You are on page 1of 36

http://www.slideshare.

net/profissionalizando/projeto-poltico-pedaggico-presentation/download

Projeto = identidade escola comunidade Ter uma identidade tem a ver com ter uma histria, com poder colocar a prpria realidade entre passado e futuro, integrando na realidade essa histria e esse novo projeto.
Joan Subiratis

no ter conscincia da prpria identidade dificuldade de determinar o que desejvel e o que se deve recusar. identidade social construo a partir de uma rede de relaes e de fluxo de informaes entre os membros dessa comunidade escolar e em relao com outras comunidades.

Elemento central desta identidade coletiva


Conjunto compartilhado de valores, normas e formas especficas de enfrentar e resolver os problemas cotidianos. Comunidade-escola comunidade local mbitos de interdependncia e de influencia recprocas.

Se apostarmos na convivncia sem segmentaes, na coeso social e na solidariedade sem distncias...


... tudo que leve a uma melhor identificao das escolas com seu territrio e sua diversidade social, e tudo aquilo que conduza a melhorar o sentido de identidade e de projeto comunitrio, ir nesse caminho.

Joan Subiratis

Projeto poltico-pedaggico
Poltico por que diz respeito arte e cincia de governar Ele prev e d uma direo gesto da escola. Pedaggico por que diz respeito reflexo sistemtica sobre as prticas educativas: d sentido e rumo s prticas educativas, contextualizadas culturalmente.

O projeto representa a oportunidade de a direo, a coordenao pedaggica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mos, definir seu papel estratgico na educao das crianas e jovens, organizar suas aes, visando a atingir os objetivos que se propem. o ordenador, o norteador da vida escolar.

J. C. Libneo

Toda escola tem algum projeto pedaggico, seja ele formalizado em um texto ou vivido no dia a dia da sala de aula. Quando sentamos juntos, profissionalmente para buscar respostas para as questes cotidianas, estamos colocando o projeto da escola em prtica.

Aquele que se entrega tristeza renuncia plenitude da vida. Para sobreviver: planejar a esperana.
Pichon Rivire

A escola deve ser encarada como uma comunidade educativa que mobiliza o conjunto dos atores sociais e dos grupos profissionais em torno de um projeto comum. Para tal, preciso demarcar os espaos prprios de ao, pois s na classificao desses limites se pode alicerar uma colocao efetiva.

Pensar em Projeto Poltico Pedaggico para qualquer escola, pressupe que os educadores tenham um espao onde possam se manifestar, que o processo da escola e suas experincias acumuladas sejam refletidas no texto. Que haja uma definio anterior sobre qual a concepo de Projeto Poltico Pedaggico ser utilizada pelo grupo.

Quando os professores de determinada escola se renem para pensarem organizadamente sobre o seu fazer, o comeo de uma atividade coletiva que quase certamente ter a escrita do projeto pedaggico da escola como resultado.

O Projeto Pedaggico da escola pode enriquecer se todos puderem mostrar suas habilidades e forem respeitados pelas diferenas e no pelas semelhanas.

Projeto Pedaggico Deve traduzir a histria da instituio Deve orientar o documento normativo da escola, seu Regimento Interno Deve ser elaborado a partir dos princpios norteadores

Quem voc?
Conhecer-se e s suas circunstncias o Consenso mnimo em torno de
opes sociais polticas pedaggicas

Identidade

Conhecer o outro

O que voc quer ser daqui a 5,10 anos? Como voc quer estar? Intenes concretas Desejo Sonho Expectativa

Propsito

O que voc precisa? Necessidades


Ter competncia Anlise da situao Identificar prioridades Foras e fraquezas, possibilidades e limites Diagnstico

O que voc vai fazer para conseguir? Mobilizar-se para enfrentar e resolver as necessidades. Metas Tomada de decises
Mtodo

Quem pode lhe ajudar: Parceiros, dentro e fora de comunidade de aprendizagem,

Como saber se caminhamos bem? Acompanhamento

Retroalimentao: avaliao externa


auto-avaliao

Dados quantitativos:

matrcula

freqncia
aproveitamento presena de pais

prazos
Dados qualitativos: atendimento das expectativas

satisfao de alunos/pais/professores
respeito e visibilidade na comunidade

Queremos uma escola comunidade:


...lugar no qual se trabalha modelos culturais, valores, normas e formas de conviver e de relacionar-se... Portanto, seu projeto o: mbito em que esse conjunto de inter-relaes e responsabilidades se materializa...

As opes feitas na escola sobre avaliao, enturmao, horrio de aulas, organizao de festas seja a junina ou as Olimpadas; enfim, cada deciso tomada pela escola poltico-pedaggica e reflete as orientaes pedaggicas assumidas pelos seus profissionais.

O projeto educativo simultaneamente um processo e um produto de uma planificao destinada a orientar a organizao e o funcionamento da escola, tendo em vista a obteno de determinados resultados.

Projeto pedaggico um documento orientador da ao da escola, onde se registram os alvos a atingir, as opes estratgicas a seguir, em funo do diagnstico realizado, dos valores definidos e das concepes tericas escolhidas

Projeto pedaggico como explicitao das convices ideolgicas, a enunciao dos propsitos gerais que orientam a prtica da escola e justificam sua estrutura organizacional, onde so estabelecidas as relaes entre os membros da comunidade escolar, formas de participao mecanismos de tomada de deciso.

Exemplo de Roteiro
1. Contextualizao e caracterizao da escola
Caracterizao da comunidade: aspectos geogrficos, histricos, scio-econmicos. Perfil dos alunos, corpo tcnico pedaggico, apoio. Breve histrico da instituio.

2. Concepo da educao e da prtica pedaggica Perfil do aluno que se quer formar. Princpios norteadores da prtica.

Exemplo de Roteiro
3. Diagnstico
Necessidades Prioridades

Decises e estratgias de ao

4. Objetivos Gerais

Exemplo de Roteiro
5. Estrutura e Funcionamento
Organizao da escola mbito espao-temporal

Nveis de oferta
Agrupamentos Calendrio Rotinas

Exemplo de Roteiro
mbito relacional Papel / perfil / responsabilidades diretor

professor
coordenador aluno

apoio
famlia mbito administrativo financeiro Modelo / instncias de gesto Responsabilidades

Currculo
O Currculo a ligao entre a cultura e a sociedade exterior escola e educao; entre o conhecimento e cultura herdadas e a aprendizagem dos alunos; entre a teoria (idias, suposies e aspiraes) e a prtica possvel, dadas determinadas condies.

Gimeno Sacristn - 99

Currculo: Um modo pelo qual a cultura representada e reproduzida no cotidiano das instituies escolares.

Pedra - 97

Exemplo de Roteiro
Proposta curricular Fundamentos Organizao curricular (por srie / por ciclo) (por rea / por disciplina)
o o o o Objetivos Orientaes didticas Contedos Avaliao

Proposta de formao continuada dos professores Proposta de trabalho com os pais, comunidade e instituies similares da regio

A formalizao do Projeto Pedaggico da escola assume a um importante papel ao sugerir como o momento do registro e do re-ver para entender o nosso ofcio e, atravs desta reflexo/estudo, nos tornamos professores capazes de interferir criativamente na elaborao do nosso trabalho.

Confesso que no venho, at aqui, falar-vos sobre o problema da Educao, sem certo constrangimento: quem percorrer a legislao do pas a respeito da Educao, tudo a encontrar.

Sobre assunto algum se falou tanto no Brasil e, em nenhum outro to pouco se realizou.
...

No h, assim, como fugir a impresso penosa de nos estarmos a repetir. H cem anos os educadores se repetem entre ns. Esvaem-se em palavras, esvaimo-nos em palavras e nada fazemos. Atacou-nos, por isto mesmo, um estranho pudor pela palavra. Pouco falamos os educadores de hoje. Estamos possudos de um desespero mudo pela ao.
Ansio Teixeira. Discurso na Assemblia Constituinte 1947.

http://www.slideshare.net/profissionalizando/projeto-poltico-pedaggico-presentation/download

You might also like