You are on page 1of 58

A Nova Ordem Mundial

PROFESSOR: AMARO NETO

Caractersticas:
Ordem mundial vigente: equilbrio de foras entre as principais potncia da poca (Inglaterra, Portugal, Espanha, Frana...). Definido pelo fim do feudalismo e retomada do comrcio na Europa. Marcada pela disputa territorial, que culminaria com a 1 Guerra Mundial. Relao das metrpoles e colnias DIT velha.

2 GUERRA MUNDIAL

Com o fim da Segunda Guerra Mundial (193945), o mundo se dividiu politicamente em torno dos dois grandes vencedores: Estados Unidos, de um lado, representando a fora do capitalismo; de outro, a finada Unio Sovitica, reunindo os pases do bloco socialista.

Perodo que vai do final da 2 Guerra Mundial (1945) queda do Muro de Berlim (1989)

Teve como pano de fundo a Europa.

Origem da Guerra Fria:

Confronto entre os aliados, vencedores da 2 Guerra: Inglaterra, Frana, EUA e Unio Sovitica. Acordo ps-guerra definiria a rea de influncia da URSS, onde estavam suas tropas (leste europeu).

MEDIDAS QUE MARCARAM O INICIO DA GUERRA FRIA


1947 : Doutrina Truman e Plano Marshall.
A Doutrina Truman traduziu-se como uma Poltica de Conteno (A Unio Sovitica representava a opresso e a ditadura e deveria ser combatida). A ao prtica foi a elaborao do Plano Presidente Truman Marshall (apoio financeiro Europa destruda).

George Catlett Marshall

A Guerra Fria consistiu numa etapa especial da histria da humanidade, na qual o sistema internacional organizou-se em torno de dois plos de poder de mbito planetrio:

Socialismo: URSS (liderou o mundo socialista) Capitalismo: EUA (liderou o mundo capitalista)

Caractersticas que definem a Guerra Fria:


Poltica mundial regida pela BIPOLARIDADE, sem espao para mais um centro de poder. Espcie de cumplicidade congelamas disputas internacionais pelo medo de uma guerra nuclear sem vencedores. Inicia-se uma corrida armamentista que subordinou a economia destes pases ao militarismo. Confronto nunca foi direto (da o nome Guerra fria), mas ocorreu de forma velada.

Episdios que marcam esta fase:


Intensa atividade da OTAN , aliana poltico-militar criada em 1949. Formao do Pacto de Varsvia, organizao militar do leste europeu e da URSS (1955). Revoluo Cubana (1959) e alinhamento deste pas URSS. Construo do muro de Berlim (1961), dividindo Berlim em dois lados: Capitalista, a oeste e socialista, a leste. Guerra do Vietn (1964-73) onde os EUA tentavam impedir a unificao do Vietn do Norte e do Sul. Os EUA foram derrotados e o Vietn se unificou sob o regime socialista. Interveno militar da URSS no Afeganisto (1979-88 na tentativa de permitir um governo pr-sovitico, o que no conseguiu.

A Rssia foi o primeiro pas a se tornar socialista e, posteriormente, passou a se chamar Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS).
Em linhas gerais, podemos caracterizar o socialismo como um sistema onde:

No existe propriedade privada ou particular dos meios de produo;


A economia controlada pelo Estado com o objetivo de promover uma distribuio justa da riqueza entre todas as pessoas da sociedade; No existem classes sociais Partido nico (PC)

A Unio Sovitica, cujo nome completo era Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS) foi um pas de propores continentais, cobrindo praticamente 1/6 das terras emersas do planeta, fundado em 30 de dezembro de 1922 pela reunio dos pases que formavam o antigo Imprio Russo, na Europa e na sia, cujo nmero variou ao longo do tempo, mas foi de 15 durante a maior parte da existncia do estado. Foi uma das duas superpotncias durante a Guerra Fria, at sua dissoluo em 25 de dezembro de 1991.

A Guerra Fria se manifestou em todos os setores da vida e da cultura, representando a oposio entre dois ideais de felicidade: o ideal socialista e o ideal capitalista. Os socialistas idealizavam uma sociedade igualitria. O Estado era o dono dos bancos, das fbricas, do sistema de crdito e das terras, era o Estado, que deveria distribuir riquezas e garantir uma vida decente a todos os cidados.

Lenin

Stlin

Em certa poca, as palavras socialismo e comunismo tinham o mesmo significado: uma sociedade em que os meios de produo fossem propriedade pblica. Hoje, j existe uma distino entre os dois termos.

Iugoslvia tornou-se socialista Repblica Democrtica Alem

em 1945;

Oriental, em 1949

Albnia e a Bulgria, em 1946; Vietn do Norte, em 1945; Polnia e a Romnia, em 1947; Coria do Norte, em 1948; Checoslovquia, em 1948; Hungria, em 1949; China, em 1949; Tibet, em 1950, como provncia da China e, depois, em 1953, independente.

A partir do final dos anos 40 e nas dcadas de 50 e 60, o mundo foi bombardeado com imagens que tentavam mostrar a superioridade do modo de vida de cada sistema. Para ridicularizar o inimigo, os dois lados utilizavam muito a fora das caricaturas, dos filmes, das propagandas e etc. Nunca se fez tanta propaganda de um mesmo assunto...

O Lobo representando o comunismo/socialismo propaganda para o Plano Marshall

Plano Marshall

Para os capitalistas, o raciocnio era inverso. A felicidade individual era o principal. O Estado justo era aquele que garantia a cada indivduo as condies de procurar livremente o seu lucro e construir uma vida feliz. A soluo dos problemas sociais vinha depois, estava em segundo plano.

Nenhum pas poderia ser, ao mesmo tempo, capitalista e socialista. Esta constatao deu origem ao maior instrumento ideolgico da Guerra Fria: a propaganda.

Permitia aos pases da Europa Ocidental importarem produtos norte-americanos a preos baixos; Abria crditos para os pases europeus comprarem equipamentos pesados dos Estados Unidos;

Fornecia emprstimos.

Cortina de Ferro

Chamado de "Cortina de Ferro" por Winston Churchill, o Muro de Berlim comeou a ser erguido em 13 de agosto de 1961

Muro de Berlim

Guerra da Coria

A Diviso da Coria

Guerra do Vietn

Os Estados Unidos saram desgastados e abalados moral e politicamente da Guerra do Vietn.

Revoluo Cubana
Em 1959, "debaixo do nariz do americano", acontece uma revoluo em Cuba (100 milhas da Flrida) liderada por Fidel Castro e mais 14 guerrilheiros que derrubaram o governo cubano. A, a CIA resolve pegar um grupo de pessoas (contra Fidel) armadas e desembarcar em Cuba, mas Fidel ganha de novo. Quando a CIA resolve tentar de novo, Fidel j tinha pedido URSS para ser socialista e esta diz que se Kennedy (presidente dos EUA) atacar Cuba, a URSS usaria o armamento nuclear, ento desde essa poca Cuba socialista.

Tudo comea com as bombas nucleares lanadas pelos americanos nas cidades japonesas: Hiroshima & Nagasaki.

A bomba atmica (Little Boy), antes e durante a exploso

Tripulao do Enola Gay que lanou a bomba atmica sobre Hiroxima

O bombardeio - Nagasaki

Hiroshima 1945

Nagasaki

O resultado foi imediato

Logo depois inicia-se a Corrida Armamentista e a Corrida Espacial. O mundo socialista e o mundo capitalista tentado mostrar seu poder armamentista. No se economizava ameaas. O planeta estava com medo, pois a guerra poderia submergir-se a qualquer momento e o mundo no suportaria isso...

Europa: rota dos msseis de EUA e URSS

URSS Msseis Atmicos soviticos

A URSS sentiu o peso da corrida armamentista muito mais que os EUA, o que abalou usa capacidade de financiar outras reas da economia civil.

Vostok: mais um feito sovitico


Em abril de 1961, mais um salto tecnolgico da Unio Sovitica: subia aos cus a Vostok, primeira nave pilotada por um ser humano.

Corrida Espacial

Os soviticos provocam e os americanos revidam.

Iuri Gagarin: primeiro homem no espao

Os americanos chegam mais longe...: na LUA

Entretanto, este novo sistema (Socialismo) colocado em prtica, principalmente na Unio Sovitica, apresenta vrios problemas: falta de participao do povo nas decises governamentais;

falta de liberdade de pensamento e expresso;


formao de um grupo poltico altamente privilegiado.

1963 - Estados Unidos e Unio Sovitica assinam acordo de reduo dos testes nucleares e estabelecem uma linha telefnica direta para soluo de possveis crises. A queda do muro de Berlim, em 1989, a reunificao alem (1990) e o processo de decomposio do imprio sovitico que provocaram o desmembramento da URSS, em 1991, so apontados como episdios emblemticos do fim da Guerra Fria.

NASCE UM NOVO IDEAL??

MORRE BIN LADEN!!!

A NOVA ORDEM MUNDIAL

NOVO MILNIO
Com a desagregao do mundo socialista e fim da guerra fria houve a necessidade de se enquadrar os novos pases de economia de mercado. Surge ento a diviso norte-sul, onde o norte representa basicamente os pases desenvolvidos, incluindo as economias mais industrializadas do ex-mundo socialista, e o sul se refere aos pases subdesenvolvidos.

A NOVA ORDEM MUNDIAL


Os Estados Unidos agora dividem o poder com as economias em ascenso do Japo e da Unio Europia num novo equilbrio mundial: a nova multipolaridade, com trs plos de poder.

You might also like