You are on page 1of 17

Primeiros socorros

Queimaduras
Leses na pele provocadas por diversos agentes: Fogo Atrito Frico Lquidos ferventes Vapores Electricidade Radiaes solares Frio Produtos qumicos

Primeiros socorros
Queimaduras
Classificao
Profundidade 1 grau 2 grau 3 grau Extenso Localizao Idade

Primeiros socorros
Queimaduras muito extensas No despir, nem arrancar a roupa. Arrefecer imediatamente para aliviar a dor e
parar o processo de queimadura. Cobrir a zona ou a vtima toda com um lenol limpo sem plos, levemente umedecido e depois tap-la com um cobertor. Prevenir o choque e a hipotermia. Promover transporte para o hospital.

Primeiros socorros
Queimaduras pouco extensas
Primeiro socorro
1 grau Arrefecer o mais possvel; Cobrir a zona com compressas molhadas em gua fria; Colocar creme hidratante; No colocar gorduras.

Primeiros socorros
Queimaduras pouco extensas
Primeiro socorro
2 grau - Arrefecer o mais possvel; - No rebentar as bolhas; - Levar ao hospital se necessrio. 3 grau - Arrefecer o mais possvel; - Levar ao hospital se necessrio.

Animais Venenosos Cobras - O que que voc dever fazer se for mordido por cobra venenosaProf. Dr. Gyrgy Mikls Bhm Antes de mais nada, vamos dizer o que NO FAZER. Lamentamos
desapontar voc e contradizer todos os filmes, livros e histrias de aventuras, quando homens-macacos, heris do faroeste, nobres selvagens e mocinhos de todos os tipos, aplicam torniquetes na perna, cortam os msculos com a faca, chupam o veneno com a boca e aplicam brasas, ferros incandescentes, fumo, bosta de vaca e outros remdios hericos sobre a mordida de cobras. querosene ou teia de aranha, seguindo a sabedoria popular. Hoje, a experincia nacional muito grande e sabe-se que todas essas tentativas de cura, consagradas ao longo dos tempos, s prejudicam. Repetimos: no faa interveno alguma, melhor. Procure manter a calma: lembre-se que a maioria dos acidentes ofdicos no matam nem mesmo quando no tratados; lembre-se que a soroterapia resolve seu caso, mesmo se instituda muitas horas 6 a 12 horas depois. Se sentir dor, tome um analgsico.

No faa nada disto. Nem o torniquete. Tampouco aplique p de caf,

ACIDENTES POR SERPENTES


INTRODUO Por cobras so comuns e
grave quando venenosas; CARACTERSTICA DAS COBRAS VENENOSAS:

CLASSIFICAO DOS GRUPOS DE ACORDO COM A NATUREZA DA PROPRIEDADES DOS VENENOS

Acidente Croltico(cascavis) veneno hemoltico

e neurotxico; Acidente Botrpico(jararacas, urutu) Veneno proteoltico, hemorrgica e coagulante; Acidente Elapdico(corais venenosas-Mocrurus) veneno neurotxico e miotxico; Acidente Laqusico(surucucu pico de jaca) Veneno proteoltico, coagulante e pouco neurotxico;

SORO ANTIOFDICO

Envenenamento/Intoxicaes
Vias de contacto e/ou administrao
Inalatria (ex. inalao de um gs txico existente na atmosfera); Digestiva (ex. alimentos contaminados); Cutneas (ex. pesticidas); Circulatria directa (ex. Morfina-EV em excesso); Oculares (ex. jacto de desodorizante).

Envenenamento/Intoxicaes (cont.)
Preveno
Correta armazenagem de produtos; Medicao fechada chave; Manter produtos nas suas embalagens de origem; Uso de vesturio adequado na execuo de determinados trabalhos;

Envenenamento/Intoxicaes (cont.)
Primeiro Socorro
Coleta de informaes - O Qu? - Como? - Quanto? - Quando? - Quem? - Qual o txico - Qual a via - Qual a quantidade - H quanto tempo - Idade, peso, sexo,

Ligar ao CIAV (centro de informao anti-veneno) 808 250 143

Envenenamento/Intoxicaes (cont.)
Primeiro Socorro
Via Inalatria - Eliminar a fonte do txico, afastando a vtima do local; - Retirar roupas; - Hospital. Via Cutnea - Lavar abundantemente com gua corrente; - Retirar roupas contaminadas; - No aplicar qualquer produto; - Hospital .

Envenenamento/Intoxicaes (cont.)
Primeiro Socorro
Via Circulatria Directa - Estabilizar a zona; - Arrefecer; - Hospital . Via Gastrointestinal - Seguir obrigatoriamente indicao do CIAV (centro de informao anti-veneno).

Envenenamento/Intoxicaes (cont.)
Primeiro Socorro
Via Ocular - Lavar abundantemente com gua corrente ou soro fisiolgico; - No esfregar; - Pedir para no fechar as plpebras; - Hospital . Mdulo pg. 19-22.

OBRIGADA PELA ATENO!

You might also like