You are on page 1of 10

tica ou Filosofia Moral

Filosofia Moral

A tica trata de problemas relacionados com o bem e o mal, o certo e o errado: p. ex., saber em que consiste agir moralmente. Nem sempre as pessoas esto de acordo sobre estas questes. Perguntar como devemos conduzir a nossa vida pode dar origem a respostas muito diferentes e at inconciliveis.
A filosofia moral foi, como vimos, uma disciplina que interessou Scrates particularmente.

Filosofia Moral

O estudo das sociedades humanas mostra que existem diferentes opinies sobre o que so aces boas ou ms, aces certas ou erradas. Uma aco pode ser considerada moralmente certa numa sociedade mas moralmente errada noutra: o infanticdio, o adultrio, o aborto ou o sexo antes do casamento so aces que so avaliadas de maneira muito diferente consoante se viva em Portugal, no Iro ou na Roma Antiga. Ser que o bem e o mal, o certo e o errado, dependem APENAS do ponto de vista de cada sociedade?

Filosofia Moral

As culturas humanas no so homogneas. Dentro da mesma sociedade existem pessoas com diferentes concepes morais: algumas acreditam que abortar sempre errado e outras discordam; algumas defendem a eutansia e outras rejeitam-na; algumas acreditam que os animais tm direitos, outras no.
Ser que o bem e o mal dependem APENAS da sensibilidade ou gostos de cada pessoa?

Filosofia Moral

Alguns filsofos rejeitaram qualquer destas hipteses, preferindo uma terceira. Agir moralmente no proceder de acordo com o que pensa a maioria das pessoas em cada sociedade; nem fazer o que mais agrada ao gosto e sensibilidade de cada um. Agir moralmente cumprir com a vontade de Deus.
O bem e o mal um assunto demasiado srio para que sejam os gostos de cada um ou as decises da maioria a ditar as leis. Assim, uma aco boa quando desejada por Deus. E m quando contraria a vontade de Deus.

Filosofia Moral

Se agir moralmente for obedecer vontade de Deus, existe uma nica verdade acerca do bem e do mal uma verdade que a mesma para todos. A moral torna-se universal. Pelo contrrio, se a moral depender apenas da perspectiva de cada sociedade ou pessoa, como havemos de nos entender? A Declarao dos Direitos Humanos perderia todo o seu significado.
A ideia de que agir moralmente cumprir a vontade de Deus teria pelo menos esta vantagem.

Filosofia Moral

Mas a ideia de que uma aco boa quando desejada por Deus tem uma desvantagem. No faz sentido agir em nome de Deus sem primeiramente nos assegurarmos de que Deus existe. Em vez de darmos resposta a um problema tico difcil, ficamos a braos com um problema de filosofia da religio no menos difcil. Mudmos de assunto mas continuamos sem uma resposta.
Ser possvel fundamentar a tese de que h valores morais universais sem recorrer a Deus?

Filosofia Moral

Kant, um filsofo alemo que viveu no sculo XVIII, argumentou que possvel justificar a existncia de regras morais universais apelando sua origem racional. Se quisermos defender a universalidade das regras de conduta morais, precisamos de as fundamentar em algo que todos os seres humanos tenham em comum, algo que v alm de cada cultura ou sensibilidade.

Esse algo, pensava Kant, a razo.

Filosofia Moral

O facto de os seres humanos serem racionais e de a moral depender da razo no implica que no possamos discordar sobre o que uma boa ou uma m aco. A questo que no somos apenas seres racionais: estamos sujeitos a preconceitos e a ideias feitas que nos retiram lucidez.
A razo d-nos um instrumento poderoso para quando h desacordo sobre uma aco ser boa ou m decidirmos onde est a verdade ou o preconceito.

Filosofia Moral

Exemplos de problemas ticos que tm interessado os filsofos so os seguintes:

Devemos permitir a eutansia? Os valores morais so universais ou relativos? Os animais tm direitos? Ser o aborto moralmente permissvel? Se sim, em que circunstncias?

You might also like