You are on page 1of 20

DIFERENTES LINGUAGENS

Professora: Tharcila Martins Telefone: 81589016/88098906 Email: tharcilamartins@gmail.com

O QUE LNGUA?

Lngua - O conjunto das palavras e expresses usadas por um povo, por uma nao, e o conjunto de regras da sua gramtica. Modo de expresso escrita ou verbal de um autor, de uma escola, de uma poca; estilo; linguagem. A linguagem prpria de uma pessoa ou de um grupo. Sistema de signos que permite a comunicao entre os indivduos de uma comunidade lingustica

O QUE LINGUAGEM?

uso da palavra articulada ou escrita como meio de expresso e de comunicao entre pessoas. A forma de expresso pela linguagem prpria de um indivduo, grupo, classe, etc. O vocabulrio especfico usual numa cincia, numa arte, numa profisso, etc. Vocabulrio; palavreado. Tudo quanto serve para expressar idias, sentimentos, modos de comportamento, etc.

Todo sistema de signos que serve de meio de comunicao entre indivduos e pode ser percebido pelos diversos rgos dos sentidos, o que leva a distinguir-se uma linguagem visual, uma linguagem auditiva, uma linguagem ttil, etc.

LINGUAGEM E TEXTUALIDADE
A textualidade se torna ento um elemento vital sobrevivncia da Linguagem Verbal e No-Verbal, as quais fundamentam o processo de comunicao. Tm elas sua devida aplicao nesse processo, que atributo e propriedade apenas do ser humano, por ser somente ele o que consegue raciocinar para ento codificar.

LINGUAGEM VERBAL

o conjunto de smbolos articulados e obrigatoriamente por meio de palavras escritas ou faladas.

LINGUAGEM NO-VERBAL

composta por cores, sons, imagens, movimentos, etc...; com as quais tambm o homem consegue se comunicar clara e eficientemente.

LINGUAGEM FORMAL

usada em situaes de maior cerimnia, quando devem ser observadas as normas gramaticais. EX: Compromissado na forma da lei, advertido das penas cominadas ao falso testemunho, prometeu dizer a verdade do que soubesse e lhe fosse perguntado.

LINGUAGEM INFORMAL

usada comumente em conversas entre amigos, conhecidos mais ntimos.

EX: Eta potrinho chucro, renegado e caborteiro..mas eu te garanto, meu senhor, quero ser bom e direito! E a vei, como c t? A minha chopana feita de paia de mio E a vei, como c t?

ELEMENTOS DA COMUNICAO HUMANA

Emissor o que emite a mensagem. Receptor o que recebe a mensagem.

Mensagem o conjunto de informaes transmitidas.

Cdigo a combinao de signos utilizados na transmisso de uma mensagem. A comunicao s se concretizar, se o receptor souber decodificar a mensagem.

Canal de Comunicao: por onde a mensagem transmitida: TV, rdio, jornal, revista, cordas vocais... Contexto a situao a que a mensagem se refere, tambm chamado de referente; Rudo qualquer perturbao na comunicao.

FUNES DA LINGUAGEM

So recursos de nfase que atuam segundo a inteno do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicao. Um texto pode apresentar mais de uma funo enfatizada. O modelo a seguir foi proposto por Roman Jakobson no livro Lingstica e Comunicao (1970).

MODELO DE ROMAN JAKOBSON

Funo emotiva ou expressiva Funo referencial ou denotativa

Funo apelativa ou conativa


Funo ftica Funo potica ou esttica Funo metalingstica

Funo emotiva ou expressiva


A mensagem centrada nas opinies e emoes do emissor. Geralmente usa-se a 1 pessoa do singular, interjeies e exclamaes. O texto pessoal, subjetivo. Exemplos: autobiografias, memrias, poesia lrica e cartas de amor.

FUNO REFERENCIAL OU DENOTATIVA


A mensagem centrada no referente (contexto relacionado a emissor e receptor). O emissor procura fornecer informaes da realidade, sem a opinio pessoal, de forma objetiva, direta, denotativa. A nfase dada ao contedo, s informaes.

Geralmente usa-se a 3 pessoa do singular. Exemplos: textos jornalsticos, cientficos, etc

FUNO APELATIVA OU CONATIVA


A mensagem centrada no receptor e organizase de forma a influenci-lo. Geralmente usa-se a 2 e 3 pessoa, vocativos e imperativo. Exemplos: discursos, sermes, textos de publicidade e propaganda.

FUNO FTICA
O canal posto em destaque. O interesse do emissor emitir e simplesmente testar ou chamar a ateno para o canal. Exemplos tpicos da funo ftica so: al, pronto, oi, tudo bem?; boa tarde, etc. Ou na propaganda, de forma a chamar a ateno, a tipografia, layout, etc.

FUNO POTICA OU ESTTICA

aquela que pe em evidncia a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em como dizer; do que com o que dizer. A mensagem posta em destaque, chamando a ateno para o modo como foi organizada. afetiva, sugestiva, conotativa, metafrica. Valorizam-se as palavras e suas combinaes. Exemplos: obras literrias, letras de msica, em algumas propagandas. Caractersticas: Subjetividade ,Figuras de linguagem, Brincadeiras com o cdigo

FUNO METALINGUSTCA
O cdigo lingustico posto em destaque. Usa-se o cdigo para falar dele mesmo.

Exemplos: dicionrios, gramticas, textos que analisam textos, poemas que abordam o assunto da poesia Ex:O estudo comprova pela primeira vez que o stress acelera o envelhecimento

23-

EXERCCIO
1-

54-

At a prxima!

You might also like