Situado superiormente ao intestino grosso. Usado para cistite, polaciria, disria, dor na bacia, dor e rigidez de coluna. 69. Ureter Situado entre o ponto do rim e da bexiga. Usado para clculo renal, clica renal.

70. Rins Situado superiormente ao ponto do intestino delgado. Usado para clculo renal, nefrite, cistite, enurese, disria, citica, lombalgia, distrbios geniturinrios, esterelidade, periodontite, anemia, aplastica, leucemia, edema, laringite e faringite crnica, diarria, tonificao do crtex cerebral e rim, perda de memria, cefalia crnica, fadiga crnica, neurastenia. 71. Alcolatra Situado abaixa do ponto do rim. Usado para alcoolismo. 72. Ascite Situado acima do ponto do intestino delgado. Usado para ascite, cirrose, distrbios de eletrlitos.

73. Pncreas e Vescula Biliar Situado a meia distncia entre os pontos do rim e fgado, abaixo da borda inferior da parte superior da ante-hlice. Usado para gastrite aguda, pancreatite, colecistite, clculo vesicular e m digesto. 75. Fgado Situado logo acima do ponto do estmago, em linha vertical e acima do ponto do bao. Usado para hepatite aguda ou crnica, anemia ferropriva, nevralgia, dores reumticas, cefalia, vertigem, distenso gastrointestinal, espasmo muscular, dor torcica ou intercostal e vrias doenas dos olhos. 76. Hepatomegalia Situado ao lado do ponto do estmago, entre o mesmo e a ante-hlice. Usado para hepatite e hepatomegalia.

77. Msculo Relaxante Situado entre o ponto do estmago e da hepatomegalia. Usado para relaxamento muscular, anestesia de acupuntura, hepatite, cirrose. 78. rea de Hepatite Situado posterior e inferiormente ao ponto do estmago. Usado para hepatite aguda ou crnica. 79. Bao Situado abaixo da rea de hepatomegalia. Usado para indigesto, doena de sangue, hipermenorria, prolapso retal, atrofia muscular. 80. Traquia Situado no mesmo nvel do corao, em linha vertical e abaixo do ponto da boca.

81. Brnquios Situado na face interna da concha, prximo regio do pulmo. Usado para bronquite aguda ou crnica, asma. 82. Pulmo Ponto duplo, situado em torno, acima e abaixo do ponto do corao.Usado para doenas respiratrias, doenas de pele, queda de cabelo, rinite, tosse, dispnia, asma, bronquite, pneumonia, vcio de drogas, tabagismo e anestesia. 83. Corao Situado no meio da cavidade da concha. Usado para enfermidades do corao, palpitao, anginas, diversos tipos de neurastenia, insnia, fadiga, taquicardia, hipertenso, choque, como sedativo hipntico para histeria, esquizofrenia, epilepsia, doena da garganta e colite intestinal.

84. Lateral a Pulmo Situado lateralmente ao pulmo. Uso descrito em (82). 85. Abdmen Superior e Inferior Situado inferior e superiormente ao meato externo. Usado para doenas do abdmen. 86. Triplo Aquecedor Situado abaixo da traquia. Usado para hepatite, bronquite, doenas do mesentrio e peritnio, edema. 87. Esteride Situado medialmente ao fundo da incisura intertrgica. Usado como antiinflamatrio, antialrgico, antichoque, antireumtico.

88. S.N.V. (Sistema Nervoso Vegetativo) Situado na raiz da ante-hlice inferior, no ponto onde se acha a face interna da hlice. Usado para disfuno do sistema nervoso autnomo. Efeito analgsico e antiespasmdico, espasmo gstrico, lcera pptica, calculo em ureter. Efeito de vasodilatao, tromboflebite, cardiopatia coronria, sudorese noturna, anestesia atravs da acupuntura. 89. Nervo Citico Situado na metade e sobre a raiz da ante-hlice inferior. Usado para citica. 90. Vrtebras Sacrocccix Situado sobre a raiz da ante-hlice inferior. Usado para dor na regio sacrococcigiana.

91. Glteo Situado no comeo da raiz da ante-hlice inferior, abaixo e na vertical do ponto plvis. Usado para citica, dor na juno sacroilaca. 92. Vrtebras Lombares Situado em seguimento ao ponto vrtebra sacrocccix. Usado para lombalgia trauma lombar, inflamao e degenerao de vrtebras lombares. 93. Ponto de Lombalgia Situado acima do ponto mdio das vrtebras lombares. Usado para dor, inflamao, trauma na regio lombar.

94. Vrtebras Torcicas Situado em seguimento ao ponto vrtebras lombares. Usado para trauma, dor, limitao do movimento das vrtebras correspondentes. 95. Vrtebras Cervicais Situado no incio da ante-hlice e na borda interior, um pouco acima do cerebelo. Usado para trauma, dores e limitao do movimento das vrtebras correspondentes. 96. Pescoo Situado em paralelo ao ponto cerebelo, na juno da ante-hlice com o antitrago. Usado para dores e limitao do movimento do pescoo. 97. Glndula Mamria So dois pontos situados abaixo do ponto do trax.

98. Trax Situado na ante-hlice, ao nvel da incisura supratrgica. Usado para nevralgia intercostal, dor ou sensao de peso no trax. 99. Abdmen Situado na ante-hlice, na linha horizontal que passa pela ponta da raiz da ante-hlice inferior. Usado para vrias causas de dor abdominal, tais como lcera pptica, inflamao do aparelho digestivo, clicas. 100. Ponto Termognico Situado na ante-hlice. Usado para hipertemia de origem funcional e como analgsico. 101. Bacia Situado na raiz superior da ante-hlice. Usado para dores e disfuno da bacia.

102. Joelho Situado no comeo da raiz superior da ante-hlice, em sua parte mais baixa, quase na funo com a fossa triangular. Usado para dor e disfuno do mesmo. 103. Tornozelo Situado acima do ponto do joelho na raiz superior da ante-hlice. Usado para dor e disfuno do mesmo. 104. Calcanhar Situado acima do ponto do tornozelo. 105. Dedos dos Ps Situado ao lado do calcanhar.

106. Plvis Situado no incio da fossa triangular, perto da bifurcao da raiz superior e inferior da ante-hlice. Usado para inflamao da plvis, dismenorria. 107. Shen-Men Situado na fossa triangular, logo acima do ponto da plvis. Usado para controle da ao excitatria e inibitria da crtex cerebral. Tem efeito tranquilizante, analgsico, antialrgico. um ponto essencial para anestesia atravs da acupuntura. Usado tambm para distrbios do sistema nervoso, epilepsia, histeria, neurastenia, insnia, vertigem, tonturas, enxaqueca, cefalia, distrbios do sistema digestivo, lcera pptica, gastrite, enterite, clica intestinal, distrbios do sistema respiratrio e circulatrio, tosse, dispnia, bronquite, asma, taquicardia, palpitao, hipertenso.

108. Caxo Femural Situado na fossa triangular, anteriormente ao ponto da plvis. Usado para dor e disfuno do mesmo. 109. Ponto da Asma Situado entre o ponto tero e plvis.Usado para asma. 110. Ponto da Hepatite Situado entre o ponto de baixar a presso arterial e o Shen-Men. Usado para hepatite aguda ou crnica. 111. tero Situado no fundo e na metade da linha mais profunda da fossa triangular.Usado para dismenorria, leucorria, endometrite, prolapso do tero.

112. Ponto de Baixar a Presso Arterial Situado no ngulo superior, medialmente fossa triangular. Usado para hipertenso, cefalia vascular. 113. Reto Situado no ngulo interno inferior da fossa triangular. Usado para enterite, constipao, hemorridas, prolapso retal. 114. Uretra (novo) Situado interna e superiormente ao ponto do tero. Usado para dor mico, infeco de uretra, reteno urinria, frequncia urinria aumentada (polaciria). 115. Constipao Situado abaixo do ponto do tero. Usado para constipao, hemorridas.

116. Apndice Situado no ponto mdio da linha entre os dedos dos ps (105) e dedos das mos (117). Usado para apendicite. 117. Dedos das Mos Situado na fossa escafa, acima do tubrculo auricular de Darwin. 118. Urticria Situado abaixo do ponto (117). Usado para urticria, manifestaes alrgicas. 119. Nervo Occipital Menor Situado ao lado do ponto (118). Usado para cefalia, enxaqueca.

120. Punho Situado abaixo do ponto (117). Usado para dor e disfuno do punho. 121. Cotovelo Situado no ponto mdio do punho (120) e ombro (123). Usado para dor e limitao dos movimentos do cotovelo. 122. Apndice 2 Situado entre o cotovelo (121) e ombro (122). 123. Ombro Situado na fossa escafa ao nvel da incisura supratrgica. Usado para dor e limitao do movimento do ombro.

124. Axilar Situado entre o ombro (123) a articulao do ombro (125). Usado para dor e inchao do linfondulo axilar. 125. Articulao do Ombro Situado entre ombro (123) e clavcula (126). Usado para dor de ombro, limitao do movimento do ombro, periartrite. 126. Clavcula Situado na fossa escafa no mesmo nvel do pescoo (96). Usado para dor ou fratura da clavcula.

127. Tireide 1 Situado no ponto externo e lateral ao ponto do pescoo (96). Usado para disfuno tireoidiana, hipertiroidismo, hipotiroidismo. 128. Apndice 3 Situado no ponto inferior e medial ao da clavcula (126). Usado para apendicite.

ESQUEMAS TERAPUTICOS
Abcesso em geral: ADRENAL, Bao, endcrino, hipotlamo, PAC. Abcesso dental: ADRENAL, endcrino, hipotlamo, MAXILA, PONTOS ODONTLGICOS, Olho, Face e Bao. Acne: PULMO, Pele, Adrenal, PAC, R e F. Afta: Pulmo, adrenal, BOCA, E, IG.

Alcoolismo: TRIGMEO, Agressividade, F, BOCA. Alopecia: PULMO, R, Shn Mn, Cerebral, pac, pele. Alveolite: RIM, E, IG, Adrenal, Pontos odontlgicos, Palato, boca, pac. Amenorria (dismenorria) Angstia, depresso: Pulmo, Shn Mn, Corao, Porta da Emoo, pele, depressivo, cerebral.

Asma: PULMO, R, Shn Mn, Olfato, Nariz interno, alergia, asma, adrenal, F, Ping-Chuan 1 e 2 brnquios. Alergia: F, P ,Adrenal, Alergia, pele, olfato, urticria, endcrino. Ansiedade, fobia: Shn Mn, C, R, E, Porta da Emoo, pex do ante-hlix, simptico. Artrite reumatide: R, F, Bp, adrenal, Darwin, pac, alergia, endcrino, apex do ante-hlix. Crie, desmineralizao do esmalte dentrio: Shn Mn, R, Ondotalgia, Endcrino, Trigmeo, maxila, mandbula.

Crie, desmineralizao do esmalte dentrio: Shn Mn, R, Ondotalgia, Endcrino, Trigmeo, maxila, mandbula. Candidase: Shn Mn, Bp, Adrenal, Darwin, Pac. Cervicalgia: Adrenal, Pescoo, pescoo (ma) C1 a C7. Pac. Cervicobraquialgia: F, Mio-relaxante, Mestre Mm. Superior, Antilgico, Mestre Ombro, Maxila, Pescoo (ma), Adrenal. Cefalia: Vb, R, E, Shn Mn, Adrenal, Mestre cerebral, Olho, Yntng Trang, rea da cabea (ma), pex do lbulo.

Cistite: R, B, Adrenal, Prstata, mestre Genital, rea Genital, Plvis. Clica renal: R, Adrenal, Mio-relaxante, Lombalgia, L2-L3, pac. Clica biliar: F, Vb, Gan Yang 1 e 2, Adrenal. Clica menstrual: Bp, F, R, tero, adrenal, hipfise, ovrio, gnadas, plvis, lombar, rea genital, prstata e pescoo (ma). Clica intestinal: IG, P, E, Bp, abdmen, mestre da pele.

Conjuntivite: Olho, Olhos 1 e 2, F, E, adrenal, mestre da alergia, Darwin, gnadas. Constipao intestinal: Shn Mn, IG, ID, SNV, hipotlamo, boca, reto. Convulso: Shn Mn, Olho, pex lobular, mestre cerebral, agressividade, R, C, sntese. Contratura, espasmo muscular, cimbra: Shn Mn, F, Bp, Vb, mio-relaxante, pac, hipotlamo, mestre do membro superior, mestre do membro inferior.

Diarria: Shn Mn, Bp, IG, ID, SNV, reto, pex ante-hlix. Distrbios digestivos: Shn Mn, F, IG, E, boca, endcrino. Dismenorria: Shn Mn, F, R, tero, ovrio, gnadas, mestre genital, prstata, hipotlamo,pescoo(ma). Dor disfuncional da ATM: Shn Mn, Mandbula, adrenal, face, F, E. Eczema, erupes cutneas: Shn Mn, P, F, pele, urticria, alergia, olfato,pex do ante-hlix, pac.

Erupo dental dolorosa e lenta: Shn Mn, R, E, IG, Boca, Dente, Endcrino, Maxila. Enxaqueca (ver Cefalia) Enterite: IG, Bp, F, ID, E, C, adrenal. Epilepsia: C, R, Shn Mn, mestre cerebral, olho, Yin-tng, pex do lbulo. Ejaculao precoce: Shn Mn, Gnadas, Libido, genitlia, F, testculo, maxila, garganta, prstata, pescoo (ma).

Enurese: R, B, Shn Mn, Genitlia, Endcrino, Prstata e pescoo (ma). Estomatite: Shn Mn, C, P, E, maxila, Palato, Boca, Lngua. Esterilidade: R, F, Gnadas, Genitais, Endcrino, Prstata e prstata (ma). Fadiga: Shn Mn, simptico, F, R, adrenal, olho, hipotlamo. Faringite: R, P, Garganta, Boca, Adrenal, Hlix, faringe e laringe, pescoo (ma).

Febre: Hipertrmico, Adrenal, SNV, Hipotlamo, pex tragus. Foliculite: P, IG, R, Olfato, Nariz interno. Furnculo: (ver Panarcio, Abcesso) Gastralgia: E, Bp, F, Adrenal, esfago, boca. Gengivite: F, E, Boca, Maxila, Mandbula, Shn Mn. Gravidez (preveno de doenas durante a ) Shn Mn, Olho e Darwim.

Hemorrida: P, Ig, C, Adrenal, nus, reto, hemorrida. Labirintite: R, C, id, Ouvido interno, Shn Mn , Auditivo, occiptal. Laringite: P, R, Ig, Faringe, Boca, Garganta, Adrenal. Lombalgia: R, B, F, Lombalgia, Adrenal, L1-S1. Lipotmia, Sncope: C, R, Shn Mn , Olho, Occiptal, mestre cerebral, crtex cerebral, pex do lbulo, porto da emoo.

Mastite: R, F, E, Mamas, Endcrino, Hipotlamo. Mialgia (ver Contratura) Miocardite: C, ID, Bp, R, porta da emoo, Shn Mn. Nuseas, vmitos: Bp, E, Vb, Shn Mn , Boca, Esfago. Nefrite: R, F, Adrenal, Bp, Darwin , L1-S1. Nevralgia do trigmeo: Trigmeo, Face, Olho, Nevralgia, Adrenal, R.

Nevralgia do citico: R, Vb, Nevralgia, Mestre Medular, Joelho, Adrenal, Citico. Nevralgia intercostal: B, F, R, Trax, Adrenal, nevralgia, Shn Mn. Neurose: (pontos de ao psquica): Shn Mn, Simptico, Neurose, Mestre cerebral, Garganta, Maxila, C, R, porta da emoo, pex lbulo, Yintng. Fbica-R, Obsessiva-Bp, Histeria-F, Angstia-P Obesidade: R, Ig, Shn Mn, Fome, Sede, Boca, Tireide, (endcrino) ou Shn Mn, tero, Boca, Tireide, Estmago, 2 vezes por semana.

Odontalgia: Pontos Odontlgicos, Trigmeo, H, Adrenal, E, Shn Mn. Otalgia: (Otite) Ouvido Interno, Adrenal, Mestre do tragus, Auditivo, Zero, Shn Mn , R. Orquite: Testculo, Gnadas, R, F, Prstata, Adrenal, Endcrino, partida, genitais, Mestre Genital. Ovarite: Ovrio, Gnadas, tero, R, F, Adrenal, Prstata.

Parestesia: R, C, Pac, Medular, Sntese. Parotidite: Partida, Face, Endcrino, Adrenal, Id, R. Paralisia Facial: C, R, Face, Trigmeo, Nevralgia, Shn Mn, Pac. Periodontite: R, E, IG, P, Adrenal, Maxila, Boca, Pac, porta da emoo. Prurido (alergia) Parto, induo e analgesia: Induo: Hipfise, Hipotlamo, Shn Mn, Vb.

Analgesia: F, tero, genital. Prostatite: Prstata, Gnadas, Genitlia, Mestre Genital, R, B, F, ovrio, garganta. Reteno urinria: R, B, Genitais externos, Shn Mn, Prstata. Rinite: P, F, Ig , Olfato, Nariz interno, Shn Mn. Sinusite: P, Ig, F, Olfato, Nariz interno, Maxila, Frontal, Yin-tng, Adrenal, Shn Mn.

Tabagismo: Shn Mn, Agressividade (transfixar com Olfato), Trigmeo, Zero, (transfixar com Boca), P, garganta. Taquicardia: C, Shn Mn, SNV, Yin-tng, pex lobular, porta da emoo. Tosse: P, Laringe, Olfato, faringe, adrenal. Trauma (ferimentos): F, Adrenal, pac. Tremores (Parkison): F, R, C, Mestres: mm. superior, inferior, medular, porta da emoo, pex do lbulo, pac.

Trismo: F, E, Ig, Face, Mandbula, Shn Mn. lcera gstrica: F, P, E, pex ante-hlix, Simptico, Shn Mn. Urticria: Urticria, Alergia, pex Tragus, F, P, mestres da pele, endcrino. Vaginismo, vaginite: Genitais, Gnadas, tero, Libido, Garganta, maxila, Shn Mn, prstata, pescoo (ma), joelho. Varizes: C, F, R, pac.

Facilitador Divaldo Loureiro Guimares - Kalel

You might also like