You are on page 1of 27

Variao Variao Lingstica Lingstica

A importncia da lngua no desenvolvimento humano

Preste ateno no modo como seus alunos usam a lngua oral, acompanhando as vrias formas de falar que esto presentes em um mesmo grupo de crianas

Procure incorporar, na sua rotina, a prtica de registrar os dilogos das crianas. Pense cuidadosamente sobre eles. Note como elas elaboram o significado das palavras, como tentam entender a fala dos outros a partir da sua prpria experincia e das palavras que conhecem.

Desenvolva aes que estimulem o desenvolvimento da linguagem

Procure enriquecer o ambiente lingustico dos alunos. Envolva as crianas ativamente em muitas experincias significativas e funcionais com a linguagem, incluindo falar, ouvir, escrever e ler. Leia em voz alta para os alunos. Esta tambm uma forma poderosa de estimular o desenvolvimento da a linguagem.

Utilize e incentive o dilogo


Converse muito com as crianas. Fornea respostas s suas perguntas, explicaes s suas dvidas. Estimule a exposio de idias e a troca de opinies entre as crianas.

Amplie o repertrio vocabular de seus alunos

Lembre-se de que os sentidos das palavras so aprendidos mais facilmente por meio de interaes e conversas com os adultos (sujeitos mais experientes da cultura). Voc tem, portanto, um importante papel, alm de ser um grande modelo para as crianas! Fale corretamente e com frequncia.

No enfatize o uso incorreto da linguagem por parte das crianas. Em vez disso, explore as idias expressas adotando o uso adequado da linguagem. Por exemplo, se um aluno disser: Professora, eu j ponhei todo o lpis nas caixa, voc poder dizer: Ah, voc j ps os lpis nas caixas? Eu tambm j pus todos os livros no armrio!

Fique atento a possveis erros ou dificuldades que as crianas possam ter por no entenderem o sentido das palavras

Para compreender melhor esse aspecto, veja a seguinte histria. Rafael, aluno da 3 ano do Ensino Fundamental I, tinha de resolver um problema que dizia: Meu pai, que tem 2 metros de altura, quer fazer uma pintura em uma parede que mede 5 metros. Ele vai usar uma escada de 3 metros. Adicione a altura de meu pai com a altura da escada e veja se ele vai conseguir pintar a parede.

Quando a professora de Rafael olhou como ele havia resolvido o problema, viu a conta: 3 - 2 = 1 e a resposta de que o pai no conseguiria pintar a parede. Ela ento perguntou: Rafael, por que voc fez um subtrao se no problema estava escrito adicione? O menino nada respondeu. A professora voltou a insistir, mas usou outras palavras: Por que voc fez um conta de menos, se o problema era de mais? Rafael ento sorriu e respondeu: Por que voc no falou isso antes? O que a professora percebeu foi que o aluno havia errado o problema porque no sabia o significado da palavra adicione!

LINGUAGEM
A linguagem uma forma de interao verbal entre as pessoas. Produzir linguagem significa produzir discursos, portanto: - os discursos so decorrentes das caractersticas das condies nas quais so produzidos; - os discursos se concretizam em textos; - os textos se relacionam, inevitavelmente, com outros textos, tanto com aqueles que foram produzidos antes, como aqueles que podem surgir depois.

No ensino-aprendizagem de diferentes padres de fala e escrita, o que se almeja no levar os alunos a falar certo, mas permitir-lhes a escolha da forma de fala a utilizar, considerando as caractersticas e condies do contexto de produo, ou seja, saber adequar os recursos expressivos, a variedade de lngua e o estilo s diferentes situaes comunicativas:

saber coordenar satisfatoriamente o que fala ou escreve e como faz-lo; saber que modo de expresso pertinente em funo de sua inteno enunciativa dado o contexto e os interlocutores a quem o texto se dirige.A questo no de erro, mas de adequao s circunstncias de uso, ou seja, de utilizao adequada da linguagem.. PCNs

Linguagem oral: 1. O falante nativo e sua lngua 2. Variao lingustica 3. Usos da linguagem: adequao 4. O certo, o errado e o diferente 5. Conscincia lingustica do falante 6. As regras da linguagem

Linguagem escrita: o texto 1. O texto escrito uma representao da linguagem oral 2. O texto escrito um uso da linguagem 3. Ler a apropriao de um enunciado produzido a partir da mente de outro indivduo. 4. O leitor tem que re-processar o texto em sua mente: o texto da mente do escritor torna-se texto da mente do leitor. 5. Ler e compreender so processos diferentes

Assaltante Cearense: -Ei, bixim...Isso um assalto...Arriba os braos e num se bula nem faa muganga...Passa vexado o dinheiro seno eu planto a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora...Perdo meu Padim Cio, mas que eu t com uma fome da mulesta... Assaltante Mineiro: - s, presteno...Isso um assartin, uai...Levanto os brao e fica quetin que esse trem na minha mo t cheio de bala...Mi pass logo os trocados que eu num t bo hoje...Vai andando, uai, t esperando o que, uai.

Assaltante Gacho: -Oh guri, ficas atento...Bh, isso um assalto...Levantas os braos e te aquieta, tch!No tente nada e tome cuidado que esse faco corta que uma barbaridade...tch!Passa os pilas pr c!E te manda a la cria, seno o quarenta e quatro fala! Assaltante Carioca: -Seguiiiinnte, bicho...Tu ta lascado, isso um assalto...Passa a grana e levanta os braos rapa... No fica de bobeira que eu atiro bem pra cacete...Vai andando e se olhar pra trs vira presunto...

Assaltante Baiano: - meu rei...(longa pausa)... isso um assalto...Levanta os braos, mas no se avexe no...Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado...Vai passando a grana, bem devagarinho...Num repara se o berro est sem bala, mas pra no ficar muito pesado...No esquenta, meu irmozinho, vou deixar teus documentos na prxima encruzilhada... Assaltante Paulista: -rra, meu... Isso um assalto, cara...Alevanta os braos, meu...Passa a grana logo, meu...Mais rpido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pa comprar o ingresso do jogo do Curintia, meu...P, se manda, meu...

Assaltante de Braslia: -Cumpanhros, no final do ms, aumentaremos as seguintes tarifas: energia, gua, esgoto, gs, passagem de nibus, IPTU, IPVA, licenciamento de veculos, seguro obrigatrio, gasolina, lcool, imposto de renda, IPI, ICMS,PIS, COFINS...

Uma nao apresenta diversos traos de identificao, e um deles a lngua. Esta pode variar de acordo com alguns fatores, tais como o tempo, o espao, o nvel cultural e a situao em que um indivduo se manifesta verbalmente.

Variao Geogrfica Trata das diferentes formas de pronncia, vocabulrio e estrutura sinttica entre regies. Dentro de uma comunidade mais ampla, formam-se comunidades lingusticas menores em torno de centros polarizadores da cultura, poltica e economia, que acabam por definir os padres lingusticos utilizados na regio de sua influncia. As diferenas lingusticas entre as regies so graduais, nem sempre coincidindo com as fronteiras geogrficas.

Variao Histrica Acontece ao longo de um determinado perodo de tempo, pode ser identificada ao se comparar dois estados de uma lngua. O processo de mudana gradual: uma variante inicialmente utilizada por um grupo restrito de falantes passa a ser adotada por indivduos socioeconomicamente mais expressivo. A forma antiga permanece ainda entre as geraes mais velhas, perodo em que as duas variantes convivem; porm com o tempo a nova variante torna-se normal na fala, e finalmente consagra-se pelo uso na modalidade escrita. As mudanas podem ser de grafia ou de significado.

Variao Social Agrupa alguns fatores de diversidade: o nvel socioeconmico, determinado pelo meio social onde vive um indivduo; o grau de educao; a idade e o sexo. A variao social no compromete a compreenso entre indivduos, como poderia acontecer na variao regional; o uso de certas variantes pode indicar qual o nvel socioeconmico de uma pessoa, e h a possibilidade de algum oriundo de um grupo menos favorecido atingir o padro de maior prestgio.

Variao Estilstica Considera um mesmo indivduo em diferentes circunstncias de comunicao: se est em um ambiente familiar, profissional, o grau de intimidade, o tipo de assunto tratado e quem so os receptores. Sem levar em conta as graduaes intermedirias, possvel identificar dois limites extremos de estilo: o informal, quando h um mnimo de reflexo do indivduo sobre as normas lingusticas, utilizado nas conversaes imediatas do cotidiano; e o formal, em que o grau de reflexo mximo, utilizado em conversaes que no so do dia-a-dia e cujo contedo mais elaborado e complexo. No se deve confundir o estilo formal e informal com lngua escrita e falada , pois os dois estilos ocorrem em ambas as formas de comunicao.

As diferentes modalidades de variao lingustica no existem isoladamente, havendo um inter-relacionamento entre elas: uma variante geogrfica pode ser vista como uma variante social, considerando-se a migrao entre regies do pas. Observa-se que o meio rural, por ser menos influenciado pelas mudanas da sociedade, preserva variantes antigas. O conhecimento do padro de prestgio pode ser fator de mobilidade social para um indivduo pertencente a uma classe menos favorecida.

Dialeto Dialeto do grego , a forma como uma lngua realizada numa regio especfica. Cientificamente este conceito conhecido por "variao diatpica", "variante geolingustica" ou "variante dialetal".

Bem, c pode me passar a salada? Por favor, cara cnjuge, queira alcanar-me o prato que porta as delcias compostas de hortalias e outros frutos da terra.

VARIAO LINGSTICA
Samba do Arnesto
O Arnesto nos convid prum samba, ele mora no Brs Nis fumo e no encontremos ningum Nis vortemo cuma baita duma reiva Da outra veiz nis num vai mais Nis no semos tatu! O Arnesto nos convid prum samba, ele mora no Brs

Nis fumo e no encontremos ningum Nis vortemo cuma baita duma reiva

Da outra veiz nis num vai mais Outro dia encontremo com o Arnesto Que pidiu descurpa mais nis no aceitemos Isso no se faz, Arnesto, nis no se importa Mais voc devia ter ponhado um recado na porta Anssim: "i, turma, num deu pr esper A vez que isso num tem importncia, num faz m Depois que nis vai, depois que nis vorta Assinado em cruz porque no sei escrever Arnesto"

Adoniram Barbosa

You might also like