You are on page 1of 20

Direito Empresarial II

4 Semestre Cincias Contbeis Prof. Fabrcio Silva Nicola

Teoria Geral do Direito Societrio


A realizao de investimentos comuns para explorao de atividade econmica pode revestir vrias formas jurdicas, entre as quais a sociedade empresria.(Fbio Ulhoa Coelho)

Conceito O conceito de contrato de sociedade previsto no Cdigo Civil, inspirado no Cdigo Civil Italiano, tendo a seguinte redao:
Art. 981. Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados.

Teoria Geral do Direito Societrio

No caso da sociedade empresria, no se enquadra a contribuio com servios, apenas com bens.

Os bens podem ser materiais ou imateriais.

As partes da sociedade podem ser pessoas fsicas ou jurdicas; A reciprocidade do contrato constitui a previso de cada scio faz concesses e recebe benefcios; O vnculo do scio com a sociedade o lucro.

incorreto considerar os integrantes da sociedade empresria como titulares da empresa, porque essa qualidade da pessoa jurdica e no dos seus membros. (Fbio Ulhoa Coelho)

Teoria Geral do Direito Societrio

Natureza Jurdica A natureza jurdica das sociedades contratual, tendo em vista que os contratos so negcios jurdicos (manifestao de vontade com fins especficos). Caractersticas do Contrato Os contratos de sociedade so plurilaterais, pois os interesses so conflitantes. Pessoas Jurdicas: Em relao ao sistema jurdico:

De Direito Pblico; De Direito Privado, que se dividem em:

Teoria Geral do Direito Societrio


Estatais: com recursos de origem estatal; Particulares: com recursos de origem particulares.

exclusiva

dos

Fundaes: destinao de bens para a consecuo de um fim; Associaes: Unio de esforos para realizao de fins no econmicos; Sociedades: Unio de esforos para realizao de fins econmicos.

A sociedade empresria, por sua vez, a que explora a empresa, ou seja, desenvolve atividade econmica de produo ou circulao de bens ou servios. (Fbio Ulhoa Coelho)

Teoria Geral do Direito Societrio

Aquisio da Personalidade Jurdica O nascimento de uma sociedade se d a partir do registro do ato constitutivo. A aquisio de personalidade jurdica se d nos termos do Cdigo Civil:
Art. 985. A sociedade adquire personalidade jurdica com a inscrio, no registro prprio e na forma da lei, dos seus atos constitutivos (arts. 45 e 1.150)

Fabio Ulhoa Coelho critica a atribuio da personalidade jurdica no momento da inscrio, tendo em vista que ainda nas sociedades irregulares a responsabilidade, via de regra, subsidiria, indicando um reconhecimento da personalidade jurdica dessas sociedades:

Teoria Geral do Direito Societrio


Ocorre que a lei trata diferentemente os scios da sociedade empresria, enquanto no regularizado o registro, atribuindo o benefcio de ordem (responsabilidade subsidiria) generalidade dos scios e negando este benefcio (responsabilidade direta) somente ao que se apresentar como seu representante(Fbio Ulhoa Coelho).

A extino da sociedade possui trs fases:


A personalidade jurdica da sociedade empresria comea com o registro de seus atos constitutivos na Junta comercial; e termina com o procedimento dissolutrio, que pode ser judicial ou extrajudicial. Esse procedimento compreende trs fases: dissoluo, liquidao e partilha (Fbio Ulhoa Coelho).

Teoria Geral do Direito Societrio


O artigo 1.150 do Cdigo Civil dispe sobre o vnculo dos empresrios s juntas comerciais.
Art. 1.150. O empresrio e a sociedade empresria vinculam-se ao Registro Pblico de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais, e a sociedade simples ao Registro Civil das Pessoas Jurdicas, o qual dever obedecer s normas fixadas para aquele registro, se a sociedade simples adotar um dos tipos de sociedade empresria.

Conseqncias da Personalizao Com a personalidade, a pessoa ganha titularidade negocial e processual, previstas no artigo 1.022 do Cdigo Civil:
Art. 1.022. A sociedade adquire direitos, assume obrigaes e procede judicialmente, por meio de administradores com poderes especiais, ou, no os havendo, por intermdio de qualquer administrador.

Teoria Geral do Direito Societrio

Da definio da sociedade empresria como pessoa jurdica derivam conseqncias precisas, relacionadas com a atribuio de direitos e obrigaes ao sujeito de direito nela encerrado. (Fbio Ulhoa Coelho) O scio no precisa trabalhar na empresa, ele um investidor e a empresa pode contratar administradores para cuidar de determinados setores (ou todos). A sociedade, por ser ente moral, manifestar a vontade de se vincular por contrato, ou praticar atos que geram obrigaes contratuais, sempre por meio de uma pessoa natural. (Fbio Ulhoa Coelho) O administrador uma figura que surgiu para substituir o representante legal, que era uma funo mais restrita. O administrador como se fosse a prpria sociedade, ele realiza o objeto social do contrato.

Teoria Geral do Direito Societrio


Da personalizao das sociedades empresrias decorre o princpio da autonomia patrimonial, que um dos elementos fundamentais do direito societrio. Em razo desse princpio, os scios no respondem, em regra, pelas obrigaes da sociedade. (Fbio Ulhoa Coelho)

Responsabilidade Patrimonial:
No momento inicial, o patrimnio social corresponde ao capital social. Os bens particulares dos scios no podem ser executados por dvida da sociedade, essa a responsabilidade limitada dos scios. A sociedade tem responsabilidade ilimitada. Neste sentido, o Cdigo Civil assinala:

Teoria Geral do Direito Societrio


Art. 1.024. Os bens particulares dos scios no podem ser executados por dvidas da sociedade, seno depois de executados os bens sociais.

O princpio da autonomia patrimonial tem sua aplicao limitada atualmente s obrigaes das sociedades perante outros empresrios. Se o credor empregado, consumidor ou o estado, o princpio no tem sido prestigiado pela lei ou pelo juiz (Fbio Ulhoa Coelho)

A razo de ser do desprestgio da autonomia da pessoa jurdica pode-se pesquisar em dois fatores: na utilizao fraudulenta do expediente, como meio de se furtar ao cumprimento de deveres legais ou contratuais; e na natureza da obrigao imputada pessoa jurdica. (Fbio Ulhoa Coelho)

Teoria Geral do Direito Societrio

Nome Empresarial
Os tipos de nome se diferenciam pela composio. A responsabilidade e assinatura. A denominao social a referncia mais atual
Art. 1.155. Considera-se nome empresarial a firma ou a denominao adotada, de conformidade com este Captulo, para o exerccio de empresa. Pargrafo nico. Equipara-se ao nome empresarial, para os efeitos da proteo da lei, a denominao das sociedades simples, associaes e fundaes.

Teoria Geral do Direito Societrio

Classificao das sociedades empresrias


As sociedades empresrias classificam-se sob diversos critrios. Trataremos dos trs mais importantes, quais sejam:

De acordo com a responsabilidade dos scios pelas obrigaes sociais Quanto ao regime de constituio e dissoluo Quanto s condies para a alienao da participao societria

Tipos societrios

Sociedade em nome coletivo (N/C) Sociedade em comandita simples C/S) Sociedade em comandita por aes C/A) Sociedade em conta de participao (C/P) Sociedade limitada (Ltda.) Sociedade annima ou companhia (S/A) Obs.: Dos seis tipos societrios acima descritos, destaque deve ser dado a sociedade em conta de participao, que a lei define como despersonalizada (CC, arts. 991 a 996).

Teoria Geral do Direito Societrio

Classificao pela responsabilidade dos scios pelas obrigaes sociais


Em razo do princpio da autonomia patrimonial, ou seja, da personalizao da sociedade empresria, os scios no respondem, em regra, pelas obrigaes desta. Se a pessoa jurdica solvente, quer dizer, se possui bens em seu patrimnio suficiente para o integral cumprimento de todas as suas obrigaes , o patrimnio particular de cada scio , absolutamente, inatingvel por dvida social. Mesmo em caos de falncia, somente aps o completo exaurimento do capital social que se poder cogitar de alguma responsabilidade por parte dos scios, ainda assim condicionada a uma srie de fatores. A responsabilidade dos scios pelas obrigaes da sociedade empresria sempre subsidiria, conforme dispe os arts. 1.024 do CC e 596 do CPC

Teoria Geral do Direito Societrio


CC, Art. 1.024. Os bens particulares dos scios no podem ser executados por dvidas da sociedade, seno depois de executados os bens sociais. CPC, Art. 596. Os bens particulares dos scios no respondem pelas dvidas da sociedade seno nos casos previstos em lei; o scio, demandado pelo pagamento da dvida, tem direito a exigir que sejam primeiro excutidos os bens da sociedade.

Quando a lei qualifica de solidria a responsabilidade de scios, ela se refere s relaes entre eles; quer dizer, se um scio descumpre sua obrigao, esta pode ser exigida dos demais, se solidrios.

Teoria Geral do Direito Societrio


Portanto, quando se diz que a responsabilidade do scio pelas obrigaes da sociedade subsidiria, o que se tem em mente , justamente, esta regra de que sua eventual responsabilizao por dvidas sociais tem por pressuposto o integral cumprimento do patrimnio social. subsidiria no sentido de que se segue responsabilidade da prpria sociedade. Somente aps esgotas as foras do patrimnio social e que se poder pensar em executar o patrimnio particular do scio por saldos existentes no passivo da sociedade. Dessa forma, se o patrimnio social no foi suficiente para integral cumprimento dos credores da sociedade, o saldo do passivo poder ser reclamado dos scios, em algumas sociedades de forma ilimitada, ou seja, os credores podero saciar seus crditos at a total satisfao, enquanto suportarem os patrimnios particulares dos scios., ao passo que, em outras sociedades, os credores somente .....

Teoria Geral do Direito Societrio


..... podero alcanar dos patrimnios particulares somente um determinado limite, alm do qual o respectivo saldo ser perda que devero suportar. Em um terceiro grupo de sociedades, alguns dos scios tm responsabilidade ilimitada e outros no. Segundo o critrio que considera a responsabilidade dos scios pelas obrigaes sociais, as sociedades empresrias dividem-se em:
Ilimitada: em que todos os scios respondem ilimitadamente pelas obrigaes sociais (N/C)
Responsabilidad e dos scios
Mista: uma parte dos scios tem responsabilidade ilimitada e outra limitada (C/S; C/A)
limitada: todos os scios respondem de forma limitada pelas obrigaes sociais (Ltda.; S/A)

Teoria Geral do Direito Societrio


Ao ingressar numa sociedade empresria, qualquer que seja ela, o scio deve contribuir para o capital social. Se a sociedade est em constituio ou se houve aumento do capital social com novas participaes, o ingressante subscreve uma parte. Ou seja, ele se compromete a pagar uma quantia determinada para a sociedade, contribuindo, assim, com o capital social e legitimando a sua pretenso percepo de parcela dos lucros gerados pelos negcios sociais. O pagamento poder ser vista ou a prazo. Na medida em que for pagando o que ele se comprometeu a pagar, na subscrio, sociedade, diz-se que ele est integralizando a sua participao societria. Quando todos os scios j cumpriram com as respectivas obrigaes de contribuir para a formao da sociedade, estar o capital social inteiramente integralizado.

Teoria Geral do Direito Societrio


O scio da sociedade limitada e o comanditrio da sociedade em comandita simples respondem pelas obrigaes sociais at o total do capital social no-integralizado, ou seja, at o limite do valor do que ainda no foi integralizado no capital social da sociedade. Mesmo que um scio j tenha integralizado, totalmente, a sua parte, se outro ainda no fez o mesmo com a parcela que lhe caberia, o primeiro poder ser responsabilizado pelas obrigaes sociais dentro do limite do valor que o seu scio ainda no integralizou. Evidente que, em ao de regresso poder ressarcir-se perante o scio inadimplente, mas responder perante a massa dos credores da sociedade pelo total do capital no-integralizado. No que se refere aos acionistas da sociedade annima, ou os da comandita por aes com responsabilidade limitada, respondem somente por aquilo que subscreveram e ainda no integralizaram. Estas hipteses diferenciam-se das duas primeiras, uma vez que o acionista nunca poder responsabilizado pela no-integralizao da participao societria devida por outro acionista.

Teoria Geral do Direito Societrio


De se notar que o limite da responsabilidade subsidiria dos scios poder ser nenhum. Vale dizer, se todo o capital social j estiver integralizado, os credores da sociedade no podero alcanar o patrimnio particular de qualquer scio com responsabilidade limitada. Devero, em decorrncia, suportar o prejuzo.

Classificao quanto ao regime de constituio e dissoluo Algumas sociedades empresariais tm a sua constituio e dissoluo disciplinadas pelo Cdigo Civil de 2002; outras, regem-se, nesse assunto, pelas normas da Lei n 6.404/76. Ou seja, cada um desses dois grupos, assim, est relacionado com um regime constitutivo e dissolutrio especfico.

You might also like