You are on page 1of 24

Devido s muitas imagens apresentadas durante o atelier houve necessidade de o encurtar de forma a poder estar presente na web.

Todos os interessados na verso integral, (que inclui imagens do novo catecismo do 1 ano), devem contactar
Irm Maria Jos Bruno mariajose@patriarcado-lisboa.pt

Surge um PROGRAMA de 10Anos de Catequese, Dos 6 e os 16 anos. Aprovado pela CEP a 11 a 14 de Abril de 1988

CINCO FASES BIENAIS


Que culminam e terminam com celebraes festivas profundamente vinculadas ao caminho de F percorrido em cada Fase.

A relao entre as diversas fases, faz-se em espiral:

FASE I Iniciao ao Itinerrio Catequtico FASE II A Vida do Discpulo de Jesus FASE II Aprofundamento da F FASE IV Busca do sentido cristo da Vida FASE V Personalizao da F e compromisso Cristo

NECESSIDADE DE UM NOVO PROGRAMA O problema catequtico hoje

A difuso e crescimento da indiferena religiosa; A crise de processo de iniciao crist (para muitos sinnimo de concluso);

A crise da Igreja, em termos de ausncia de muitos sectores da vida das mulheres e homens deste tempo;

O divrcio entre a f e a vida, e entre a f e a cultura.

As problemticas apontadas exigiram uma reflexo global de toda a aco pastoral e, concretamente, da catequese.

NOVOS DOCUMENTOS

Este Catecismo destina-se aos responsveis pela catequese: - os bispos, os sacerdotes e catequistas e a cristos Ser tambm de leitura til para todos os outros fiis cristos (CIC 12).

Prope-se fornecer os princpios teolgicos-pastorais fundamentais, inspirados no Conclio Vaticano II e no Magistrio da Igreja, aptos para orientar e coordenar a aco pastoral do ministrio da palavra e, de forma concreta, a catequese O Catecismo da Igreja Catlica e o Directrio geral da catequese so distintos e complementares ao servio da aco catequtica (cf. DGC 120).

A formao de Catequistas deve corresponder s novas exigncias do contexto social e eclesial...

dever da catequese educar nas vrias dimenses da f:


A f professada
A f celebrada A f vivida

A f rezada

ITINERRIO DE CATEQUESE DE INICIAO DA INFNCIA E ADOLESCNCIA


(6-16 ANOS)

DUAS FASES: INFNCIA

ADOLESCNCIA

I ETAPA Insero na comunidade


1. Ano 2. Ano 3. Ano JESUS GOSTA DE MIM ENSINA-NOS A REZAR EM TI, VIVEMOS Festa do Acolhimento Festa do PaiNosso Festa da Eucaristia

III ETAPA Sentido cristo da vida


7. Ano 8. Ano
PROJECTO MAIS SOMOS MAIS Bemaventuranas Festa da Vida

II ETAPA Compromisso cristo


4. Ano 5. Ano 6. Ano AO ENCONTRO... de JESUS DESCOBERTA... do PAI NA FORA... do ESPRITO Entrega da Bblia Entrega do Credo Festa da F

IV ETAPA Compromisso cristo


9. Ano 10. Ano
O DESAFIO DE VIVER A ALEGRIA DE CRER Celebrao de Compromisso Festa do Envio

A PRIMEIRA ETAPA
Destina-se s crianas de 6-9 anos, o que corresponde aos trs primeiros anos do ensino bsico. a primeira vez que entram em contacto com a escola e, provavelmente, com a catequese paroquial.

OBJECTIVOS DA 1 ETAPA
Aderir a Jesus Cristo, pelo conhecimento e vivncia do mistrio cristo; Inserir-se, gradualmente na vida litrgica da Igreja: orao, descoberta do significado do Baptismo, preparao para a celebrao da Eucaristia e da Reconciliao; Desenvolver atitudes de f como resposta ao amor de Deus; Aprender a ser cristo ou discpulo de Jesus e integrao progressiva na comunidade crist.

Os catecismos so instrumentos para fazer catequese. Desempenham uma funo importante mas no so suficientes.

a comunidade crist e o catequista quem d vida ao catecismo.


(ATV Orientaes, 7)

Assim a catequese, como consequncia da

fidelidade a Deus, deve respeitar a mensagem e


a pessoa concreta por uma diligente adaptao (DGC 112) e, num esforo constante de inculturao que respeite a integridade da f, deve tornar o Evangelho acontecimento

verdadeiramente significativo para a pessoa humana (DGC 97).


(ATV Orientaes 6)

Objectivos do 1. ANO JESUS GOSTA DE MIM


Proporcionar s crianas um bom acolhimento eclesial; Ajud-las a conhecer alguns princpios da f crist; Motiv-las para a adeso a Jesus e a celebrao da f na comunidade crist; Ajud-las a assumir atitudes de louvor, de gratido e de Amor a Deus e aos irmos.

Algumas caractersticas evolutivas da criana do 1. Catecismo


a) Desenvolvimento fisiolgico - Cresce em todas as dimenses; - Tem necessidade de contacto directo com o mundo e as coisas que a rodeiam.; - Tem a vista nas mos; aprende a fazer, fazendo.

b) Mudanas psicolgicas (6-8 anos) - Pelos 6 anos ainda gosta muito de ouvir histrias; - Existe dificuldade em distinguir o real do imaginrio; - Pelos 7 anos comea a distinguir;

- Encontra-se num processo de desenvolvimento e integrao social. (O


concreto verdadeiro e real. O que no se pode ver ou tocar falso).

c) Transformaes afectivas (6-8 anos)


O afecto e o carinho dispensado pelos adultos continuam a exercer uma grande influncia no seu desenvolvimento.

- Encontra esse clima de afectividade, de um modo particular nos pais - A imagem de Deus como Pai e Amigo pode apoiar-se nesta ligao afectiva e na concepo positiva, que regra geral, a criana tem dos pais

d) Processo de socializao

O egocentrismo caracterstico da etapa anterior, entra em regresso, medida que vai entrando num mundo diferente do familiar.
- A sua capacidade de lidar com os outros aumenta; - Alarga o seu circulo de amigos, medida que vai contactando com novas realidades: a escola, a catequese e outras (desporto, msica, etc.)

e) Evoluo moral (6-8 anos) - A moral nesta idade surge espontaneamente: surge da facilidade de imitar algum de quem gosta, e com quem se identifica. - Desperta para o sentido da responsabilidade e da justia; - Comea a distinguir o bem do mal e a consciencializar a opo das suas aces (desenvolvimento da conscincia moral)

f) A nvel religioso (6-8 anos) Adere facilmente ao maravilhoso e ao mgico, possibilitando assim a abertura ao Transcendente. Tem muita facilidade em acreditar. Tem uma relao com Deus muito dominada pela afectividade. Da a importncia do smbolo como meio para aprofundar essa religio.

A religio descobre-a a partir de coisas concretas


- A orao est ligada a um lugar (Igreja); a Palavra de Deus ( um livro); a cruz (um objecto religioso) - No consegue libertar-se do concreto nem perceber o sentido simblico da realidade. - Que sentido tem a orao, a Palavra, a cruz?... S o que v

A INICIAO F CRIST
Etapa que se destina s crianas que j fizeram o seu despertar religioso no seio familiar e na comunidade e que, movidas pela graa, decidem seguir, iniciando uma caminhada que tem como objectivo, introduzi-las na vivncia da f, na vida litrgica e caritativa
dos filhos de Deus.

O catequista pode e deve dizer como S. Paulo: Transmiti-vos, em primeiro lugar, o que eu prprio recebi. (1Cor 15, 3)

LINGUAGEM UTILIZADA NA CATEQUESE


A linguagem da Bblia a mais utilizada

uma linguagem religiosa, fundamentalmente simblica

Tenta unir o Transcendente vida humana

A Igreja realiza esta tarefa essencialmente por meio da catequese para os baptizados, e pelo catecumenado, para aqueles que ainda no o foram, e sempre em estreita relao com os sacramentos da Iniciao Crist, nomeadamente o Baptismo e a Eucaristia.

You might also like