You are on page 1of 36

UniEVANGLICA Curso de Medicina Habilidades Mdicas 3 Perodo

SINAIS E SINTOMAS DA GRAVIDEZ

Anpolis, 9 de agosto de 2011

Recordando...

Sinal: Med Qualquer fenmeno aparente por meio do qual se chega ao conhecimento das causas morbficas.

Sintoma: Med Fenmeno das funes ou da constituio material dos rgos, prprio para indicar a existncia, a sede e a natureza de uma enfermidade.
Michaelis-Moderno Dicionrio da Lngua Portuguesa

Diagnstico da Gravidez

Diagnstico da Gravidez
Diagnstico Clnico:

De presuno; De probabilidade; De certeza.

Sinais de Presuno
4 Semanas Amenorria: Sinal mais precoce. Mulher no menstrua. 5 Semanas Nuseas: Geralmente matutinas, durante o 1 trimestre da gravidez. Congesto mamria: Mamas congestas e doloridas. Tubrculos de Montgomery (8 semana) Colostro, secreo amarelada produzida e obtida por meio de expresso mamria correta (16 semana) Rede de Haller, aumento da circulao venosa. Sinal de Hunter, arola secundria, traduzindo maior pigmentao, delimites imprecisos, em volta do mamilo (20 semana) 6 Semanas Polaciuria: Mico frequente, com emisso de quantidade reduzida de urina. tero, aumentado e em anteflexo acentuada, comprime a bexiga.

Sinais de Probabilidade
7 Semanas Amenorria: Aps 10-14 dias de atraso menstrual, constitui sinal de probabilidade.

Nem sempre indica gravidez diversas circunstncias fisiolgicas e patolgicas, como aleitamento e menopausa. Perda sangunea clnica semelhante menstruao pode aparecer (hemorragia de implantao ovular).

Aumento do volume uterino: Fora da gestao, o rgo intraplvico. Gravdico, expande-se;


6 semanas volume de tangerina 10 semanas volume de laranja 12 semanas tamanho da cabea fetal, sendo palpvel logo acima da snfise pbica.

Sinais de Probabilidade
8 Semanas Alterao da consistncia uterina: Sinal de Hegar tero com consistncia cstica, elstico-pastosa, principalmente no istmo. Alterao da forma uterina:

Sinal de Piskacek tero assimtrico, desenvolvido mais na zona de implantao. Sensao ttil de abaulamento e amolecimento. Sinal de Nobile-Budin a matriz se torna globosa, o que revelado ao toque combinado e pelo palpar profundo dos fundos-de-saco laterais. Sinal de Osiander percepo dos batimentos do pulso vaginal, nos fundos-de-saco. Sinal de Jacquemier ou de Chadwick mucosa da vulva com colorao violcea. Sinal de Kluge mucosa vaginal com colorao violcea.

Sinais de Probabilidade

16 Semanas Aumento do volume abdominal: tero torna-se palpvel com 12 semanas e o aumento do volume abdominal, progressivo, percebe-se em torno de 16 semanas

Sinais de Certeza
14 Semanas Sinal de Puzos: Rechao fetal, que se obtm impulsionando o feto com os dedos dispostos no fundo-de-saco anterior. 18 Semanas Percepo e palpao dos movimentos ativos do feto: Mais vigorosos com o envolver da gestao. Palpao dos segmentos fetais. 20-21 Semanas Auscultao: Identificao dos batimentos cardacos fetais. Estetoscpio de Pinard est sendo, atualmente, substitudo pelo sonar-doppler, com 10-12 semanas.

Diagnstico da Gravidez
Diagnstico Hormonal:
Gonadotrofina corinica humana (hCG).

Para impedir a regresso do corpo lteo, ao cabo do ciclo menstrual em curso, o ovo providencia a secreo de hCG, capaz de prolongar o tempo de vida til do corpo amarelo. Em nveis que se duplicam a cada 72 horas, sua dosagem permite o diagnstico certeiro de gravidez, nem ainda estabelecida a amenorria denunciadora.

Diagnstico da Gravidez
Diagnstico ultra-sonogrfico:
Uso do ultra-som transvaginal no 1 trimestre de gravidez.

Marcos
Saco gestacional Vescula vitelina Eco fetal com btf Cabea fetal Placenta

poca (semanas)
4 5-6 6-7 11-12 12

Propedutica da Gravidez

Anamnese
IDENTIFICAO

Idade: A gravidez tem melhores condies, do ponto de vista biolgico, a partir de 1820 anos. Acima de 35 anos, expressivo o ndice de malformaes do concepto e de distocias. Cor: Vcio plvico mais comum nas afrodescendentes e nas mestias. Profisso: As intoxicaes profissionais, de ao lenta, comprometem a evoluo gravdica. Importante conhecer principalmente em casos que a gestante predisposta a abortamento. Estado civil: Estatsticas mostram a maior morbidade e mortalidade materna e fetal entre as solteiras. Nacionalidade e domiclio: Rastrear possibilidades de enfermidades que podero influir grandemente na gestao (doena de Chagas, esquistossomose, malria).

Anamnese
ANAMNESE GERAL

Antecedentes familiares: Existncia de estados mrbidos nos ascendentes e colaterais (diabete, toxemia). Antecedentes pessoais: Desenvolvimento dos primeiros anos de vida da paciente, puberdade, antecedentes pessoais patolgicos e operaes (principalmente as realizadas sobre o sistema genital) .

ANAMNESE OBSTTRICA

Antecedentes obsttricos;

Comemorativos da prenhez vigente.

Anamnese
ANTECEDENTES OBSTTRICOS

Gesta e para: Multigesta aplica-se que gestou muitas vezes, independente da durao da prenhez; se o desfecho da gravidez foi parto, prematuro ou de termo, usa-se a terminao para. paucpara a que pariu poucas vezes (at trs). Paridade: Os perigos para a me e para o concepto, na gravidez e no parto, so maiores nas primparas e naquelas que pariram mais de 4 vezes. Intervalo interpartal: Os riscos reprodutivos esto minorados quando o intervalo entre os partos de, no mnimo, 2 anos. Evoluo dos ciclos grvido-puerperais anteriores: Informaes sobre as gestaes, partos e puerprios anteriores, e a existncia de abortamentos, toxemias e condies de aleitamento.

Anamnese
COMEMORATIVOS DA PRENHEZ VIGENTE

Indagar-se a data da ltima menstruao, sinais subjetivos e objetivos, transtornos dos diversos rgos e aparelhos, e especialmente a poca em que foram percebidos os movimentos ativos do feto e a ocasio em que se deu a chamada queda do ventre.

Exame Fsico Obsttrico


INSPEO

Cabea: Sinal de Halban (formao de lanugem junto ao couro cabeludo); Cloasma ou mscara gravdica (pigmentao difusa e circunscrita, mais ntidas nas zonas muito expostas luz, de tonalidade escura). Pescoo: Hipertrofia da tireide, mais visvel no 5 ou 6 ms. Glndula mamria: Aumento do volume das mamas para prepar-las amamentao. Secreo de colostro; sinal de Hunter; rede de Haller; tubrculos de Montgomery de natureza mamria acessria ou sebcea; malformaes no mamilo (umbilicao ou inverso). Abdome: Globoso ou ovide. Cicatriz umbilical plana ou saliente. Geralmente nas multparas fica comprometida a tonicidade da aponeurose e das fibras musculares, estabelecendo-se a distese dos retos anteriores, o que condiciona o ventre em pndulo. Hiperpigmentao da linha alva. Aparecimento de estrias ou vbices, produzidas pelas sobredistenso do retculo de fibras elsticas. Membros inferiores: Varizes aumentadas e edema. Aparelho genital externo: Sinal de Jacquemier

Exame Fsico Obsttrico


PALPAO O palpar obstetrcio faz-se do tero e de seu contedo.

Consistncia uterina: Elstico-pastoso-cstica, caracterstica do amolecimento da parede uterina da gestante e em funo da quantidade de lquido amnitico. Regularidade da superfcie uterina: Reconhecer a superfcie lisa e regular da parede do tero grvido normal ou a presena de ndulos e salincias, denunciando tumores miomatosos, de natureza vria. Contedo uterino: Visa ao reconhecimento do feto nele contido, sua apresentao e posio. Manobras de Leopold-Zweifel.

Manobras de Leopold-Zweifel

Ausculta
Pretende-se ouvir os batimentos cardiofetais (bcf) que informam, durante a gestao, se o concepto est vivo ou morto.

Os bcf so percebidos em torno de 20 semanas;


Ausculta direta ou imediata aplica-se o ouvido sobre a parede abdominal da paciente; Ausculta indireta ou mediata utiliza-se o estetoscpio; A frequncia dos batimentos fetais entre 110 e 160 bpm; Foco mximo da ausculta: Varia conforme apresentao do concepto. Corresponde, aproximadamente, altura da quarta vrtebra dorsal.

Toque
Ser reduzido ao mnimo de vezes necessrios e com cuidados indispensveis.

Unidigital, bidigital ou manual; Bexiga e reto esvaziados, mos rigorosamente lavadas e revestidas de luvas esterilizadas, paciente em posio ginecolgica, entreabrindo-se a vulva com os dedos de uma das mos, e obedecidos os preceitos de assepsia e de antisepsia; Toque combinado permite estatuir o volume uterino, quando o rgo ainda no se encontra acessvel palpao; Nas proximidades do parto: avaliao das condies do colo, as relaes entre a apresentao e a bacia; Decurso do trabalho: acompanhar a dilatao cervical, a progresso fetal e precisar o tipo de apresentao, de posio e suas variedades.

Modificaes do Organismo Materno

Modificaes Sistmicas
As alteraes fisiolgicas observadas na gestao decorrem, principalmente, de fatores hormonais e mecnicos.

POSTURA E DEAMBULAO

Centro de gravidade desviado para frente: O corpo se joga para trs de forma a compensar a matriz evadida da pelve que se apia parede abdominal e as mamas, dilatadas e engrandecidas, que pesam no trax. Lordose da coluna lombar e ps afastados. Marcha anserina: A grvida, ao andar, lembra, com seus passos oscilantes, mais curtos, a deambulao dos gansos. Articulaes apresentam maior mobilidades: Atribui-se relaxina, secretada pela placenta, a frouxido dos ligamentos.

Metabolismo
METABOLISMO GLICDICO Concepto, consumidor de glicose glicose.

me submetida a permanente demanda de

Em perodos de jejum, o concepto continua a extrair glicose e aminocidos da gestante, em taxas idnticas s existentes nos perodos de alimentao. A grvida no consome mais indiscriminadamente a glicose como antes e, medida que a prenhez cresce, diminui sua utilizao perifrica, merc da elaborao, pela placenta, de hormnios contra-insulares. A glicose transferida rapidamente ao feto, por difuso facilitada. Nos ltimos meses, a prenhez exibe aumento na resistncia insulina. Nveis elevados de lactognio placentrio humano (hPL), progesterona, estrognios e cortisol esto implicados nesse processo. Na gravidez avanada ocorre mudanas no metabolismo da gestante no sentido de preservar glicose na utilizao dos lipdios. A liberao excessiva de cidos graxos tambm contribui na reduo da utilizao da glicose materna.

Metabolismo
METABOLISMO LIPDICO A placenta praticamente impermevel aos lipdios, exceto aos cidos graxos livres (AGL) e aos corpos cetnicos. Duas alteraes no metabolismo materno: Acmulo de lipdios nos tecidos da grvida lipognese aumentada, com elevao da sntese de cidos graxos e de glicerol. Cessa durante ltimo trimestre de gravidez, quando o metabolismo lipdico se transforma para o estado catablico e que acaba por favorecer os tecidos maternos ao utilizar AGL e corpos cetnicos como combustveis alternativos, poupando glicose.

Hiperlipidemia gestacional triglicerdios aumentados nas fraes lipoprotenas HDL, LDL e, principalmente, VLDL. 1)Sob condies de jejum, o fgado materno mostra aumento da atividade da lipoprotena lipase, tornando-se rgo receptor de triglicerdios circulantes que so usados como substrato para sntese de corpos cetnicos e esses compostos rapidamente se difundem pela placenta e so utilizados pelo feto. 2)A lipase da placenta hidrolisa os triglicerdios e os AGL liberados podem alcanar o feto para serem reconvertidos em triglicerdios. 3)A induo da lipoprotena lipase nas mamas por volta do parto dirige triglicerdios circulantes para essa glndula visando a produo de leite.

Metabolismo
METABOLISMO LIPDICO cidos graxos essenciais so benficos para a:

Me previne doenas cardiovasculares, cncer do colo e doenas imunolgicas;

Concepto indispensveis para seu desenvolvimento cerebral e visual.

Metabolismo
METABOLISMO PROTICO

As protenas totais aumentam em valores absolutos, porm pela hemodiluio plasmtica tm suas concentraes diminudas. Exceto: teores de alfa e de beta-globulinas e os de fibrinognio. Grande importncia na assistncia ao pr-natal.

Metabolismo
METABOLISMO HIDROELETROLTICO Fatores responsveis pela reteno de lquido:

Reteno de sdio; Novo nvel de osmolaridade; Diminuio do limiar da sede; Reduo da presso onctica.

Suas consequncias:

Reduo na concentrao de hemoglobina; Queda do hematcrito; Diminuio da concentrao de albumina;

Aumento do dbito cardaco;


Elevao do fluxo plasmtico renal; Edema perifrico.

Metabolismo
METABOLISMO DO CLCIO 40% do clcio esto ligados albumina se a albumina no plasma tem sua concentrao acentuadamente diminuda durante a gravidez, o clcio plasmtico tambm decresce.

A demanda fetal para o clcio enorme. Todavia, a mulher grvida eleva sua absoro e ligeiramente reduz a sua excreo.

Clcio deve ser fornecido pela dieta (leite e seus derivados, meia xcara de nozes/dia, sementes cruas de gergelim, verduras folhosas, figos, passas secas). Caso a mulher no consiga manter o nvel de transferncia por fontes alimentares, desenvolver osteopenia durante e aps a gravidez.
O feto apresenta maiores concentraes de clcio e de calcitonina do que a me, e os hormnios como o PTH e a calcitonina parecem ser independentemente regulados pela me e pelo feto, j que no atravessam a placenta.

Sistema Cardiovascular
Constituem as alteraes cardiovasculares mais relevantes:

Aumento da frequncia cardaca; Aumento do volume sistlico (expanso do volume plasmtico); Aumento do dbito cardaco (DC = VS x FC);

Diminuio da presso arterial mdia;


Diminuio da resistncia perifrica;

Aumento da presso venosa nos MMII em virtude da compresso que o tero determina na cava inferior e nas veias plvicas. Tendncia a hipotenso, lipotimia ortosttica, edema dos MMII, varicosidades e hemorridas.

Sistema Sanguneo
Principais alteraes hematolgicas ocorridas na gravidez: Diminuio

No nmero de hemcias; Na concentrao de hemoglobina; No hematcrito; Na concentrao de folato no plasma.

Aumento

No nmero de leuccitos; Na velocidade de sedimentao; Na concentrao de fibrinognio.

Sistema Urinrio
Alteraes renais:

Aumento no fluxo plasmtico renal; Aumento na taxa de filtrao glomerular renal; Aumento na depurao de vrias substncias (creatinina);

Diminuio da concentrao plasmtica de uria e creatinina;


Glicosuria fisiolgica.

Sistema Respiratrio
Smula das modificaes respiratrias:

A frequncia respiratria no se altera; O volume-corrente aumenta; O volume de reserva expiratrio diminui;

A capacidade vital praticamente no se altera;


A capacidade residual funcional diminui; O volume-minuto aumenta; Hiperventilao fisiolgica; Dispnia.

Equilbrio Acidobsico
Constituem modificaes gravdicas no equilbrio acidobsico:

Hipocapnia; Elevao discreta nos cidos metablicos; Mudana de pH para o limite superior normal

Alcalose respiratria compensada.

Sistema Digestivo

1 trimestre: aparecimento de nuseas e vmitos, que pode estar relacionados a nveis crescentes e subitneos de estrognios no sangue;

Gengivite: margem gengival se apresenta com eritema, sangramento e intumescimento da zona afetada;
Dois primeiros trimestres h reduo na secreo gstrica de cidos: incidncia reduzida de lcera pptica e a remisso das porventura preexistentes; Atonia do colo explica a grande frequncia da constipao.

Obrigada!

You might also like