You are on page 1of 37

ALFABETIZAO

Professora Elisiani Vitria Tiepolo

Alfabetizar pressupe conhecimento reflexivo da escrita, para alm da fala; exige, como j aponta etimologicamente a palavra alfabetizar a aglutinao de alfa e beta, as duas primeiras letras gregas para o domnio do sistema de escrita.

Estar alfabetizado pressupe conhecer as letras, mas no s isso. No caso da lngua portuguesa, significa compreender como essas letras se combinam e que relaes podem estabelecer entre fala e escrita, ou seja, compreender o funcionamento do sistema alfabtico de escrita.

ALFABETO
Conjunto de 23 letras, mais 3 exticas:

ABCDEFGHIJKLMN OPQRSTUVWXYZ

Sistema Alfabtico
- relaes regulares: relao letra/som nas quais h uma correspondncia biunvoca: p,b,f,v,d,t, lh,nh, etc. Por exemplos, a letra B ter sempre o mesmo som em diferentes posies (BATATA, CABANA, SAMAMBAIA); a letra T sempre ter o mesmo som (TERRA, ATENTADO, SEMENTE); e assim por diante;

relaes contextualmente regulares, quando uma unidade sonora tem mais de uma representao grfica. Por exemplo, para indicar que o som nasal podemos usar , an, am (irm , tanto, pomba). Ou ainda, uma unidade grfica (letra) representa mais de uma unidade sonora, como o que acontece com a letra R, que dependendo da posio pode ser fraco ou forte: rato e aranha;

relaes arbitrrias, nas quais duas letras representam o mesmo som no mesmo lugar - casar, azar. A, somente com muita leitura saberemos que letra usar.

Alfabetizar-se:
compreender que falar (que uma representao de 1 ordem) diferente de escrever, visto que escrever operar com um sistema simblico de 2 ordem; compreender as diferentes relaes possveis dentro do sistema desde o princpio da alfabetizao; tentar ler e tentar escrever testando hipteses dentro desse sistema.

Unidades Menores da Escrita


(a unidade maior sempre o texto escrito, composto por uma ou mais palavras ou vrios pargrafos ou versos) letras, slabas, palavras, partes de palavras, frases, pargrafos, trechos de textos, estrofes, versos

No h, ento, como reduzir o trabalho para a compreenso do sistema alfabtico a um conjunto de letras primeiro vogais, depois algumas consoantes para serem combinadas em slabas simples -, pois no assim que funciona o sistema. Tambm no se trata de imaginar que os educandos e educandas iro compreender o seu funcionamento espontaneamente.

Oportunizar a reflexo por meio de informaes claras a respeito das possibilidades e impossibilidades dentro do sistema alfabtico.

ensinar que o conjunto alfabeto pode ser subdividido em dois subconjuntos (vogais e consoantes); chamar a ateno para o fato de as vogais serem imprescindveis em qualquer palavra; que h slabas formadas por no mnimo uma e no mximo cinco letras; que algumas consoantes podem ser combinadas na mesma slaba (por exemplo, bl, br, cl, fr, fl, dr, nh, lh) e outras no (x, j, z, m, s, por exemplo);

o som de u representado sempre pela letra u no final dos verbos (correu, saiu, lutou); podemos tomar por base uma palavra para escrever outras (por exemplo, se casa com s as palavras derivadas dela tambm sero grafadas com s);

algumas letras representam o mesmo som (g e j, por exemplo) e que apenas por intermdio da leitura saberemos quando usar uma e outra;

Compartilhar com os alunos em alfabetizao nossas reflexes de sujeitos j alfabetizados, para o que a principal condio mantermos nossa curiosidade em relao linguagem escrita.

Alm de compreender o funcionamento do sistema alfabtico, estar alfabetizado ser capaz de ler e atribuir sentidos ao que se l, escrever registrando sua viso de mundo

O educador precisa criar situaes significativas em prticas alfabetizadoras de oralidade, leitura, escrita e compreenso do sistema alfabtico para que o educando se expresse oralmente, procure ler e escrever, tenha curiosidade em entender como funciona nossa escrita. E a base desse processo deve ser o trabalho com textos, pois apenas eles podem garantir a leitura da palavra no mundo, estimulando a reflexo.

Ensinar a ler:
Ensinar a ler mediar o dilogo entre o texto e seu leitor enquanto o leitor no tem autonomia para interagir com o texto escrito. Para tanto, o educador estar atento para:

apresentar quem escreveu o texto, quando, onde foi publicado; explicar que cada tipo de texto tem uma funo (no lemos um texto literrio com o mesmo objetivo que lemos uma notcia de jornal, por exemplo); mostrar as convenes prprias de cada tipo de texto (o jornal usa colunas, os poemas so dispostos de uma maneira especial na pgina, por exemplo).

Variar:
os tipos de textos: informativos, literrios, argumentativos; os portadores: placas, livros, peridicos, faixas, camisetas, embalagens, panfletos, etc; a temtica; a forma de registro: textos mais formais e mais informais, escritos na norma padro e em outras variedades.

Ensinar a escrever mostrar que:


o texto escrito deve conter uma idia central e importante delimitar bem qual essa idia; preciso garantir o bom desenvolvimento da idia central, ser coerente, dar informaes relevantes, organizar bem o que se vai dizer; preciso juntar uma parte a outra do texto com palavras que evitem a repetio, criem relaes entre o que foi dito e o que vai se dizer;

antes de escrever necessrio planejar, considerando: para que e para quem escrever; em que gnero; que idias apresentar; o ttulo pode ter as funo de chamar a ateno do leitor ou antecipar a idia central do texto; h a necessidade da pontuao e os tipos de pontos mais usados: ponto final, ponto de interrogao, ponto de exclamao, vrgula na enumerao das palavras e de sentenas

a forma de falar e escrever, salientado as especificidades de cada tipo de linguagem; o que foi dito, contado, defendido, contado uma forma de garantir o registro da histria das classes populares.

O alfabetizador deve ter clareza sobre:


1- Concepo de alfabetizao 2- Concepo de sujeito 3- Os conflitos envolvidos no processo de alfabetizao: lingstico, cultural, social 4- O que significa ensinar e o que aprender

5- O papel do professor alfabetizador 6- Concepo de linguagem 7- Como se adquire a linguagem escrita 8- Procedimentos metodolgicos e atividades envolvendo: a compreenso da funo social da escrita; aquisio da leitura e da escrita; domnio do sistema grfico

Alfabetizar trabalhar com:


FUNO SOCIAL DA ESCRITA compreender o que ler e escrever SISTEMATIZAO PARA O DOMNIO DA LEITURA E DA ESCRITA - reconhecimento da escrita como forma de registro DOMNIO DOS SISTEMA GRFICO representao escrita alfabtica ( na China cada smbolo correspomde a uma palavra; no Japo, a uma slaba ) - reconhecimento do alfabeto.

A LNGUA DE UM POVO QUE D NOME PARA TODAS AS COISAS.


D NOME PARA PEIXE. D NOME PARA BICHO. D NOME PARA PAU. NOME PARA PLANTAO DA ROA. NOME PARA GUA. NOME PARA SOL, PARA LUA. NOME PARA ESTRELA. NOME PARA DANA. D NOME PARA AS PESSOAS. D NOME PARA OS ESPRITOS. D NOME PARA TUDO.

As rvores
As rvores so fceis de achar. Ficam plantadas no cho. Mamam do sol pelas folhas e pela terra bebem gua. Cantam no vento e recebem a chuva de galhos abertos. H as que do frutas e as que do frutos. As de copa larga e as que habitam esquilos. As que chovem depois da chuva, as cabeludas.

As mais jovens; mudas. As rvores ficam paradas. Uma a uma enfileiradas na alameda. Crescem para cima, como as pessoas. Crescem como as pessoas, mas no so soltas nos passos. So Maiores mas ocupam menos espao. Arnaldo Antunes. As coisas. So Paulo: Iluminuras, 1992, p. 35

Os regurgitantes

Muitos pssaros vomitam comida na boca dos seus bebs, enquanto as gaivotas preferem vomitar em torno do ninho para que os filhotes se dem ao menos o trabalho de sair da cama para catar o que quiser comer no meio daquela vomitada.

E essa comida devolvida tem nome prprio: regurgitao, porque, na verdade, traz de volta apenas comida parcialmente digerida, ou seja, um tipo de vmito muito especfico e especial, feito para servir de alimentao para bebs.

Esse vmito no vem do estmago, mas de uma espcie de sacola que certas aves carregam dentro do corpo e que serve como armazm temporrio.
Almanaque de baratas, minhocas e bichos nojentos. Ftima Mesquita, So Paulo: Panda, p 136

Fbula
A fbula uma pequena narrao de acontecimentos inventados. A fbula sempre tem uma moral. A fbula pode ser em prosa ou em verso. No se sabe exatamente qual a origem da fbula.

Um dos mais famosos fabulistas Esopo. Esopo viveu na Grcia. Esopo viveu no sculo VI a.C. Esopo foi escravo, sendo depois libertado.

Dizem que Esopo foi libertado porque seu senhor gostava muito das fbulas que ele inventava. Na Frana, no sculo XVII, La Fontaine recontou as fbulas de Esopo. La Fontaine recontou as fbulas de Esopo em versos. No Brasil, Monteiro Lobato reescreveu as fbulas tradicionais.

O co e o osso.
Um co vinha caminhando com um pedao de carne na boca. Quando passou ao lado do rio, viu sua prpria imagem na gua. Pensando que havia na gua um novo pedao de carne, soltou o que carregava para apanhar o outro.

O pedao de carne caiu na gua e se foi, assim como a sua imagem. E o co, que queria os dois, ficou sem nenhum. Fbula de Esopo

O Sol a as rs
Naquele vero, celebravam-se as npcias do Sol. Todos os animais estavam felizes. At as rs se alegraram. Mas uma delas exclamou: Insensatas, por que esse alvoroo? Se, sozinho, o Sol pode secar toda a lama, o que no sofreremos se, uma vez casado, ele gerar um filho igual a ele? Levianos, por que se regozijar com o que no lhes trar nenhuma alegria? Fbula de Esopo

Mary Kato Emlia Ferreiro Paulo Freire Cagliari Geraldi Faraco Smolka

You might also like